Lollipop já tem expressão nos números de utilização Android

60 Comentários

A expressão que o Android tem no mundo dos dispositivos móveis é de relevo. Alimenta a maioria dos smartphones que estão em utilização no planeta e é a escolha mais óbvia para muitas empresas que querem lançar equipamentos sem terem de se preocupar em desenvolver o seu sistema operativo.

O Android tem crescido ao longo dos ano, sendo apresentadas diversas versões, sempre com novidades e com melhorias substanciais.

A mais recente versão, o Lollipop, está lentamente a chegar aos dispositivos, tendo agora finalmente expressão nos números de utilização do Android.

lollipop_1

Os números do Android Lollipop no universo Android estão lentamente a subir e a mostrar que esta nova versão do sistema operativo da Google está finalmente a ser distribuída pelos diferentes fabricantes.

Depois de um começo muito lento onde não tinha sequer expressão, o Lollipop conseguiu em apenas um mês subir para valores que apesar de serem muito baixos, começam já a mostrar que esta versão está a crescer.

Ao contrário de outras marcas e de outros sistemas, que vivem dentro de ecossistemas mais fechados, o Android está muito dependente dos fabricantes e da disponibilização de actualizações que estes quiserem lançar.

Estes dados confirmam, mais uma vez, algo que todos sabemos. A fragmentação no Android é uma realidade e nem a própria Google com todas as medidas que procura aplicar conseguem controlar esta dispersão de versões nos milhões de equipamentos.

A própria Google, uma das maiores impulsionadoras das actualizações para o Lollipop tem tido problemas com o lançamento desta versão para a sua linha Nexus, com alguns equipamentos a ainda não terem acesso ao mesmo.

Mas o Lollipop começa agora a ter uma presença nas tabelas de utilização do Android, conseguindo já uns expressivos 1,6%. Este número cresceu de forma exponencial muito por culpa das actualizações que várias marcas lançaram e que permitiram esta subida.

lollipop_2

De acordo com os números que a Google apresenta, a subida do Lollipop foi feita à custa da versão mais usada,  o Jelly Bean, que mantêm ainda o seu posto de versão mais usada do Android.

Por outro lado houve outra versão a ganhar terreno, face ao mês passado. O Android KitKat voltou a subir e muito em breve poderá passar o Jelly Bean e tornar-se a versão mais usada.

Tal como se tem podido acompanhar, os processos de actualização no mundo Android são mais lento e requerem mais tempo para que as versões deixem de se usadas.

Com quase quatro meses passados desde o seu lançamento no mercado, esta versão começa agora a ter uma presença nos valores  globais e a mostrar-se ao mundo.

Fonte: Google Developers

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Uso um smartphone com android, Jeally beam, mas derivado á obsessão da Google em rastrear todos os movimentos dos utilizadores, não me parece que torne a comprar outro smartphone com android. Ate o mozila Firefox já alterou o seu motor de busca por defeito para o DuckDuckGo e de certeza que têm informação que eu não tenho. Ou alguém altera evolui o android e dá privacidade ao utilizador ou então não me parece que vá ter grande futuro. Então as apps, é outro filme, qualquer coisa que se instale vê a id, os contactos, sms etc. Não me parece que vão longe. A google ainda anda na onda do mundo global, global mas não tanto…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      “Ate o mozila Firefox já alterou o seu motor de busca por defeito para o DuckDuckGo” – alterou para a Yhaoo, porque paga melhor.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Oh joão, aconselho a expreitares o cyanogenmod. Quanto à “obsessão da google” de que falas, concordo em parte.

      Sou apologista de quanto mais privacidade houver melhor, mas nestes casos fica complicado, pq o facto de puderes chegar ao tablet e teres la todas as definições realmente ajuda..

      Quanto ao motor de busca, vale a pena lembrar que a apple (ainda) usa o google, e a MS não usa pq tem o bing. Aqui o que interessa é quem paga mais.

  2. Avatar de Stan
    Stan

    De acordo. Mas para o que “prometeram” (LG’s, HTC’s, Motorolas…), 1,6% é ridículo.

    1. Avatar de nmjhj

      Os LG G3 tem, pelo menos o meu :p
      os outros nao sei

      1. Avatar de Stan
        Stan

        Não estou a dizer que não, atenção. Estou é a criticar a tão apregoada rapidez à adesão ao Lollipop por parte dos fabricantes. Falou-se muito, mas as diferenças entre o Lollipop e o KitKat, no mesmo período, são apenas de 0,2%.

    2. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Moto G 1 geracao dual sim, levou o update via ota anteontem.

      1. Avatar de RedM
        RedM

        O meu Moto G 1 ainda não tem update!

    3. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      já vi pessoal ontem a receber o lollipop no Moto G 2014

    4. Avatar de LP
      LP

      O meu LG G2 continua à espera da prometida actualização… Demoram menos a desenvolver um telemóvel novo que uma atualização, é mau.

    5. Avatar de badsector
      badsector

      htc m8 já tem. 😉

      1. Avatar de Carlos Barreira
        Carlos Barreira

        No meu ainda não chegou, será por ser desbloqueado e estar a viver no Reino Unido?

  3. Avatar de Mario
    Mario

    1,6% n e nada, em tlms apenas iphone merece o dinheiro que se gasta. Sem problemas, tudo fluido e rapido, da perfeitamente para durar 3anos embora o contrato me de outro pSsado 2

  4. Avatar de G. Motas
    G. Motas

    A expressão é tão baixa por não ter sido ainda disponibilizado para todos os equipamentos.

    Eu tenho um Xperia Z3 e a Sony ainda não disponibilizou para nenhum equipamentento…

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Mesmo,
      Tenho um Z3 Compact, estou à espera há um monte de tempo, e até agora nada.
      Parece que a Sony vai lançar o Lollypop quando a Google lançar o Android 6, sempre a mesma coisa…

  5. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Só recebi a actualização da HTC no dia 1/2/15 do 5.0.1, e já existe outra por ai, 5.0.2. O Lollipop só irá chegar aos modelos mais caros e nas principais marcas. As actualizações deviam de chegar a todos os modelos com Android, como acontece com a Apple

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A todos?
      Não vês um iPhone 3 ou um iPhone 4 a correr iOS 8…

      Nem todos os telemóvel são capazes de correr os sistemas mais recentes com a fluidez que prometem.

      E a maior parte das marcas quando atualiza já é demais, inclusivo a Apple, que por exemplo eu tive um iPhone 3GS com iOS 6 e este já não tinha a fluidez que tinha no 5. Para te ser sincero até o meu Live Walkman com ICS (e vamos todos relembrar que o ICS foi um “erro” da google) estava mais rápido do que iPhone 3GS com iOS 6. Conheço pessoal com iPhone 4, iOS 7, que sofre da mesma coisa, e no 4S, com o iOS 8, pior ainda.

      1. Avatar de Jorge Ribeiro
        Jorge Ribeiro

        Não disse que todos corriam bem o IOS, mas teem actulização. Em alguns modelos/marcas o Lollipop 5.0.1. não é fluido. Acho que a google devia de obrigar os fabricantes a fazer smartphones com carateristicas técnicas minimas e ter suporte para receber actualizações durante alguns anos. Agora, passado alguns meses um smartphone com custo barato/médio não tem suporte…

      2. Avatar de Liberal da cerca
        Liberal da cerca

        Viva.
        Experimentar colocar o lollipop num android da idade do iPhone 4S (2011) e vê o resultado….
        Depois compara, não digas coisas só por dizer.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          É olhares para um user que disse que o tinha no seu Arc S (mesmo por métodos não oficiais).

      3. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Pior ainda?

        E que tal experimentar?

        Nunca vi à minha frente um 4S ou um iPad 2 lento com o iOS 8…

        Assim como no iOS 7…

    2. Avatar de oNIKE
      oNIKE

      O que estás a dizer está errado, o lollipop é lançado consoante a vontade dos fabricantes, e um bom exemplo disso é o Moto G 2014 (falo deste porque é o que eu tenho), recebeu a actualização para o lollipop e não é um telemovel dos mais caros, (excepto se considerares que mais de 100 é “dos mais caros”), eu paguei 170€ pelo meu moto g e recebi ontem á noite a actualização para o lollipop. Quanto á apple, ela tambem não lança actualizações para todos os modelos, aliás isso é impensável, principalmente em termos de hardware.
      Outro pormenor, a google lança as versões do android, e depois os fabricantes lançam os updates, e depois as operadoras teem de aceitar os updates e elas proprias lançarem actualizações, nao sei se reparas-te mas há muita gente envolvida neste processo, e marcas chinocas ou de low cost, como é obvio, não lançam updates, nem se preocupam com isso, dá mais dinheiro lançar uma versão nova do telemóvel do que lançar um update.
      Outra coisa que notei muita diferença foi no android puro para android de samsung, lg, htc, etc, faz muita diferença e a maioria das pessoas não tem noção disso.

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Sim, há algum telemóvel de 2010 a correr Lollipop? Ou de 2011?

        Não…

        E isso de ser só as marcas chinocas que não fazem updates? Então e que versão tem o Galaxy S4 e Note 4? E o Z3? E o G2? E o Moto X de 2013? Não são chinesas…

        1. Avatar de oNIKE
          oNIKE

          O iPhone 4 lançado em 2010 nao corre o iOS 8… E mesmo o 4S não te esqueças dos problemas que houve com o modelo de 8GB, que “ficou sem memoria livre” e arrastava-se todo para funcionar com o iOS8.

          Todos os modelos que indicaste já receberam confirmação que vão receber o uptade para o lollipop, por isso nao vejo a razão desse argumento.

          O que deves ter razão é em nao haver telemóveis de 2010 – 2011 que corram o lollipop, mas isso também não tenho a certeza

  6. Avatar de ze.ccjs
    ze.ccjs

    Moto g 2014, alguém já recebeu (OTA)? Obg

    1. Avatar de ajsc
      ajsc

      Sim, recebi ontem de tarde.

      1. Avatar de ze.ccjs
        ze.ccjs

        ajsc

        Podes indicar-me se o teu é o modelo retail da “gã bretanha” (titan_retgb.retgball.en.GB retgb –> referente aos System Versiona).

        Obrigado.

        1. Avatar de ajsc
          ajsc

          A versão é 22.21.28.titan_retaildsds.retailsdsall.en.03.reteu
          mandei vir da pixmania e penso k veio de França.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Eu tenho exactamente a mesma versão e até hoje nada… continuo no KitKat…

          2. Avatar de ze.ccjs
            ze.ccjs

            Temos de aguardar 🙂

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Samsung S3, com Lollipop, não oficial “claro”, até agora tudo muito bom, a única coisa é a bateria que sem grande utilização vai embora em dois dias.
    Muito rápido e fluido nesta versão 5.0.2, longe de estar acabada mas com tudo a funcionar.
    Porque será que a Samsung não atualiza o S3?

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Não funciona com o relógio gear, pois não? Onde viste o tutorial para essa atualização?

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      a maior parte das empresas “grandes” não actualiza os terminais descontinuados e/ou abaixo de 300 euros, daí a miséria “oficial”

      Em todo o caso o Android é “comilão” de RAM, e 1 GB não é muito, daí que tendo umas versão “livre” de personalizações é o ideal.

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Alguma previsão se vai chegar ao Samsung galaxy s4?

    1. Avatar de apolo
      apolo

      Já saiu oficialmente uma versao penso que Russa. Vai a sammobile e procura. Tens é que a flashar com o odin.

  9. Avatar de Frag
    Frag

    Bom dia, tenho uma questão não se me conseguem ajudar, comprei 2 LG G3 no domingo, um preto e um gold, acontece que um deles ja actualizou para a versão 5.0 lolipop e o outro ainda nao consegui, alguém sabe o porquê? obrigado

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Já foste a Definições\Acerca do telefone\Centro de Atualizações\Atualização de Software forçar a verificação de atualizações? As versões dos telemóveis são iguais?

      1. Avatar de Frag
        Frag

        sim, ja fiz isso, são versoes iguais, eu proprio actualizei para o 5.0 dessa forma no gold, mas no preto nao consigo, diz mesmo que estou a usar a ultima versão (4.4.2)

        1. Avatar de DeeSeven
          DeeSeven

          Pois, de vez enquando acontecem dessas coisas que não se percebem bem. Estou aqui com 2 tablets exatamente iguais e acontece o mesmo :S

  10. Avatar de Joao
    Joao

    há 2 dias que recebo a mensagem de actualização no meu moto G, penso executá-la durante o dia de hoje, alguém tem já algum feedback sobre esta actualização?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O teu moto g é 1.ª ou 2.ª geração?

    2. Avatar de ajsc
      ajsc

      No moto g 2014 actualizei ontem sem problemas. Muito mais rápido k o KitKat e visualmente muito bom.

    3. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      eu actualizei o meu, mas quando acabou, disse que tinha o sistema de ficheiros corrompido e fez-me um reset ao telemovel… tem cuidado e faz backup do que aches importante

  11. Avatar de Rui C

    Vergonhosa é o que se pode dizer da adesão … 1.6% please.

  12. Avatar de Marcio
    Marcio

    Lollipop 5.0.2(cyanogenmod) a bombar no meu sony ericsson arc s, até agora nada a apontar. Melhor que a de origem =)

  13. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Até chegar um SO que a base seja igual para todos, é surreal pensar que os updates para milhares de telemóveis, Tablet, media center diferentes chegue/chegue aquando do lançamento pela Google.

    A Apple / MS têm “meia dúzia” de modelos diferentes e aí modificar o SO para cada um é tarefa rápida, agora para a quantidade/diversidade de Android e fabricantes é impossível.

    Daí comparações Android vs. Outros SO não faz sentido. Sentido faz sim a Google fornecer Play Store so aos que se comprometam em 2 anos a lançar sempre updates com uma janela de tempo de 2 meses máximo desde Google vs. Fabricantes.

    De resto uso 4.4.X e 5.0.2 e vejo poucas diferenças, a nível de utilização noto zero.

    1. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Que lancem menos modelos!

      A Apple é também 1 só empresa.

  14. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    O “queijo” do post que apresenta o Android é enganador, porque não mostra as fatias para cada marca e depois por operador. Quando se trata de actualizações as fatias são milhentas.

    Um queijo em condições:

    http://static2.actualidadiphone.com/wp-content/uploads/2015/02/tasa-adopcion-ios8.jpg

    1. Avatar de Pedro Simões

      Continuo a não ver ali expressas marcas. O facto de ser apenas de 1 fabricante condiciona um pouco os números…

      Ainda assim mostra bem a adesão e a facilidade que existe em teres novas versões. Mas o controlo do hardware tem um peso muito importante!

  15. Avatar de Mota
    Mota

    “[..] o Android está muito dependente dos fabricantes e da disponibilização de actualizações que estes quiserem lançar.”

    Está tudo dito. Mas cada vez mais existem pessoas com o pensamento de “quero fazer o update do meu android” Isso é muito bom! Pressiona as empresas a mexerem-se.

    1. Avatar de Liberal da cerca
      Liberal da cerca

      Quais?

    2. Avatar de Andrade
      Andrade

      As actualizações ao contrario do que algumas pessoas pensam são importantes eu por exemplo ah uns anos atrás comprei um table dos mais caros da ASUS pk era o topo de gama na altura e digo-vos ASUS nunca mais na vida fizeram-me um update do SO apenas se eu dou 500€ 700€ por um equipamento destes no minimo exijo que actualizem o SO nem se forem apenas 3 anos ou 2.

  16. Avatar de Osvander
    Osvander

    Pessoal eu comprei um LG G3 D855, será que devo deixar atualizar para o lollipop, não vai dar nenhum travamentos ou bugs?

  17. Avatar de RF
    RF

    Samsungas S5 desbloqueado nada de actualização ainda.. e os bloqueados às operadoras já têm! Faz todo o sentido…

  18. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    o meu motorola moto g 2014 tem uma versao lolipop cozinhada e que bem que esta um mimo

  19. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Fragmentação…e ainda existe quem negue a sua existência lol. Acredito que este número podia ser mais alto, mas quem tem muita culpa são as operadoras e as marcas de smartphones!

  20. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    O android tem que se lhe diga …

    No meu caso que tenho um moto x(2013) e que é supostamente o “flagship” da Motorola ainda está com o 4.4.4 e o seu irmão mais fraco, leia-se o moto g(1 e 2) já estão com a última versão do android (5.0.2)…

    Abandonei eu a hTC por esta razão e agora depreendo que é tudo igual, infelizmente só a linha nexus é que se pode confiar em termos de updates.

    android…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Estas enganado. Eu tenho o moto g 2 e ainda não tenho o lollipop instalado.