Lojas da Xiaomi em Espanha partilhavam informações de utilizadores sem saberem

27 Comentários

Depois de conquistar os mercados asiáticos, a Xiaomi virou-se para a Europa e têm-se implantado de forma lenta, mas firme, principalmente em Espanha. Foi precisamente no nosso país vizinho que um insólito aconteceu.

Duas das lojas da Xiaomi estavam a partilhar dados seus e de clientes através dos smartphones de exposição, sem que dessem por isso, através de uma app tão simples como o Gmail.

Xiaomi Espanha dados informações

Pode parecer uma situação insólita, mas a verdade é que 2 das várias lojas que a Xiaomi tem em Espanha estavam a partilhar informações variadas sobre o seu negócio. Os dados podiam ser encontrados e acedidos nos equipamentos de exposição das lojas da Puerta del Sol e do centro comercial La Vaguada.

O problema, do que foi relatado, estava na configuração feita nestes equipamentos. Estes estavam a usar a conta de gmail oficial da loja, para assim terem acesso aos serviços da Google. O problema é que com esta conta, bastava algo tão simples como aceder à App do Gmail para aceder aos email enviados pelas lojas para os clientes ou para os fornecedores.

Xiaomi Espanha dados informações

O problema é ainda maior, uma vez que através do acesso ao Drive, era também possível ter acesso aos dados de faturação das lojas, aos dados dos funcionários, às fichas de clientes e a toda a diferente informação recolhida destes.

Após esta descoberta, a Facua, uma associação de consumidores espanhola, fez de imediato uma queixa à Agencia Española de Protección de Datos, uma vez que está a ser colocada em causa a RGPD e a proteção dos dados dos funcionários e clientes. Foi pedido que seja aberto um inquérito contra a Balmore Atlantic, a empresa dona das lojas onde o problema acontecia.

Xiaomi Espanha dados informações

A Xiaomi já reagiu a este problema e garantiu que procuram respeitar ao máximo as regras da RGPD e que assim que tiveram conhecimento da situação alertaram os seus parceiros, que gerem as lojas, para a situação, requerendo de imediato que esta fosse resolvida.

Com 7 lojas abertas em Espanha, todas a funcionar em regime de franchising, a Xiaomi está a conseguir impor-se e a conquistar mercado, tornando-se já um caso de sucesso.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    acontece !!!

  2. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Criar uma conta para fins de demonstração dá muito trabalho, mais vale utilizar a conta da empresa…

  3. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    e normal todos fazem a mesma coisa

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      sim sim… continua a acreditar nisso.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Continuem a não ler os artigos e fazer as vossas guerrinhas insignificantess 🙂

  4. Avatar de ZE
    ZE

    Para quando o teste do ppl ao Xiaomi MI8??

    1. Avatar de pedro
      pedro

      …. e também do MI Max 3 ???

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        A única marca que paga para fazer propaganda é a Huawei, então podes não contar com isso.

  5. Avatar de offtopic
    offtopic

    “da RGPD” – da Regulamento Geral de Proteção de dados? ou do Regulamento Geral de Proteção de Dados?

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      “DO” Regulamento.
      seria “DA” se fosse Regulamentacao.

      1. Avatar de offtopic
        offtopic

        Pois… mas no artigo mantém-se o “DA”

  6. Avatar de Bruno Carvaho
    Bruno Carvaho

    oh … basta ir a worten e fnac que ha sempre um idiota que configura o email dele 🙂

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Erros acontecem. Isto não é um erro, é incompetência.
      Numa Box há uns anos lembro-me de ver em TODOS os monitores expostos (todos a mostrar a mesma imagem) um erro da app do btnext 😀

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Isto nada tem que ver com a xiaomi mas sim com o responsável de loja. E claro também com a a curiosidade mórbida das pessoas, eu teria chamado a atenção e não andar a intrimeter-me no que não me diz respeito.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      “curiosidade morbida das pessoas”?
      nestas lojas, os dispositivos em exposicao sao para ser experimentados. Experimentamos abrimos e fazemos o que quisermos com esses dispositivos de exposicao. so assim uma pessoa pode realmente saber se vale a pena adquirir ou nao.
      isso dos emails da empresa eé um problema da empresa mesmo, quer seja por terem contratado pessoas incompetentes, quer tenha sido por serem incompetentes a dar treino aos funcionarios! os funcionarios sao dessa empresa. nao trabalham por conta propria.

      1. Avatar de vi
        vi

        “You pay peanuts…” 😉

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Foram logo fazer queixa… que queixinhas fdx.

  9. Avatar de Altino
    Altino

    as lojas da botnet a partilhar info sem saberem ahahaha

  10. Avatar de Peter
    Peter

    E também do redmi 5A!

  11. Avatar de Antonio
    Antonio

    Com a Huawei acontece o mesmo

  12. Avatar de Tuga
    Tuga

    iPhone, the best or noting

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lê o artigo…reflecte…e não digas asneiras.

      1. Avatar de KO
        KO

        Iphone the best or nothing

        1. Avatar de Tónho
          Tónho

          Really ? Are u sure ?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Será asneira?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          No contexto da notícia? Sim. Afirmação totalmente absurda. Pode ser até verdadeira, no entanto não faz o menor sentido.

    2. Avatar de A_M
      A_M

      Esse slogan tem direitos de autor e não dá Apple