Lisboa: Capital mundial da inovação e empreendedorismo

36 Comentários

Por Dr. Fernando Medina para o Pplware

A cidade de Lisboa, conhecida pela sua beleza natural, pelo seu vasto património e pela tradição de acolhimento tão patente no mosaico de povos e culturas que abarca e que a diferenciam das demais congéneres mundiais, assume-se agora também como uma das principais capitais mundial da inovação e do empreendedorismo.


Em 2016, Lisboa deu importantes passos no seu caminho de desenvolvimento, com uma estratégia pensada e planeada, assente na modernização da cidade mas também na valorização do seu património, procurando conjugar o melhor do seu passado histórico com as exigências de uma capital dinâmica e moderna do mundo actual.

Lisboa acolheu a primeira de três (esperemos cinco) edições da WebSummit. Foram quatro dias onde mais de 53 mil empreendedores, 7000 CEO’s, 15000 empresas, 2500 jornalistas e 2000 investidores de 166 países estiveram presentes na nossa cidade para a maior conferência de tecnologia da Europa.

Foi mais um passo significativo para o tecido empreendedor e inovador da cidade, assente numa estratégia que tem vindo a produzir resultados muito positivos para o desenvolvimento da capital.

A qualidade dos nossos recursos humanos e a facilidade na criação de empresas, sobretudo de base tecnológica, são alguns dos muitos factores que justificam a atractividade da nossa cidade e que são agora mais conhecidos a nível internacional. Refira-se ainda a melhoria significativa da qualidade de vida que tem sido comprovada pela revista Monocle ano após ano.

A renovação do espaço da antiga Manutenção Militar, no Beato, como um centro de empreendedorismo, inovação e criatividade é o próximo projecto em desenvolvimento para aumentar a atracção de Lisboa. Este será um dos maiores espaços na Europa destinado a startups e empresas de referência internacional, com o potencial para empregar entre 3000 a 5000 pessoas. Para já, está garantida a presença no espaço da própria equipa da WebSummit.

Em 2017, iremos continuar a trilhar este caminho de enorme importância para o futuro da cidade, quer a nível económico, quer a nível social, no sentido de construir as fundações e garantir condições para a solidificação e expansão do ecossistema empreendedor de Lisboa.

A segunda edição do WebSummit, que decorrerá no final deste ano, é mais uma oportunidade de excelência para reforçar os bons indicadores deixados na primeira edição, reforçando o posicionamento de Lisboa como uma cidade cada vez mais atractiva para criar negócios inovadores nas indústrias tecnológicas do século XXI.

Fernando Medina

Fernando Medina Maciel Almeida Correia é um economista e político português. É atualmente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AzulNauta
    AzulNauta

    Propaganda política no PPWARE??!! Por favor não…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem nada a ver com política. Aqui não há propaganda política, não há clubismo nem há religião. Não a tragas também, ok? 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Websummit, inovação, empreendedorismo…Lisboa, Portugal!

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Faltou acrescentar ” Dr. Fernando Medina “

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Estavam a referir-se à pessoa e não ao título. Doutor não faz parte do nome, ou será que os filhos o tratam por Doutor?

          1. Avatar de Pedro Pinto

            O pessoal não percebe isso. É uma questão de educação.

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Curioso aparecer isto a seguir à inauguração da sede da Critical Software no Porto…

    Caso de cotovelite? 😉

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      isso foi uma mudança de instalações na área do grande Porto! Passou da Maia para o centro do Porto

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Estás a dar-nos uma novidade.

          1. Avatar de Vítor M.

            Olha, essa não sabia, mas é bom sinal… venham mais novidades para o Porto.

  3. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    As feiras já existem há séculos onde pessoas mostram e vendem o que fazem noutros lados. Qual é a inovação?
    Uau olha o que eles fazem lá fora?!

  4. Avatar de As13
    As13

    Quanto pagou este Sr. para estar aqui. O tema podia ser depois das eleições.

    1. Avatar de Vítor M.

      Basicamente serve o país e no que nos toca em concreto, o Websummit, foi fantástico o evento.

      Quanto aos resto… é da tua cabeça 😉 nós não temos nada a ver com eleições, política ou essas trengalhadas que tens em mente… só tecnologia. 🙂

      1. Avatar de As13
        As13

        Já não é a primeira vez que põe artigos com tendências politicas. Se são assim tão isentos porque não foi feito o artigo com quem trouxe o websumit. Esse Sr. nada teve que ver com a vinda desse evento e outros para Portugal.

        1. Avatar de Vítor M.

          Volto a dizer que isto de verem política em tudo, não tem nada a ver connosco e não temos cor política, não há clubismo e não metemos aqui religião. Isso é lá contigo e com o teu carácter, não temos nada a ver.

          Aqui, o que nos importa, é o evento tecnológico, as ações que estão a virar ascayencoes para Portugal. Fernando Medina, neste caso em particular, teve uma ação importante ao criar as estruturas necessárias para que o evento pudesse acontecer.

          No resto do país, todos os eventos desta magnitude e não só, são igualmente o nosso foco.

          Tudo para lavdesta realidade…. é pura imaginação tua, pura especulação, pura degradação da verdade mas que só tu tens responsabilidade, podes inventar e mentir à vontade

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Por quem trouxe o evento a Portugal? Então terá sido o bom trabalho de todos os dirigentes camarários pós Abecassis, que criaram e mantiveram infraestruturas na cidade de Lisboa para que esta fosse considerada. É também de considerar o trabalho de organização da Expo 98 que com a excelente estratégia de recuperar uma zona sem interesse de Lisboa e depois dar-lhe uso pós exposição, permitiu que houvesse recinto para o evento (infraestruturas não chegam, e não seria garantidamente a velha FIL em Alcântara que bastaria).

          Mais ainda, quem iniciou contactos no sentido de realizar em Lisboa foi a organização da Websummit, abordou o Turismo de Lisboa, só após isso é que as outras entidades se envolveram até chegar finalmente ao governo meses mais tarde (sim, o governo não foi quem iniciou contactos ao contrário do que deram a entender, mas a AICEP foi incansável quando entrou em cena).

          Dito isto, ele ao fazer parte do executivo camarário que está à frente da governação de Lisboa há já uns anos fez bastante por que o evento viesse para Portugal sim.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Então se só vêem tecnologia por que razão usaram a foto que usaram no post e não uma de tecnologia?

        E porque censuraram o meu post recente sobre o mesmo assunto?

        1. Avatar de Vítor M.

          Leste o post? Acho que não. O que tem a fotografia a ver com essas tuas questão e tricas políticas? No texto diz que Fernando Medina (esse da foto) foi um dos grandes obreiros para o evento em causa vir para Portugal. Qual é o teu problema com isso? Querias que ele levasse o certamente para Madrid ou para Londres? És um dos portugueses que nunca está bem com o que tem? Aaa mais vale tarde que nunca, aaa poderia ser pior.. aaa há males que vem para bem… Deixa-te disso do coitadinho. Estamos a falar em tecnologia e eventos fortes em Portugal.

  5. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    Directo do departamento de “Não podemos ficar atrás do Porto e deixar de ser notícia”

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo o que seja tecnologia e inovação, de norte ao sul, beiras ao litoral… temos todo o interesse, por isso estamos em todo o lado, até fizemos o Create Tech na Guarda 😉

  6. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Até faz algum sentido, Portugal está na linha da frente na exportação de cérebros e “mão de obra” qualificada na área da tecnologia (e não só).

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Os outros países também.

  7. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Lisboa, capital de Marrocos.

  8. Avatar de badsector
    badsector

    São anos de eleições autárquicas?…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não faço ideia, sei que é um bom ano para fazer crescer a tecnologia e os eventos mundiais em Portugal. O que passa para lá disso… não tem interesse.

  9. Avatar de 123logi
    123logi

    Portugal a ficar conhecido como mão de obra barata em vez de especializada. Let’s go.

  10. Avatar de sj
    sj

    Eu nunca comento neste tipo de fóruns ou artigos, mas ao ler os comentários feitos a este artigo, só posso dizer: o problema de Portugal não são os políticos: é o tipo de mentalidade, de pensamento negativista e crítico que continua a pairar! Porque todos nós criticamos e falamos mal, mas dos 100%, 99% fazia igual ou pior e apenas 0.1% efetivamente levanta o rabo do sofá para fazer alguma coisa!

  11. Avatar de carlos
    carlos

    Mais 1 clubismo mesquinho e regionalista em que só leio Lisboa. Os empreendedores que vieram do resto do país são o quê? É só em Lisboa que existem empreendedores?

    1. Avatar de Vítor M.

      São dos melhores, aliás sabemos que há fabulosos projectos a norte que precisam das mesmas oportunidades que os que asvtêm a sul. Há que criar todas as iniciativas necessárias para dar a conhecer estes fantásticos desenvolvedores, estes empreendedores…. mas eles estavam lá, nos estivemos lá e vimos muitos projectos do norte de Portugal. Muitos mesmo.

      O norte tem de promover a tecnologia comomptomove o turismo (com reconhecimento mundial).

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Vitor, eu sei que esteve o país inteiro representado a minha critica ao texto é apenas quando ele deveria em algumas partes do texto usar a palavra Portugal e coloca Lisboa…

        1. Avatar de Vítor M.

          Não esteve nada. É uma crítica sem sentido. Desprovida de verdade e lógica. Se tens esse problema com a política, religião ou raça… é lá contigo, nos aqui não queremos saber nada disto. Só queremos saber de tecnologia.

      2. Avatar de carlos
        carlos

        onde coloca cidade devia colocar país…mas lá está não é ao país que ele se quer dirigir….Politica mesquinha e regional, enfim….

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ele é dirigente da câmara de Lisboa, ele trabalha para e pela câmara de Lisboa. Foi na autarquia de Lisboa que foi (e será novamente) realizado o evento e foi pelo trabalho realizado pela câmara e as boas infraestruturas que a cidade de Lisboa tem que o websummit escolheu a cidade. Ele fala dos projectos que estão em curso na cidade que ele gere e dos quais têm o apoio da sua presidência.Ele haveria de falar do quê mesmo? Do que não conhece? Do que não tem responsabilidade? Do que não tem como avaliar a nível profissional? Para treinadores de bancada já Portugal tem muitos, ele fala do que sabe e não do que uns quantos queiram ouvir (neste caso ler).

  12. Avatar de Monhé
    Monhé

    O Porto é que está na vanguarda…sem dinheiro dos contribuintes…senhor DR.!

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Se ele ler os comentários, fica aqui uma sugestão:
    – A seguir a WbSummit, fazer uma feira tecnológica “aberta” ao publico em geral (claro para quem quiser comprar bilhete), mas com o objectivo de apresentar os produtos tecnológicos ao consumidor e eventualmente fazer vendas/encomendas dos mesmos.

    Falta em Portugal um grande feira tecnológica, e visto já estarem cá milhares de empresas, seria uma boa oportunidade, fazendo com que elas ficassem cá mais 1 semana, com uma feira destinada aos consumidores/publico em geral.