Lisboa tem “árvore” com Wifi e permite carregar telemóveis

9 Comentários

Em 2014 falamos aqui sobre o projeto eTree, uma árvore auto-sustentável, que permite carregar telemóveis e disponibiliza wifi aos utilizadores. O conceito parece futurista mas a verdade é que em Lisboa já existe uma “árvore” deste tipo, capaz de disponibilizar Internet aos utilizadores e até carregar os telemóveis.

Vamos conhecer a árvore IT Vtree Solar que faz parte do projeto Sharing Cities.


Chama-se Vtree Solar e é a primeira árvore tecnológica instalada em Portugal. Esta “árvore” encontra-se na Praça do Município de Lisboa e o objetivo é permitir o acesso à informação dos munícipes e turistas.

A Vtree Solar foi desenvolvida por uma start-up nacional e integra o projecto comunitário Sharing Cities, do qual Lisboa faz parte assim como outras cem cidades europeias.

Em declarações à Lusa, Nuno Xavier, gestor do projecto Sharing Cities na Câmara de Lisboa, referiu que esta árvore disponibiliza “um serviço muito prático (…) para o cidadão que está a passar na rua e está a ficar sem bateria: vai lá e carrega o telemóvel através de energia solar”.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Que coisa mais feia.

    1. Avatar de Fábio Faria
      Fábio Faria

      +1
      Podiam ter feito um design melhor…

      1. Avatar de duvidasss
        duvidasss

        houve design, sim… o dito cujo tem a classe dos “grandes monos”….

  2. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    E a nivel de segurança? Wi fi aberto para quem quiser usar? Será isto seguro?

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Não é seguro usar o wi-fi aberto.
      Pode, em teoria, tornar mais seguro se utilizar um router intermediário portátil (tipo: “Tiny Hardware Firewall”) que crie uma ligação VPN bem configurada (por exemplo: até sua casa ou outro local sob o seu controlo)… resta saber se deixa fazer este tipo de utilização ou apenas ligações directas.

  3. Avatar de FRÓIS José
    FRÓIS José

    A cidade de Évora já oferece hi-fi na Praça do Geraldo para todos……

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      “para o cidadão que está a passar na rua e está a ficar sem bateria: vai lá e carrega o telemóvel através de energia solar”
      Nunca vi isto em Évora. Hi-fi é uma coisa carregar a bateria é outra.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Existe em Évora e em Albufeira desde 2016 algo muito semelhante com as mesmas funcionalidades. Mas o design é bem melhor. Pintaram mesmo como se fosse uma árvore.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      “para o cidadão que está a passar na rua e está a ficar sem bateria: vai lá e carrega o telemóvel através de energia solar”
      Nunca vi isto em Évora. Hi-fi é uma coisa carregar a bateria é outra.