Linux Foundation reúne…

3 Comentários

dois grupos open source para dar mais força ao movimento! O Open Source Developer Labs e o Free Standards Group vão unir esforços e transformar-se num único movimento. O objectivo é ganhar massa crítica e dar novo impulso aos esforços de normalização do software de código aberto. No arranque, o a Linux Foundation conta com alguns apoios de peso mas não capta, pelo menos para já, o suporte dos principais distribuidores de Linux, como a Red Hat, por exemplo. Em termos de equipa vai contar com 45 empregados a tempo inteiro.


“Faz sentido juntar duas organizações que servem uma função idêntica e têm vários membros idênticos”, esclarece em declarações à C|Net Jim Zemlin, director executivo do Free Standards Group e responsável máximo da nova organização.

A maior expectativa é de que o grupo actue sobretudo no trabalho de normalização. O Free Standards Group já vinha trabalhando no Linux Standard Base (LSB), um esforço para estabilizar o interface entre o sistema operativo e aplicações de nível superior, de forma a garantir que o software corre em diferentes variações de Linux sem necessitar de modificações. A OSDL nasceu em 2000 para tentar melhor o Linux no segmento de servidores de gama alta, mas entretanto acabou tambémn por se expandir a vários outros domínios técnicos.

Ao nível da normalização de software de código aberto os grupos tinham em marcha iniciativas como o projecto Portland, da OSDL, que procura ligar os interfaces gráficos para Linux do KDE e do GNOME e que está agora a ser integrado numa nova actualização da norma LSB.

De referir também os projectos na área da gestão das correcções de software e respectivos packs de instalação, áreas de forte aposta ao nível dos esforços de normalização e que se espera tenham um impacto importante na estabilização do software open source.

Fonte: TEK Sapo

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de c14ud10
    c14ud10

    Alguém sabe onde arranjo uma versao do linux que arranque por CD….

  2. Avatar de sLUGo

    Boa iniciativa ! AVANÇA PINGUIM ! eheheh

    @ c14ud10

    Ubuntu 6.10 Desktop

    Sem mais,

    sLUGo @ PTNet