LineageOS já se atualizou para o Android Pie mas perde suporte para 30 dispositivos

29 Comentários

Apesar de não ser uma das melhores alturas para as ROMs e para os processos de Root nos smartphones, estas versões alternativas continuam a existir e a ser desenvolvidas.

Uma das mais conhecidas e mais usadas, o LineageOS atingiu agora uma nova meta, ao ter a sua nova versão baseada no Android Pie. Infelizmente esta atualização traz também o fim da linha para muitos smartphones.

LineageOS atualizou Android Pie suporte

O LineageOS é uma das ROMs Android mais usadas e tem na sua origem a também muito conhecida CyanogenMod. Com o fim da sua casa mãe, esta foi entregue à comunidade para ser continuada.

LineageOS 16 foi terminado e baseia-se no Android Pie

Depois de alguns meses, o LineageOS Project anunciou agora que a versão 16 do LineageOS, baseada no Android Pie, está ao nível das funcionalidades da versão anterior, a 15.1. Isto significa que a migração para a mais recente versão do Android está terminada.

Apesar deste passo importante, o LineageOS 16 ainda não pode ser usado. O próximo trabalho a ser feito é a sua adaptação para os dispositivos que esta ROM suporta, preparando-a para então ser lançada publicamente.

LineageOS atualizou Android Pie suporte

Fim do suporte do LineageOS para 30 smartphones

Apesar desta boa notícia, o LineageOS Project anunciou também outro passo importante. Devido à falta de manutenção desta ROM em alguns equipamentos, por desinteresse da comunidade, o seu suporte vai ser terminado.

Ao todo são 30 os equipamentos que vão ser abandonados, com a maioria a ter mais de 4 anos de lançamento, o que os torna já bem perto do seu fim de vida. O LineageOS manteve-os atualizados para além do suporte dos fabricantes.

30 smartphones que perdem suporte LineageOS

LineageOS 15.1 Oreo:

  • Moto Z2 Play (albus)
  • Xiaomi Redmi Note 5 Pro (whyred)

LineageOS 14.1 Nougat:

  • Xiaomi Redmi 1S (armani)
  • Motorola Moto G4/G4 Plus (athene)
  • Motorola Moto X Pure Edition/Style (2015) (clark)
  • LG G3 (AT&T) (d850)
  • LG G3 (T-Mobile) (d851)
  • LG G3 (Canada) (d852)
  • LG G3 (International) (d855)
  • LG G3 (Korea) (f400)
  • LG G3 (Sprint) (ls990)
  • Google Nexus 7 (LTE, 2013 version) (deb)
  • Samsung Galaxy Tab S2 9.7 (LTE) (gts210ltexx)
  • Samsung Galaxy Tab S2 9.7 (Wi-Fi) (gts210wifi)
  • Samsung Galaxy Note 3 (International 3G) (ha3g)
  • Xiaomi Mi Max (hydrogen)
  • Samsung Galaxy S5 (International 3G) (k3gxx)
  • Xiaomi Redmi Note 3 (kenzo)
  • Samsung Galaxy Note 10.1 2014 (LTE) (lt03lte)
  • Huawei Ascend Mate 2 4G (mt2)
  • Samsung Galaxy Note 8.0 (GSM) (n5100)
  • Samsung Galaxy Note 8.0 (Wi-Fi) (n5110)
  • Samsung Galaxy Note 8.0 (LTE) (n5120)
  • OnePlus X (onyx)
  • HTC 10 (pme)
  • Sony Xperia L (taoshan)
  • LG G Pad 7.0 WiFi (v400)
  • LG G Pad 7.0 (LTE) (v410)
  • LG G Pad 8.3 (v500)
  • LG G Pad X (T-Mobile) (v521)

Esta evolução do LineageOS para a mais recente versão do Android Pie é importante pois será a forma de muitos utilizadores conseguirem manter os seus dispositivos atualizados, sem dependerem dos fabricantes, que muitas vezes os ignoram e insistem em manter em versões desatualizadas e com problemas de segurança e de desempenho.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Meu smartphone tem versão disponível, não vejo a hora de testar.
    O ruim do Lineage é que está tendo atualizações todos os dias, antes era 1 vez por semana e eu já achava muito.
    Se fosse 1 vez por mês seria o ideal.
    Uma pena que o LineageOS só tem nightlies… Se não fossem os mirrors lentos, usaria a MOKEE.

  2. Avatar de Dan
    Dan

    O ruim dessas custom roms é que todas elas tem uma camera horrível… nossa, eu tinha um samsung top de linha e ao usar essa rom perdi todos os efeitos de camera lenta e rápida, as fotos hoje saem escuras e borradas como se fosse um smartphone de entrada… acho que até os de entradas de 2018 fazem melhor.
    Odeio essa forçação de barra pra empurrar a gente a comprar smartphones a todo custo.
    Vou usar o meu smartphone até não ter nenhuma rom de respeito com suporte, uns 10 ou 15 anos. Sempre vai haver roms obscuras, a um tempo atrás vi galaxy y rodando com android oreo… então imaginem, né…

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Salvo telemóveis muito antigos ou excepções não recomendo estas ROM. Normalmente perdem mais do que ganham. O ideal na minha opinião é manter a ideal e quem quiser faz root, desinstala o que não gosta e faz o que quer.

      1. Avatar de Dan
        Dan

        No meu caso a ROM original é muito lenta, mesmo removendo tudo com root não tem a mesma fluidez do lineageOS.

        1. Avatar de William
          William

          Qual é teu smartphone?

  3. Avatar de Biscoito
    Biscoito

    Estou à espera da atualização para o Android pie (Galaxy S9), se não valer a pena, vou instalar o lineage…
    O que me deixa mais reticente é a aplicação da câmara, que fará com que as fotos não tenham tanta qualidade como a aplicação da Samsung (pós processamento)

    1. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      Não uso roms alternativas ha algum tempo, mas na epoca do SG S2 eu retirava as aplicações da samsung que queria nomeadamente o radio rds e instalava na altura na cyanogem mod que nao tinha, se o vosso problema é a aplicação camera pois fassam o mesmo retirem o apk da samsung do vosso sistema e depois instalam na nova rom coisa simples

      1. Avatar de Dan
        Dan

        Não tem como, simplesmente não instala. A câmera da Samsung é proprietária.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Pronto, acho que agora é que chegou mesmo a hora de pensar em trocar o meu velho Oneplus X.
    Ainda vou testar alguma outra ROM antes, mas… Já está mais que na hora.

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      3.5 anos não é velho, nem de perto, se faz o que precisas e meteste uma bateria nova. Muitos terminais com ROM leve e ligeiro overclocking tem uma performance ótima. A câmara é que não dá para melhorar

    2. Avatar de lol
      lol

      +1, acho que vou oferecer o telemovel a minha mae ou ao meu pai e vou para outro dispositivo…

  5. Avatar de Mateus
    Mateus

    o meu galaxy s4 ainda é tem suporte deles e já tem rom pie em estado beta, agora é só esperar que resolvam alguns problemas e brevemente já terei rom lineage 16 android pie ou android 9 no smartphone, só tenho a dizer bem as melhores roms que ai andam , só tem o essencial e funcionam na perfeição…

    fotografia ao contrario do que foi dito a fotografia a video funcionam perfeitamente nestas rom’s lineage…

    1. Avatar de William
      William

      Ainda tenho um S5 funcional e já o acho “velho” que dirá um S4. Ainda bem que os devs LineageOS não removeram a versão klte.

  6. Avatar de Adolfo Noites
    Adolfo Noites

    a malta só tá bem é a inventar, querem tlms “actualizados” e esqueçem-se das limitações do hardware!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Ainda me lembro quando a Microsoft apresentou o “Windows Vista” e o pessoal queria que corresse em PCs com 512 Gb ou 1 Mb de ram…e “culparam” o SO de não prestar! Esquecendo as “carroças” onde o instalaram…

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        sim de facto o vista quando foi lançado esse foi o problema de muita gente hardware desactualizado para vista, mas os fabricantes também falharam no que toca a suporte de drivers’s e juntou-se o útil ao agradável, e não esquecer que foi a evolução para o começo do uso da plataforma x64, que só veio a ficar estável a quando do lançamento do windows 7…

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      por um lado tens razão, mas por outro esqueces-te que há telefones que tem hardware para aguentar uns bons anos sem problemas alguns desde que venham actualizações sejam elas oficiais ou não, mas como isto hoje em dia é a lançar smartphones a cada 6 meses não há interesse em dar suporte, mas sim vender aparelhos novos…

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Pus a correr num OnePlus 2 e funciona bem, exceto câmara frontal e Tethering. Talvez problema do equipamento!
    Qto ao VoLTE não sei se está resolvido!
    Derivada da antiga equipa da Cyanogen Mod (R.I.P.) esta ROM está fantástica!!!

    1. Avatar de Dan
      Dan

      MOKEE, Resurrection Remix, dotOS, AOSP Extended (excelente na minha opinião), CarbonROM…

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Existe alguma maneira de atualizar o Android 8.1 para Android Pie no Huawei Y5 2018 (nada de root) ?

    1. Avatar de Hidilberto
      Hidilberto

      NAO, comprasses iphone

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        largar 1000€ de nota e sofrer obsolescência programada depois de 2 anos, admitida pela apple e que foi multada,
        e ainda teres Zero possibilidade de reverter ou instalar outro sistema para voltar ao que era antes performance.

        comprasses xiaomi com snapdragon para teres muito mais suporte, e eu com meRdiatek, sem suporte e ainda continua com fluidez e vai a caminho do 4º ano de uso e foi 150€.

        1. Avatar de William
          William

          Concordo, iPhone sofre de obsolência programada de forma proposital pela Apple. Depois de 3 anos, o sistema estará lento propositalmente devido as atualizações, juntamente como forma de força-te a comprar um novo iPhone.

          Este fato não ocorre somente com a Apple, mas com muitas outras empresas, inclusive as que usam Android. Mas devido ao fato do Android ter uma mobilidade maior, é possível, por exemplo, trazer o sistema de volta a vida no caso da empresa que o construiu deixar de enviar atualizações ao sistema. Seja atualizações de correção de bugs, de troca de versões e patches de segurança.
          Por exemplo, o meu Galaxy S5 já está dado como morto pela Samsung a muito tempo.
          Mesmo assim, estarei a receber o Android Pie através de roms como o LineageOS.
          Se eu ficasse na ROM stock, estaria sofrendo de lentidão (ocasionada de forma proposital pela Samsung, assim com a Apple), a maldita Touchwiz que já é lenta de nascença e um sistema “morto” no Android 6, Marshmallow, que não tem mais nenhuma atualização, nem ao menos de segurança.
          Já foi lançado neste período o Android 7, 8 e agora o 9.
          Usei todos, exceto o 9 graças as ROMs customizáveis. Isto é o poder do Android, de ir contra a obsolência programada criada por essas empresinhas!
          Se não fosses os devs, estariamos f*didos!

      2. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        O iPhone também não suporta Android Pie! :p

      3. Avatar de Samuel
        Samuel

        Acabei de saber que o meu y5 prime 2018 vai receber o Emui 9.0. Então vocês não sabem as coisas Lol

  9. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    A que propósito não é “uma das melhores alturas para as ROMs e para os processos de Root nos smartphones”?!

  10. Avatar de sidney
    sidney

    Gostei desta Rom: https://download.pixelexperience.org, rodando liso no meu Xaiomi redmi note4

  11. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    OPO ainda com Android 9 (Pie) acho que se continuar com ele isto vai até ao Android Z xD