Liga a Net e chama a polícia….

8 Comentários

Apresentação de queixas-crime pela Net já em Janeiro.
O enquadramento legal foi publicado ontem e está já em período de testes o sistema de informático que permitirá aos cidadãos apresentar queixas às forças policiais através da Internet.

Segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, o sistema deverá entrar em funcionamento a partir de Janeiro, sendo que, numa primeira fase, a denúncia on-line só excepcionalmente dispensará a identificação presencial do queixoso.

Falta igualmente definir internamente pela PSP, GNR e SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) os procedimentos para assegurar a gestão de queixas.

No entanto, o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, admite que dificilmente a abertura do portal http://queixaselectronicas.mai.gov.pt será possível antes do fim de Janeiro.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de InfectedM
    InfectedM

    LoL… a seguir vamos receber multas da policia no e-mail… 😀

  2. Avatar de reef

    LOLOLOL no que isto xegou

  3. Avatar de jra
    jra

    Será que a seguir o criminoso será presente ao juíz pela Net? Os tribunais já estão entupidos e com o aumento de queixas vão estourar.
    Se não for necessária a presença do queixoso as pessoas vão-se queixar de tudo (acho eu).

  4. Avatar de JFF
    JFF

    @jra
    A queixa é validada mediante a utilização de assinatura digital (cartão do cidadão) ou confirmação a partir de uma conta viaCTT. Se assim não for a queixa só avança mediante deslocação à entidade policial, balcão do SEF na loja do cidadão ou… às estações dos CTT!!! 🙂
    Caso alguém esteja interessado a porcaria, perdão, portaria está aqui: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/12/24200/0894508949.PDF

    Ah, o http://queixaselectronicas.mai.gov.pt/ ainda só tem o símbolo do MAI e respectiva designação.

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    Antes de tudo e sem querer ser rude, os comentários feitos até agora (3) não têm qualquer fundamento… (exceptuando o do jra, a partir da 2ª frase) as razões, penso que são óbvias, leiam o post primeiro.

    Agora relativamente à minha opinião, acho que é prático podermos fazer queixas online, mas confesso que também não acredito que tenham a mesma credibilidade e/ou prioridade que as queixas ditas “normais” (pessoalmente apresentadas).

    Devido à mentalidade retrógada da generalidade das pessoas (daquelas que entopem os Centros de Saúde porque lhes dói a garganta ou o dedo mindinho do pé, mas na realidade apesar de se queixarem muito do serviço passam lá o dia todo a conversar com os outros utentes) penso que esta ideia facilmente cairá no esquecimento ou será encerrado este website devido às inúmeras queixas que poderão vir a ser apresentadas.

    Talvez num futuro (gostaria que fosse próximo) isto possa funcionar bem e aí sim será realmente útil

  6. Avatar de t@ndre

    Existe uma série de queixas em que não sou obrigado a me identficar, um exemplo flagrante disso é certamente a violencia doméstica em casa de outrem (pq da minha mulher trato eu 😛 ) que se tornou num crime público. Nessas sitações creio um bom avanço um sistema desta natureza.
    A coisa fica mais complicada em casos onde sem a identificação do acusador a queixa é retirada… Como é que se identifica um utilizador pela internet com os meios que todos nós temos em casa? BI, cartão de credito? Por agora só estou a ver a situação onde se pede o acesso e depois nos retornem uma palavra chave que nos identifique perante o sistema.
    ——————-
    http://www.sounatural.com

  7. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    E porque não um governo virtual, com os respectivos ministérios virtuais a aceitarem as queixas reais dos cidadãos? Estou a ver o site entupido só de queixas contra os vizinhos! Vai ser fartar… vilanagem, eheheheh!!!!…

  8. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    E porque não um governo virtual, com os respectivos ministérios a aceitarem as queixas reais dos cidadãos? Estou a ver o site entupido só de queixas contra os vizinhos! Vai ser fartar… vilanagem, eheheheh!!!!…