LG apresenta o primeiro leitor digital debaixo do ecrã

37 Comentários

O sensor de impressões digitais é considerado um dos métodos mais seguros e práticos para desbloquear o smartphone.

De modo a reduzir a dependência de botões físicos, a LG apresentou um novo módulo de impressões digitais que se localiza debaixo do ecrã.

LG apresenta o primeiro leitor digital debaixo do ecrã


No mercado actual, o sensor de impressões de digitais posicionou-se como uma das características obrigatórias para a segurança de qualquer flagship, sendo também, um dos grandes influenciadores do design de alguns dispositivos.

Muito se tem debatido, nos últimos tempos, sobre qual a melhor localização do sensor. Se por um lado marcas como a Samsung, Apple e HTC têm apostado na parte frontal, fazendo uso do botão home, marcas como a LG, Huawei e Sony tem apostado em posicionamentos alternativos como na capa traseira e na lateral do smartphone. Mas, independentemente da localização do sensor, todas as marcas partilham de uma característica comum, o uso de um módulo/local físico.

LG apresenta o primeiro leitor digital debaixo do ecrã

Para contrariar esta tendência, a LG apresentou uma nova geração de sensores de impressões digitais que retira a necessidade de botões ou locais físicos, introduzindo o sensor biométrico atrás do ecrã.

Para a criação deste módulo, a LG necessitou de retirar 0,3 mm de espessura do vidro do ecrã, permitindo adicionar um sensor de alta precisão, protegido por um cristal de elevada resistência que evita danos e contacto com água. Segundo a marca coreana, este sensor possui uma taxa de falsos positivos de 0,002%, sendo comparável com os sensores tradicionais existentes atualmente.

Com a introdução deste novo sensor é assim possível excluir a necessidade de um local específico, oferecendo às marcas uma maior liberdade no desenvolvimento do design dos seus modelos.

Segundo um estudo da IHS, em 2015 foram vendidos 499 milhões de sensores de impressões digitais, com as previsões a apontar para um aumento das vendas para 1600 milhões de unidades em 2020, tornando-se numa área com um desenvolvimento de elevado interesse por parte das grandes marcas mundiais.

 

LG Innotek

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Apple vai lança-lo primeiro fica com os créditos 😛

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      A Apple já tem patentes para algo deste género há alguns anos bem como para ter todo o ecrã como sensor

      1. Avatar de LG
        LG

        Porém nunca se divorciou do seu botão físico que é parte da causa da margem enorme…

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Custos, escala de produção também entram na avaliação das opções, e quem sabe se em setembro não aparece a solução da Apple; alguns rumores do iPhone 7 têm falado na ausência de botão físico e integração do sensor no ecrã.
          Pela descrição que é feita e imagem mostrada a solução da LG não reduz muito a margem. O sensor parece estar na mesma zona do botão do iPhone.

          1. Avatar de LG
            LG

            Isso é uma imagem de apresentação do conceito do ecrã e não de um dispositivo final. A margem em cima e em baixo não fazem nada…

            Custos talvéz embora muitos Android têm uma “screen-to-body ration” muito melhor por não ter botão fisico na face principal e margens reduzidas… Com custos muito mais reduzidas… E afinal de tudo, a produção do iPhone baseia-se na China. Claro que não é o botão o responsavel dessa margem, mas faz parte e um dia desaparece. Mas creio que a Apple não vai querer tirar o botão físico se continuará a ter essa margem de qualquer forma…

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            LG, aquela é imagem oficial da “LG” na sua página sobre o futuro componente, em que o sensor está integrado no vidro que protege o ecrã. Tudo parece indicar que o leitor estará nas margens, o único local possível dada a descrição: é necessário criar uma área de menor espessura no vidro onde o sensor é depois colado com uma cola especial, podendo ser produzido qualquer padrão na superfície exterior que o cliente deseje – tudo isto afectaria a visibilidade de imagem no ecrã propriamente dito, caso não fosse na margem.

            Quando falo em custos falo no custo de conseguir colocar o sensor no vidro do ecrã com as exigências que querem. Por exemplo, colocar o sensor no vidro de ecrã pode ficar mais caro que num botão em caso de perdas por defeito numa série de produção. Conseguir o mesmo nível de fiabilidade e resistência pode também ter custos acrescidos no processo de fabrico e necessitar de tecnologia mais avançada que não existia antes. É notar que o sensor da Apple no botão está protegido com safira para evitar riscos na superfície, uma preocupação que devem querer confrontar caso passe a ser integrado no vidro do ecrã.
            Há também as várias funcionalidades do botão no iPhone que necessitam de resposta mecânica/háptica que anteriormente não seriam fáceis de replicar sem um botão físico, mas com o 3D Touch e o novo haptic engine do iPhone 6s isso pode estar mais perto de acontecer.

            A montagem ser na China diz-te pouco sobre os custos dos componentes – a maioria dos componentes são produzidos noutros países.
            No Android os botões de navegação não têm as mesmas funcionalidades que o botão do iPhone. Diria até que se fosse para ter o mesmo comportamento então ficaria mais barato não ter botão físico.

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          LG, aquela é imagem oficial da “LG” na sua página sobre o futuro componente, em que o sensor está integrado no vidro que protege o ecrã. Tudo parece indicar que o leitor estará nas margens, o único local possível dada a descrição: é necessário criar uma área de menor espessura no vidro onde o sensor é depois colado com uma cola especial, podendo ser produzido qualquer padrão na superfície exterior que o cliente deseje – tudo isto afectaria a visibilidade de imagem no ecrã propriamente dito, caso não fosse na margem.
          Quando falo em custos falo no custo de conseguir colocar o sensor no vidro do ecrã com as exigências que querem. Por exemplo, colocar o sensor no vidro de ecrã pode ficar mais caro que num botão em caso de perdas por defeito numa série de produção. Conseguir o mesmo nível de fiabilidade e resistência pode também ter custos acrescidos no processo de fabrico e necessitar de tecnologia mais avançada que não existia antes. É notar que o sensor da Apple no botão está protegido com safira para evitar riscos na superfície, uma preocupação que devem querer confrontar caso passe a ser integrado no vidro do ecrã.
          Há também as várias funcionalidades do botão no iPhone que necessitam de resposta mecânica/háptica que anteriormente não seriam fáceis de replicar sem um botão físico, mas com o 3D Touch e o novo haptic engine do iPhone 6s isso pode estar mais perto de acontecer.
          A montagem ser na China diz-te pouco sobre os custos dos componentes – a maioria dos componentes são produzidos noutros países. No Android os botões de navegação não têm as mesmas funcionalidades que o botão do iPhone. Diria até que se fosse para ter o mesmo comportamento então ficaria mais barato não ter botão físico.

      2. Avatar de Pplzz
        Pplzz

        O que a Apple tem são patentes para impedir de outros concorrentes os usarem porque a Apple não tem capacidade de desenvolver estes painéis ainda nem irá ter tão cedo.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          não sei se sabes mas a Apple desenvolve os seus próprios sensores

  2. Avatar de André
    André

    Num sítio super bem pensado, não haja dúvida… (ironia)

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      Tb pensava isso , mas depois de ter o G3 com os botões atrás acredita que te habituas rápido e ate ficas a perceber que faz algum sentido 😀

      1. Avatar de Joao Pedro Torres
        Joao Pedro Torres

        Nem mais… aqui mais um, super surpreendido pelo G3 que possui 🙂 Botões na frente….nahhhhhh Botões físicos nahhhhhhhh 😉 hehe

  3. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Isto sim é inovação! Não é cá Apples nem Samsungs que são mais overrated que o rabo da Kim.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso já existia: Qualcomm Sense ID ultrasonic fingerprint scanner.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        A Qualcomm fala que poderá ser possível integrar o sensor no ecrã, mas ainda não mostrou um produto em que isso funcione.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Há alguns anos que se ouve sobre a Apple estar a trabalhar numa coisa deste género.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Ouve-se… Mas a LG apresentou. Não interessa fazer-se ouvir em rumores ténues.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Apresentou mas não se sabe quando é que irá ser usado num aparelho. Quanto à Apple não são só rumores, há patentes e a intenção de ser verdadeiramente integrado no ecrã e não noutra parte do vidro que cobre o ecrã, como parece ser o caso do LG.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Então isso quer dizer que a LG infringiu a patente da Apple.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            Limbus, nada do que disse implica que a LG infringiu alguma patente da Apple.

        2. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          O que vai acontecer é que a LG certamente lançará antes da Apple.

          Mas que a Apple já tem uma patente para a tecnologia isso é fato. E certamente também está desenvolvendo a tecnologia. A Apple não tem o costume de mostrar protótipos.

          Mas independente da empresa, que venha o sensor de digitais na tela. Eu uso Apple mas também uso outras marcas. E sabemos que a concorrência é sempre boa, e que tecnologias são copiadas por todas as empresas do ramo mobile.

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        “A [APPLE] fala que poderá ser possível integrar o sensor no ecrã, mas ainda não mostrou um produto em que isso funcione.”

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          ninguém ainda mostrou um produto final em que isso funcione, há por isso que esperar.

    3. Avatar de Matilde
      Matilde

      Com este comentário vais proporcionar 100 mais de discussão…

      1. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        A ideia foi mesmo essa.

    4. Avatar de Bruno Miranda
      Bruno Miranda

      A Xiaomi, não tem esse leitor no mesmo sitio?

      1. Avatar de Matilde
        Matilde

        No da imagem acima sim…Mas neste caso seria no próprio ecran do telemóvel

    5. Avatar de joao
      joao

      esqueces-te é que comecou a história de meter sensores nos telemoveis…e foi tudo atras….

      1. Avatar de RICARDO FERNANDES
        RICARDO FERNANDES

        Motorola???

    6. Avatar de Mota
      Mota

      LG

      A única empresa que inova no segmento mobile!

  4. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Não será possível meter no ecrã todo?

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Pela descrição que é feita é apenas numa zona da margem do vidro que cobre o ecrã, nem parece que será na zona do ecrã/LCD/OLED

  5. Avatar de Tico
    Tico

    O do Ulefone Future penso que é o mais pensado e executado, já que está ao lado do power e do volume.

  6. Avatar de OConsquistadorNato
    OConsquistadorNato

    A diferença é que a LG vai patentear o dispositivo em si que faz a leitura.
    Se a Apple lançar primeiro patenteia que decidiu colocar debaixo do ecrã e isso mais ninguém pode usar, quando apenas se trata da localização.

    Ditador das patentes.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      A Apple desenha os seus próprios sensores de impressões desde que adquiriu a Authentec em 2012, que nessa altura já andava a desenvolver formas para inserir sensores em ecrãs.

  7. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Práticos sim, agora seguros?

    Ora vejam:
    http://www.youtube.com/watch?v=tj2Ty7WkGqk

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Aleluia tava a ver que nao
    mas tb essas tecnologia vem com riscos porque é virtual