Lenovo: O fim da marca ZUK e mudanças na linha Moto

26 Comentários

A Lenovo está em fase de mudança. A marca tem como objetivo expandir a sua presença no mercado chinês e isso parece que vai acarretar uma reestruturação que levará ao fim da marca ZUK e ao fim do Android puro nos smartphones da linha Moto.


O recém lançado ZUK Edge, um smartphone de 5,5 polegadas, com Snapdragon 821, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, poderá ser o último modelo a chegar ao mercado sob a marca ZUK.

A ZUK é uma divisão da Lenovo com apenas dois anos de existência e que, neste período conseguiu conquistar utilizadores em todo o mundo, muito graças também ao seu ZUK Z2, com excelente hardware por menos de 200€.
 

ZUK Z2, um caso de sucesso

Um ecrã de 5 polegadas com de resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis), um SoC quad-core Snapdragon 820 da Qualcomm, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. A bateria de 3100 mAh, a câmara principal com sensor de 13 MP e a câmara secundária com 8 MP. Estes são apenas alguns dos bons argumentos que tornam este ZUK tão procurado num mercado tão competitivo.

 

ZUK, o fim

Apesar do sucesso da marca, existem reestruturações que têm que ser feitas para que a empresa consiga vingar no mercado chinês e concorrer lado a lado com empresas como a Xiaomi ou a Huawei.

Assim, o ZUK Edge deverá ser mesmo o último modelo da marca a chegar ao mercado.

 

As mudanças na linha Moto… mas só na China?

Consequentemente, os modelos da linha Moto, associada à Motorola, sofrerão uma mudança muito significativa. A Lenovo pretende colocar-lhes a sua interface de utilizador ZUI, já utilizada nos ZUK, deixado de fora o Android Puro que sempre caracterizou os smartphones da Motorola.

No entanto, esta alteração poderá ocorrer apenas no mercado chinês onde a marca quer de facto crescer. No mercado ocidental, é possível que se mantenha o Android na sua versão mais pura. Também sem certezas, ainda não foram avançadas datas para estas mudanças e não se sabe se os próximos Moto chegarão ao mercado chinês já com a nova interface de utilizador.

Via: GizmoChina

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RATM
    RATM

    O Zuk Z2 é uma das minhas 1ªs opções de compra num futuro breve (MÁQUINA) e os Motorola sempre primaram pelo toque Vanilla que metiam nos seus equipamentos, a mudarem essa política vão perder bastante. A introdução do dos gestos no sensor (importada do Zuk) foi uma boa novidade, mas o resto…

    1. Avatar de Block
      Block

      Mesmo nao tendo android puro, vale a pena a aquisição?

      1. Avatar de boss
        boss

        Comprei o Zuk Z1 para a minha esposa à cerca de um ano e foi o melhor telemóvel até hoje que comprei. é um telemóvel que considero muito bom em tudo.

    2. Avatar de Gui
      Gui

      Achas que vão continuar a fabricar o zuk por mais algum tempo?

      1. Avatar de RATM
        RATM

        A questão seria se o vão manter atualizado, mas isso nem é muito preocupante, já que será certamente mantido pela comunidade de utilizadores (XDA) . A minha experiência é com um Nexus 4 que já tem mais de 3 anos e está a rolar Android 7.1.2 sem problemas

  2. Avatar de Block
    Block

    Off Topic, pk é que os meus comentarios aparecem sempre com o texto “a aguardar aprovação….”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas depois aparecem. O sistema depois passa a publicar quando respeita as regras de anti-spam. É normal. Comenta à vontade.

      Cump.

  3. Avatar de Alexandre M.
    Alexandre M.

    Tenho o ZUK Z2 PRO 6GB 128GB e já tive quatro ZUK Z2 Plus 4GB 64GB e sempre com Lineage OS.

    Acreditem que nada bate a ZUK em preço qualidade.

    Sei bem o que digo e não estou a encher chouriços…

    Então o PRO por 300 pintores é incrível…

    1. Avatar de david barnabe
      david barnabe

      das duas uma, ou fazes colecção ou pra andar sempre a trocar de tlm, algo vai mal…

    2. Avatar de Sómaisum
      Sómaisum

      Epa.. desculpa, mas se tiveste 4, como disseste, e ele saiu o ano passado (?), começo a achar que qualidade se calhar não corresponde ao preço (nem que custe 100€)… Também pode ser mau uso, ou então andaste a espalha-los

    3. Avatar de Block
      Block

      Ambos suportam o nosso 4G?

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Um reparo, o ZUK Z1 é quem lançou a marca na “boca do mundo”, muito principalmente pela relação specs/preço e por ser um equipamento com (o agora defunto) CyanogenOS. Existiu ainda loja oficial na Europa (online), embora que a versão 4G não tivesse uma das 3 bandas usadas na Europa.
    O Z2 veio já surfar a onda do sucesso do Z1.

  5. Avatar de Alexandre M.
    Alexandre M.

    Sómaisum VOU RESPONDER-TE

    O primeiro ZUK Z2 Plus que tive comprei quando saiu em pré-venda, depois mandei vir 12, sim DOZE.

    Andei com quatro e são de tal maneira bons e baratos que tive que dispensar 8 a amigos, familiares e colegas que estão todos satisfeitos com eles ao fim de alguns meses de utilização.

    Andei com quatro em diferentes alturas e sempre com Lineage OS pois a rom da ZUI é uma droga… Muito má.

    Ficaste esclarecido? Se não ficaste tira as conclusões que quiseres.

    1. Avatar de Block
      Block

      Usavas Lineage OS, mas nao a oficial pois nao?
      Pelo menos fui ao sites deles e so aparece o Zuk 1

  6. Avatar de Alexandre M.
    Alexandre M.

    Muito gosta a malta de falar sem saber baseando-se em que só equipamentos Apple e Samsung são bons.
    Comparar um Android de 800 euros com um Android de 100 euros é uma comparação justa?
    Comparar um Ferrari com um Fiat Punto é uma comparação justa?

    Para mim bom é andar com um ZUK Z2 PRO e ter 500 euros na carteira.

    Quem preferir dar 800 por um S8 força… Façam isso porque Apple e Samsung é que é bom.

  7. Avatar de Spoky
    Spoky

    “ao fim do Android puro nos smartphones da linha Moto” ADEUS Lenovo é aqui que vais perder muito terreno, de certeza absoluta! Muitos das pessoas que compravam produtos da linha Moto era devido a isso mesmo, ora ao retirarem a peça “essencial” e muito provávelmente a caractéristica única que o faz vender e fazem as pessoas comprar.

    É um tiro, no pé não é sem certezas, é de certeza absoluta quem compra Moto geralmente compra-o para evitar bloatware e porque quer a minima das minimas aplicações instaladas predefinidas no telemóvel.

    Esperem para ver, tão depressa vão perder muita quota nas linhas Moto quando acabarem com o Android Puro, é só esperar que os maus resultados vão vir a caminho pelo menos da parte da gama “Moto”

    Eu não compraria um Moto com bloatware, com hardware já ultrapassado (como é o caso do Moto G5 com hardware ainda muito mais antigo e ligeiramente pior que o G4 Plus)

    Mas mesmo assim compensava devido a memoria RAM, e claro sensor de impressões digitais e um dos factores que leva as pessoas a comprar, SER ANDROID PURO.

    É desta que a linha “moto” vai acabar por levar um tiro no pé.

  8. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    É com pena que acabo de saber que a marca ZUK vai acabar, pois tendo um Z1 eu só posso dizer bem do telemovel.
    Relação qualidade preço imbatível, excelente autonomia, bom desempenho e com um suporte muito bom por parte da comunidade (tive de por outra ROM porque o Exchange desabilitava o sensor digital) e ainda hoje há novas ROM em desenvolvimento 🙂
    Essa seria por certa a primeira marca onde iria pesquisar qd trocaria de telemovel.
    RIP

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tbm uso 5 telemoveis.

    1 em cada bolso das calças e outro na camisa. Útil para irão WC e fazer ploc

  10. Avatar de Jeton90
    Jeton90

    Ola pessoal tenho um zuk Z2 e tudo muito por e por 163€

    1. Avatar de Jeton90
      Jeton90

      E tudo muito bom e impecavel

  11. Avatar de Alexandre M.
    Alexandre M.

    Se a boca de andar com cinco telemóveis é para mim saíste borrado.
    Nunca na minha vida andei com dois telemóveis quanto mais com cinco!!!
    Só ando com um ZUK Z2 Pro e chega-me bem um só telemóvel

    Aqui a malta está sempre pronta para se pegar e mandar umas bocas…

    5 telemóveis… Alguém com juízo anda com 5 telemóveis?

  12. Avatar de Carlos Andrade
    Carlos Andrade

    o Zuk2 nao tem banda 20 pois nao?

    1. Avatar de Alexandre M.
      Alexandre M.

      O ZUK Z2 Plus não tem banda 20.
      O ZUK Z2 Pro tem banda 20.

      1. Avatar de Carlos Andrade
        Carlos Andrade

        e a diferença de preço……..

      2. Avatar de Block
        Block

        Isso é que é pena, nao suportar o nosso 4G, e a versão plus ja passa dos 200€