Kaspersky espalhou falsos vírus durante 10 anos

66 Comentários

Os utilizadores de computadores e outros equipamentos informáticos estão habituados a confiar de forma quase cega nas empresas que desenvolvem soluções de segurança.

Mas segundo informações agora trazidas a público, a Kaspersky terá, durante 10 anos, espalhado falsos vírus, para minar a confiança dos consumidores nos produtos concorrência.

kasp_1

A informação sobre esta prática foi lançada pela Reuters, que descreve que, durante 10 anos, a Kaspersky terá criado falsos vírus ou infectado aplicações com código similar a outros vírus para que a concorrência passasse a detectá-la como estando infectadas e assim minar a confiança nestes produtos.

Para além de criar estas versões falsas de vírus, a Kaspersky submetia-as, de forma anónima, em motores de validação de vírus, como o TotalVirus da Google, indicando que estes estariam comprometidos.

Ao obter esta informação, empresas como a Microsoft, a AVG ou a Avast, entre outras, passariam a detectar os ficheiros originais como estando infectados, graças à semelhança do código.

Esta informação que agora foi lançada surgiu de vários ex-funcionários da Kaspersky, que estiveram envolvidos neste processo e que gastariam muito do seu tempo a desenvolver estes falsos vírus.

Para além deste processo, estes funcionários teriam também a tarefa de reverter os motores de análise de vírus da concorrência e criar formas de criar falsos positivos.

kasp_2

Naturalmente que a Kaspersky rapidamente refutou estas acusações e nega que alguma vez tenha criado estes falsos vírus para minar a concorrência.

Our company has never conducted any secret campaign to trick competitors into generating false positives to damage their market standing. Such actions are unethical, dishonest and their legality is at least questionable.

O próprio Eugene Kaspersky não ficou satisfeito com as acusações que a Reuters avançou no seu artigo e veio a público, via Twitter, mostrar o seu desagrado e negar as acusações.

Este será um processo grave, caso seja verdade. A Kaspersky tem um nome forte no mercado e esta levará à perda de confiança pelos utilizadores.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Propaganda para minar a Kaspersky, a unica que de facto ataca os virus mais perigosos!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda hoje os analistas da Kasersky descobriram como sacaram as base de dados da DETRAN.

      Estas noticias quando são lançadas por ex funcionários tem o mínimo de credibilidade”

    2. Avatar de Bacterias
      Bacterias

      Tás cheio de bacterias no cerebro

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Prontos, se tu dizes, esta decidido: isto nao tem credibilidade nenhuma. A inteligencia suprema falou

      1. Avatar de Paulo Correia
    4. Avatar de lmx
      lmx

      +1

      De facto pare ce estar implícito que as sanções sobre a Ucrânia, começam a chagar ao software sobre a forma de propaganda ameaçadora por parte da concorrência…

      A karsperky tem um mercado muito grande…e como tal é normal que a concorrência ataque..no entanto quem decide de aceita de olhos fechados ou não este tipo de ataques,é o consumidor…é o azar delas..

    5. Avatar de Ernesto Fernandes
      Ernesto Fernandes

      Então está a negar a eficiência do Bitdefender?

  2. Avatar de Amon
    Amon

    Vamos ao um pouco de raciocínio logico…
    Kaspersky empresa Russa, vs Reuters empresa Norte Americana.

    A guerra fria nunca terminou.

    Fora que em sua maioria, as suas concorrentes sao todas da terra do tio Sam.

    Enfim, acredita quem quiser.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Talvez.

      E se acabassem os virus? (obviamente é um exemplo), o que iriam as empresas de antivirus vender?

      Isto não me admira que seja verdade, porém não acredito que tenha sido só a kaspersky.

    2. Avatar de vitor
      vitor

      Reuters é uma empresa Inglesa ….não Norte Americana. 😉

      1. Avatar de int3
        int3

        +1. quem não sabe cala-se.

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Andas a ver filmes a mais…

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Talvez seja preciso um pouco de racionínio crítico, mas de ambos os lados. É totalmente plausível que seja verdade, da mesma forma como é possível os detratores não terem credibilidade. Agora, é ver onde os factos se ajustam… basta um uníco exemplo de virús falso dos que foram alegadamente usados nos últimos 10 anos (e quanto mais antigo for mais credibilidade dará aos detratores) para colocar a Kasperski em muito maus lençois. Um só exemplo.

      O tempo dirá.

    5. Avatar de Darth
      Darth

      É inglesa. E nem tudo se resume a guerras politicas

    6. Avatar de lmx
      lmx

      +1

      se juntarmos a isso tudo aquilo que sabemos sobre , espionagem, e roubo de informação aos users por parte de organismos americanos…temos uma visão clara sobre o que se está a passar..

  3. Avatar de Charles
    Charles

    Não aquece nem arrefece!
    Desde que continue a detectar os verdadeiros positivos, por mim, fantástico!

    1. Avatar de Paulo Correia
  4. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Mind games!

  5. Avatar de Gabriel Águas
    Gabriel Águas

    Como já ouvi dizer há muito tempo, o melhor antivírus é um rato, um teclado, e um utilizador competente.

    1. Avatar de Paulo Correia
      Paulo Correia

      +1 sem dúvida. Vejo muito utilizador que faz uma pesquisa banal e qualquer resultado serve.

      se fizerem isso na rua com desconhecidos não vai correr bem. Fica a analogia.

      Vamos ter sempre, mas sempre notícias boas e más das várias frentes em vários mercados.

      Isto não me espanta nada. Ja testei varios produtos AV perante vários cenários e a conclusão a que cheguei é que todos tiveram diferentes resultados no scan… quem nos garante, que a ser verdade não estão todos os players do mercado a fazer isto.

      É a minha opinião, não vou dizer aqui quem está errado, certo ou mandar calar.

      Cada um tem a sua, é uma boa ideia desligarem o agressive mode e usarem o cérebro de forma mais correta para trazer mais pontos de vista em vez de os atacar.

  6. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Well done!hahaha

  7. Avatar de rui
    rui

    Então mas qual é o espanto? Não me admirou nada esta notícia. É assim que os anti-vírus vendem. Criam os próprios vírus e mandam cá para fora e dizem que são o único programa capaz de o remover. Até têm hackers a trabalhar nas empresas deles…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Mas ninguém (a Kaspersky) criou nem lançou nenhum vírus.

      Do que se está a falar em criar código para levar os produtos anti-vírus/anti-malware da concorrência a identificar erradamente esse código como como vírus/malware (falsos positivos).

      Criar um verdadeiro vírus para vender o anti-vírus seria outra coisa.

      Nas avaliações dos antivírus – feita por laboratórios (mais ou menos) independentes – conta, de forma positiva, o número de vírus/malware detetado e a sua eliminação e, de forma negativa, o número de falsos positivos.

      A ter feito alguma coisa, o que a Kaspersky é acusada é de “semear” falsos positivos para os produtos concorrentes encontrarem, desacreditando-os.

    2. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Ou melhor, os hackers são a mão de obra especializada das empresas de segurança. Lembro – me que quase há 20 anos quando se comunicava pelo velho mIRC cheguei a ter acesso a salas privadas em que era muito complicado de aceder e de ter visto conversas de pessoal, alguns directores de empresas de segurança a combinarem as empresas que iam ou tinham atacar e com a maior das latas tempos depois vendiam a segurança. Nessa altura fiquei com a ideia que quem os vende é que os cria. Os hackers querem ganhar dinheiro e não lixar os PC’s à malta. A alguns até dá geito que os nossos PC’s funcionem para os porém a trabalhar para eles. Só as empresas de segurança teem algo a ganhar com os vírus.

  8. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    Tudo o que é R

  9. Avatar de joao
    joao

    por acaso ka uso eset ha varios anos…. dai nunca ter usado o kaspersky

    1. Avatar de coelho
      coelho

      sempre uzei kaspersky dos pagos é um bom antiviros ileminas viros e ainda restoura o pc fica como novo

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        não deve ser assim tão bom se ainda não removeu o vírus que lhe assassina os textos em Português…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Por amor de Deus aprende a escrever…

        1. Avatar de kadu
          kadu

          O Kaspersky não tem corrector ortográfico… ou será um vírus?!

      3. Avatar de Darth
        Darth

        É um pouco pesadito. Uso eset e recomendo

    2. Avatar de lionel
      lionel

      Usei kaspersky muito tempo, mas por ser muito pesado mudei agora para eset que também me parece ser viavel.

  10. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Ainda bem que a Apple a Microsoft oferecem anti-virus gratuitos no OS X e Windows.

    E ainda bem que a Apple andou a limpar “anti-virus” da AppStore, Microsoft o mesmo?

    Assim, deixa de haver necessidade desses programas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Anti vírus no OS X? Onde? Usei OS X toda a minha vida e nunca tive nenhum anti vírus lá. Já agora, a Apple não implementou nenhum antivírus no Mac… Ele é simplesmente seguro porque é bom, simples quanto isso. E se há alguma insegurança, a Apple corrige logo.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Todos os Macs têm anti virus built-in, é escondido ao contrário do Windows Defender mas todos os OS X têm, é conhecido por XProject.

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Outro cego. Lol

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Santa ignorância 😉

      A Apple mandou retirar todas as apps que tinham o nome, ou faziam referência a serem antivírus – mas não eram, porque não há antivírus para iOS e OSX – porque estavam a enganar as pessoas que as compravam.

      (Pelo meio foram retiradas apps que não eram anti-vírus, mas tinham funcionalidades úteis – é a única crítica a fazer.)

      Embora o Getekeeper seja um mecanismo de proteção não tem qualquer semelhança com um anti-vírus para Windows.
      https://support.apple.com/pt-pt/HT202491

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Então o Internet Security para Mac é o quê? É que já vi vários Macs a abrirem popups de publicidade a torto e a direito, e o KIS removeu as ameaças.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E desde quando é que isso dos pop-ups afeta o Mac? Já me apareceu pelo menos um ou dois e garanto-te que o meu Mac funciona tal e qual como eu o comprei…

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          E pop-ups de publicidade a abrir no browser são vírus? 😉
          Só se forem muito sofisticadas é que o AdBlock não dá conta delas. Nem lhes ligo.

          Quanto ao Internet Security para Mac e aos vírus essa é a parte mais engraçada. Diz a Kaspersky:

          “Impede a propagação de malware de PC

          Dado que os computadores Mac podem ser utilizados para a propagação de infeções de vírus informáticos, o Kaspersky Internet Security for Mac proporciona proteção antivírus para Mac e impede que o seu Mac transmita malware de Windows ou Linux aos PC de familiares, amigos ou colegas. Para além de proteger o seu Mac de várias ameaças, as nossas tecnologias de segurança premiadas também o protegem do embaraço de transmitir malware a quem o rodeia.”

          Na verdade não diz que protege o Mac dos vírus – o que diz é que impede que o Mac sirva de veículo e “transmita malware de Windows ou Linux aos PC [note-se bem, aqui PC não inclui os Mac] de familiares, amigos ou colegas”.

          Há várias referências a que produtos como o Internet Security para Mac têm utilidade por oferecer alguma segurança adicional, por exemplo em ataques a redes – mas não é por serem anti-vírus.

          http://www.kaspersky.com/pt/mac-security

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … Kaspersky Internet Security for Mac (comentário em moderação).

  11. Avatar de Silva
    Silva

    Usem o Comodo e o Malwarebytes e acaba-se com essa marmelada….

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Sem nunca negar os males dos falsos positivos (e como isso afecta as qualificações nos testes da especialidade), verdade seja dita que para o “zé povinho” isto até tem o efeito contrário… assim a concorrência é que é boa porque até detecta mais “vírus” (falsos e que só fazem perder tempo — mas há gente que se impressiona com isso).

  13. Avatar de JN
    JN

    Estes tipos são como a indústria farmacêutica!
    Inventam doenças para poderem vender medicamentos…

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Ora nem mais. Eu nunca usei anti vírus. O pior vírus de todos é o utilizador. É claro que estou vulnerável a muito tipo de coisas, mas com anti vírus também estava.

  14. Avatar de Barney
    Barney

    Então? A plware acabou a parceria com a kaspersky e agora só fala mal deles? Deviam ter vergonha

    1. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      O Plware não fala mal… foi a Reuters vs ex funcionários dos russos de mau pêlo.
      Será que tu és um ex colaborante do Plware que não sei e inverteste o assunto?
      Vai mudar as fraldas…

  15. Avatar de António Jorge
    António Jorge

    Eu uso o Kaspersky, mas depois de expirar a licença, dentro de um mês, vou mudar!
    De facto os russos não gajos em quem se possa confiar!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É melhor confiares nos romenos do Bitdefender, ou nos eslovacos da ESET, ou nos checos da Avast e AVG

    2. Avatar de yaca
      yaca

      Acreditas em tudo o que escrevem? Conheces algum russo? Então alinhas na propaganda.

  16. Avatar de Alexandre Cunha.
    Alexandre Cunha.

    Não é nada que não se soubesse já. Não relativamente à empresa citada ou alguma empresa em particular, mas sim quanto a essa industria.
    Não contribuo para esse peditório! Longe deles.

  17. Avatar de Raul Machado
    Raul Machado

    É para variar…. esta semana não há ataques à Samsung.

  18. Avatar de Pica no chao
    Pica no chao

    Nunca gastei um escudo/ cêntimo em programas anti vírus. Basta um que seja gratis e suficientemente bom (Avast por exemplo) e regras na utilização da internet e/ ou caixa de e-mail para não ser infetado. Simples, grátis e funciona na perfeição.

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    Compro todos os anos o antivírus kaspersky, antes na loja, agora online e até hoje nunca tive nenhum problema com qualquer tipo de vírus.

  20. Avatar de rgj
    rgj

    Russos…. Nunca se sabe!

  21. Avatar de Censo
    Censo

    Santa ingenuidade que grassa por aqui. A indústria dos antivirus é tal e qual a indústria do fogo. Ou vocês acreditam que os incêndios que tem ocorrido por esse país fora tem causas naturais? Como é que acham que a indústria do antivírus sobrevive? Façam bom uso da máquina, e não há sistema que precise de antivírus, ou então só é necessária proteção do fabricante do s.o. ( coisa simples e ligeira que não compromete a performances). Tudo o resto? O resto é falsa sensação de segurança, bom marketing, a troco de uns euritos.

  22. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Uso o Kaspersky há uns tempos pois preciso mesmo devido a Pens USB vindas de computadores públicos escolares.

    Por outro motivo não usaria AV como nunca usei antes disto. Fora isso, Kaspersky é um excelente AV.

  23. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    * e não é por motivos destes referenciados no tópico que irei deixar de usar.

    Obrigado Pplware pelo post!

  24. Avatar de Marco Antonio Rodrigues
    Marco Antonio Rodrigues

    A Kaspersky é idônea. Isto é invenção americana para derrubar a melhor empresa de segurança informática de todos os tempos.
    Os americanos fazem sabotagem o tempo todo, tem sido assim desde 1492

    1. Avatar de borderline
      borderline

      1492?os índios?

  25. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    O único que detecta alguma coisa é o Eset.

  26. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Aposto que isto se deve a guerras entre russos e americanos. O melhor antivirus que tive até hoje foi o Kaspersky. No passado tive outros que deixavam passar virus sem os detectarem (durante bastante anos usei o da Symantec).
    Curiosamente, esta noticía vem na sequência de outras a tentar describilizar este antivirus, só que agora atacam directamente a empresa que o desenvolve.

  27. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Para quem se interessar

    http://www.av-comparatives.org/