Julgamento do caso BES: 8TB de informação e tecnologia de ponta

30 Comentários

Começa hoje o julgamento do processo principal do BES, provavelmente o mais completo e de maior dimensão em Portugal. O tribunal vai avaliar mais de 300 crimes, num processo que envolve 18 arguidos, 733 testemunhas e 135 assistentes. Dada a dimensão do processo, o julgamento vai ter tecnologia de ponta.


Provas do processo BES vão ser exibidas com um simples clique

De acordo com o DN, este megaprocesso, que já vai nos 215 volumes após uma acusação com mais de quatro mil páginas, tem como principal arguido o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, que foi acusado de 65 crimes, entre os quais associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documento, burla qualificada e branqueamento. Do ponto de vista digital, são mais de 8 TB de informação, o que corresponde a milhares de ficheiros.

Segundo refere a CNN Portugal, o julgamento terá tecnologia de ponta para que a justiça ganhe tempo e exatidão. Sem a partilha de detalhes, é referido que irá ser estreada uma tecnologia de topo que permite pesquisar e identificar provas em segundos. O dispositivo vai ser conduzido por uma equipa especial de magistrados e oficiais de justiça. Esta ferramenta será usada em mega-processos, de grande complexidade.

O Publico indica que as provas do processo BES vão ser exibidas com um simples clique, pois os juízes vão ter ao seu serviço um Sistema Electrónico de Gestão de Informação Processual, ferramenta digital que permite interligar cada elemento de prova a um determinado facto.

Sabe-se também que toda a informação está digitalizada, incluindo a do Ministério Público e das defesas.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chip
    Chip

    Com tanto TB vais prescrever, penso eu.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    O caso BES é o claro exemplo de que o dinheiro compra tudo!
    Compra até a dita Justiça!
    Porque anteriormente já comprou todos os Governos, com a maior facilidade e cara de pau.
    Com mais uns recursos, o Salgado vai morrer sem o caso ser sequer julgado, tal como o Sócrates!

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Espero que esteja enganado, e que ele apodreça na prisão, não acredito minimamente que ele esteja com perda de memória esse … andou a gozar com todos e representa cúmulo do xico espertisno que reina em Portugal

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Tecnologia de ponta mas resultado da velha guarda, ou seja, não vai passar nem um minuto preso.
    Utiliza a velha tática do está doente, mas consegue passar cheques a mulher, o Pinto da Casta também já anda a avisar que está doente, e até as eleições vendia saúde.

  4. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Ataque de ransomware já está marcado? Seria uma forma inovadora. Já estamos cansados da prescrição.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não necessita de tanto esforço.
      Basta usar a desculpa do costume e dizer que houve um “problema informático” e está tudo resolvido 😀

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Um rasonware e lá se vai… Agora a sério alguém acredita que isso vai dar em algo?

    Ninguém se lembra de nada, na volta o estado Português ainda vai ter que indemnizar o Ricardo Salgado segundo o seu advogado quando recorrer ao tribunal europeu.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Tal e qual o Sócrates que já está a preparar um pedido desses.
      E, com jeitinho, um dia destes vai ser Presidente da Republica.
      Lábia não lhe falta e o povinho é muito esquecido!

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O Madoff nos EUA foi julgado e condenado em 6 meses.
    Este por cá já vai em nem sei quantos anos.
    Não tarda acaba-se o processo porque Juízes, réus, testemunhas e demais população já morreram todos de velhice.
    República Bananariana em pleno vapor.
    Andam os meus impostos a serem desperdiçados nisto.

    1. Avatar de Z3cAntunes
      Z3cAntunes

      10 anos

    2. Avatar de João
      João

      Tens de ver melhor.
      Acho que demorou 10 anos.

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Eu nem insisto que o velhote que já confunde as Seicheles com Chelas vá preso.
    Insisto é que ele e/ou a família devolvam todo o produto roubado mais 50% em juros e que fiquem impedidos de aceder a funções da banca durante, no mínimo, duas gerações!

    1. Avatar de David
      David

      Duas gerações?
      Eternamente! Por via das dúvidas…

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Epá pronto, exagerei!…mas devemos sempre pedir a mais!… pode ser que pelo menos o produto do roubo mais os juros seja assim devolvido

    2. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Quais gerações ? Familiares, políticas ou outras que andam por aí na penumbra?

    3. Avatar de Contador
      Contador

      Não. Quem é um criminoso tem que ser preso. Vai chorar? Temos pena. Chore na prisão como pedaço de lixo que é.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Continua a sonhar… a justiça é uma ilusão infantil. A realidade é uma plutocracia.

    4. Avatar de Marcos Correia
      Marcos Correia

      Onde já vai esse produto…o dinheiro que eles roubaram e ainda têm não deve dar nem para 1% do reembolso….eles próprios já estavam de tanga e o que conseguiram guardar está já bem longe do alcance do MP.

  8. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    8 TB? só? Aqui o “je” que sou um borra botas pintado tenho o dobro para filmes e séries e porn HAHA

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…Que maravilha! É isto que enche de orgulho o nosso Estado de Direito Democrático. É isto que dá razão aos que enaltecem a celeridade da investigação e criticam os que, há muito, reclamam um reforma séria da Justiça em Portugal. Só podemos estar encantados…» – Presidente Rui Rio

    Fonte: https://x.com/RuiRioPT/status/1841914822281064528

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Fala a ave rara que sempre criticou fortemente o governo de PPC o tal que disse não ao DDT e que sempre de fez de BFF de AC. Montem*rda mostra ao que vem anunciando medidas para gastar o nosso dinheiro a subsidiar media privados talvez RR fosse melhor…nunca saberemos!

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    Quando falam em tecnologia de ponta da ideia que e como nos restaurantes vem aquele prato todo bonito fora do normal e afinal vai-se a provar e nao tem sabor. Mais do mesmo para noticias mediaticas a como ja estamos habituados. No final como costume ninguem vai preso. So estou a espera do juizo final, e muito sinceramente ja comeco a mudar de ideias em relacao ao uso do dinheiro fisico. Quando ficar tudo digital vao novamente muitos negocios ser arruinados, nao ha como fugir ou esconder algo, pelo menos para o comum mortal, os poderosos nao contam .

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      A sério ?! Pergunta à AT pelo “apagão” em que desapareceram uns bons milhões em determinada data e hora ! Foi o relatado na comunicação social não sou eu que o digo ! 🙂 E é tudo informatizado no “big brother” !

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        A serio o que TiagoR ?

  11. Avatar de Ambush
    Ambush

    Isto era resolvido muito facilmente. É pegar nos corruptos e colocar-los em praça pública torturar-los até confessarem os crimes. Acreditem não vai levar muito tempo, começam pelas unhas que mal dura.

    É a solução ideal. Se há evidências, provas porem como é muita coisa, o melhor é agilizar o processo.
    A falta que um Salazar faz. Num instante tratava disto.

  12. Avatar de Black
    Black

    Será que sabem trabalhar com o sistema, ou é mais um sistema que ninguém sabe como funciona ou então apresenta erros e bloqueia-se todo! Lol

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uau muito sofisticado! Mas a máfia organizada continua solta e a governar Portugal.

  14. Avatar de Lesado do BES
    Lesado do BES

    Coitadinho do gatuno, dono disto tudo.
    Alguém acha que este gatuno algum dia vai pousar o rabinho na cadeia???? É que ele continua a ser, não o dono disto tudo, mas sim o dono DELES TODOS!
    Ontem até levou um estalo, antes de sair de casa, para parecer mais coitadinho. Pobrezinho até ia pisadinho…
    Alzheimer? Quando vai passear para a Suíça já se recorda de tudo. Quando saca uns milhões dos offshores já se recorda de tudo. Quando passa milhões para para a família já se recorda de tudo.
    Era fechar-lo numa cadeia, junto com a família, o puto armado em advogado e o pai dele também.
    CAMBADA DE GATUNOS

  15. Avatar de VaPoC
    VaPoC

    Daqui a uns anos vai ser o novo banco. É a mesma malta…