Jovens portugueses criam soluções robóticas inovadoras

9 Comentários

… na First Lego League 2012

A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (FEUCP) recebeu no passado sábado o evento nacional First Lego League, um programa mundial que incentiva jovens dos 9 aos 16 anos a desenvolverem soluções robóticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população. Cerca de uma centena de jovens portugueses, de todo o país, aceitou o desafio lançado pela organização, identificaram problemas e propuseram soluções em torno da temática da Segurança alimentar.



Na edição deste ano, que contou novamente com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, os projetos das equipas participantes examinaram possíveis fontes de contaminação dos alimentos – de origem biológica (roedores, insetos, microrganismos, etc.), química, física ou associadas ao processamento, transporte ou armazenamento – com o objetivo de encontrar formas de as prevenir ou eliminar.

Com materiais LEGO MINDSTORMS, os jovens também projetaram, construíram e programaram robôs capazes de seguirem um percurso pré estabelecido, baseado nos vários problemas que a segurança alimentar apresenta.

Foram vários os projetos apresentados, todos centrados na inovação ao nível científico, entre os quais se destacaram as estufas móveis e o processo de amadurecimento da fruta. A equipa vencedora, Robô dos Bosques da Escola SAP Portugal, apresentou um novo processo de conservação dos alimentos capaz de detetar e controlar os contaminantes responsáveis pela deterioração dos alimentos, como é o caso das bactérias.

“A grande aceitação que a First Lego League teve este ano demonstra o potencial por explorar dos nossos jovens.”, comenta o Professor Manuel Barata Marques, Diretor da Faculdade de Engenharia, acrescentando ainda “Em todos os projetos ficou patente um interesse real pela inovação e pela investigação que vai para além das matérias aprendidas nas escolas. Este tipo de competições é muito importante para estimular o interesse pela Ciência e Tecnologia e a curiosidade científica, pilares da engenharia”.

A First Lego League é um projeto mundial que tem como objetivo entusiasmar as crianças para a ciência, tecnologia e engenharia, através da resolução de problemas científicos da vida real que lhes são colocados e para os quais terão de apresentar uma solução inovadora.

Resultados First Lego League 2012

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    Estive envolvido nesta competição, só tenho coisas boas a dizer…
    a excepção que certas equipas não faziam a mínima ideia de como funcionava o próprio robô, mostrando que eram os professores que lhes fizeram a papinha toda, mas ao contrario do FES(Festival nacional de robótica) não se pode expulsar essas equipas…

    1. Avatar de Ikari-pt
      Ikari-pt

      Enganeime da sigla 😛 tava pensar numa coisa enquanto escrevia

      Devia ser FNR

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Até nos campeonatos do mundo, a maior parte do trabalho é dos professores. Mas não é por isso que não deixa de ser um trabalho válido

        1. Avatar de David
          David

          Eu tenho 14 anos , percebo alguma coisa de programaçao , visaul basic , visualg , pascal e php (pouco de cada) e acho que criar um robo destes para uma pessoal dos 9 aos 16 anos e praticamente impossivel .

          Outra coisa que da de pensar , a maior parte das escolas e colegio/privada , será que os alunos do publico sao mais burros ou incompetentes?

          1. Avatar de DanielC
            DanielC

            E só usam lego mindstorms? Assim e bem mais fácil fazer um robo..

          2. Avatar de Ikari-pt
            Ikari-pt

            Eu aos 16 foi campeao nas 3 compreticoes da Robocuo Junir e a unica coisa que o professor fez foi desenhar o pcb, toda a soldadura , mecânica e programação em assembly foi feita pelos alunos.

            Mais tarde chegei a ser professor na minha escola, tudo depende da motivação que se da aos alunos.

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora, este fim de semana realiza-se na Guarda o concurso ROBÔ BOMBEIRO http://robobombeiro.ipg.pt/

    1. Avatar de O Silva
      O Silva

      Vou lá estar!