Jovens estão a abandonar o Facebook

45 Comentários

Pela primeira vez em pouco tempo, menos de metade dos cibernautas americanos, entre 12 e 17 anos, usarão o Facebook este ano, de acordo com a empresa de pesquisa eMarketer.

O caso é revelador: O Facebook já não é a rede social preferida dos jovens!


O mundo está a mudar e as redes sociais estão igualmente a sofrer alguns efeitos derivados da saturação. Os cibernautas americanos, com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos estão a sair do Facebook. Além disso, prevê-se que o uso desta rede nas idades compreendidas dos 18 aos 24 anos também caia cerca de 5,8%.

Segundo os dados recolhidos pela empresa, irá continuar a perda de interesse nestas idades pelo menos nos próximos dois anos. Claro que o Facebook ainda continuará a adicionar muitos utilizadores globalmente, mas será a um ritmo mais lento.

(Reuters / Gary Cameron)

Recentemente, o Facebook revelou alguns dados, tendo na altura esclarecido que o número de pessoas que iniciou sessão na rede social, nos Estados Unidos e Canadá, caiu pela primeira vez, de 700 para 184 milhões. O CEO da gigante do mundo social online revelou também que o tempo que os utilizadores passam na plataforma diminuiu em 50 milhões de horas diárias.

A EMarketer estima que a empresa perderá dois milhões de utilizadores com menos de 25 anos este ano. Isso deve ser preocupante para o Facebook em dois níveis: tendo o futuro em mente, a empresa certamente não quererá que os seus utilizadores envelheçam e o mercado dos EUA é, de longe, o mais lucrativo da empresa.

 

Estará o Instagram a receber estes utilizadores?

Segundo o que avança a empresa de marketing, os jovens que estão a abandonar o Facebook estão, contudo, a migrar para o Instagram. Esta plataforma de fotografia detida pelo Facebook, deverá crescer cerca de 1,6 milhões de utilizadores com idades inferiores a 25 anos. O Snapchat, por outro lado, apresenta uma perspetiva de expansão junto da faixa etária mais baixa, com mais de 1,9 milhões de novos fãs previstos para este ano.

Via

Partilhar:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruh
    Bruh

    Menores de idade nem deveriam ter sequer acesso a redes sociais. Já se viu o perigo que representam para os jovens.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Qual é a sua idade?

        50 anos. Fácil. Chega até ser patético perguntar qual é a idade para nos registar mos, uma coisa é por curiosidade outra é para impedir (como se isso impedisse)

        Se reportam os o facebook nada faz. Por tanto diria que o facebook está completamente nas tintas.

        Podiam adicionar uma opção para reportar perfis de menores de idade.

        Mas o interesse do Facebook é mesmo dar a entender que se preocupam com os menores, quando todos sabemos que isso é bom para eles seja ou não menores é mais lucro

        Utilizam a mesma lengalenga “preocupamos com os menores de idade, o facebook trabalha sempre a proporcionar a melhor segurança possível”

        Blabla wiskas saquetas e todos acreditam

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Óbvio que muitos mentem, só assim entram, é uma verdade. Isso também promove a aprendizagem de que mentir é uma coisa aceite, normal, banal.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Pois Marisa, o problema nem são os menores se registarem, mas sim as fotos que postam as redes sociais… Praticamente a mostrar meio corpo.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Isso já ninguém fala, mas a super nanny é que é um escândalo. Prioridades…

          3. Avatar de mlopes
            mlopes

            @Ricardo as duas coisas são más. pelo facto de ser mau menores no facebook e afins (ainda para mais com fotos sabe-se lá como) a “super nanny” não passa a ser uma coisa boa e de facto não é. para além de a “super nanny” ser uma coisa má, tenho até dúvidas se não constituirá crime

  2. Avatar de Jorge Barroso
    Jorge Barroso

    O Facebook é um vício,cansa muito a cabeça

  3. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    O Facebook cada vez é mais usado por cotas e pessoas que descobriram a internet a 4 anos…

    Os mais jovens cada vez ligam menos ao Facebook, os que já conhecem a internet a mais de 20 só uma minoria usa no dia a dia.

    1. Avatar de Atuaavo
      Atuaavo

      Ou seja por aqueles que sabem que há leva h!!! Verbo HAVER, ok?

      1. Avatar de GM
        GM

        Esqueceu-se de mencionar a acentuação. Problemas de escrita nas redes sociais, e nos smartphones.

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      É o normal… posteriormente quando entra a geração dos país na onda, os filhos saltam fora.

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      eu e muitos dos meus colegas devemos fazer parte da minoria entao.

    4. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Antes de tu nasceres já eu conhecia a Internet.
      Agora que aprendeste a escrever, vê-se que afinal não dominas o tema. É que “há” do verbo existir leva h e, pasma-te, até leva acentuação na vogal. Sei que parece impossível, mas é mesmo verdade.

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    Oh não!!!! Que desastre!!!! O que vai ser de nós agora? Já não vamos comer mais!! Comida e pão na mesa? Que se lixe! Isto é ainda pior do que ter comida e pão, água na mesa!

    Que caos, e agora? O Hi5 aconteceu o mesmo! Morremos todos.

  5. Avatar de pipocas
    pipocas

    Nunca tive facebook e uso net há muuuuitos anos.
    Quando vejo uma multidão toda virada para o mesmo lado a coisa não é de fiar….
    E não me falta aonde adquirir conhecimento.
    Acho até que o facebook é capaz de “emburrecer” as pessoas (isto pelo que ouço falar…)

    1. Avatar de GM
      GM

      +1. Tive página aberta só por ter, e para acompanhar as actividades lectivas do meu filho mais novo no 1ºciclo. Acabou o ciclo, acabou o FB. Mas nada de comentários.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      a televisao tambem emburrece as pessoas..mas aposto que ves todos os dias 😉

    3. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      “Quando vejo uma multidão toda virada para o mesmo lado a coisa não é de fiar….”, será que podemos aqui incluir o tema da politica?

  6. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Depois de colocarem ferramentas para barrarem vídeos com música devido a direitos de autor, bloquearem as pessoas por colocarem certas fotos mesmo que seja em grupo privado, aplicações que consomem imensos recursos carregados de publicidade e etc…
    Não me admira que as pessoas deixem o Facebook.

  7. Avatar de Marisa
    Marisa

    Um nojo
    Todos deviam deixar o fb…
    Cada passo que certas pessoas dão..
    É desde o q comem… o q vestem… onde foram passear… enfim.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Uso facebook há anos e NUNCA ninguém me viu postar o que quer que fosse sobro o que faço ou onde estou. Obviamente que volta e meia sou “atraiçoado” por terceiros que me identificam 😛
      Instagram, snapchat etc etc é mais do mesmo. Redes sociais para “wannabes” que a única coisa que procuram é uma vida virtual mais interessante que a que levam no dia a dia.

    2. Avatar de Vitor Miguel Correia
      Vitor Miguel Correia

      Os grupos de WhatsApp são a mesma mrd.

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Se tivermos em conta que uma enorme quantidade de utilizadores registados são falsos e que têm contribuído para ajudar governos de várias nações a extrapolarem dados para “martelar” estatísticas, acho que ainda vai descer muito mais.

  9. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    É óbvio. Agora andam lá sempre os pais e os avós….

  10. Avatar de Jota
    Jota

    Se o Facebook é um site de relacionamentos, o face não é o melhor. Pior ainda é que o face é um aplicativo muito pesado e difícil de abrir.

  11. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    No fundo… o Facebook continuará a crescer, só que noutra plataforma, que também é deles. O Facebook passou de “apenas” rede social, para algo muito mais complexo. Através deste, chegam-nos as notícias, muitas vezes mais rápido que nos próprios canais de comunicação. É fácil partilhar com amigos/grupos, estar a par das nossas marcas preferidas (clubes, lojas, personalidades, tecnologia, cultura, cinema, etc), as páginas, quando interactivas, movem imensa gente. O Facebook deixou de ser, há muito, uma simples rede social, sendo hoje uma ferramenta muito importante e completa, para quem a sabe utilizar.
    Tenho perfis pessoais no Facebook e Instagram e estou a gerir perfis de empresas e digo, é a melhor ferramenta de Marketing do mercado, e o que se consegue espremer de ambos, é impressionante.
    Para o base, do dia a dia, apenas scroll, é chato, porque evoluiu, sendo que por vezes a propaganda também é um bocadinho em excesso, mas tudo o resto tem a sua razão.
    O que acontece é a saturação, para muita gente, que apenas o utiliza para o base, scroll, gostos, etc. Nesse ponto, as coisas não irão evoluir muito, pois isso é o que já existe há muitos anos. Não nos podemos esquecer que os tempos mudam, vivemos na era digital, ou acompanhamos a evolução, ou tudo nos parecerá chato/morto em pouco tempo.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      É uma bolha. Conheço muita boa gente com facebook porque tem pessoas da família em locais longinquos do globo, mas que não quer saber de publicidade para nada.

  12. Avatar de mara
    mara

    25 % dos usuarios são falsos e não passasm de perfis de robot manipuladores cibernéticos para roubar os dados
    dos demais usuarios vitimas da matrix do facebook

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É bem feita para quem adiciona tudo o que é perfil desconhecido.
      Garanto-te que não tenho um único “amigo” que o seja.

  13. Avatar de sakura
    sakura

    conheço ppl que abandona o fB… parar não falar com os avós (família).
    esses “noobs” são uns miserareis e por qui até agudo old pll nas novas tek. mas ….. a tek não é …………………………………………. uma pena.

    1. Avatar de GM
      GM

      É pena o FB não ensinar a escrever.

    2. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Meu deus que texto tão…………………………………. até fico……………………………………… baralhado com ………………………………… tanta ……………………………………… asneira…………………………. e pontos.

  14. Avatar de Mad Makz
    Mad Makz

    Não me interessa, nunca tive facebook.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Reacção típica de quem não se interessa…ir comentar ou justificar o porquê.

      Agora pensa..,.nada do que nunca tiveste te interessa? Não faz sentido não é? Pois não…

  15. Avatar de Vitor Miguel Correia
    Vitor Miguel Correia

    O Facebook como plataforma de comunicação está ultrapassada, o WhatsApp e plataformas similares são muito mais utilizadas. Aquilo precisa de um grande remodelação de ui, temos de admitir que o look do Facebook está bastante outdated.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Exacto.

      Referes que o Facebook está ultrapassado e dás como alternativa uma aplicação que desde 2014 é do próprio Facebook… boa!

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      consegues pesquisar antigos colegas no WhatsApp atraves do nome? Nao pois nao?

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    Por acaso noto na minha rede de amigos que as publicações e interesses no facebook é menor, no entanto no instagram acontece o contrario

  17. Avatar de NunoR
    NunoR

    O Facebook é APENAS uma aplicação/ferramenta ou o que lhe queiramos chamar! As ferramentas valem apenas pela utilização que se faz delas, utilização essa que pode ser útil, ou inútil, ou até mesmo perversa. Mal comparado é um pouco como um carro: se bem usado, é uma ferramenta útil e que proporciona melhor qualidade de vida. Se mal usado, por exemplo como arma de atentados (p. ex atropelamentos)… é uma utilização perversa! Assim, classificar o facebook como “mau”, “um nojo”, ou qualquer outro adjectivo é redutor, inútil, e desfocado! Pode ser bem… ou mal… utilizado, mas o facebook, como tal, não tem nenhuma culpa disso! Do ponto de vista tecnológico, é uma ferramenta admirável! Mas quanto maior forem as potencialidade “boas” maior será também o potencial para ser mal utilizado. Em resumo… não se “deite abaixo” uma excelente “ferramenta”!!! Eduquem-se antes as pessoas na boa utilização da mesma!!!

  18. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Essa tendência decrescente da utilização do facebook pelos mais novos é algo já conhecida desde algum tempo.
    E uma das razões porque os adolescentes estão a abandonar o facebook é simples, os pais também estão no facebook. Fora isso basta ver a inundação de post de sites duvidosos (sejam noticiosos, vendas ou outros) que nos fazem lembrar de como o Hi5 chegou ao seu fim.

  19. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    De entre as redes sociais utilizadas, é raro usar o Instagram, apenas para ver fotos e histórias das outras pessoas. Mas para quê abandonar o Facebook, se tem tudo o que as outras plataformas oferecem? Por isso, não, o FB não irá ser inferior a outras redes.

  20. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Não é o Facebook que é mau, são os utilizadores e o que lá colocam é que pode fazer decrescer a qualidade da informação. Tal como uma simples conversa, que de repente passou a contar com pessoas sem qualquer interesse.
    Os que criticam esta ferramenta, no fundo vêm aqui dizer, que os seus contactos/amigos, não colocam absolutamente nada de interessante e que por isso o Facebook é mau.
    Este é de facto um tema interessante, porque é o mesmo que dizer que mais vale olhar para simples fotos do Instagram dos amigos, porque aí não dizem nada, só se mostram, do que ler pensamentos e opiniões.
    Os diálogos e conversas entre elementos de uma geração muito nova, restringe-se a pequenos grunhidos, enquanto assistem a pequenos vídeos de um “gordo barbudo”, ou de um individuo de cabelo no ar com uns ténis de 500€ que faz testes a Gadgets desinteressantes.

  21. Avatar de Democrata
    Democrata

    Vamos ver o que nos traz o Hello Network, a ver se vale pena.

    Entenda o que é, e como funciona, a empresa privada facebook:

    – Snowden (2016)
    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt3774114/?ref_=nv_sr_1