Jovens desempregados: Europa oferece experiência profissional no estrangeiro

16 Comentários

Conhece jovens desempregados, à procura de uma experiência desafiante? A iniciativa europeia ALMA oferece uma experiência profissional e pessoal no estrangeiro a jovens desfavorecidos com menos de 30 anos.

Europa oferece experiência profissional no estrangeiro

Conforme mencionado pelo Euronews, cerca de 11% dos jovens europeus entre os 15 e os 29 anos não trabalham, não estudam nem estão em formação. Este grupo é designado pela sigla inglesa NEET – Not in Employment, Education or Training.

Assim sendo, e para motivar os jovens, a União Europeia (UE) apoia programas sociais de integração profissional, nomeadamente o ALMA, focado em jovens desfavorecidos com menos de 30 anos.

Estamos a tentar capacitá-los, motivá-los a alcançar o que nem sequer sabem que podem alcançar. Pela primeira vez, eles têm a possibilidade de se desenrascarem sozinhos.

Organizam o seu próprio horário, o seu próprio dinheiro, os seus orçamentos, tornando-se assim mais independentes e acreditando em si próprios.

Disse Andreea Moraru, gestora de Projetos da organização não-governamental RE-INIT.

 

Programa europeu de incentivo aos jovens

O programa ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve) é uma iniciativa concebida para jovens NEET com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos.

Segundo o site oficial, o objetivo passa por incluir ativamente mais jovens no mercado de trabalho e na sociedade em geral, utilizando a mobilidade internacional como uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Funcionários

A iniciativa oferece-lhes uma oportunidade de adquirirem experiência de trabalho e aprenderem novas competências em diferentes países da UE, proporcionando a cada participante um plano personalizado e uma orientação contínua, centrada em experiências práticas de aprendizagem relacionadas com o trabalho no estrangeiro.

A iniciativa ALMA pode ajudar a alcançar vários objetivos específicos do Fundo Social Europeu Mais (FSE+):

  • Emprego jovem;
  • Igualdade de acesso à formação e mobilidade para fins de aprendizagem;
  • Inclusão ativa;
  • Integração socioeconómica de nacionais de países terceiros e de comunidades marginalizadas;
  • Inclusão social de pessoas em risco de pobreza.

O programa ALMA é elegível para um cofinanciamento de até 95% no âmbito da prioridade obrigatória de inovação social. Mais informações aqui.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Em Portugal so podem trabalhar legalmente os indivíduos com pelo menos 16 anos. Logicamente que daí para baixo “estão desempregados”, incluíndo os de 15 anos…..

  2. Avatar de Sábio
    Sábio

    Segundo a ciencia o ser humano é adolescente até aos 30 anos, sou contra qualquer trabalho adolescente. Para os adolescentes, invistam na vossa felicidade o mundo material nunca deu nem nunca dará felicidade é tudo uma ilusão.

    1. Avatar de Victor+von+Frankenstein
      Victor+von+Frankenstein

      Tu gostas é de boa vida mas ou tens país ricos ou então vais ter que trabalhar moço…

      1. Avatar de Sábio
        Sábio

        O povo tá farto de dar cabo do planeta, menos trabalho e mais tempo para a familia, amigos e cultura é o futuro.

        1. Avatar de GM
          GM

          E, para disfrutares da cultura em períodos alargados, como pretendes, vais recorrer a quem? Escravos? Ou uma mão-de-obra também ela alargada, já que o período de trabalho, também para esses, será reduzido, para poderem usufruir, tal como tu, da família, amigos e cultura? E quem paga esse acréscimo de mão-de-obra?

          1. Avatar de Sábio
            Sábio

            Todos trabalham mas menos, é simples, poupam o planeta poupam a saude e investem o tempo a cultivar-se a ler etc, começam a abrir os olhos e percebem que o capitalismo lhes vendeu uma ilusão, ganham mais conscicência e haverá menos crueldade,ganancia, egoismo e estupidez no mundo.

          2. Avatar de GM
            GM

            Sábio, depois desse sonho molhado, acordas, e vês a realidade.

      2. Avatar de GM
        GM

        Desculpa, não é “boa vida”, é “vida boa”. A la Marxiana Mortágua.

    2. Avatar de Dofino
      Dofino

      São sábios destes que fazem Sócrates (o grego) dar voltas na tumba…

    3. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      “Segundo a ciencia o ser humano é adolescente até aos 30 anos,…” Você deve viver num mundo à parte. Adolescente até aos 30 anos ?? Só faltava essa.

        1. Avatar de Mestre Interespacial
          Mestre Interespacial

          E pronto. Este comentário nem o vi. É outro. Aqui o site anda “bem”, se “anda”. Isto da maneira que está, não sei não…

        2. Avatar de Dofino
          Dofino

          Juízo.
          Tem havido muita infantilização do ser humano, desresponsabilizando tudo e mais alguma coisa:
          “Tempos difíceis formam pessoas fortes, Pessoas fortes criam tempos fáceis, Tempos fáceis formam pessoas fracas, Pessoas fracas criam tempos …”

          1. Avatar de Sábio
            Sábio

            Perante factos da ciencia essas frases feitas simplistas valem zero.

  3. Avatar de olho_vivo
    olho_vivo

    E para quem for adolescente até 2 ou mais vezes? 2×30 . Também dava jeito!

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    A taxa de desemprego é a arma principal da luta de classes dos capitalistas contra os trabalhadores. É o exército industrial de reserva – um excedente de gado humano disponível em relação ao gado utilizado – que lhes garante serem só eles a fixar os salários e a mantê-los o mais baixo possível. E quem achar pouco ouve aquela frase intimidatória que eles adoram: “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar”?