Jovens começam a abandonar o Facebook…

40 Comentários

…graças aos seus próprios pais!

Um estudo europeu revelou que os jovens entre os 16 e os 18 anos estão a abandonar em massa o Facebook dando preferência a redes como o Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat.

Em grande parte, a culpa está nos pais desses jovens que estão cada vez mais ligados às novas tecnologias e, além de também terem uma conta na rede social, insistem em ser “amigos” dos próprios filhos.

social_network


Quando há uns anos, não muitos, éramos jovens adolescentes, os nossos segredos, as nossas aventuras e as noitadas eram partilhados com os nossos amigos e muitas vezes, mais no caso das raparigas, com diários escondidos no fundo de uma gaveta para que os nosso pais não descobrissem nada das nossas vidas.

Hoje, na Era tecnológica, os diários foram substituídos pelos blogs e as conversas no recreio das escolas pelos comentários no Facebook.

Se no início das redes sociais os nossos pais eram uns leigos na matéria hoje em dia, continuando a não saber tanto como a maioria dos jovens, desenrascam-se bastante bem. Em alguns caso, já passam tanto ou mais tempo agarrados ao computador que os seus filhos.

Entram no Facebook, partilham mais coisas das vidas pessoais que os jovens e depois ainda “pedem amizade” aos filhos e aos amigos deles. Depois vêem-se casos onde um filho publica uma foto e a mãe vai lá fazer o comentário do tipo “tão lindo, o meu filhote” ou a própria mãe pega no álbum de recordações e partilha para o mundo as mais embaraçosas fotos do seu seu filho.

Consequentemente, aquelas fotos das noitadas os comentários, os estados das relações são publicados no Facebook cada vez mais de forma contida entre os adolescentes, já que eles continuam a necessitar do seu espaço para peripécias normais da idade sem a intromissão dos pais e ficam de certa forma embaraçados com algumas intervenções dos mais velhos.

social_network1

Por tudo isto, os jovens estão cada vez mais afastados do Facebook. Os seus pais e as pessoas mais velhas, no geral, vieram trazer uma certa saturação à rede social e as outras como o Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat, mesmo que menos sofisticadas e com menos recursos, começam a ganhar a atenção dos mais novos.

Segundo um estudo europeu, realizado pela University College London onde foram inquiridos jovens entre os 16 e os 18 anos em 6 países da União Europeia aquela que já foi a rede social mais popular entre os adolescentes está para a maioria deles “morta e enterrada” graças à intervenção utilizadores mais velhos.

Para o Facebook este é mais um desafio a enfrentar, e se o jovens estão a trocá-lo por outra qualquer rede social, ele terá que se adaptar ao novo público. E na verdade é o que já está a fazer.

social_network_0

O Facebook tem vindo a ser, e será cada vez mais, uma rede social direccionada para a publicidade e divulgação de conteúdos informativos, onde os adultos passam a ser o alvo principal.

Claramente que a estratégia está a mudar e prova disso foram as declarações de Mark Zuckerberg no início deste mês, ao dizer que queria que o Facebook viesse a ser “o melhor jornal personalizado do mundo”, um lugar onde seja divulgadas histórias acompanhadas de boas imagens, tudo informação de “alta qualidade”.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Venham para o Google+ e nunca mais vão querer outra coisa. 😀

    1. Avatar de Mamadou
      Mamadou

      Concordo 🙂

    2. Avatar de arkan
      arkan

      ta certo mesmo, indo para g+ ninguem vai querer usar mais nada mesmo. G+ é ruim ao extremo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        No G+ podes definir os grupos com quem partilhas os teus opsts e atua informação por default de forma bem mais simples que no Facebook.

      2. Avatar de Dunga
        Dunga

        Vc não entendeu nada ainda..

    3. Avatar de Ruthiel
      Ruthiel

      Subscrevo! Para mim é a melhor rede.

    4. Avatar de RaL
      RaL

      O G+ é uma excelente rede, e em muitos pontos melhor que o Facebook. No entanto acho que teem objectivos e utilizadores diferentes. Eu pelo menos uso os dois com a mesma frequência mas com objectivos diferentes…

    5. Avatar de kekes
      kekes

      O Google + e extremamente difícil de organizar realmnete tem um público alvo diferente do Facebook.

    6. Avatar de Flávio
      Flávio

      Subscrevo. Quando perceberem minimamente como funciona o Google+ não vão querer trocar por mais nada.

      1. Avatar de Scheldon
        Scheldon

        Sim, afinal vão querer parar de usar computadores/tablets/smartphones e afins por conta do trauma de entrar em contato com esse lixo.

    7. Avatar de Armando
      Armando

      Não troquem o Facebook por nada. Simplesmente, deixem de o utilizar.
      Ass.: alguém que odeia as ditas “redes sociais”.
      🙂

    8. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Olha que de uma à outra venha o diabo e escolha…

      Mas respondendo à notícia até se compreende. O Facebrocas passa a ser a rede para os cotas irem jogar FarmVille se bem que aparecem umas imagens e páginas bem sugestivas…

  2. Avatar de André Filipe
    André Filipe

    realmente publicidade é coisa que não falta por lá e já à muito que deixou de ser propriamente uma rede social e passou a ser mais um local dedicado ao marketing

  3. Avatar de Sandro
    Sandro

    Pois. Existe uma coisa chamada definições de privacidade. Eu tenho a minha mãe, irmão e família adicionada. Porém, não conseguem ver nada do que eu publico. Simples.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      X2.

      Eu também tenho família adicionada, e lá está: controlos de privacidade.

  4. Avatar de NewJ
    NewJ

    Em ralação ao artigo, 1o ponto- o facebook está agora a direcionar-se para os adultos.. mas atenção que os adolescentes são os adultos amanhã..
    2o ponto trocarem o facebook pelo whatsapp só mostra que grande parte dos miudos têm interesse no facebook por causa do chat.
    3o o facebook é uma enorme palhaçada cheia de lixo, para entreter pessoas que gostariam de aparecer em revistas mas não são estrelas para isso, mostram-se por ali, por fim pode ser útil para aquelas pessoas que não têm mais nada que fazer.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu vou ao meu facebook, e não tem palhaçada e lixo.

      O teu facebook tem palhaçada e lixo, se calhar porque adicionaste essas pessoas, e fazes like a essas, porque é assim que o Facebook, Google+ e etc’s funcionam.

      No Google+ não tem tanto lixo, porque é só homens praticamente, e é quase só “business”…

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      O amigo deve ser uma pessoa muito ocupada 😈 …

      As redes sociais servem para aquilo que nós quisermos, basta procurar os pontos de interesse que queremos. Veja o meu caso, eu procuro sempre algo sobre camiões e carros desportivos, no Facebook encontro o que quero quando como diz o amigo e passo a transcrever…

      “por fim pode ser útil para aquelas pessoas que não têm mais nada que fazer”

      E não, não estou a ser cínico mas a brincar consigo :mrgreen:

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Ok, eu utilizo mais o google para pesquisa.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Também é uma ideia mas mesmo assim tenho acesso às imagens mais facilmente via Facebook… 😉

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Eu deixo toda a minha família ver o que eles quiserem não faço menos que eles já fizeram por isso não me preocupo.

  6. Avatar de João Velez
    João Velez

    Eu acho que é uma questão preferência e qual a finalidade do uso…

    Eu pessoalmente prefiro Instagram!! É fácil simples e gosto da função de poder seguir sem ser seguido e vice versa (o que não acontece no Face).

    Cumps

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Há isso. Chama-se subscrever.

  7. Avatar de Nuno Miguel
    Nuno Miguel

    Eu tenho para mim que a melhor rede social é aquela que envolve os amigos, copos e gajas! 🙂

    Acredito que o facebook terá forma de dar volta à questão por um lado, mas na minha opinião existem pontos a limar na rede como alguns perfis de cariz sexual existentes e que pode aliciar a malta mais nova a caminhos dúbios. Já o G+, nunca explorei ao certo: devo lá ter 5 amigos que estão desaparecidos quase desde que apareceu, e eu sou alérgico ao pó… 🙂

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Por acaso o Face tem uma carrada de páginas de “gajas” que até assusta. Já no G+ nunca as vi por lá :mrgreen:

      Para mim tirando 2/3 comunidades do G+ (ppware incluido) aquilo nem para assentar tijolo serve… :twsited:

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Então o facebook serve para o engate, já me estava a esquecer dessa funcionalidade que não preciso. Boa.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          A função original do Facebook era uh… facilitar os relacionamentos ocasionais, se é que me entendes… 🙂

        2. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Não necessariamente. A verdade é que já vi de tudo um pouco em variadíssimas páginas do Facebook (até imagens pornográficas).

          Agora ninguém nos obriga a frequentar redes sociais. Eu uso, gosto e até ao momento é a única plataforma que tenho de comunicação com os meus amigos tanto Nacionais como Internacionais já que 90% deles prefere usar o chat do Facebook do que Skypes, Google Talk ou Hangouts, etc…

  8. Avatar de Mantonas
    Mantonas

    Há que bloquear os pais do Facebook lool. Na minha opinião, é tudo uma questão de “common sense”, como dizem os Ingleses. Logicamente, se eu sei que tenho os meus pais ou familiares adicionados à minha lista de amigos, terei que selecionar um pouco o conteúdo que partilho na minha conta do face, o que não é o caso. E é normal que quem tenha uma conta em redes sociais, automaticamente, está a expor um pouco da sua privacidade aos outros e que diz o Facebook, diz em relação a todas as outras redes. Eu pessoalmente tenho contas nas 3 maiores redes sociais (Facebook, Google+ e Twitter) mas uso cada uma delas de maneira diferente e especifica. Sinceramente, lamento que que a maior parte dos meus familiares, amigos ou conhecidos usem mais o Facebook, porque senão, talvez já tivesse terminado com essa conta 🙂

  9. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Quando vi o titulo pensei.. épah estao a crescer entao, estao a tentar perceber que passar la horas nao é vida e que nao se aprende nada.. e depois vejo.

    “Em grande parte, a culpa está nos pais desses jovens que estão cada vez mais ligados às novas tecnologias e, além de também terem uma conta na rede social, insistem em ser “amigos” dos próprios filhos.”

    lol..

    Para quem nao tinha interrese em meter publicidade no inicio, o Mark apanhou gosto agora.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    eu ando por aqui http://www.so.cl/ user @

  11. Avatar de sakura
    sakura

    a politica leva a isto…. tal como os miudos nao querem aturar os pais.
    ~~Microsoft no longer a top Linux kernel contributor.~~
    http://www.theregister.co.uk/2013/09/16/linux_foundation_kernel_report_2013/
    que sociedade? nao vou o FB pq nao quero falar com o avo.!!!!!!
    vamos todos malha na MS?

  12. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    E que tal se o Mark, se lembra-se de criar, a partid o Face que já existe, um tipo de conta de menor de idade.
    Ou seja, da mesma forma que existe um pplware, tb existe um pplware Kids. 🙂
    Just in case… 🙂

    1. Avatar de SewOnaSal
      SewOnaSal

      Supostamente menor de idade não se pode registar

      Tal como dantes no hi5, miudos de 11 anos metiam que tinham 19 e 20 e já podiam ter conta..

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Facebook é tão 2013…

  14. Avatar de Vinicius Augusto
    Vinicius Augusto

    Estranho as pessoas de hoje em dia né…preferem compartilhar coisas como algumas fotos mais picantes, alguns “segredos”, etc com estranhos (já que saem adicionando qualquer um que apareça pra adicionar) do que com os familiares. As pessoas estão se perdendo tentando ser descoladas com uma massa que não trazem benefício algum. Eu particularmente tenho meus pais, parentes no face e sempre posto o que bem quero, sou ateu e minha mãe é super religiosa, o que de vez em quando nos espetamos lá, mas nada de grave, no fim sempre nos entendemos e nos amamos MUITO. O problema das redes sociais é que deveria ser LITERALMENTE para maiores de idade, pois seria algo mais sério, algo menos poluído, e só uso mesmo porque de vez em quando é mais fácil se comunicar com alguém por lá do que por telefone/sms…

  15. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    facebook: rede social das cusquices (até se sabe a que horas a pessoa x ou y foi c*g*r)
    g+: rede social privada ou pública (ao gosto de cada um)

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não foi por isso que os senhores do Facebook compraram o Instagram? Fica tudo em casa…

  17. Avatar de Valter
    Valter

    Facebook….criado por um puto egocêntrico para se vingar de uma suposta namorada que o mandou ir dar uma volta.

    Para mim não houve melhor que o MSN aka Skype agora.

    Viber, Snapchat, WhatsApp, etc…mais fáceis de utilizar em qualquer dispositivo móvel.