Java é a linguagem número um! A “culpa” é do Android

59 Comentários

Actualmente são muitas as linguagens de programação ao dispor dos programadores e curiosos pela “arte” de programar.

Devido a essa multiplicidade de linguagens de programação, o site TIOBE.com realiza mensalmente índices de popularidade (ranking) das mesmas. Os resultados dos motores de busca da Google, MSN, Yahoo, Wikipedia e Youtube são usados para calcular o ranking.

java1


A linguagem de programação Java  voltou à primeira posição do ranking realizado pelo site TIOBE.com, e tal sucesso deve-se, em grande parte, à plataforma Android da Google. Apesar de vários anos em declínio (lento), o Java voltou a ganhar força, desde Outubro de 2014, e ultrapassou o C que agora se encontra na segunda posição.

.

java

As tendências, de longo prazo, para as 10 linguagens de programação mais populares podem analisadas no gráfico seguinte. Em 2011, altura em que começamos a acompanhar este ranking de linguagens de programação, o primeiro lugar nas tendências era ocupado pelo Python.

tiobe_00

O site apresenta ainda outras informações interessantes como, por exemplo, um TOP 50 completo das linguagens de programação, o histórico em termos de posições, e também o “ Hall of Fame” das linguagens.

É programador? Qual a linguagem que usa actualmente?

Homepage: Tiobe

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Claro que o android ajudou á festa para o Java. Ja utilizei tanto C, JAVA, C# . Neste momento mais a fundo com javascript.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      E o que é que isso contribui para o tópico? Pelo menos podias ter concluído a ideia de alguma forma.

  2. Avatar de knom
    knom

    mas não é só por causa do android… a maioria das apps agora é web based, c#, c++, etc…

    mas eu percebi o que voces queriam dizer =DD

  3. Avatar de lage
    lage

    Python a mais utilizada em 2011? Duvido muito!
    Até no gráfico que mostram dá para ver que pyton nunca chegou perto dos 10%…

    1. Avatar de PH
      PH

      Sabes o que quer dizer tendência?

  4. Avatar de Solarix
    Solarix

    Gostei da imagem inicial. Ainda tem o logo da SUN 🙂
    Saudades….

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    C ainda é a segunda? Pensava que já não se usasse com a capacidade de processamento dos processadores atuais 😮

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      E o que tem uma coisa a ver com a outra!?
      **facepalm** é com cada um.
      🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não percebo quem se digna a escrever em C ainda… Não sei se sabes, mas no mundo empresarial tempo é dinheiro. C demora tempo a programar e a ter as coisas feitas, C++ já demoras menos e tens mais bases (libs). C era bom quando os processadores trabalhavam na ordem dos kHz ou poucos MHz, não na ordem dos GHz… é simplesmente perda de tempo para ganhos de performance irrisórios…

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          NVidia, AMD, Microsoft, Linus Torvalds
          Só para te enriquecer com conhecimentos novos.
          Esses “coitaditos” ainda programam em C, já viste?!
          Nem sei porque é que não optam pelo .Net para drivers, sistemas operativos, firmwares e etc…não sei mesmo 😉 😉 😉

          /ironic off

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Bom,
          nem sei o que dizer… LOL
          O que sei é que há empresas.. que com microprocessadores de alguns euros…teem products que são melhores que a maioria que hoje usa esses processadores top, mas na qual o preço do software + Hardware e brutalmente superior…

          As graphics e um exemplo disso, com processadores mais fracos conseguem ter níveis de performance superiores a se tivessem processadores mais poderosos e usassem linguagens mais lentas… ou seja… você disse e bem… tempo e dinheiro…

          Você investe no tempo gasto na produção de software profissional… é depois ganha o mercado com produtos que oferecem uma performance incomparavelmente superior a um preço muito menor do que se usasse linguagens mais pesadas…é exactamente por isso é que se usa C… para haver eficiência.. gasta-se no software tempo a desenvolver e depois ganha se vendendo os produtos.. com. specs mais baixas e melhores performances que outros…

          exemplos
          iphone,Blackberry, amd,nvidea, empresas que precisam de processamento a sério.. etc

        3. Avatar de scratred
          scratred

          Acho que você não entendeu, mais esse ganho de “performance irrisório” que você cita é justamente o grande diferencial do c, e com profissional, arisco dizer que essa linguagem ainda reinará na sua área enquanto processadores de silício for a maioria.
          No mundo empresarial, principalmente no mercado financeiro, se ganha dinheiro nos milissegundos, muitas vezes um sistema tem que operar milhões de transações entre vários nós, avaliar flutuações no mercado, filtrar GBs de dados e tomar decisões no menor tempo possível. Se poder ser feito em menor tempo, com certeza o procissional que sabe C estará empregado.

  6. Avatar de mzzr
    mzzr

    “e tal sucesso deve-se, em grande parte, à plataforma Android da Google”

  7. Avatar de PSL
    PSL

    C++ acima de C# e JavaScript?

    LOL!

    Não, não é…

    1. Avatar de Programmer
      Programmer

      Ai não? Porquê?

      Não estamos a falar só de Portugal ou de webs…

      Há malta que não tem noção que C e C++ estão praticamente em todo o lado. Deste o browser, ao sistema operativo, ao android, aos sistemas embebidos até às próprias linguagens Javascript e C# como referes.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        Completamente..

      2. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Ora… nem mais.

      3. Avatar de int3
        int3

        +1. C e C++ é a base de tudo e as mais bem pagas.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Ser a base não significa que seja utilizado para fazer os programas… Duvido bastante destas estatísticas… Objective C acima de C#, efinm…

          1. Avatar de ZiLOG
            ZiLOG

            Sim os jogos, como o GTA 5 são feitos em Java e .Net. Principalmente Visual Basic.Net.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            lol, kk se te poe satisfeito C# está a começar a ser mais usado e objective C menos….. E neste momento nos rankings desse site temos Objective-C em 15 e C# em 5

  8. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Só se for pelo Android porque de resto…:/

    1. Avatar de eleck
      eleck

      se tu soubesses que nao é pelo android mas sim pois é a linguagem mais usada de backend do mundo para aplicaçoes web nao dizias isso.
      pois la por pensares que c#, c++, php,etc, são boas linguagens tens que ver que a quantidade de api’s que saiem para integrarem com java é enorme, e que o java abrange quase todo o tipo de plataformas, até cartoes de banda magnetica, sms, mail, etc. Hoje em dia tu não vez um site que altamente concorrencial (sites com elevado numero de acessos), com backend em c#, ou c++,vez os site feito em java, e depois no frontend aplicam o que quiserem

        1. Avatar de petherbcl
          petherbcl

          Tão verdade.
          +1

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não me acredito que a maior parte dos backends seja em Java, penso que php estará presente em muito mais sistemas, mas sim, Java está presente em qualquer aspeto, tanto na web, como no desktop, movel, TV’s, microcontroladores, cartões…

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Percebes tanto disto como eu de helicicultura.

  9. Avatar de YaBa
    YaBa

    oh Pedro, lá vem mais uma guerra santa 😉 😉

  10. Avatar de Nunes
    Nunes

    Como é que sabem que a culpa é do Android!?
    Olhando para o gráfico a tendência que se vê é que desde a introdução do Android o JAVA tem continuado a cair no índice, enquanto a linguagem C até subiu!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens essa info no artigo original.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        No texto original tb não explicam, apenas lançam a hipótese! O facto é que o Indice tem imensas oscilações ao longo do ano, mas mantém a tendência de queda… explicar mais uma oscilação meramente mencionando o Android não é muito convincente

    2. Avatar de LP
      LP

      Que linguagem usas mais?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O que é que isso tem a ver com a questão!??
        Para além disso este Indice não pretende revelar qual a linguagem mais usada mas sim um determinado nível de interesse.

        1. Avatar de LP
          LP

          Mera curiosidade de saber que linguagem um bioquímico (se não me engano) utilizaria…
          Pela resposta depreendo que seja Java.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            mas que pancada que deves ter!

          2. Avatar de LP
            LP

            ?!
            presumo que onde se lê “deves” se se deve ler “devo”.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            não precisavas de dar mais provas, o teu outro comentário já tinha sido suficiente para se depreender a pancada que tens!

          4. Avatar de LP
            LP

            Começar frases com minúscula é algo que não encaixa no “Nunes” perfeccionista, pelo que penso estar a falar com um “Nunes 2”, sendo uma explicação mais plausível que a , no entanto possível, hipótese de uma regressão que levou a tal manifestação de imaturidade, falta de lógica/argumentação e de tantas outras coisas a que não estou habituado vindo do “Nunes”.

  11. Avatar de Eros Loeps
    Eros Loeps

    Uso ASP

    1. Avatar de Zaqueu Junior
      Zaqueu Junior

      Também prefiro ASP. Faço tudo que preciso e roda perfeito, tanto app quanto sistema web.

  12. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Alguém me sabe explicar o motivo de o browser Google Chrome ter desactivado os plugins de Java e Silverlight da sua versão 42?

    1. Avatar de PHRF
      PHRF

      Sim. A Google decidiu fazer das delas e retirou o suporte ao Npapi. Podes voltar a activar em chrome://flags pesquisando por npapi, mas eles vão acabar com o suporte definitivamente lá mais para a frente.

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Sim, foi a resposta que obtive numa busca no Google. Voltei a activar para entregar o IRS, precisa do Java activo.

  13. Avatar de Dr1v3r
    Dr1v3r

    Pronto acho que vou ser o único a responder à questão lançada.

    Sou programador e trabalho com COBOL.

    1. Avatar de int3
      int3

      cobol é super antigo mas é mesmo muito bem pago porque existe pouca gente com esses conhecimentos. é usado em bancos certo? servidores super antigos que não podem migrar os dados ainda usam cobol 😉

      1. Avatar de Dr1v3r
        Dr1v3r

        A parte do ser bem pago, eu gostava bastante

        1. Avatar de int3
          int3

          Estás em Portugal ou la fora? é que aqui não sei mas lá fora pagam muito bem 🙂

          1. Avatar de Dr1v3r
            Dr1v3r

            Tenho que ir para fora tá visto hehehe onde onde? :-p

  14. Avatar de int3
    int3

    A culpa não é nada do android. nem de perto. Antes do android já havia o Java . Não sei se estão a par mas há muitas aplicações para android que são programadas em C++ por causa do performance. O framework chama-se NDK. Por isso o android não é a principal causa da tendência. Vemos JS Java e tanta coisa que envolve java em todo o lado até em sistemas de SMS e entre outros, até os próprios cartões SIM’S dos telemóveis são escritos em Java.

    1. Avatar de Programmer
      Programmer

      Bem o NDK do android tem uma grande desvantagem de ter o overhead do java… Aliás todas as chamadas entre o C++ e o Java (as bibliotecas do android são java) e vice-versa tem um overhead enorme que muitas vezes acabar por tirar a vantagem de performance que o pode C++ oferecer.

      Por esta razão muitas das vezes é preferível programar só em java nessa plataforma. Aliás se não fosse necessário essa camada de java para chamar o C++ as aplicações em C++ para android seriam executadas instantaneamente tal como a maioria das aplicações no iphone.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Mesmo hj em dia carros, frigorificos, televisoes usam Java.
      C tb é usado C# tb n cresce mt pk so cria apps para desktop.

  15. Avatar de FXX
    FXX

    É estrnho o Visual Basic estar à frente do Visual Basic .NET e não haverem dados de 2014 sobre Visual Basic uma vez que é mais antigo que o VB.NET…

  16. Avatar de João
    João

    Já agora, um pouco off topic mas não deixa de ser uma leitura interessante http://sebastiansylvan.com/2015/04/13/why-most-high-level-languages-are-slow/

    E já agora a linguagem que uso mais é o c++, e a seguir javascript

  17. Avatar de dmtg
    dmtg

    Isto e tudo muito bonito mas a partir da versao 45 do chrome deixara de suporta java. Atualmente a versão 42 ja vem o java desactivo

  18. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Aproveito para desejar os parabéns ao pplware pelos 10 anos de qualidade 😉 . Como linguagem utilizo mais a VB.NET mas estou a começar a utilizar C e vou passar a substituir o VB.NET por C#. Uma pergunta qual acham a mais eficiente c# ou vb.net? Thx