Japão vai ter universidade…

8 Comentários

que só existe on-line! O ministério da Educação do Japão homologou, esta semana, a primeira universidade do país que vai funcionar exclusivamente pela Web. Os primeiros cursos de graduação, em Tecnologias da Informação e Bens Culturais, começam a funcionar no segundo semestre de 2007 e, ao fim de quatro anos, os estudantes aprovados receberão diplomas reconhecidos pelo governo japonês.

Chamada de Cyber University, a iniciativa é uma parceria entre o governo do Japão e a empresa privada de telecomunicações, Softbank, que vai efectuar a gestão da universidade. Fisicamente, a universidade terá apenas um escritório administrativo e um estúdio de vídeo na cidade de Fukuoka, no sul do país.

De acordo com a Softbank, as aulas vão ser ministradas por conferências de áudio e vídeo e os professores e alunos trocarão informações através de mensagens instantâneas, VoIP e e-mails. Textos, livros e material de apoio usados no curso serão disponibilizados para download no site da universidade. Inicialmente, a universidade receberá 1300 alunos, divididos em dois cursos. Para averiguar da frequência dos alunos e a autenticidade das avaliações e provas, a Softbank disse que utilizará sistemas de reconhecimento de voz, biometria e palavras-passe pessoais.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pecola

    Hmmm…. Será que vão ter cursos para pessoas que não sabem sequer uma interjeição japonesa? 😛

  2. Avatar de maliciux

    lol isso dava jeito, tou smp em frent ao pc era da maneira k kurava a minha preguiça d xtdar 😀

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes cursos na net devem ser para Dr’s em sms ou em sorna hehehe
    Bem Haja
    Carlos

  4. Avatar de Pecola

    Hey hey hey… Bem pensado… e um curso através de sms? (Mas à borla, claro) Não se arranja? Imaginem: os trabalhos tinham de ser curtíssimos!… 😛

  5. Avatar de peopleware

    @Pecola
    🙂 Isso ainda não, mas acredito que gradualmente este método será imposto (naturalmente) como regra. Lembro por exemplo o projecto nacional e-U da FCCN que possibilita o transito de serviços, conteúdos, aplicações, etc, entre estudantes e professores com o dominador comum, a Universidade! Isto é um passo para o estreitar de novos desenvolvimentos tecnológicos funcionais, que derivem talvez um dia na actual realidade do Japão.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Vítor M.
    Como dizes e muito bem o e-U e aFCCN, são sites de apoio e divulgação aos estudos Universitários, agora uma Universidade na Net, pareçe-me um pouco estilo a antiga Tele-Escola no tempo da TV a Preto e Branco . Agora a questão fnal será que no mercado de trabalho esses “canudos” têm o mesmo valôr que os de uma Universidade convencional ?
    Abraço e Bem Haja
    Carlos

  7. Avatar de Chioli
    Chioli

    Esquisito como tudo de novo é… !!

    Será ela descriminada na hora do competir com as outras? pode ser…

    Abraço

  8. Avatar de CHAGAS

    @maliciux
    E eu junto-me ao grupo! 😀

    Estudar dáme sono! 😛

    Abraço,
    CHAGAS.