Já se pode comprar o Chromecast em Portugal

81 Comentários

… entre muitos outros países no resto do mundo!

O Chromecast é um dos dispositivos mais interessantes lançados nos últimos tempos. Esta dongle da Google promete trazer para a televisão um conjunto de conteúdos que até há pouco tempo estavam reservados aos computadores.

Como é normal, estes produtos começam por ficar disponíveis apenas nos Estados Unidos sendo depois alargada a sua comercialização a outros mercados. Mas desta vez a Amazon resolveu abrir as portas da sua loja dos Estados Unidos a outros países e o Chromecast pode ser já comprado noutros mercados, incluindo o Português.



O Chromecast pretende ser uma forma simples de ligarmos a Internet e os conteúdos que ela disponibiliza a uma televisão com uma porta HDMI.

É um equipamento que pretende ser simples de usar, ao mesmo tempo que nos deixa ligar qualquer dispositivo móvel ou até o próprio computador, desde que através do Chrome.

Mesmo sendo um equipamento com características tão interessantes, estava para já barrado aos utilizadores Norte Americanos, quer através da venda nas grandes superfícies, lojas on-line ou através da própria Google.

A Google planeava lançar este dispositivo mais tarde noutros mercados, mas a Amazon resolveu abrir a sua venda a outros mercados que não apenas o Norte Americano.

Assim, e graças a esta mudança podemos comprar já o Chromecast em Portugal, através da loja dos Estados Unidos da Amazon.

O preço que é apresentado para a compra deste dispositivo está nos 35 dólares, que correspondem a 26,79 euros. A somar a esta valor devem ainda adicionar os 25,25 euros de transporte para Portugal.

O preço total de compra será de 64,01 euros, muito longe dos 35 dólares que a Google anuncia para o Chromecast. A razão deste aumento de preço está exclusivamente na Amazon.

Se pensarem em comprar já o Chromecast pela Amazon devem lembrar-se ainda que podem estar sujeitos a taxas alfandegárias, o que fará aumentar ainda o preço deste dispositivo.

Há ainda algumas questões técnicas a ter em conta se optarem por comprar já o Chromecast. A aplicação para Android e para iOS ainda não estão disponíveis nas stores Portuguesas.

A somar a isto temos ainda o problema de acesso ao site de configuração do Chromecast, que mais uma vez está limitado aos Estados Unidos.

O Pplware testou a compra e esta efectuou-se sem qualquer problema, sendo esperada a sua entrega já na próxima sexta feira, o que prova que a Amazon está efectivamente a enviar para outros mercados que não apenas o Norte Americano.

Se estão indecisos sobre esta compra ou não e também sobre a real utilidade do Chromecast, recomendamos que leiam a análise que apresentámos esta semana a este dispositivo.

Para além de o ficarem a conhecer a fundo, vão também conhecer as formas de contornar as imposições que a Google está por agora a aplicar ao Chromecast fora dos Estados Unidos.

Homepage: Amazon
Homepage: Chromecast

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Strato
    Strato

    Já o encomendei através do Ebay.pt escolhendo a opção de Hong Kong, paguei 60€ e os portes são grátis e não fica “parado” na alfandega. Vale bem apena as 3 semanas de espera, faço sempre as minhas “compras” através de Hong Kong, vale sempre apena a espera e nunca tive o minimo problema! 😉

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pergunta inocente: Porque dizes que Hong Kong não fica “parado” na alfandega?

      Abraço

      1. Avatar de Pedro Barreira
        Pedro Barreira

        Só com muita sorte não ficará na Alfandega… Prepara-te

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não digas isso, mando vir muita coisa daquelas bandas e raramente para na alfandega. Se for dos EUA ou Suiça por exemplo isso sim, é certinho parar…

      2. Avatar de Bruno Martins
        Bruno Martins

        Talvez porque deve ser considerado um componente electrónico, e esses não pagam taxa de alfândega.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Dá-me a fonte dessa informação sff.

          1. Avatar de Alexandre Pires
            Alexandre Pires

            O que ele é verdade, faço imensas compras no DX.com e nunca fica nada preso, segundo li a razão é que eles enviam isso como Gift, se é verdade ou não, eu não sei mas que nunca pago portes e que nunca fica nada retido é verdade.

          2. Avatar de João Silveira
            João Silveira

            Ainda há cerca de 3 meses encomendei umas peças pequenas (não electrónicas) de Hong Kong e ficaram na Alfandega durante 4 semanas!

          3. Avatar de João Silveira
            João Silveira

            Ahhh… E paguei 20€ e pouco euros de taxas de Alfandega quando o produto custou 50€…

      3. Avatar de Strato
        Strato

        Bem, eu já encomendei muita coisa de Hong Kong pelo Ebay e até hoje nunca tive nada retido na alfandega. Assumo sempre que nunca ficará lá nada, e asseguro-vos que faço dezenas de encomendas por ano, e até hoje, sempre me safei.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tb eu comprei muiiita coisa mesmo de Hong Kong durante anos até comprar um tablet que custou 55$ e depois tive de pagar 19€ de taxas de alfandega….

        2. Avatar de Tiago Hipolito
          Tiago Hipolito

          Negativo!

          Hong Kong é fora da comunidade europeia e ainda, para ajudar, é um país com um “regimes de tributação privilegiada, claramente mais favorável”, ou seja, aquilo que definimos por Zona Franca.

          (Alteração à Portaria n.º 150/2004, de 13 de Fevereiro)

          A importação de mercadorias está sujeita ao pagamento de, pelo menos, dois tipos de impostos (direitos aduaneiros e IVA).

          O valor tomado em consideração para cálculo dos direitos aduaneiros é o designado “valor aduaneiro” que compreende, normalmente, o preço efectivamente pago na aquisição do produto (factura) e os custos de transporte e seguro até ao local de desalfandegamento. Isto quer dizer que se o preço do produto + transporte + seguros foi 60€, terás de pagar os impostos sobre este valor (MESMO QUE O PRODUTO TENHA CUSTADO 1€ E O TRANSPORTE 59€).

          podes ver mais em:
          http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/faqs/ImpViaInter.htm

          QUANTO AOS COMPONENTES ELETRÓNICOS NÃO PAGAREM TAXAS

          NEGATIVO!

          repara bem na tabela:
          Placa recetora de TV para computador
          Taxa aduaneira: 0%
          Taxa IVA: Normal (23%)

          mas não generalizes:
          Leitores de DVD
          Taxa aduaneira: 13,9%
          Taxa IVA: Normal (23%)

          podes ver mais em:
          http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/NR/rdonlyres/D606CD4E-B820-4CCB-BF47-DBDF996E6585/0/MercImpfrequencia.pdf

          RESUMINDO
          Pagas SEMPRE taxas quando vem de fora da comunidade europeia, podes é ter a sorte de não ser feito o controlo na alfandega (muitas vezes acontece quando vem por correio normal).

          Uma experiência engraçada é mandares vir por transporte expresso (avião: DHL, TNT, UPS,…) e vais ver que é sempre controlado na alfândega, ou seja PAGAS SEMPRE!

          uma boa maneira de evitar os custos será esperares sempre as tais 3 semanas para vir pelo correio normal… “pode ser que passe”.

          Abraço
          T.

          1. Avatar de Pedro Sousa

            Opah, até podes ter razão, mas no ultimo ano fiz umas 30 compras no ebay, grande parte tudo vindo de Hong Kong (valores por cada uma <<10€) e até hoje sempre veio tudo ter ao correio sem me chatearem com nada.

            Amostras de empresas, já recebi pela UPS, DHL e Fedex, pode ser por serem apenas amostras mas também nunca tive complicações.

            Não garanto que seja sempre assim, mas a verdade é que nunca me chatearam…

        3. Avatar de Profect
          Profect

          Tiveste foi sorte.. na alfandega.. das ultimas infos que tive eles tudo o que fosse abaixo de 40 euros e só fosse 1 unidade.. facilitavam.. agora ja tive casos de mandar vir uma bateria que me custou por volta dos 50 euros e parou-me na alfandega.. vindo de Hong Kong.. mais valia mandar vir pela amazon.co.uk.. por aí dificilmente(isto se o artigo vier do uk) irá parar..

          Agora eles também funcionam com base num género de “sorteio” aos contentores..

          1. Avatar de Luís
            Luís

            O problema, é conseguir arranjar as coisas no Amazon vindas do Reino Unido

          2. Avatar de lmx
            lmx

            luis…

            O amazon uk é uma empresa europeia, logo és taxado por uma empresa europeia…

            No entanto dependendo das regras/valores em causa pode haver taxas a aplicar pelo país de destino…penso que são situações em que os valores são acima de 150 euros, mas não tenho a certeza…

            Esta la explicado nas regras como as coisas são taxadas em qualquer empresa europeia(são normas comunitárias)…mas o producto pode vir da china, existe é uma empresa europeia que importou para a europa, e alguém na europa comprou.

            Para productos de baixo valor, como os impostos já foram pagos em Inglaterra, não são pagos em Portugal…

            Só podes(só deves…exemplo…os automóveis…iva em cima do IA) pagar imposto uma vez na Europa..

            cmps

    2. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      também faço à muito.. e já me ficou parado uma encomenda..

      Demorou 6 dias a vir do outro lado do mundo, e em portugal teve parada 21 dias.. é uma piada.. e só passado prai mais 2 semanas é qe recebi..

      mas isto por enquanto aconteceu em 1/+40

    3. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Como assim não fica “parado” se vier de Hong Kong?
      Eu já mandei vir de Hong Kong um relógio comprado através do ebay, e não parou na alfandega. Valor 70 euros, portes grátis.
      Mas ou foi por demorar quase um mês a chegar cá ou então foi sorte…

    4. Avatar de Luís
      Luís

      Só com alguma sorte é que não pára…
      É essa dos componentes electrónicos não pagarem taxas, também é das boas… A Internet é só para ir ao Facebook pelos vistos.

      1. Avatar de Strato
        Strato

        Sou um tipo cheio de sorte então, já lá vão dezenas de encomendas por Hong Kong e até hoje nada parado na alfandega. Até ao dia que fique vou continuar a encomendar.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Se mandares vir coisas tipo capas ou acessórios de baixo custo, é claro que não fica lá nada.
          Eu, compras acima de 40/50 euros, nunca arrisco a mandar vir de lá

          1. Avatar de Strato
            Strato

            Já mandei vir vários smartphones, tirando coisas bastante mais baratas. Lendo os comentários acima vejo mesmo que tenho tido alguma sorte no que diz respeito ao material ficar parado na alfandega.

    5. Avatar de lmx
      lmx

      isto consegue fazer o mesmo que um raspberry pi?

      cmps

    6. Avatar de Tiago Correia

      Boa piada. 60€ e não pagas portes? óbvio, pois o preço dos portes, já esta no valor do produto.

      E não para na alfandega? Até um dia.
      Se mandares vir coisas de baixo custo, é comum que não pare por la, agora se fores coisas mais altas, como isto, não sei se… Boa sorte 😉

    7. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Até 40 ou 45€ não fica, acima disso é uma sorte não parar 😉

  2. Avatar de Irlm
    Irlm

    65€ por uma smart TV não está caro

    1. Avatar de Pedro Simões

      O meu está já a caminho. Espero não ter surpresas na alfândega!

    2. Avatar de jorge
      jorge

      O chromecast não é uma smarttv.

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Fiquei em pulgas com este produto, mas cedo acalmei porque mais uma vez confirmou-se o que receava …

    De que vale anunciarem um produto ao preço X se depois custa mais do dobro?!

    Enfim …

    (sim, sei que existem diversos factores, mas isto só vem desvalorizar os anúncios dos preços que cada vez valem menos – o que me interessa é o dinheiro que gasto, não o que foi anunciado)

  4. Avatar de fernando duarte
    fernando duarte

    nao sei como resolver o cep do amazon . alguem me pode dar um dica , faço o registo no amazon.com e quando chego ao “cod postal ” nao saio dali !que hei-de fazer…

    obrigado

  5. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    Dá para utilizar com computdores e portateis, ou so mesmo com smartphones?

    1. Avatar de Profect
      Profect

      computadores, portateis, tablets/smartphones android, ipads e iphones

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        Tenho que ver quem usa isto com o um macbook para ver se dá para ver filmes.
        Obrigado pela resposta

  6. Avatar de Jose
    Jose

    Boas.
    Eu encomendei hoje pela Amazon USA com 9-16 dias de entrega e
    vai ficar por 48€ total.
    Abraço

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Em qual das opções compraste?

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Ola Jose,

      tentei encomendar hoje o meu mas sem sucesso, diz-me sempre que nao enviam para o pais de destino… fizeste algo de diferente na morada?

      Abraco

  7. Avatar de mario
    mario

    Off topic. Ainda falam que a apple é inovadora. A quantidade de produtos que lideram o mercado da google é fantastica.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Vem já o Nelson ahah

    2. Avatar de Sara
      Sara

      Tens razão! Aliás, um cabo hdmi ne sequer permite fazer o mesmo que este chromecast…

      E já agora, as televisões de hoje em dia já possuem ligacão á net… esta foi a inovacão da google, usar uma pen em vez de um cabo!

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      Eu defendo o Nelson,
      A Apple já lançou a Apple TV que faz mais do que esta Pen que apenas transmite através do Chrome e apenas conteúdo online.

      Mas a Google é uma referência, não digo o contrario, mas não neste caso, aliás se não tentasse atacar em todas as frentes e pelo meio fazer muita porcaria seria ainda melhor.

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Faz mais? Só conteudo online? tas muito enganado

        vai ao youtube e pesquisa o que tu já podes fazer com o chromecast..

    4. Avatar de Profect
      Profect

      Não vou falar da Apple se não alguém ainda corta os pulsos hoje xD

      Mas já estou é a ficar parvo com a demora da Google em falar oficialmente da nova conferência que seria ou para dia 14 ou dia 31 deste mês.. acho que ainda vão ter mais novidades para nós..

    5. Avatar de Profect
      Profect

      principalmente se os rumores de na nova versão 4.4 a google disponibilizar hangouts com SMS/MMS isso se for verdade muitos euros as operadoras vão perder..

      http://9to5google.com/2013/10/08/kitkat-to-drop-messaging-app-integrate-sms-and-mms-into-hangouts/

      1. Avatar de José Patrão
        José Patrão

        Porque razão as operadoras perderiam alguma coisa como o hangouts a receber e a enviar sms e mms ?

        1. Avatar de Profect
          Profect

          A partir do momento que tu apartir de qualquer dispositivo não precisares de ter tão elevados.. porque de certeza que quem se habitua a enviar receber sms assim, pouco falta para largar todo o tarifário e investir apenas em internet e substituir também as chamadas..

          isto se for em grande escala.. como o exemplo de tarifários extravaganza.. compensa se tiveres contactos que também o são.. agora é óbvio que não é de o dia para a noite que isto irá acontecer.. se acontecer claro..

  8. Avatar de jpalbuquerque
    jpalbuquerque

    tentei agora mesmo encomendar via amazon.com deu-me logo erro que não podia ser expedido para Portugal

    1. Avatar de Zé

      Sim. Aparece-me o mesmo.

    2. Avatar de pgomes2000
      pgomes2000

      +1

      não sei pq… uns users conseguem outros não :/

    3. Avatar de lmx
      lmx

      muda-te…entra por outro lado…ou usa um proxy…se o endereço do destinatário não for verificado…já te safas-te..

      cmps

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      tambem tentei encomendar sem sucesso, nao percebo…

  9. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Com isto vou poupar electricidade e ver bons filmes, series, documentários no netflix .

  10. Avatar de nnexuss
    nnexuss

    da parar passar pelo vlc? passar um filme direto era impecável…

  11. Avatar de morgan
    morgan

    Bom dia,

    Fui à amazon.com, e coloquei para enviar para uma morada portuguesa, à qual diz que não é possível enviar…

    Como é que vocês conseguem comprar na amazon.com e enviar para Portugal?

    Obrigado.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu compro na amazon uk …

      cmps

  12. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Existem países onde seja vendido em lojas fisícas ou só em lojas online? Obrigado

  13. Avatar de Hugo Cura

    Parece-me que está aqui a surgir alguma informação enganadora relativamente à alfândega.

    Eu esclareço:
    – a barreira são 45€
    – se o valor total pago for superior, os impostos são na ordem dos 30~35% (IVA + impostos “aleatórios”)
    – se o produto vier como gift, sample ou whatever, é igual ao litro… se houver intenção de o sujeitar a inspecção, é inspeccionado e pronto
    – qualquer produto pode estar sujeito a inspecção mas obviamente eles não têm meio para filtrar todos… também não são burros nenhuns e sabem bem o que pode valer mais de 45€
    – mesmo que o valor comercial inscrito seja menor que 45€, isso não significa que não seja necessário enviar uma prova de pagamento para desbloquear a encomenda. Se realmente valer menos de 45€, não haverá nada a pagar
    – pode ocorrer que encomendas com valor superior a 45€ não sejam inspeccionadas, e a isso chama-se sorte
    – toda a esta descrição refere-se a produtos electrónicos ou gadgets domésticos

    http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/encomendas_contrafaccao/

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Depende Hugo.
      Compro habitualmente ao mercado extra comunitário e por vezes tenho surpresas que me desagradam.
      Mandei vir uma pen android que me custou 44.99$. Ao inspecionarem a caixa atribuíram um valor muito superior ao que paguei. Pediram-me fatura e comprovativo de pagamento, ao qual enviei de imediato. Recebi um email da transportadora que teria de pagar 112€ ou abandonar a compra.
      Abandonei a compra e fiquei com o prejuízo.
      Há um bocado a ideia de pagas e não tens a quem reclamar. Pois ao reclamar já estás pelo menos a pagar depósito alfandegário.

      1. Avatar de Hugo Cura

        As transportadoras não encaixam aqui. Falo apenas de envios que utilizam os recursos dos CTT. Qualquer transportadora tem comissões para processamento de encomendas e são sempre valores exorbitantes.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Helder…isso é completamente verdade!!!

        Já passei por isso também, mas a mim queriam-me roubar menos do que o que queriam te roubar a ti…

        A minha compra eram cerca de 130euros e era uma placa só, não era um producto acabado…

        era cerca de 150-160 dolares…

        primeiro queriam que eu pagasse imposto sobre 150-160euros(mas aquilo eram dolars) :S

        Depois queriam que eu pagasse extra o envio…quando era grátis(ou seja já estava a pagar no imposto sobre o preço do equipamento), iria paga-lo duas vezes…

        Depois queriam mais 35 euros para taxas alfandegarias…e se eu quisesse desalfandegar…?bom ai tinha que pagar mais cerca de 30-35 euros para “fazer passar o processo para mim”…

        No meio disto tudo os chulos queriam me roubar cerca de 100 euros…preferi perder 60 euros, enviar para trás e a empresa americana devolver-me o restante do que entregar 100 euros a chulos…

        É que eu estava a pagar a alguém …e a pagar demasiado bem , para que essa pessoa fosse minimamente competente,mas não parecia que estava na feira a regatear…

        No meu caso o meu Pais ficou 60 euros mais pobre e os Americanos 60 euros mais ricos…

        Á grande Alfandêga…puff

        cmps

  14. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Bom dia, poderiam me dizer quais as dimensões da caixa e peso, quero mandar vir pelo “shipito”

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Dimensões da caixa:

      4.75″ x 4.75″ x 1.375″

      Peso

      0.482 Pounds (por volta das 219 gramas)

      fonte:
      http://modmonstr.com/2013/08/01/chromecast-package-dimensions/

    2. Avatar de Hugo Cura

      Para escolher este?
      – Airmail Priority $3.2 + $1.58 insurance

      Parece-me ser o único que realmente compensa, mas será demorado.

      1. Avatar de Profect
        Profect

        Humm mas por ~40$ = ~30€.. é capaz de compensar bastante.. quanto tempo demora +/-?

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Já não é possível encomendar, supostamente foi um erro da Amazon.
    Mas quem encomendou vai receber.

    1. Avatar de pgomes2000
      pgomes2000

      continuo sem conseguir que a amazon aceite a morada 🙁

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Há uns tempos quis comprar o Galaxy S4 i9500 (“octacore”) e tive de comprá-lo pela Amazon por 650USD + 45USD de portes + 220 EUROS de desalfandegamento (chulice) ficou-me quase por mil dólares o que deu 700 e poucos euros.

    Compensou mas bem menos do que estava à espera!!!

    Vejam primeiro a tabela de preços da Autoridade Tributária ou algo do género.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não houve nenhum engano. Para telemóveis, de fora da UE, a coisa funciona assim:

      – Paga-se IVA (23%) sobre o preço da factura que inclui tudo (preço de compra + portes + seguros e tudo o que houver). Noutros produtos além do IVA pode-se pagar também direitos aduaneiros.

      De IVA deu €118, os outros €2, no caso dos CTT é a “taxa de apresentação à alfândega” (em tempos era €1,5)

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Todos os itens de valor superior a 47€ que entrem em portugal que não seja pela UE podem sofrer com a alfandega..

    Para saber o preço de desalfandegar é só multiplicar por 0.3333333333 pelo preço que pagaram.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Patetice.

  18. Avatar de NeoXBlast
    NeoXBlast

    Sabem me dizer se com este dispositivo posso ver stream em fullscreen (usando o chrome claro)?? dava um jeitão para ver filmes e séries na tv …

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Sim dá, e não precisa de ser necessariamente com o chrome..

  19. Avatar de jp
    jp

    Uma questão, só dá para ver através do NetFlix ou pelo browser (Chrome)? se abrir um ficheiro pelo media player normal, não dá?

    Obrigado.

  20. Avatar de José
    José

    Fiz a minha compra no amazon e recebi o email que foi engano a disoniblidade de envio para todos os paises, no entanto eles ja tinham enviado e está a chegar 🙂

    1. Avatar de Cátia
      Cátia

      Gostaria se me pudessem informar, gostaria de comprar um smarphone e estava a pensar em comprar na amazon.co.uk mas estou sem saber se é da União Europeia para não pagar taxas alfândegárias.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, compras na amazon.co.uk não estão sujeitas a taxa na UE.

  21. Avatar de Felipe
    Felipe

    Google Chromecast HDMI Streaming Media Player cannot be shipped to the selected address.

  22. Avatar de João
    João

    Comprei por 63uss, e fui taxado em 80 r$, estou amando uso tanto no andróide e iOS, assinei a netflix! Vale a pena uma vez configurado e só lugar e usar!!

  23. Avatar de kravin
    kravin

    Tanta coisa com as taxas alfandegárias e a malta esquece-se de uma coisa chamada “Super Saver Delivery” da amazon.co.uk …
    30£ e o chromecast vem para casa sem portes!

    http://www.amazon.co.uk/Google-Chromecast-Streaming-Media-Player/dp/B00I4WQ618/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1396521796&sr=8-1&keywords=chromecast

  24. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Tentei comprar a partir dos Açores, mas afinal onde se lê “Já se pode comprar o Chromecast em Portugal” deveria ler-se”… em Portugal Continental”, umas vez que Açores e já agora como informado pela apoio ao cliente da Google, também não na Madeira.