Já sabe quando vai começar a pagar pelo lixo que faz?

111 Comentários

Sim, nós já pagamentos pelo lixo que produzimos. O pagamento do lixo em Portugal refere-se à taxa de resíduos sólidos urbanos, que é cobrada pelos municípios para financiar a recolha, transporte e tratamento do lixo doméstico. Mas sabia que vai começar a pagar à parte?

Já sabe quando vai começar a pagar pelo lixo que faz?


Decreto-Lei n.o 73/2011: pagamento do lixo a partir de 2030

É já a partir de 2030, que todos vamos começar a pagar à parte pelo lixo que produzirmos em casa. Segundo a presidente do Conselho de Administração da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Vera Eiró…

[o pagamento do lixo] Deixará de estar agregado ao consumo da água e passa a estar, efetivamente, associado àquilo que cada um produz de resíduos sólidos urbanos em suas casas

As “regras” encontram-se no Decreto-Lei n.o 73/2011, que refere que todos os municípios devem deixar de associar a tarifa de resíduos à fatura da água, através do sistema PAYT que funcionará para cumprir esta lei que já foi adiada de 2026 para 2030, por falta de preparação e infraestruturas.

Na área do digital, o mundo está a enfrentar uma crise sem precedentes de resíduos eletrónicos. De acordo com o último relatório das Nações Unidas, estes resíduos estão a crescer mais rapidamente do que a nossa capacidade de os reciclar. Os peritos afirmam que, até 2030, haverá 82 milhões de toneladas de lixo eletrónico em todo o mundo – ver mais aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    A obsolescência programada criada pelo capitalismo é que produz quantidades enormes de lixo.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não fazer compras é a melhor resposta.

      1. Avatar de X
        X

        Taxar quem nos vende lixo de modo a não produzirem lixo parece ser mais justo, isto a nivel tecnológico parece ser a melhor estratégia, o portuga não ganha para alimentar accionistas enquanto dá cabo do planeta e ainda é mal servido.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Vai dar ao mesmo: eles são taxados, tentam passar as taxas para o consumidor, e o consumidor não compra. Simples.

        2. Avatar de talvezassim
          talvezassim

          obrigar a utilizar materiais com maior facilidade de reciclagem e degradação em reação com algo, parece-me mais coerente, mas força ai portugal…

    2. Avatar de X^2
      X^2

      O X que seja coerente com o que para aqui vem pregar e recuse os luxos que esse tal de “capitalismo” que tanto despreza e odeia lhe permite ter mas dos quais não abdica, nem que a vaca tussa.
      Aliás, vir aqui o X queixar-se de uma “obsolescência programada” é a prova de que o X adora usufruir destes luxos do capitalismo… como se vê, até fica todo chateado quando avariam!
      O X gosta é de pregar as suas ideologias para os outros. Para si próprio… venham os luxos do capitalismo!

      1. Avatar de X
        X

        Não X^2 estes produtos que todos usufruimos são criação do engenho do Homem que provem de uma necessidade de melhorar a vida, a necessidade aguça o engenho, não vejo é necessidade de desbaratar de recursos só para manter os lucros obscenos dos accionistas enquanto se o planeta sofre, isso é perverso e é necessário corrigir e nada de radicalismos de deixar de usufruir e viver off thre grid era só o que faltava.
        Peguem no dinheiro que nos foi roubado durante gerações e apliquem na reciclagem e criem produtos que durem muito mais.
        Quem sabe no futuro ainda consiga fazer o mesmo proprio entertinemento apenas com meditação, já os budistas dizem que olhar para dentro é muito melhor que qualquer filme ou video foleiro do tiktok!

        1. Avatar de X^2
          X^2

          Pois é X… mas todos esses “produtos que todos usufruimos (…) criação do engenho do Homem que provem de uma necessidade de melhorar a vida”, como diz o X, são todos eles fruto de mentes que ambicionam a criação de riqueza com as suas invenções e inovações, são o fruto do trabalho de capitalistas ou aspirantes a capitalistas, essa gente desgraçada que o X tanto odeia mas que não tem problema em beneficiar do fruto do seu esforço.

          “nada de radicalismos” diz ainda o X para se justificar no seu aproveitamento do fruto do trabalho dos capitalistas… quando a peruca lhe cai e a careca lhe fica a descoberto já vem com essa do “nada de radicalismos”! Que nada belisque o conforto do X, nem mesmo as suas ideias, “era só o que faltava”!

        2. Avatar de X^2
          X^2

          “Peguem no dinheiro que nos foi roubado durante gerações”… poderia o X estar a referir-se ao dinheiro em taxas cada vez mais numerosas e impostos cada vez mais altos com que os da sua trupe tanto gostam de asfixiar a economia e a vida das pessoas tornando-as depois subsidiodependentes e subservientes perante o Estado mas não… não era a isso a que o X se estava a referir. O X referia-se ao dinheiro que voluntariamente deu aos capitalistas em troca dos luxos que adquiriu e de que usufrui.

          O X não é apenas mais um génio ideológico, o X é apenas o exemplo do que esperar de quem pensa de igual modo (mais exemplos temos tido em notícias que já todos conhecemos).

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            O X é a mentalidade dos comunistas.

            É bom pregar ao comunismo num país capitalista.
            Porque ir viver para um mundo comunista… Longe aquilo não presta.

            É como aqueles hambiantalistas de cidade, são pro ambiente.
            Mas é no conforto do seu lar, com o AC ligado com o frigorífico cheio de comida embalada.

            Vê lá se eles vão viver para aquelas comunidades isoladas auto sustentáveis??

            Vão lá 1 vez ao ano fazer férias

          2. Avatar de X
            X

            O engenho Humano vai superar esses piratas que tu chamas de capitalistas que só atiram dinheiro e os trabalhadores é que criam riqueza.

    3. Avatar de João
      João

      Vamos todos levar o lixo para o trabalho e deitamos no caixote do lixo do empregador ;-).

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Já hoje, algumas câmaras (AML e AMP, principalmente) recolhem mais lixo do chão e de perto dos contentores, do que de dentro dos contentores…

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Verdade! Não há coragem política pois os mesmos são peças do do mesmo puzzle…

    5. Avatar de zeze
      zeze

      a solução está nas tuas mãos, consome menos.

  2. Avatar de paulo
    paulo

    ate parece que ate agora a recolha era volkuntario! o que vai acontecer é aindar por ai lixo largado!! que teve esta ideia é a maior diareia cerebral!!!

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Também é o meu receio, o pessoal para não pagar mais uma taxa vai começar a descartar o lixo na via publico ou mesmo em terrenos baldios.
      E com a (não) fiscalização que temos o país arrisca-se a virar lixeira generalizada.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É bem possível que isso suceda, ou então usem os ecopontos como depósito de lixo indiferenciado, porque aí não há contabilização.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Já acontece hoje… moro perto de uma pequena área florestal. Os construtores, todos os meses, despejam 50 a 600 camiões, de lixo, para a mata. Os caminhos estão pejados de sacos de lixo e restos de obras. A câmara demorou 3 semanas (15 dias úteis), com 4 camiões e 12, a 15, pessoas, levaram algo, na casa dos 1000 camiões, da última vez, que limpou os caminhos. Hoje já há despejos em cima de despejos. Já fotografei vários camiões a fazer descargas. Soube que um foi multado em 220 euros… Por algumas 5000 a 40000 vezes, que já ali despejou, o camião, ainda rende.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Em outros países é o que acontece, a malta deita o lixo para a rua, para as florestas, rios, etc. Se agora com a invasão de estrangeiros as ruas já estão mais sujas, pelo menos aqui na área, nem quero imaginar quando for a pagar à parte.
      É só gente “inteligente” a tomar estas decisões e depois quem paga é o zé povinho e a natureza.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Como querem saber quanto lixo eu faço?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Fácil: o teu caixote do lixo vai ter um chip que é lido pelo carro do lixo de cada vez que o pesa e descarrega. E regista o peso.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Depende do método usado. Nos municípios em que fazem recolha porta-a-porta, cada domicílio tem uma lixeira própria e aí é pesado dessa forma. Mas isso só funciona em zonas de moradias. Nos centros urbanos, com muitos edifícios isso não é viável, pelo que são instalados contentores de lixo com balança, em que os munícipes têm uma chave com RFID que ao encostarem no leitor do contentor, ele desbloqueia a tampa e quando é despejado o lixo, é pesado e registado. Já vi isso em Oliveiro do Bairro salvo erro.

      2. Avatar de R
        R

        É giro é. Mas e nos apartamrnto? Não da para cada um ter o seu. Quer dizer que o Zé vai pagar pelo lixo do Antonio. Porque o Zé pos um saco por semana e o Antonio 3.. A Lurdes que só lá vai de férias paga também ate quando não faz. Medida gira ..

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Em apartamentos existe o método da chave RFID, cada apartamento tem a sua, e ao depositar no contentor, é pesado.

          1. Avatar de GM
            GM

            Seria de louvar se fosse creditado na conta do munícipe a reciclagem feita. Cá em casa fazemos reciclagem de papel/vidro/plástico/metais, e ainda resíduos orgânicos que possam ser compostados. Só descartamos para os resíduos indiferenciados um saco de lixo por semana, além dos resíduos dos gatos 1X/dia. Digamos que serão cerca de 15kg/semana, aproximadamente. A esses 15kg deveria ser dado crédito pela restante reciclagem, excepto a compostagem. Mas, até os resíduos orgânicos deveriam ser recolhidos pelo município, e a esses dado algum crédito pela selecção responsável de resíduos.

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Já existe um contentor enterrado “teste”, junto a uma pessoa conhecida. A câmara envia-lhe uma chapinha, com o nome e morada da pessoa. Ao ir despejar o lixo, a tampa só abre, quando lê a chapa. Ao final, do mês, é dado o peso que despejou e quanto pagará. O que imagino é que por cada saco, lá colocado dentro, 500 ficam do lado de fora. Além de que se o residente, perder a chapinha, até dar baixa dela, despejam 500 toneladas de lixo e lá vão 1000 euros, de resíduos, além de milhões de milhões, de processos judiciais, a contestar o peso cobrado.

      3. Avatar de Anon
        Anon

        Desculpa mas isso simplesmente não funciona. Imagina tem o contentor próprio e alguém para não pagar despeja no seu? Vai ser confusão total e nem um dia vai funcionar.

  4. Avatar de Ghh
    Ghh

    E o estado nao tomava conta disso até agr??

  5. Avatar de Arralho que us Côda
    Arralho que us Côda

    Vai haver tráfico de lixo, vos garanto!

    1. Avatar de maxapadajáá
      maxapadajáá

      Tráfico não, mas aquele lixo que não queremos que ninguém saiba vai começar a ser destruído, queimado ou pela sanita e isso ainda vai causar maiores danos. Enfim, estes partidos políticos só têm medidas dementes e completamente irracionais em vez de resolverem os problemas do dia a dia não, andam com manias de grandeza, mas de certeza que a ministra que teve esta ideia deve ser a maior javarda da rua dela e não sabe. Mas vai ficar a saber lol

      1. Avatar de Mário
        Mário

        É mais injusto pagar na fatura da água.

        1. Avatar de maxapadajáá
          maxapadajáá

          Mas é o que te vai acontecer quando o pessoal em vez de mandar para o lixo manda pela sanita e rebenta com os canos só para não saberem o lixo que faz e depois lixa alguém porque pode rebentar um cano bem longe da sanita dele LOL

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          É mais injusto, mas pelo menos assim ninguém tem desculpa para não meter o lixo nos contentores… quando for a pagar à parte vai ser ver o lixo a aparecer em tudo o que é lugar que não é suposto, porque vai existir muito mais gente a fazer questão de não pagar, mesmo que até fosse menos do que paga na factura da água. Isto é o país do Chico-espertismo. Em outros países onde têm de pagar à parte é o que acontece.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Desculpa nunca há, mas fazem-no. Nos países civilizados onde têm de pagar à parte, as pessoas pagam e pronto. O problema é querer implementar medidas que só funcionam com cidadãos civilizados, o que não é o caso em Portugal.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Sanita? Aqui tudo o que é orgânico vai pelo cano em forma líquida, temos triturador incorporado.

        1. Avatar de GM
          GM

          Sobrecarregando, portanto, a ETAR.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Bem vindo ao primeiro mundo

        2. Avatar de GM
          GM

          Isso não é primeiro mundo. Primeiro mundo é fazeres uso dos recursos de forma responsável, fazeres triagem, reciclagem, encaminhamento dos resíduos para o locais certos. E, do outro lado haver seguimento das boas práticas. O que práticas mais não é que soberba e falta de responsabilidade enquanto agente e utilizador dos sistemas públicos.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tráfico de lixo não digo, mas se hoje em dia, em que não se paga pelo lixo despejado já largam sacos de lixo nas ruas, nos jardins, fora dos ecopontos, o que fará quando cada kg de lixo for pago? Em localidades com população mais civilizada, esse problema não se coloca, porque em princípio as pessoas já separam o lixo, e vai o mínimo possível para os resíduos indiferenciados. Mas em cidades com muitas pessoas sem civismo, vai ser a selva, sacos jogados para a rua à socapa, jogados para terrenos baldios, cursos de água, etc.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Já o fazem hoje.. construtores e empreiteiros, é ao 500 camiões, por semana, a despejar em zonas florestais e baldios, durante as madrugadas ou a qualquer hora. Casas arrendadas, mesmo tendo o caixote de lixo residencial, próprio, 100% dos sacos, são largados, ao lado da reciclagem de vidro. Onde moro, na altura de Março a Outubro (em que há muitas casas arrendadas) o camião da recolha de lixo “perdido”, chega a ter de vir, a uma rua próxima, 4 vezes, seguidas. É que o vidrão fica numa curva, onde convergem 16 estradas. Desde que uma pessoa foi multada, por enfiar lixo orgânico, para dentro do vidrão, quando os funcionários, da Amarsul, estavam a preparar para recolher o vidro, os montes crescem, todos os dias. Do final de outubro até ao Carnaval, é raro aparecerem, mais de, 4-5 sacos. Depois do ano novo, apareceram umas dezenas, que toda a gente sabia que foi uma festa de alunos universitários, que arrendaram uma casa, para a festa de fim de ano. Sempre salvei 183 garrafas, de vidro, pois deixaram o saco, no chão, para coisa estranha, separaram as garrafas, das latas (não vi o papel, penso que estaria nos do lixo mal-cheiroso) mas, não as colocaram no vidrão. Ficaram no chão, com o resto. Mal agarrei no saco (bem pesado) rasgou-se. Foi assim que contei, as garrafas que ia metendo no vidrão.

  6. Avatar de Ddt
    Ddt

    Para isso era necessário saber quanto lixo cada casa produz , ou vai ser por prédio ? Quer dizer se casa estiver vazia , vai pagar uma fração do que prédio paga ?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Passas o cartão para abrir o caixote do lixo.

      1. Avatar de maxapadajáá
        maxapadajáá

        Até tu te riste quando disseste isso. Mas estás em que país? Nova Zelândia? Alguma utopia de um filme de ficção científica?

        1. Avatar de Anon
          Anon

          Estamos em Portugal onde nem Tribunais funcionam, andamos a sonhar com essas ideias de lixo. Enfim.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O melhor comentário

      3. Avatar de X
        X

        Esses caixotes e lixo inteligentes e arrogantes estão mesmo a pedir para serem vandalizados!

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Tu deves ser daqueles putos esquedalhos que gostam de vandalizar propriedade pública e de terceiros, sempre de cara tapada e escondidos pois sabem que se o fizerem a descoberto a única coisa vandalizada vai ser a sua cara.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Isto já existe noutros países e existe 2 formas por caixote de lixo recolhido a porta e cada um tem um preço por recolha.

      Depois tens os caixotes de lixo grandes que já existem hoje dia espalhados pelas ruas e nesses as tampas tem um fecho automático que só abrem quando metes o teu código de morador ou passas um cartão cedido pela câmara ao deitares o lixo ele pesa a diferença do que já tinha e do que tem e obtém a quantidade em kg de lixo depositado, aqui ao lado em Espanha em algumas cidades já tem isto.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Certo, e como sabem se o lixo depositado no contentor de uma moradia é realmente lixo dessa moradia? Ou se esse fecho avariar, vamos colocar lixo na rua até a câmara se dignar a arranjar outro?

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Depende de cada munícipio e da tipologia residencial. Em locais com moradias, é viável terem lixeiras próprias e são recolhidas porta-a-porta, com um identificador único associa ao munícipe em questão e o lixo é pesado. Nos centros urbanos com edifícios será o método de contentores coletivos com chave RFID, em que é distribuída uma chave a cada habitação que permite destrancar os contentores e o lixo ser pesado pelo contentor. Outro método, e que é usado em muitos países da Europa são sacos de lixo com imposto incluído, vendidos pelo munícipio, e todo o lixo tem de ir nesses sacos.

  7. Avatar de maxapadajáá
    maxapadajáá

    Essa deve ser aquela medida que faz qualquer partido perder eleições. Diz-me lá de que partido é essa pateta?

    Isto é a maior invasão de privacidade alguma vez feita ou dita. Então agora o lixo que fazemos fica a ser conhecido por todos? Os que andam aí todos contentes é porque ainda não perceberam que um dia vão ser lixados por esta medida e bem.

    1. Avatar de Margarida
      Margarida

      Chama-se Nazismo meu caro…
      Nazismo, ainda não tinhas reparado??

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso são imposições da UE. Pagar mais taxa de lixo pelo consumo de água não é proporcional ao lixo criado.

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A questão de privacidade nem é tanto o caso, é mais que vão dificultar a vida às pessoas e quem vai sofrer as consequências é a natureza porque as pessoas vão começar a atirar lixo para as florestas, rios e por aí em diante, é inevitável, é o que acontece nos outros países.
      E nem me falem de coimas e multas, porque também meteram para os cigarros no chão e não faltam cigarros no chão dia após dia… e tanto quanto sei ninguém apanhou uma coima/ multa que fosse.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        E os dejetos dos animais na rua que os donos não apanham? Deviam começar por aí ao invés de inventar mais coisas que não vão funcionar.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Você saber que paga 500 euros de água e 200 kg de lixo, por mês, é violação da sua privacidade?
      Anda a partilhar, a sua factura, de água, pelos 5 milhões, de seguidores, que tem nas suas redes sociais?

  8. Avatar de Xeca
    Xeca

    Somos os mais atrasados nos países de 1 mundo. Ainda assim gostamos de inventar o que ainda ninguém descobriu!
    Portugal a ser Portugal

    1. Avatar de Jacs
      Jacs

      na holanda a muito que o lixo é controlado os caixotes de lixo estar fechados

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso já existe em muitos outros países.

    3. Avatar de Mario
      Mario

      É como o pessoal dizer que lá fora não paga IMI, quando o paga e até paga sem saber.
      Estive num T2 em Londres, que paga nada mais nada menos do que 1700 libras de IMI por ano.
      Ah é injusto, mas lá pagam e não refilam, cá refilam toda a vida.
      Então se fizessem como lá que compras o apartamento mas ele não é teu… UI.
      Apenas tens direito do utilizar durante 120 anos. Depois chapéu.

  9. Avatar de Paulada na xarecas
    Paulada na xarecas

    Provavelmente esta taxa vem logo no produto na hora da compra, acham que vai estar alguém em cada caixote a ver o que vocês despejam?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não precisa de ver. É necessário instalar contentores novos com balança e abertura com RFID. Cada munícipe vai ter uma chave RFID que permite abrir o contentor e o mesmo pesa o lixo e debita ao munícipe a taxa apropriada. É assim em Oliveira do Bairro.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Em vários municípios, já existem contentores enterrados, que só é possível abrir com uma chapinha, que a câmara entregou, a cada apartamento, dos prédios, daquelas ruas. Essa chapinha é única, para cada casa. No final do mês, recebe, por mail, um documento, em como depositou xx kg de lixo. Neste momento, não é pago.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        E se perder a chapinha? Até receber a outra não paga 🙂

  10. Avatar de Grunho
    Grunho

    A melhor maneira de evitar pagar é não fazer lixo. E a melhor maneira de não fazer lixo é não fazer compras.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Na Venezuela poucos fazem compras e há montes de lixo.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      ou ir despejar o lixo no pinhal ou noutro sitio!! facil

    3. Avatar de maxapadajáá
      maxapadajáá

      A melhor maneira de não gastar água é não tomar banho, lavar a cara, mãos etc.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O objetivo é esse também. Sensibilizar os munícipes para reduzir o lixo indiferenciado. Hoje há imensas pessoas que não fazem separação de lixo e jogam tudo no indiferenciado. Quando esse peso extra lhes começar a sair da carteira pensam 2x.

    5. Avatar de Gunorh
      Gunorh

      Consegue viver sem fazer compras? Consegue alguém viver sem que compras sejam feitas?

  11. Avatar de José
    José

    Isto é alguma piada de certeza. A pergunta deveria ser quando deixa de pagar porque pagar já se paga á muito tempo. Digo mais se querem fazer pagar ainda mais está mais que na hora de fazer como fazem os Franceses.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Isto porque o lixo está amortizado é?
      O Portugues em si é porco e mais não digo. O lixo custa a processar, custa a separar as alarvidades que sua excelencias produzem. Eu reciclo +- 85% do lixo que produzo, e não tenho beneficios, mas pago 15€ de taxa de lixo na água.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Ninguém recicla 85% do lixo. Pode separá-lo, mas a câmara volta a juntar e chega o fogo a tudo.

        1. Avatar de GM
          GM

          A Câmara? A Câmara não é responsável pelos sistemas de reciclagem.
          https://apambiente.pt/residuos/residuos-urbanos

  12. Avatar de Zack
    Zack

    Mas não pago já ??

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      É mas é enorme na fatura.
      Quem gasta mais água paga mais de lixo e quem gasta menos água paga menos, e simplesmente não é justo nem correcto.
      Não é por gastar mais água que vou fazer mais lixo, até porque posso gastar bastante gastar água e fazer 0 lixo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pagar paga… mas, depende do seu consumo de água.
      Imagine uma vivenda de 10 milhões de euros, que enche 5000 piscinas anualmente. Paga 132000 euros de água e 150000 euros de resíduos.
      O mesmo acontece se morarem 4 pessoas, a 220 banhos mensais, são 120 euros de água e 145 para os resíduos.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Não acredito que água vai ficar mais barata, porque assim vai ser o convite para gastar mais

  13. Avatar de Anung
    Anung

    Boa, vou começar a pagar zero.8

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Desde que se pague o problema fica resolvido, o que é importante é pagar.
    Por outro lado em vez do governo enviar dinheiro para a Ucrânia, devia investir em infraestruturas para tratamento do lixo….
    Também é algo que podia ter feito…

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Comentário de lixo o teu. Parabéns. Tens as prioridades bem definidas rapaz. /s

    2. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Não, o Estado deveria, antes de mais, investir na educação… e isto engloba muitos itens! Prefiro um Estado que ajuda um país que foi invadido por um ditador, cuja prepotência leva a declarações que são sobejamente conhecidas (por exemplo, que deveria conquistar a Europa até Lisboa), do que um Estado como o regime Salazarista que apoiou Hitler…. É a educação (a falta desta) que permite o desconhecimento…

      Quanto ao tema em si (resíduos sólidos urbanos)… antes de mais, trabalho no setor de recolha, conheço a realidade muito bem, não me vou pronunciar sobre o que irá acontecer e como se chegará até aí… deixo uma “pequena dica”: este setor (a recolha de RSU) é algo muito apetecível, gera lucros astronómicos. Não corre o risco de falência, acreditem…

  15. Avatar de Carrazeda
    Carrazeda

    Provavelmente vamos pagar o valor médio do nosso município.

  16. Avatar de PL
    PL

    aqui há uns tempos vi num hipermercado uma sujeita a tirar as caixas de cartão dos cereais e outros artigo que veem embalados em sacos de plástico e deixou logo lá as caixas de cartão nos caixotes do supermercado e fiquei sem saber o porquê, talvez no pais de origem o faça para descartar, quanto menos lixo supérfluo levar para casa menos paga

    1. Avatar de João
      João

      Essa é boa, vou levar a leiteira para o supermercado.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Depende. Se pode deixar lá, já na reciclagem, poupa o saco e ter de ir colocar no papelão. Nalgumas cidades (como em Lisboa) não é fácil encontrar um depósito de reciclagem, pelas ruas. Como deixaram de ser consideradas zonas urbanas, a reciclagem é só nos caixotes, das lojas.
      Atenção que esta taxa não é para metais, papel, embalagens ou vidro. É só para o lixo orgânico ou indiferenciado. Os materiais recicláveis, vão continuar no mesmo sistema, actual. Mesmo no caso do orgânico (chamado lixo de jardinagem ou sobras de alimentação) já há recolhas selectivas, maioria em zonas de vivendas.

  17. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais um aumento de imposto encapotado.

  18. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais um ataque a quem tem filhos.

  19. Avatar de SPIRIT
    SPIRIT

    ENGRAÇADO QUE TODA A GENTE FALA QUE NOUTROS PAISES ISSO JA SE FAZ A MUITO TEMPO E ATE EM ESPANHA QUE EU JA VI.
    A DIFERENÇA É QUE EM ESPANHA O ORDENADO MINIMO É DE 1.184 EUROS E EM
    PORTUGAL É DE 870 EUROS POR ISSO UMA DIFERENÇA DE 314 EUROS
    ESTES PARTIDOS SÓ ESTAO A FAZER QUE OS PARTIDOS DE EXTREMA DIREITA AUMENTEM A QUANTIDADE DE PESSOAS A VOTAR NELES E DEPOIS QUEIXAM-SE QUE OS PAISES ESTAO A FICAR COM PARTIDOS DE EXTREMA DIREITA EM TODO O MUNDO.
    SÓ ROUBAM AOS POBRES E AOS RICOS AINDA LHES DAO MAIS .

    1. Avatar de PTO
      PTO

      É favor não escrever em letra maíusculas. 🙁

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então vá viver para Espanha.

    3. Avatar de Oh
      Oh

      Os velhotes do FB já descobriram o pplware, estamos tramados!

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu já pago a taxa de resíduos na fatura da água…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois pagam, pagam todos, só que paga proporcionalmente à água consumida, e é isso que vai mudar.

  21. Avatar de PTO
    PTO

    Quando vou começar a pagar pelo lixo que faço?
    Já pago há muitas décadas. Vem na fatura da água.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois pagam, pagam todos, só que paga proporcionalmente à água consumida, e é isso que vai mudar.

  22. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    É o pais democrático de Monção a Faro.
    Tenho 75 anos, reformado, vivo só e não tenho água da rede ligada. No entanto a fatura da água todos os meses, a EMPRESA ÁGUAS do NORTE, debitam todas as rubricas a 0,00 € excepto os resíduos sólidos em média 10,50€. Penso que é um esbulho. É bom viver em Portugal.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Vá para inglaterra que lá é melhor

      É como o pessoal dizer que lá fora não paga IMI, quando o paga e até paga sem saber.
      Estive num T2 em Londres, que paga nada mais nada menos do que 1700 libras de IMI por ano.
      Ah é injusto, mas lá pagam e não refilam, cá refilam toda a vida.
      Então se fizessem como lá que compras o apartamento mas ele não é teu… UI.
      Apenas tens direito do utilizar durante 120 anos. Depois chapéu.

      E já agora, sabe que essa taxa é cobrada pelo MUNICIPIO!

  23. Avatar de Naodou
    Naodou

    Tu pagas em função da água que gastas, não pagas em função do lixo que produzes.

  24. Avatar de Luís Pereira
    Luís Pereira

    Com certeza. Quando assim for, espero que a recolha seja feita de porta em porta…

  25. Avatar de Diogo
    Diogo

    E o lucro produzido pela venda da reciclagem??!!
    Quase tudo o que é reciclado é vendido como nova matéria prima a utilizar pela indústria. Quem recebe dividendos do que manda para a reciclagem?… Eu não, porque mando tudo para indiferenciado, que separe, quem faz negocio disso…

    Então, fdssss, podas a arvores no quintal, cortas tudo em tamanhos específicos, mandas para a recolha dos “verdes”… ok (eu não, vai tudo no indiferenciado). Depois é tudo moído, feita compostagem, e é te vendido novamente como substrato para o solo… que vais, comprar a preço de ouro e deitar onde? No solo para a ajudar a crescer as arvores que podaste no inicio…
    Se são tão inteligentes para umas coisas, porque não são para outras??? Já que ajudaste a produzir o composto, porque não tens um desconto quando fores comprar?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Há 30 anos, que todos os anos, envio um pedido de informação, para a minha câmara municipal.
      Pago a recolha de resíduos (onde é incluída a recolha, da reciclagem), a câmara paga (19,36 milhões de euros, em 2023) para a empresa, que faz a recolha e recicla. Além disso, a empresa recebe 362 milhões, anualmente, em subsídios governamentais e 220 milhões, em subsídios europeus. Além disso, vende o material reciclado. Foi o único sítio em que me disseram que a empresa vende o material, a uma própria empresa, que produz outras coisas. Na indústria, do cartão, quanto mais recolherem, mais vendem, pois a procura é, muito, acima da produção. No alumínio (latas) ainda é pior. O preço já são 650 vezes, o que era em 2018 (altura que foi feito o último estudo). No vidro, não tem problema, até reclamam que só recuperam 48%, do que é vendido. Para 2026 querem 75% do papel, 80% das embalagens e 86% do vidro. E, segundo o director, dessa empresa, de reciclagem, “os fundos obtidos mal pagam a recolha, separação e tratamento, além de que as matérias-primas, recuperadas, são vendidas, a preços inferiores, à matéria-prima original, poupando o ambiente.” Achei interessante e acreditei. Até estar a sair, e o parque de estacionamento, da administração, o carrito mais pequeno era um Renault Megane. Só gostava de ter perguntando de quem era o Bentley preto, estacionado junto à porta, porque se a empresa dá pouco lucro, como é que um funcionário pode comprar aquele carrinho…

  26. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Isto só vai aumentar o número de pessoas que vão deitar o lixo em locais não adequados, e isto vai-se traduzir em mais lixo na rua…

    1. Avatar de Anon
      Anon

      E com isso as câmaras vão ter de pagar milhões para limpar, ou seja por outras palavras, vai sair mais caro do que agora

  27. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não sei porquê mas algo me diz que se os contentores ficarem fechados e só abrirem com uma chave especial levam logo com uma chave universal que abre tudo, vulgar marreta.
    Fica logo de boca aberta e já não há controlo para ninguém.
    Veremos…

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Portugal gosta de adotar coisas que lá fora falharam

  28. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Parce-me que o pessoal está pouco informado. “Só” têm que evitar o lixo que colocam no caixote. Ou querem colocar garrafas de vidro no caixote do lixo e não pagar por isso? Acho muito bem, eu já faço o mais que posso para evitar lixo para o caixote, tudo o que é possível levo para a reciclagem e as cascas de batata, restos de vegetais, da preparação das refeições, frutas, etc vai para a compustagem. Aliás a compustagem vai tb “ser obrigatória” os municipios vão ter que a fazer. Logo somente irá para o lixo aquilo que efetivamente não pode ir para outros locais para seu aproveitamento. Tb podemos usar trituradores de lava loiças, assim até restos de comida podem ser triturados e vão para o esgoto, reduzindo desta forma o peso que iremos pagar do lixo comum.

  29. Avatar de Paulada na xarecas
    Paulada na xarecas

    Vou começar a dropar na IC19

  30. Avatar de Sapo
    Sapo

    Se calhar é agora que vou começar a jogar lixo na rua nas matas ou em terrenos vazios. Essa gente é viciada em tirar o dinheiro das pessoas