Já pode indicar que é dador de orgãos pelo Facebook

66 Comentários

Nova funcionalidade na Timeline da rede social

A rede social mais famosa e mais popular do mundo tem variadíssimas funcionalidades ao dispor do utilizador. Mas mesmo assim não pára de surpreender. Depois de introduzida a Timeline, novos serviços foram adicionados a esta rede social. A funcionalidade mais recente tem dado que falar, e tem como objectivo ajudar quem mais precisa, pois desta vez os utilizadores têm a opção de colocar na timeline do seu Facebook se são dadores de orgãos.


São mais de 114.000 pessoas nos Estados Unidos da América, e milhões em todo o mundo que esperam por um transplante de rim, de coração ou de fígado que pode salvar a sua vida. Infelizmente 18 é o número médio de pessoas que morre à espera desses mesmos transplantes, uma vez que não existem dadores suficientes para responder a essa necessidade tão urgente.

Os médicos sugerem que uma maior sensibilização desta realidade poderia levar mais pessoas a fazerem-se dadoras de órgãos.

Desta forma, a nova funcionalidade do Facebook, Dador de Orgãos ou Organ Donor, tem como objectivo que o utilizador da rede social indique se é dador de orgãos, se tem intenção de se tornar dador, e partilhar com o resto do mundo essa sua opção.

organdonor

Para partilhar na sua Timeline que é, ou deseja tornar-se num dador de orgãos, deve seguir estes passos:

  • Na sua timeline clicar em Life Events (Eventos da Vida)
  • De seguida clique em Health & Wellness (Saúde & Bem-Estar)
  • Seleccione a opção Organ Donor (Dador de Orgãos)
  • Indique, o local e data do seu registo

Pode também partilhar uma pequena história sobre esta sua decisão, assim como fazer o seu registo caso ainda não o tenha feito.

Esta funcionalidade apenas está disponível para alguns países e, infelizmente Portugal ainda não é um deles.

 

O que pensam sobre esta iniciativa do Facebook? Que outras funcionalidades poderia a rede social adoptar para sensibilizar a sociedade?

Homepage: Facebook Organ Donor

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Ribeiro
    Diogo Ribeiro

    Isto é só para armazenar mais dados sobre nós, qualquer dia à um calendário com as nossas gripes…etc..

    1. Avatar de José Bernardes
      José Bernardes

      Tem toda a razão, mas só são armazenados os dados de quem os coloca,

      Isto da invasão da privacidade por parte do facebook e da Internet em geral é mau mas é para quem coloca a sua privacidade lá, o facebook não adivinha que eu a semana passada assaltei um banco, mas se eu lá colocar isso e eles armazenarem já é invasão da privacidade.

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Mais ou menos… tu podes colocar informação sobre outras pessoas. E quando metes as tags que associa a outros utilizadores, facilita-lhes o cruzamento de dados. Um exemplo disto é a sincronização de contactos no android que envia (ou enviava, nao sei) tambem os numeros de telefone, email, morada (caso tivesse) etc…

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          Continuas a esquecer o princípio básico: se não colocares lá informação ninguém a consegue obter!
          E se não quiseres ter amigos também podes.

          Por vezes acho que as pessoas se esquecem que a internet só imita a realidade. Sempre existiram as coscuvilheiras e calhandreiras de aldeia. Sempre existiram os gabarolas de tasca. etc, etc.
          Agora se a malta vai tirar fotos e coloca logo via telemóvel porque nem pode esperar um segundo para que os outros vejam, depois não venha falar que quer privacidade!

  2. Avatar de Rodrigo Hernandes
    Rodrigo Hernandes

    é “dador de orgãos” mesmo ou foi erro de escrita

      1. Avatar de Rodrigo Hernandes
        Rodrigo Hernandes

        é que sou do Brasil , aqui se escreve doadores , obrigado.

    1. Avatar de Rodrigo Hernandes
      Rodrigo Hernandes

      Me esqueci , o site é de Portugal

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Mas também utilizamos a palavra ‘doador’. 😉

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Eu acho que nunca ouvi dador de orgãos. Ouvi sempre dador de sangue, doador de medula, doador de orgãos.
          Não é que esteja incorreto. É apenas para dizer que cá em Portugal também é usual dizer Doador de Orgãos.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Como indiquei noutro comentários, também se utiliza Doadores. Mas dador está igualmente correcto.

          2. Avatar de Razy
            Razy

            in ciberdúvidas:
            “[Resposta] Dador (aquele que dá) e doador (aquele que doa) são sinónimos. Em Portugal, cristalizou-se a expressão dador de sangue – atestada mesmo no Dicionário da Porto Editora: «indivíduo que dá sangue para tratamento de doentes e sinistrados» –, soando-nos estranha a expressão «doadores de sangue»; em contraponto, e sem nenhuma razão lógica, parece preferir-se a forma «doadores de órgãos» a «dadores de órgãos», mas, bem vistas as coisas, tudo vai dar ao mesmo.”

  3. Avatar de Complex
    Complex

    serei o único a pensar que isto vai ajudar a aumentar o numero de pessoas no “mercado” dos órgãos ?

    alguém precisa de um rim vêm que moras perto… e de um dia pro outro tens a família na policia a apresentar queixa de desaparecimento.. e alguém recebe um transplante teu….
    acordas numa banheira com gelo isto é se acordares…

    pode parecer um bocado pro “filme” demais mas se eu penso assim de certeza que não falta para aí mais gente com o mesmo pensamento ou até piores…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas as pessoas também têm que ser bastante responsáveis e há a opção, como em tudo no facebook, de só se partilhar com quem se quer.

    2. Avatar de fiendmost
      fiendmost

      não, com certeza não é o único.
      FB (e similares) são péssimas ferramentas para quem não tem juízo… quem tem nem mesmo possui uma conta… mas vai de cada um né… tem gente que gosta de ser vigiado e faz tudo por atenção..

    3. Avatar de Daniel Luz
      Daniel Luz

      Que perfeita parvoice. Qual é a lógica de raptar uma pessoa só porque esta se identificou no facebook como doadora de orgãos? O resto do mundo não tem orgãos também?

      1. Avatar de Tcoiso
        Tcoiso

        Sabes quanto movimenta o mercado negro de órgãos humanos? Um rim, que até é dos órgãos mais fáceis de obter pelo facto de termos 2 mas só necessitarmos de 1 para sobreviver, atinge valores de 5 dígitos, imagina corações e pulmões…
        E não é necessário ser rapto, provocar um “acidente” ou “suicidar” a pessoa de forma a manter a mercadoria intacta é garantia de disponibilidade para quem possa estar interessado ou mesmo em desespero.

        É muito estranho, tanta coisa que podiam implementar para cultivar mais a cusquice e saírem-se com esta. Nem sei se isto é legal no nosso país.

        1. Avatar de Daniel Luz
          Daniel Luz

          Ok imaginemos que vamos os dois na rua, na esquina está um raptor que sabe que eu sou doador de orgãos. Ou seja, sabe que eu até posso já só ter um rim, no entanto, é bastante provável que tu tenhas os dois como a maioria dos seres humanos. Achas mesmo que ele me vai escolher a mim por eu ter posto no facebook que sou doador de orgãos?

          1. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            Daniel: Tu já és um dador agora. Portanto cuidado com as esquinas!
            Não inventem e não sejam líricos!

  4. Avatar de fiendmost
    fiendmost

    nada melhor do que ajudar as pessoas do mercado negro de órgãos…

  5. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Eu já não posso! Cancelei a conta na semana passada! 🙂

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    A seguir o Facebook vai permitir que coloquemos o nosso tipo de sangue e a nossa lista de antígenos. Daqui a uns anos até permitirá colocar a sequenciação do nosso DNA.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mas isso também podes, basta escreveres. Eu sinceramente até acho a ideia pertinente. Talvez se conhecemos melhor a realidade da espera/urgência do transplante de orgãos, fossemos mais receptivos a este género de ideias. 😉

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Marisa, não sou contra a colocação da informação que somos Doadores de Órgãos. Apesar de achar que essa informação deveria ser privada. Não tem qualquer interesse ser de domínio público. Apenas os hospitais ou outras entidades da área é que deveriam ter acesso a essa informação.
        Agora a lista de antígenos, ou num futuro a sequenciação do nosso DNA, seria de todo desaconselhável, pois, como já foi referido, tornava-nos em alvos ambulantes.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          mas essa funcionalidade não está disponível. Mas quando o Zuckerberg ler o teu comentário… não sei 😉

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            tu sabes que eu estava a ser irónico.
            Estava a esticar até ao absurdo a colocação de informação, para mostrar que deverá haver um limite do que se coloca. Seja porque não tem interesse, seja por questões de segurança.
            Afina para que serve essa informação? Para nos gabarolar?

        2. Avatar de Vítor Moreira
          Vítor Moreira

          Sérgio, concordo a 100% contigo. Este género de informação deve ser privada… Basta que a Organização Mundial de Saúde se mexa e crie mecanismos mundiais com isso.

          Como comentei com amigos meus: abrir a época de caça (especialmente em países com máfias à séria…)

  7. Avatar de Leandro Pereira
    Leandro Pereira

    Sinceramente não lhe vejo nenhuma utilidade a não ser como disseram atrás mais recolha de informação por parte de uma entidade. Quem necessita de saber se somos dadores é o SNS, no caso de Portugal, e não o vizinho do lado.

  8. Avatar de JOTAM
    JOTAM

    Acho que cada vez mais somos tentados a expornos online, hoje em dia já é bastante simples, para alguém sem grandes conhecimentos descobrir e traçar o perfil dos menos precavidos nas redes sociais, pelas fotos, comentarios, posts, info pessoal, é simples ver com quem as pessoas se comunicam e a relação entre elas, isto como tudo tem os dois lados da moeda.
    A minha questão aqui é a seguinte, não haverá bases de dados dos varios SNS de cada país, ou mesmo mundial com este tipo de informação? qual o objectivo do facebook com isto? venda por catalogo as redes mafiosas? ou agora os hospitais vão começar a ver no facebook os possiveis dadores num caso de emregência? A césar o que é de césar, a certos pontos que não se devem misturar. tenho dito

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Acho que o objectivo principal de acções como estas é informar e sensibilizar cada vez mais pessoas para este realidade, levando a essas mesmas pessoas a tornarem-se dadoras de orgãos, e consequentemente fazer diminuir o número de espera por um transplante.

      Na realidade nós sabemos que existe dadores, e existe quem precise de um transplante, mas ‘passa-nos um pouco ao lado’, e só nos começamos a preocupar verdadeiramente quando somos confrontadas com os factos, os dados, a realidade as historias, etc…

      Sabemos que existe fome em África, mas é isso que nos tira o sono? Não, mas se fossemos intervir para a etiópia talvez sim.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        bom argumento

      2. Avatar de Leandro Pereira
        Leandro Pereira

        Só um pequeno reparo, em Portugal todos somos dadores a não ser que expressemos vontade em contrário.E quanto a doar órgãos em vida, ser dador de medula não custa, doar um rim ou parte do fígado só o vão fazer se for alguém chegado, para os restantes órgãos existe uma condição que infelizmente é necessária, ter morrido à pouco tempo.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          na medula óssea não é verdade. A compatibilidade dos teus antigenos com outra pessoa é que é muito baixa

          1. Avatar de Leandro Pereira
            Leandro Pereira

            Não estava a falar na facilidade de compatibilidade, estava era a falar da facilidade do processo em si para a nossa qualidade de vida no pós-operatório.

  9. Avatar de jack
    jack

    Desculpem mas para quem paga BEM não há praticamente espera, essa é para os penduras????Quanto aos comentários que referem o PERIGO também comungo, e olhem que sei do que estou a escrever, CUIDADO, eles andam por aí e há quem pague bem

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Credo. Só uma pergunta, se sabes bem sobre o que escreves, porque não denuncias? 😉

  10. Avatar de m4x
    m4x

    Olha que boa cena para fazer “target” de pessoal para assassinar quando precisamos de órgãos…. bonito isto.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Não é bem assim. Pois falta saber se és compativel. A probabilidade é muito, mas muito baixa

    2. Avatar de Daniel Luz
      Daniel Luz

      Ya porque só os que se identificam como doares é que têm orgãos certo? O resto do mundo não pois não?

      1. Avatar de m4x
        m4x

        lol, tu se morreres e não fores dador de órgãos, os órgãos não vão para outra pessoa, vão para a cova contigo…. acho que precisas de pensar duas vezes antes de mandares comentários estúpidos…

        1. Avatar de Daniel Luz
          Daniel Luz

          De acordo com o decreto de lei que saiu em 1994, todos os portugueses são doadores de orgãos apartir do momento que morrem.

          Cultiva-te antes de pensares em julgar os meus comentários, vulgar.

          http://www.asst.min-saude.pt/SiteCollectionDocuments/57805782.pdf

  11. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Enfim, o que virá a seguir? O tamanho do soutien? Se meteu implantes novos? Já para não mencionar outros tamanhos…

    Acho que começa a ir longe de mais nos dados que armazena.

    Pode-se continar apregoar que eles não têm culpa de nada, a culpa é de quem lá põe os dados. Curiosamente ninguém diz aos africanos que o problema da epidemia da SIDA que existe nos seus países é da sua exclusiva responsabilidade. Porquê? Porque é sabido que não existe um sistema de educação adequado ou nalguns países nem existe, a taxa de iliteria é muito alta.
    O mesmo se passa com quem usa o Facebook, a taxa de iliteracia informática continua a ser muito elevada. Lá porque sabem usar o google, um pouco do Word e o MSN, não significa que saibam algo sobre segurança informatica, por norma este tema nem sequer é abordado nos mais variados cursos básicos de informática… E algo me diz que mesmo quem trabalha em IT devia receber umas lições.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      o tamanho do soutien está muito bem visto lol

  12. Avatar de Ricardo Neto
    Ricardo Neto

    Para nós Portugueses essa funcionalidade não faz muito sentido porque TODOS NÓS somos dadores de orgãos a menos que digamos o contrário

    1. Avatar de Don Juan
      Don Juan

      Exacto a nao ser que se tenha registo no RENNDA como nao dador, e nada impeça o transplante assim que se bata a bota somos logo doados.

    2. Avatar de Razy
      Razy

      Correto. Sempre soube disso.
      Todos somos doadores.
      Quem não for tem que ter um cartão a referir o mesmo.

  13. Avatar de Fernando
    Fernando

    Que eu saiba todos nós portugueses de Portugal somos potenciais dadores em caso de acidente e seja possível colher os órgãos á morte cerebral da pessoa.

  14. Avatar de Anti-social
    Anti-social

    Facebook: sempre na vanguarda da inutilidade 🙂

  15. Avatar de Daniel Luz
    Daniel Luz

    Vejo o pplware a regredir, normalmente tenho este site como referência e costumo sugeri-lo mas sinceramente acho que isto vai mudar, os artigos têm qualidade, no entanto os comentários que os acompanham são de uma vulgaridade que não devia ser aceitável.

    1. Avatar de Tcoiso
      Tcoiso

      Tens toda a razão. Constatei isso ao ler os teus comentários anteriores. Como podem pessoas acharem-se com toda a razão do mundo quando demonstram um total desconhecimento do que está realmente em causa aqui.

      1. Avatar de Daniel Luz
        Daniel Luz

        Por favor ilumina-me.

  16. Avatar de Paulo Bastos

    Isto cheira a teoria da conspiração do tipo X-Files, a brincar a brincar a muitas teorias que devem estar certas, e um gajo desaparece sem deixar rasto porque alguém com dinheiro comprou um órgão e precisava dele urgentemente para viver, e ter cuidado especialmente quem tem conta no facebook em países como os de Leste, Asiáticos (não querendo ofender ninguém).

  17. Avatar de guilherme
    guilherme

    Em portugal somos todos dadores por defeito, so nao somos se expressarmos antes que nao queremos doar.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desnecessário (em Portugal). Em Portugal somos automaticamente dadores… a não ser que assinemos o Registo Nacional de Não Dadores.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Em Portugal também não existe, ainda.

  19. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Bem isto só vai trazer mortes por encomenda.

    Ah e tal aquele gajo dá órgãos e por acaso é o meu tipo de sangue, pode ser que se o matar eu venha a ter o órgão que preciso.

    Não acham que pode vir a existir casos destes?

    1. Avatar de Daniel Luz
      Daniel Luz

      Orgãos toda a gente tem, não é por se nomear como doador no facebook que se torna mais ou menos apelativo para um eventual raptor.

  20. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Ah, e não se esqueçam também de meter o tipo de sangue, a ver se algum malandro vos manda uma facadinha para vos roubar um rim ou coisa assim…

    A verdade é que isto para Portugal não faz muito sentido, afinal somos todos dadores por defeito, mas realmente é uma opção que começa a entrar em níveis pouco recomendáveis. Perante a situação do país e ao ver estas coisas, cada vez mais me parece que estamos a chegar aquele ponto que se vê em alguns filmes, tipo Robocop e assim, onde vivemos todos na escuridão pobres e sem acesso a nada de bom, tudo em favor das grandes e gananciosas corporações. Será este o 1º passo para nós lhes dar-mos o nosso historial médico? E depois o que é que falta? O criminal, o financeiro… :p

  21. Avatar de Tcoiso
    Tcoiso

    Acho que no nosso país nem podem pensar sequer numa coisa dessas, ou melhor, está escrito na lei que não podem:

    Lei de Protecção de
    Artigo 7.

    Tratamento de dados sensíveis
    1 — É proibido o tratamento de dados pessoais referentes a convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária ou sindical, fé religiosa, vida privada e origem
    racial ou étnica, bem como o tratamento de dados relativos à saúde e à vida sexual, incluindo os dados
    genéticos.

    Depois há uns pontos que referem excepções nas quais não se inclui ser o/a gajo/a com mais laikes da freguesia.

    Como disse conforme está escrito não podem, mas como são uma empresa poderosa, podem estar à vontade neste belo país à beira mar plantado.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      O facebook não faz tratamento de dados (exceto os de criação da conta) pois não faz inquéritos.
      São as pessoas que divulgam a informação.
      Tal como a calhandreira da aldeia não faz tratamento de dados e não é abrangida pela lei de proteção de dados!

  22. Avatar de Hawk
    Hawk

    Esta opção de “doador” ainda não aparece para mim.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      “Esta funcionalidade apenas está disponível para alguns países e, infelizmente Portugal ainda não é um deles.”

      🙂

  23. Avatar de Dnaboy
    Dnaboy

    Eh pah, tava mesmo a precisar de um fígado novo!