Já ouviu falar de greenwashing? Parlamento Europeu tem nova lei que o proíbe

27 Comentários

O Parlamento Europeu aprovou uma diretiva destinada a proteger os consumidores contra o chamado greenwashing. Já ouviu falar?

Greenwashing

O greenwashing é, de forma muito simples, “o ato de uma empresa tentar enganar os consumidores que procuram viver um estilo de vida mais verde, levando-os a pensar que os seus produtos são social e ambientalmente aceitáveis, quando não são”.

Perante este problema, o Parlamento Europeu aprovou, na quarta-feira (17), uma nova lei que proíbe as alegações ambientais enganosas nos produtos e, além disso, melhora a sua rotulagem.

Segundo a Euronews, os deputados votaram “esmagadoramente a favor” da diretiva que visa proteger os consumidores de práticas de marketing enganosas. A ideia passa também por ajudá-los a fazer melhores escolhas de compra.

Para o efeito, uma série de hábitos de marketing problemáticos relacionados com o “greenwashing” e a obsolescência precoce dos produtos serão acrescentados à lista de práticas comerciais proibidas na UE.

Disse o Parlamento Europeu, num comunicado, propondo que os termos “amigo do ambiente”, “biodegradável” e “neutro para o clima” deixem de ser utilizados na publicidade ou nas embalagens sem provas concretas.

Parlamento Europeu

Mais do que isso, a diretiva proibirá as alegações de que um produto tem um impacto “neutro para o clima”, “reduzido” ou “positivo para o clima”.

Assim que as novas regras forem introduzidas nos Estados-Membros, só serão permitidos, na UE, rótulos de sustentabilidade baseados em sistemas de certificação oficiais ou estabelecidos por autoridades públicas.

Segundo a UE, apesar de os investimentos das empresas em projetos de proteção do clima serem bem-vindos e poderem continuar a ser comunicados, as entidades não podem continuar a levar as pessoas a acreditar que um produto é “bom porque a empresa plantou árvores algures”.

Outro objetivo importante da nova lei contra o greenwashing é motivar os produtores e os consumidores a pensar na durabilidade dos produtos. No futuro, as informações sobre a garantia terão de ser mais visíveis e será criado um rótulo para destacar os produtos com um período de garantia alargado.

Os Estados-Membros dispõem, agora, de dois anos para introduzir as novas regras.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Ora lá esta!!!

    Agora queremos é ver isto na prática!!!

    (sim, porque com tanta empresa a plantar árvores já devíamos ter umas boas florestas e, honestamente, não vejo nenhumas……….)

    1. Avatar de Someone
      Someone

      +1 e há uma muito grande que diz que planta…até agora não vi nada (porque vivo na zona)…

    2. Avatar de B@rão+Vermelho
      B@rão+Vermelho

      Abre os olhos 🙂 🙂
      O mal de todos os nossos problemas é o dinheiro, vamos mas é voltar aos tempos das trocas diretas, alhos por batatas. 🙂 🙂

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Abre os olhos tu, porque desde a criação do Bitcoin que isso já está feito.

        1. Avatar de Joaquim+Afonso
    3. Avatar de Paulo+Martins
      Paulo+Martins

      O problema é que “plantar” uma árvore e “manter” uma árvore conta o mesmo para seres verde, por isso há empresas compram uns hectares de floresta por meia dúzia de tostões em zonas já protegidas em que a construção ou sequer o corte de árvores é proibido, mas permite-lhes há mesma alegar que preveniram a emissão de CO2 correspondente ao abate de N árvores e com isso abater às emissões que produzem para poderem alegar que são empresas “neutras”.

      1. Avatar de lb
        lb

        Exatamente. ‘E o negocio do Carbono. Penso que poucas pessoas sabem disso…

    4. Avatar de Lucas+Caminhante+das+Estrelas
      Lucas+Caminhante+das+Estrelas

      O pinhal de Leiria que o diga.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Nem sabia que havia pessoas que olhavam para esse tipo de “etiquetas”!

    1. Avatar de toder
      toder

      infelizmente, há demasiadas pessoas que so olhem para isto, ou o que tem na modinha “vegan”
      Um exemplo :
      Comprador: quero sapatos “vegan”
      Vendedor: ou seja, querem sapatos de plastico
      Comprador: nao nao, quero sapatos vegan.

      Muitos nem sabem o que esse “vegan” significa

  3. Avatar de Manuel Cruz
    Manuel Cruz

    Então e agora como ficamos em relação aos veículos eléctricos ?

    1. Avatar de Mr.+Y
      Mr.+Y

      O que tem?
      Já irrita esta história das baterias poluirem! NINGUÉM nega isso. Mas está mais que provado que vale a pena pagar esse preço porque, no fim, vai contribuir para a descarbonização. Ou também vais dizer que isso não interessa para nada?
      Os próprios fabricantes já estão a mudar o paradigma.

      1. Avatar de lunatic
        lunatic

        O Manele esquece que entre mais carros eléctricos (ou outra alternativa aos de combustão) menos poluição terá nas cidades. Mas deixa estar, a malta gosta é de respirar o gasóleo mal queimado e sem filtros…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Nas cidades ninguém precisa de carros eléctricos, ou de tanques de 2 ou 3 toneladas, que é o que as marcas andam a vender aos parolos, com o nome piroso (eles acham pomposo) de “SUV”. Precisa é de uma bici eléctrica, que faz perfeiramente o servicinho, for a fraction of the cost. E nem tens de preocupar com estacionamento. Carro eléctrico na cidade sim, se for segmento A, tipo Panda ou Twingo, a usar 1/3 das matérias primas de um SUV premium.

          1. Avatar de andre
            andre

            Se fosse o meu desejo, toda a gente teria dinheiro para um citadino para andar na cidade, um MVP para viagens longas e um TT para ir ao mato.
            Como as pessoas nao têm dinheiro, o SUV acaba por desenrascar um bocado de tudo.

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            O único que desenrasca tudo, ou quase, é o segmento A, que basta meter-lhe uma mala de tejadilho quando se vai para fora se as trouxas não couberem. Além disso, a produção dele não delapida até ao sabugo os recursos naturais. É voltar já à época do AX, do Uno e do R5.

      2. Avatar de Paulo+Martins
        Paulo+Martins

        Está mais que provado ser um benefício para NÓS, países desenvolvidos que tiram proveito dos eléctricos sem nenhuma das consequências. porque nos países de terceiro mundo ou em desenvolvimento onde o lítio é extraído esses é que sofrem com o impacto da poluição da exploração do lítio e outros metais raros – https://www.nrdc.org/stories/lithium-mining-leaving-chiles-indigenous-communities-high-and-dry-literally

        É fácil para os EUA ou a EU promoverem a adopção de eléctricos quando as principais consequências dessa adopção não são sentidas por nós, eu não digo que se formos olhar para o planeta por um todo os impactos da descarbonização que beneficiam todo o planeta não compensem, mas se calhar se vivesse perto de uma das minas de lítio terias uma opinião diferente.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Nós temos minas de lítio aqui ao lado e defendo a sua exploração, dentro das regras, como é óbvio.
          O facto de serem mal exploradas lá fora é pretexto? É uma questão de maior fiscalização como já é feito noutros sectores. Não se pode colocar a culpa toda nos EUA ou na UE porque, muitas vezes, os maiores culpados são as autoridades locais.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não estou a dizer que o Mundo é um mar de rosas. Há muita hipocrisia e dinheiro ‘sujo’ a circular. Nós também exportamos muito lixo para fora para manter o nosso jardim limpo.

          1. Avatar de Lucas+Caminhante+das+Estrelas
            Lucas+Caminhante+das+Estrelas

            E importamos. Lembre-se da história do lixo dos hospitais italianos?

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Sim, porque os veículos a motor de combustão só poluiam com combustível.
        O Aço, alumínio, plásticos, óleos etc eram provenientes das plantas das florestas.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, porque os veículos a motor de combustão só poluiam com combustível.
      O Aço, alumínio, plásticos, óleos etc eram provenientes das plantas das florestas.

  4. Avatar de Helio
    Helio

    evitar a obsolescência programada, mas reparar automóveis com mais de 15 anos não ia ser proibido?

    uma junta de cabeça queimada, por 500€ não polui assim tanto, e evita o fabrico dum novo automóvel

  5. Avatar de fininho
    fininho

    A UE permite que um Estado poluente compre créditos para poluir mais a um Estado menos poluente, mas não quer que as empresas enganem os clientes…
    Em breve vamos ter mais uma taxa, neste caso a Taxa de Carbono, sempre que uma industria importar um produto de um país poluente, é automaticamente aplicada uma taxa que faz o produto ficar mais caro, quem vai mesmo pagar?

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Greenwashing faz a UE a tentar impingir os carros elektros!

  7. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Mais um exemplo de hipocrisia reinante.