Já mexe o Firefox 5

31 Comentários

Revelados alguns Mockups do novo Firefox 5.
Enquanto o Firefox 4 está ainda em fase beta, e que provavelmente será lançado já no próximo mês de Março, surgem na Internet 5 maquetas do que poderemos esperar no Firefox 5.

Pelas imagens, podemos constatar que a Mozilla irá adoptar uma estrutura do tipo “desktop apps”… será o que a Mozilla em tempos baptizou de Prism, mas agora com um novo look. Segundo parece, este “site-specific” browsers terá um menu do site integrado.

Aqui estão alguns modelos para entender como isso irá funcionar:

Outras informações referem que o Firefox 5 poderá, segundo o que está programado, sair no final do segundo semestre deste ano (isto se não tivermos tantos atrasos como os que estamos a ver no Firefox 4). Esta nova versão terá uma barra de pesquisa actualizada, que terá 240 pixels de largura e, em vez de favicon, irá usar a cor principal do motor de pesquisa (verde para o Google, roxo para o Yahoo, amarelo para Bing e assim por diante).

Pelo que me parece, estes são mais alguns pormenores que os developers da Mozilla estão a testar para o novo Firefox 5, mas isto muda rapidamente e, até à sua saída, iremos ter muitas alterações, inclusões e inovações. O mercado não é estático e está a mexer com mais intensidade no mundo dos browsers.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Muito Bom! 🙂

  2. Avatar de MetalWeirdo
    MetalWeirdo

    Fico a espera para testar 🙂

  3. Avatar de samuel
    samuel

    Ainda não lancaram o 4 já estão a lançar boatos na net sobre o 5… mas vá há que fazer frente aos outros concorrentes de peso, e quanto mais concorrencia e evolução, melhor para o utilizador final 🙂

    Por enquanto aguardo ansioso pelo 4 😉

    cumps

    1. Avatar de HardSoft - Tudo Sobre Hardware e Software

      A Final do 4 tá quase a chegar… 🙂
      Hoje foi disponibilizada a beta 12 do firefoz 4 😛

      1. Avatar de ronheca
        ronheca

        Enqt não chegar a beta 1000.

    2. Avatar de m4x
      m4x

      As empresas de software ou hardware não esperam por lançar um produto para começar a trabalhar noutro, o Windows 8 já estava a ser feito quando lançaram o 7, a PS4 já estava a ser feita quando lançaram a 3, etc etc etc, são equipas diferentes, nos últimos stages são equipas para testar e corrigir erros, não vão meter lá os designers nem programadores principais a fazer esses trabalhos, é um desperdício de dinheiro.

  4. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Não se livram daquela caixinha com uma lupa…. 🙂

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      E ainda bem q assim o é…

      Eles tem a opção de usar palavras chave e tem a opção de pesquisa normal. Assim é q é um bom software, qd dá a oportunidade ao utilizador de escolher.

      1. Avatar de Paulo Cesar
        Paulo Cesar

        E “aquela caixinha” rende alguns trocados à Mozilla quando os usuários a utilizam. É prático para quem usa e excelente para a Mozilla.

  5. Avatar de Emannxx

    De lembrar que agora a Mozilla vai adoptar a mesma forma de actualização que é usada no Chrome.. uma nova versão por cada nova “feature”.

    Partindo desse principio, é bem provável que a versão 5 esteja disponível este ano.

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      https://wiki.mozilla.org/Firefox/Roadmap

      “Ship Firefox 4, 5, 6 and 7 in the 2011 calendar year”

      😉

  6. Avatar de kekes
    kekes

    Tiveram anos um bocado parados no tempo, deixaram a concorrencia passar-los inovarem mais que eles… Demoraram internidades para lançar o F4 e agora em questão de meio ano querem lançar o F5? Espero que não seja nada mais que um objectivo e se passe a realidade que o Firefox volte a ter explendor que tinha poruqe agora tem a vida um pouco mais complicada, creio que eles tambem deram conta disso.

  7. Avatar de Cesar Oliveira

    Já ?
    Eu estou em desespero para usar o firefox 4 e já falam em lançar o Firefox 5 este ano ?

    Concorrentes, quais, quis, para mim o firefox é sem duvida o melhor e não tem concorrentes a altura.
    O Opera fica um pouco atras, mas para mim é o 2º melhor.

    Chrome para mim ainda é amador em relação ao Firefox.

    Mas a minha opinião vale o que vale.

  8. Avatar de D!
    D!

    e o opera é a base :p

  9. Avatar de Nelson Foseca
    Nelson Foseca

    já uso o firefox 4 beta à algum tempo, e está muito bom 😉

    1. Avatar de Pensamento Positivo
      Pensamento Positivo

      Também eu!… E este FF4 beta 12 é sem dúvida o melhor browser que alguma vez tive instalado!…

      Nem me venham falar em questões de velocidade. Em termos de fiabilidade, segurança, integração, gestão de plug-ins, até mesmo compatibilidade com softwares de acessibilidade para deficientes mesmo com versões muito antigas ou se quiserem até em termos de optimização para os processadores, mesmo os muito velhos este FF4 não tem rivais à altura!…

      Agora é claro: A fundação Mozilla não pode adiar muito mais o lançamento pois o 3.6 é um produto muito pobre e a concorrência está aí mesmo à espreita e não vai dar descanso, o que até é óptimo para o consumidor final!…

      Boa noite!…

  10. Avatar de canelas
    canelas

    Qd está previsto sair o FF4??

    1. Avatar de jrk
      jrk

      A próxima versão é o Release candidate, então creio que podemos esperar a versão final para março. 😀

  11. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Mexe? Chiça que mexe mesmo muito devagarinho. Coitado.

  12. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Cont a usar o FF4, mas temos que ser realistas, o FF ainda tem de comer mt sopa p atingir as velocidades do Chrome, é so isso que lhe falta!

    1. Avatar de Maxim Stratan

      isto também varia muito de pc para pc, eu tenho sempre os três melhores navegadores e a velocidade no ff é maior

  13. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Firefox o meu browser favorito ate a pouco tempo mas chegou a altura de ir a outros lados. Acho que eles ate dominaram mas dormiram um pouco a sombra da bananeira ou do sucesso que tiveram. Agora… siga em frente… Opera passou a ser o browser por defeito em tudo o que tem acesso a internet… Telefone ou computadores

  14. Avatar de Batman
    Batman

    Parecem que o FF4 está ficando uma porcaria, porque ao invés de investirem suas fichas no desenvolvimento deste, já estão pulando para a próxima versão!

    Reforço ainda mais essa ideia pelo tanto de betas lançados, que chega a ser algo estúpido!

    Por que não já implementam as novidades do FF5 na versão 4 que ainda nem acabou de sair?

  15. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    E o FF5 vai passar a usar 2GB de RAM com a homepage aberta?
    (Não me levem a mal, o meu browser para everyday usage é o Firefox, mas ele peca nos consumos)

  16. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    Eles precisam de mudança e rapida porque o Chrome os Opera comem mercado ao FF todos os dias, ainda uso o FF como browser de base mas uso tambem o Chrome e a diferença e velocidade e simplemente abismal, uso o FF apenas pelos plug in que tem e porque sao um pouco mais façeis de encontar e instalar do que no chrome e porque sou um pouco preguiçoso quanto a mudança porque se nao a muito tempo que teria deixado de utilizar o FF. Vamos la ver como vem a versão 4 e o tempo que as novidades anunciadas para a 5 vao demorar a aparecer.

  17. Avatar de luis freire
    luis freire

    O FF e mais lento que o chrome mas eu depois de usar o chrome vejo que o meu histórico de navegação fica todo gravado quer eu queira quer não mesmo que apague o histórico no fim de sessão o que não acontece com o FF e isso no que respeita a privacidade eu dou muita importância por isso eu uso FF e usarei sempre o desenvolvidor não tem fins comerciais, VIVA O FIREFOX.

  18. Avatar de ReDLine PC

    Para quem diz que o chrome é mais rápido que o firefox, então comparem os consumos de memória ram entre o chrome e o FF4 beta 12 e depois digam algo…

    Quanto mais páginas em simultâneo tiverem abertas piora o consumo de ram por parte do chrome.

  19. Avatar de Sky
    Sky

    Estes 240 pixels de largura são um pormenor ou é impressão minha? Porque no FF há já algum tempo que podemos aumentar ou diminuir a largura da barra de pesquisa.

  20. Avatar de Igor

    pessoalmente, a beta 4.0b13pre corre muito bem.

    mal posso esperar pelas inovações e melhorias de uma versão 5.0 – nem que isso me crashe o browser a cada 2 minutos 😛

  21. Avatar de Cláudio Antônio da Silva

    Espero que na versão 5, pelo menos os desenvolvedores recuperam os estragos feitos na versão 4, infelizmente, quase detonaram o Firefox, que até a versão 3.6 foi o melhor de todos os browsers.