Já há um Hospital totalmente digital na América do Norte

24 Comentários

Esqueça aquela imagem de um hospital com muita gente de bata branca para cima e para baixo, povoando os corredores onde o tempo demora a passar.

O futuro chegou ao Humber River Hospital em Toronto, Canadá, onde agora nos corredores os profissionais de saúde são robôs nas mais variadas tarefas.

pplware_robos_hospitais00


Intitulando-se como o primeiro hospital no mundo totalmente digital, o Humber River Hospital abriu as portas esta semana ao público e mostrou um mundo que alguns apenas visionariam num filme sobre o futuro lá longe.

O hospital colocou robôs automatizados para quase tudo. Podemos ver estes seres metálicos a entregar suprimentos médicos e comida aos pacientes, na preparação e administração de medicamentos de quimioterapia e muitas outras tarefas.

Este robôs têm missões bem definidas. Por exemplo, os robôs que vão entregar equipamentos médicos, são programados para pegar no carro, chamar o elevador e no sítio certo deixam a encomenda. Após a entrega voltam à base para iniciar trabalhos diversos, como fazer as rondas pelos vários serviços auxiliando noutras acções pontuais.

 

Qual foi a necessidade que levou a “contratar” robôs?

Segundo o CEO do Humber River Hospital, Barb Collins, ter um edifício com mais de 167 mil metros quadrados, com 13 andares, obriga a que a distribuição de material hospitalar e suprimentos médicos sejam entregues de forma muito mais optimizada e com um método que seja funcional.

A solução exigia ter tarefas automatizadas e automatizar estas entregas e outros processos foi a solução.

 

Robôs manipulam medicamentos

Há também outros trabalhos muito mais minuciosos. Por exemplo, há robôs que ajudam na medicação dos tratamentos de quimioterapia. Estes recebem uma ordem para entregar os compostos necessários à mistura, tal como o médico deixa previamente estipulado. Os robôs verificam o que foi prescrito no gráfico do tratamento, analisam a dose, comparando com as doses anteriores do paciente, e depois executam a preparação dos compostos.

Claro que a componente humana é importante, contudo há razões que dão preferência a esta opção. Segundo Barb Collins, o benefício de ter robôs a entregar estas “drogas quimioterapêuticas” em vez de seres humanos, é que a medicação é “muito tóxica”, o que significa que se os químicos acidentalmente foram derrubados, temos de desligar uma área imensa para protecção do pessoal. Se forem máquinas não há esse problema.

Mas os responsáveis na unidade hospitalar são peremptórios a referir a exactidão da execução das tarefas. Os robôs analisam tudo, desde a temperatura do paciente ao processo médico que o acompanha. Depois preparam meticulosamente os medicamentos e transportam a dose até junto do doente. Mas quem diz isto diz uma recolha de sangue que pode vir de uma área a outra sem que haja interferência humanna em grade parte do processo.

 

Como funciona a organização do trabalho?

As embalagens de quimioterapia são impressas com o mesmo código de barras usado na pulseira médica do paciente, isso permite garantir que os medicamentos são administrados à pessoa certa. Há um controle por parte do robô em todo o processo de identificação, conhecimento do histórico e administração dos medicamentos. Mas nãos se ficam por aqui.

Há também robôs na sala de radiologia que movimentam o paciente para fazer as imagens, ao invés de fazer o paciente contorcer o seu corpo em posições difíceis, os robôs ajustam-se ao paciente.

pplware_robos_hospitais05

Este hospital prima pela alta tecnologia ao serviço do paciente. Todos os quartos do hospital têm um sistema touchpad onde os pacientes podem ter acesso ao seu registo de saúde electrónico, pedir comida, usar o Skype, ler livros ou tê-los lidos em voz alta.

 

CTCnews

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Estes robôs têm famílias para sustentar, como os seres humanos que deveriam ter este trabalho e são substituídos por máquinas? Se substituímos as pessoas por máquinas, acabamos com números cada vez maiores de desemprego… vamos todos viver pra rua, para os robots terem trabalho… Pé ante pé…

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Não te queixes dos robots, são eles que também conseguem manter muita pessoa viva…

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Claro que não me queixo dos robôs…poderia era queixar-me de quem os construiu! Mas não o faço porque “o mundo tem de evoluir” e as multinacionais “têm de continuar a ganhar muito dinheiro”…para desenvolver e construir novos robôs! Espero é que os (des)governos comecem a anular e proibir estudantes em determinados cursos que não vão ter oportunidades de emprego.No caso deste artigo…abolir os cursos de enfermagem,radiologia,técnicos de tratamentos oncológicos,auxiliares de acção médica,etc!! Porque não vale a pena estar a gastar tempo e dinheiro para tirar um curso de…desempregado de longa duração!! Eu sei que as universidades e institutos politécnicos vão reclamar…mas é tudo em nome do progresso!!

    2. Avatar de nope
      nope

      É lixado quando o próximo passo para a nossa evolução, choca de frente com o nosso sistema económico e o chamado trabalho assalariado … era suposto os robôs aliviarem a nossa carga de trabalho mas ao fazê-lo, faz com que fiquemos sem dinheiro. Como ultrapassar isto ?

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Simples, instaurarmos uma sociedade sem classes sociais e dinheiro!

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Admira-me é que como é que muita gente não pensa nesta hipótese sequer.

    3. Avatar de urtencio
      urtencio

      Tenta pensar positivo! pode ser que um dia estejas a gozar a tua vida na boa com o resto da malta e andem as maquinas a trabalhar pelo pessoal! 😉

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Não querendo ser alarmista, mas isso de viver ao lado de maquinas será só para alguns afortunados, pois o povo irá ser novamente posto de parte…

    4. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      tas a olhar de um ponto de vista de pessoal, se tiveres um negocio onde uma maquina faça o mesmo que um trabalhador por menos e mais sendo mais eficiente, óbvio que vais optar pelas maquinas

      1. Avatar de beticlas
        beticlas

        Pois, mas a qualidade do produto nem sempre é a melhor…

        1. Avatar de Nuno Fernandes
          Nuno Fernandes

          Pelo contrário… se for bem programado, a qualidade é em MUITO superior. Máquinas não têm falhas, a não ser que haja erros de programação ou falhas mecânicas. Já o ser humano, é uma falha com pernas.

    5. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Porque estás a usar um computador para escrever isso? Podia ser uma pessoa a receber o teu discurso, a escrever num papel, e a montar-se no cavalo e entregar na gráfica, onde seriam efectuadas centenas de milhares de cópias, entregues a cada um de nós pelos correios…
      Assim, usando o PC, despediste dezenas de pessoas. Um que aponta o ditado, um que o leva à gráfica, dezenas na gráfica a reproduzir em série, e dezenas outras que não o vão entregar agora. Ao escrever este texto condenaste milhares à fome.

  2. Avatar de jagudi
    jagudi

    Quando adquirirem consciência hão-de matar-nos e dominarem o mundo 😉

  3. Avatar de maria
    maria

    so enfermeiros aflitos pot a final terem upma profissao irrelevante. profisdao do future engenharia aqeles que oportas mandou emigrar.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      E no futuro quando os engenheiros forem substituídos e afinal aperceberem.se que têm uma profissão irrelevante?

  4. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Se as pessoas fizessem o seu trabalho, sem se queixarem, faltarem ou inventarem 1001 desculpas para não o fazer, se calhar…só se calhar, nunca se teria pensado substituir as pessoas por máquinas…
    A ideia principal por detrás das máquinas, é de facto libertar as pessoas dos trabalhos considerados menos nobres e assim permitir a essas pessoas o desenvolvimento de faculdades superiores e dedicarem-se a trabalhos considerados mais nobres.
    Nunca se pensou em deixar as pessoas no desemprego, nem que as pessoas vissem nas máquinas uma forma de não trabalharem.
    Ou seja…o problema são as pessoas e não as máquinas…tal como não são as armas que matam, mas sim quem carrega no gatilho…;-)

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      A ideia principal por detrás das máquinas é simplesmente económica. Uma maquina pode trabalhar 24 horas por dia 7 dias por semana, não fica doente, não pede melhores condições de trabalho, não pede aumentos,…

      1. Avatar de luciano
        luciano

        esqueceu que os robos dificilmente comentem erros…já pessoas podem simplesmente medicar errado, estar a dormir numa situação de emergência, trabalhar com menos afinco por ganhar menos e assim acabar matando ou invalidando alguém… é muito importante que nos hospitais e principalmente no trânsito o processo seja automatizado para poupar vidas..

    2. Avatar de Ricardo Oliveira
      Ricardo Oliveira

      +1

  5. Avatar de André
    André

    “com muitas gente” ?

    1. Avatar de Vítor M.
  6. Avatar de JP
    JP

    é facil… Cada pessoa compra um determinado numero de robots, de acordo com as suas possibilidades e depois manda-os trabalhar e gerar lucro, ou seja, no fundo seriamos todos administrador de robots. digo eu assim de repente-…

  7. Avatar de Gervasio Perone
    Gervasio Perone

    Frieza por frieza, descaso por descaso, ao menos estes não erram.