Já conhece a nova nota de 50€?

23 Comentários

Depois das alterações feitas à nota de 20€, está agora para chegar uma nova nota de 50€. O Banco Central Europeu (BCE) apresentou hoje a nova nota, referindo que é a mais segura até à data.

Para conhecer melhor a nota, o BCE até criou um jogo de tetris!

nota_50


De acordo com as informações do BCE, a nota de 50 euros é a mais utilizada. Mais curioso ainda é o facto desta nota ser mais usada do que as de € 5, € 10 e € 20 euros juntas. Actualmente existem 8 mil milhões de notas de 50€ em circulação mas, no dia 4 de Abril de 2017 chegará uma nova nota.

nota_50_2

Além do aspecto diferente da actual, nesta nova nota foram incorporados vários elementos de segurança para as proteger face à contrafação. É muito fácil verificar as notas das duas séries através do método “TOCAR, OBSERVAR e INCLINAR”. Ver aqui.

Quando a nota é colocada contra a luz, uma janela transparente perto do topo do holograma revela um retrato da Europa, uma figura da mitologia grega, que é visível em ambos os lados da nota.

O mesmo retrato também aparece na marca d’água. A frente da nota apresenta um ‘número de esmeralda’, uma série brilhante que, quando inclinada, muda de cor de verde esmeralda para azul profundo e exibe um efeito da luz que se move para cima e para baixo. Esses recursos de segurança tornam mais fácil verificar a autenticidade da nova nota €50, com o método ‘sentir, olhar e inclinar

Para quem quiser conhecer melhor a nova nota, saiba que está disponível um jogo de tetris para o efeito.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu queria era a nota de 10 contos e o Departugal!

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Já com o Brexit fomos quase que afundados com noticias pró-europa, imagino como seria se agora também houvesse um referendo em Portugal. Até na missa se iria falar de política a incutir a decisão de ficarmos nesta.

      1. Avatar de edgar
        edgar

        so irias duplicar o valor da tua divida externa

      2. Avatar de Pablo
        Pablo

        um “porxit” era o fracasso nacional, um pais que pouco produz, embora já estejamos melhor, a engordar funcionários públicos, banqueiros, gestores, administradores, ex-ministros. onde íamos ao dinheiro se não nos emprestassem?

    2. Avatar de António
      António

      Pessoas com você que defendem (não lhe nego esse direito!!) o “Departuga” antes de omitirem opiniões deviam perder umas horas a estudar a história da Europa do sec. IXX e XX e em especial de Portugal. Nunca a Europa no seu todo e em especial Portugal teve tanta prosperidade como nas últimas décadas. E porquê? Porque paramos com o nosso hobbie preferido que era matarmo-nos uns aos outros e decidimos partilhar responsabilidades, benefícios e valores. Portugal até à entrada da CEE era um país pobre e miserável, com vários índices de desenvolvimento humano dignos de países 3º mundo. Foi graças à Europa e à capacidade dos portugueses que nos desenvolvemos. Se hoje estamos com alguns problemas foi porque cometemos erros! O problema é que as pessoas na sua generalidade acham que a economia devias crescer eternamente…. e não é assim que funciona. A riqueza é finita, logo a seguir a um período de crescimento irá mais cedo ou mais tarde surgir uma receção de modo a equilibrar as coisas… basicamente equilibrar o “universo”. É fácil culpar a europa, quando vivemos num pais desorganizado, onde funciona o “xico-espertismo” e ninguém quer assumir as dores de fazer reformas estruturais. Um país onde muita gente não valoriza a educação, conhecimento, cultura…. Veja por exemplo como estava a ciência em Portugal antes dos fundos comunitários e depois. Veja as condições das universidades portuguesas e depois dos fundos…. Agora o que acho é que não se pode pertencer a um clube quando tudo está bem e quando há problemas bate-se com a porta. Só o oportunistas é que o fazem!

  2. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    Vai ser igual à antiga, longe da minha carteira…

  3. Avatar de Jokka
    Jokka

    Ja viram. As imagens principais parecem duas cabines telefónicas do Reino Unido (ou desunido)

  4. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    O link do ver aqui está errado (aponta para a nota antiga), devia ser
    http://www.novas-notas-de-euro.eu/Notas-de-euro/Elementos-de-seguranca/TOCAR/NOVA-NOTA-DE-%E2%82%AC50

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado João. Corrigido.

  5. Avatar de Zefra
    Zefra

    Eu queria dessas mais umas de 100 so para aliviar os fins do mes

  6. Avatar de ZEDAPIPA
    ZEDAPIPA

    Ao tempo que não me passa uma pela frente 🙁

  7. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    A nota de 50€ a mais usada?! Em Portugal não deve ser de certeza!

  8. Avatar de Probrezinho
    Probrezinho

    Se já conheço a nova nota de 50€?
    Nem a velha, quanto mais a nova….

  9. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Nem as antigas conheço… 🙁

    1. Avatar de Rui Dias
      Rui Dias

      Podiam colocar uma imagem também da parte de trás?!!? ;-D

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    É a mais usada na Zona Euro a que Portugal não pertence.
    Portugal pertence à Zona Cêntimo.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      É isso!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      AHAHAHAHAHAHAHAHAH!! O que me ri xD

  11. Avatar de Edu94
    Edu94

    Uma informação que mudou a minha vida… 😀

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pff, se vale o mesmo, até podia ter o RUCA que estava pouco me lixando.

  13. Avatar de pedro
    pedro

    Como eu gostava de conhecer as antigas quanto mais as novas…