iSense: O conceito de iPad para invisuais

34 Comentários

O iPad é o gadget completo da Apple. Impressiona com a sua simplicidade e versatilidade. Um aparelho fino e fácil de usar que coloca um mundo de opções à mercê do utilizador. Mas tanta coisa boa teria que ter alguma falha. E o que falha no iPad é a impossibilidade de determinadas pessoas o poderem utilizar. Nomeadamente pessoas invisuais ou com alguma deficiência ao nível da visão. Assim, pensou-se o conceito do iSense!

iSense

A pensar nas pessoas com dificuldades, ou mesmo impossibilidades, ao nível da visão, apareceu o conceito de iSense. E o que é realmente este conceito?

O iSense trata-se de uma película transparente, que é sensível à luz e que pode ser unida à tela do iPad. Esta película trasparente é constituída por várias bolhas que reagem aos diferentes níveis de luz transmitidos pela tela, formando, assim, caracteres de Braille. Ou seja, a película emite sinais de relevo, seja em páginas web, jogos, etc.

Assim, uma vez que se coloque esta película no iPad, todo o texto, imagens, entre outros, serão transformados em Braille, para que os invisuais possam ler e interpretar aquilo que o iPad lhes projecta.

Este conceito foi criado pelos designers Kikki Tham Sterner e Johan Ollashas, e irá competir no Future Lions, para criadores de produtos e marcas “do futuro”.

Vejamos agora mais em detalhe como funcionaria o iSense:

Apesar de ainda se tratar de um conceito, esta é uma iniciativa admirável, porque por vezes a tecnologia apenas inova, mas não evolui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maurycio
    maurycio

    Excelente!!!

  2. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Isto sim é revolucionário!

    cumps!

  3. Avatar de Gabriel Martínez
    Gabriel Martínez

    Realmente é inovador. A dificuldade aqui vai ser programar a tela para detectar quando é clique ou quando é leitura com os dedos. Se carregarem numa parte do ecrã para ler o que lá está como será distinguido de um clique?
    Fiquei curioso de saber como vai progredir este conceito.

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Isso é fácil, por exemplo premir a tecla espaço enquanto se toca e se não for premida essa tecla não é clique, é apenas leitura.

  4. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Muito bom !!!!

  5. Avatar de Ivan Silva
    Ivan Silva

    “Disclaimer
    The iSense product is NOT real and IS NOT available for purchase (…)”

    Como e entao?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sabes o que é um conceito? Além disso, leste o artigo?

  6. Avatar de fran
    fran

    é muito bonito mas praticamente impossivel de realizar…

    como é que uma película fina consegue processar os diferentes tipos de símbolos que podem aparecer no ecrã e transformar no respectivo símbolo?? tem que ter um processador qualquer e mais não sei o que (não sou especialista) para conseguir funcionar… ficaria caríssimo para alem de que hoje em dia ainda é impossível.

    1. Avatar de Rui Peres
      Rui Peres

      Se a película tiver ligada ao iPad não é impossível. É só programação!

      PS: É só uma ideia

    2. Avatar de Pedro Lopes
      Pedro Lopes

      Tinha de vir aqui o chico esperto afirmar que é “praticamente impossível”, mas duas linhas abaixo volta cheio de interrogações e ainda se auto-retrata de não especialista…

      Santa paciência!

      Depois admiram-se que estamos em crise. Com opiniões destas, pudera…

    3. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Não creio que seja assim tão… “quase impossível”.
      Segundo o que percebi (que não está livre de erros lol) é o próprio iPad que faz a tradução e não a película.

      Aproveitando o que foi dito na primeira resposta: é só fazer com que o iPad detecte a película e programação.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tu ao menos leste o artigo ?! Percebeste que a pelicula é sensivel à luz?

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Sim. segundo o artigo a película é sensível à luz. No artigo não está implícito que a película é formada por circuitos, portanto a minha intuição diz-me que as bolhas são o resultado de alguma reacção a um determinado tipo de luz e que de alguma forma o iPad é capaz de detectar a película e a partir daí o iPad faz a “tradução” do que está a ser apresentado no ecrã. A forma como as bolhas são criadas ou como o iPad detecta a película não sei, mas esta é a minha percepção de como funciona… Mas posso estar errado…

  7. Avatar de BBC
    BBC

    É tão bom ver ideias destas em prática.

    Muito bom…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, podes crer. E penso que se deviam alargar a outros aparelhos, não só ao iPad. Deviam ser um alerta para outros tablets e, essencialmente, smartphones uma vez que são maioritariamente usados. Não sei se há, mas aplicações, ou smartphones com as mesmas características, mas adaptados para pessoas com incapacidades eram, de facto, algo de valor e que me fizessem olhar para estas tecnologias de outra forma.

      1. Avatar de Pensamento Positivo

        Boa tarde Marisa!

        Muitos parabéns pelo artigo que é muito interessante para toda a vasta comunidade de pessoas com alguma dificuldade visual de que também eu próprio faço parte.

        Quanto a aplicações de acessibilidade para PC e Mobile, elas já existem há algum tempo e tendem a diversificar a oferta à medida que vão aparecendo novos produtos.

        Pode encontrar uma boa leitura introdutória para o assunto em http://magnifiers.org/.

        Muito obrigado e bom fim-de-semana!…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Olá,
          Muito obrigada pelo teu comentário, e contributo. Não conhecia o site 🙂
          Eu própria já lidei, com bastantes casos de pessoas com dificuldades visuais, e reconheço que, apesar de já existirem algumas respostas, as empresas e as próprias pessoas não são muito empáticas para com todas as necessidades e dificuldades, não desenhando nem criando ainda muitos produtos adequados para todos.
          🙂

          1. Avatar de Pensamento Positivo

            Olá!…

            Adaptações para os produtos informáticos para pessoas com dificuldades visuais já existem desde há muitos anos… São geralmente boas, muito caras e não são grandemente conhecidos e divulgados entre a restante comunidade o que dificulta a sua efectiva adopção por parte de quem delas mais precisa…

            A simpatia das pessoas para com estes casos nem sempre é a melhor, mas felizmente, na minha muito modesta opinião as coisas têm melhorado imenso nos últimos anos.

            Quanto ás empresas e ao desenvolvimento… Eu compreendo o que dizes, mas também é uma questão de escala de mercado… Felizmente estes problemas afectam uma reduzida percentagem da Humanidade… Ainda assim as soluções vão saindo e todas as inovações são bem vindas!…

            Ainda assim deixe-me que expresse uma outra preocupação: As acessibilidades específicas para pessoas de idade avançada onde aí sim ainda não existem muitos produtos compatíveis no mercado e as acessibilidades para pessoas com outras necessidades especiais são demasiado complexas ou pouco úteis… Espero que as coisas melhorem quando a primeira geração da massificação dos computadores lá chegar…

            Boa noite!…

  8. Avatar de Nuno Faria
    Nuno Faria

    São iniciativas como esta que valem a pena louvar.

  9. Avatar de STP
    STP

    Excelente ideia! Espero que consigam por em pratica!

    1. Avatar de ...

      Não amigo, por acaso não é.
      Para demonstrar foi usado um produto da Apple, mas este conceito foi desenvolvido por privados e não pela Apple, é só leres o que está escrito no fim do vídeo.

      The iSense product is NOT real and IS NOT available for purchase. Furthermore – Apple™ Inc. and the Ipad™ is NOT in any way involved with this product or commercial.

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    À parte deste conceito que está soberbo, caso seja levado em frente, poderia ser pensado de maneira a que, tome a forma do objecto retratado pelo ecrã. teriamos assim ecrãs tacteis, com relevo, para dar uma ideia de realismo superior.

  11. Avatar de sLiD
    sLiD

    Esta iniciativa vem abordar a lacuna que existe nos terminais touch que neste momento dominam o mercado. Um conceito realmente inovador. Agora é esperar por mais novidades.

  12. Avatar de Ciscobald
    Ciscobald

    iLove 🙂

  13. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Espectacular!
    Isto é mesmo real?

  14. Avatar de Rui Fernandes
    Rui Fernandes

    O iPad e o iPhone, graças às opções de acessibilidade já são usados por cegos com muito sucesso.
    Tenho visto ao longo do tempo, com agrado, este tipo de conceitos e também considero, como o autor do artigo e os vários comentadores que seria fabuloso assistir à sua implementação.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Espectacular!! Acho muito bem que desenvolvam coisas deste tipo… os invisuais também têm direito!! 😉

  16. Avatar de At
    At

    o meu tio é invisual, até agora tem usado symbian com recurso a um sintetizador de voz. Isto proporciona um enorme avanço! não fazem ideia de quão caro é uma linha braille! e quão básicas são as funcionalidades que esta proporciona! nunca experimentei mas julgo que o iOs já trazia um sintetizador de voz mas nada se compara a isto! Venha o mesmo para iPhone!

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isto é o que os comandos da Wii2 terão!

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isto sem dúvida é uma inovação espectacular, mas tenho que fazer um pequeno reparo! Não se usa o termo0 invisual. As pessoas são cegas ou têm baixa visão. Estes termos são assim usadas internacionalmente e reconhecidas pela ACAPO e outras associações portuguesas. Existem muitos cegos que ficam ofendidos com o termo invisual.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Ricardo, o termo invisual não está incorrecto, assim como cego.
      Tenho vários amigos invisuais que me ensinaram, eles próprios, a melhor forma de me referir a pessoas com incapacidade/dificuldade visual. Penso que o termo varia de pessoa para pessoa, e há as que preferem cego e as que preferem invisual.
      Apesar de tudo, invisual é um termo correcto, adoptado também por várias instituições e estudos científicos.