IRS: Obtenha aqui as tabelas de retenção na fonte para 2022

33 Comentários

Quer saber quanto irá efetivamente ganhar em 2022? Para tal terá de saber quanto do seu salário mensal ou pensão irá ficar retido.

Esta sexta-feira foram publicadas, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para 2022. Saiba já qual a taxa de retenção que se aplica ao seu salário.

IRS: Obtenha aqui as tabelas de retenção na fonte para 2022

As tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o ano de 2020 já estão disponíveis.

Em execução do disposto no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), são aprovadas as tabelas de retenção a que se referem os artigos 99.º-C e 99.º-D daquele diploma legal.

Segundo o Ministério das Finanças, o aumento do salário mínimo para 705 euros brutos em 2022 “determina o ajustamento das tabelas de retenção na fonte de IRS”.

Esta atualização tem como resultado o aumento do número de contribuintes que “fica dispensado ou vê substancialmente reduzido o pagamento deste imposto”. O limiar a partir do qual se paga imposto é atualizado para os 710 euros em 2022, garantindo a isenção aos contribuintes que aufiram o equivalente à retribuição mensal mínima garantida.

A subida de 24 euros no valor isento do desconto mensal do IRS permite acomodar o efeito da atualização do salário mínimo nacional – que em janeiro passa a ser de 705 euros – que serve de referência para a aplicação do mínimo de existência.

Ainda segundo o Ministério das Finanças…

Paralelamente, as tabelas de retenção na fonte para 2022 dão continuidade ao ajustamento progressivo que tem vindo a ser feito nos últimos anos entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar à semelhança do que, já hoje, acontece com as tabelas relativas aos rendimentos das pessoas com deficiência, já se encontram ajustadas entre o imposto retido e o imposto devido

Além da subida do valor a partir do qual se começa a descontar IRS, as novas tabelas procedem também a um ajustamento das taxas aplicáveis nos patamares de rendimento salarial seguintes.

Uma pessoa solteira e sem dependentes que ganha até 718 euros está este ano a descontar 4% de IRS todos os meses. Caso ganhe até 739 euros, desconta 7,2%. A partir de janeiro de 2022, o limite destes escalões sobe para 720 e 740 euros e as taxas aplicáveis descem para, respetivamente, 1,8% e 4,5%.

A publicação das tabelas de retenção na fonte no início de dezembro dá margem de tempo para que possam ser refletidas já nos salários pagos em janeiro.

O mesmo deverá suceder relativamente às pensões, em linha com o que se verificou este ano

Tabelas de Retenção 2022

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sagedaces
    Sagedaces

    Que grande vigarice, metem com uma mão, tiram com a outra, cambada!

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Concordo plenamente. Mas tem noção que neste caso as pessoas vão ficar com mais dinheiro no final do mês, certo?

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Vão ficar onde? Vai lá fazer os cálculos depois volta cá

        1. Avatar de Reis
          Reis

          Então se em 2021 um ordenado de 754€ desconta 8% (60,30€) e em 2022 vai descontar 6,3% (47,50€), não vai ficar com mais dinheiro? Em 2021 fica com 610,74€ e em 2022 ficará com 623,56€ (já com desconto da Seg. Social de 11%).

          Penso que as minhas contas estejam corretas. Embora possa estar enganado.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Agora conta com a inflação e todos os outros produtos que vão aumentar a conta disso.. até diria que o que disseste é meio verdade

          2. Avatar de Molete
            Molete

            Somando depois o aumento de praticamente tudo – até o simples pão – no fim é provável ficar a perder em relação aos anos anteriores. Não fiz contas também… Mas..

          3. Avatar de Sagedaces
            Sagedaces

            não fez a conta corretamente, antes de isso, acrescente o aumento de 0,9 que o estado vai “dar”, logo calcule novamente a taxa onde será incerido e verifiquem verá que vai ficar surpreendido REIS.

          4. Avatar de Reis
            Reis

            Aqui estamos a falar apenas de rendimentos, não estamos a fazer de despesas. Isso é outra conversa. A inflação existe e vai ser mais elevada quando comparada com a dos últimos anos. No entanto, o que eu queria dizer, claramente “ficar com mais dinheiro” não foi o mais correto, é que o rendimento vai aumentar.

  2. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    O mais engraçado é que uma pessoa que ganhe 710€ e uma pessoa que ganhe 754€ vai acabar por ficar quase com o mesmo valor na carteira ao final do mes. Só que uma, a dos 710€, não desconta e a dos 754€ desconta (e bem, num valor de 47,5€). Agora ficamos a pensar, vale a pensa ser aumentado para fazer descontos, no qual ninguem nos garante que daqui a 40 anos teremos reformas? xD

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mas no IRS depois vais ver diferenças, o valor mensal não é tudo 😉

  3. Avatar de Mamba
    Mamba

    Agora não se esqueçam de votar outra vez no Costa em Janeiro..

    Tuga: vota sempre nos mesmos
    Also tuga: ‘ah e tal é sempre os mesmos, só a roubar’

    Facepalm

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      O Costa é o menos corrupto. Por isso é votar nele novamente.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Continuem a votar no socialismo, quando formos todos pés rapados e o país não tiver serviços publicos não se queixem.
        Por aqui levam-me 50% do ordenado todos os meses e os serviços publicos são tão maus que naqueles que é possivel sou obrigado a recorrer a privados para tudo.

        1. Avatar de Adeus
          Adeus

          Se te levam 50% é porque ganhas mt bem 🙂 obrigado por contribuires para uma sociedade saudável.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Podia ganhar melhor e com o que ganhava poder criar mais emprego, socialistas só olham para o seu bolso e não pensam no futuro do país.

      2. Avatar de Test User
        Test User

        Memoria tão curta
        ->Azeredo Lopes no caso Tancos
        ->Artur Neves e o negócio das golas antifumo
        ->Galpgate envolve três secretários de Estado
        etc

        Se é ser menos corrupto………………………

    2. Avatar de Gato por Lebre
      Gato por Lebre

      Queres o que?
      Que votemos num Partido que apenas diz mal e que quando lhe é pedido para apresentar soluções nunca o faz?

  4. Avatar de jc
    jc

    O pior do IRS é a lógica dele e… quanto mais se ganha menos recebe em relação ao ordenado mínimo.
    Aqui vai um exemplo:
    Renum. Bruta Mensal – 705€ Ordenado mínimo recebe com descontos – 627,45€
    Renum. Bruta Mensal – 710€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 631,90€
    Renum. Bruta Mensal – 720€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 627,80€
    Renum. Bruta Mensal – 720€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 625,30€
    Renum. Bruta Mensal – 720€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 620,00€

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto é a estupidez de como as nossas tabelas de IRS são calculadas, és aumentado e recebes menos dinheiro no final do mês… Honestamente não percebo como é que nunca ninguém corrigiu isto.

    2. Avatar de jc
      jc

      Enganei-me a seguir aos 720€ no quarto eram 740€ e no quinto era 750€
      era 705
      710
      720
      740
      750
      Favor retificar

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        No final do ano no IRS as contas são diferentes, enquanto as pessoas que descontaram podem vir a receber, as outras podem não receber nada ou até ter de pagar.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Eu ainda fui ver a tabela e fazer os cálculos.. quem recebe 750€ brutos vai acabar por levar menos líquido para casa do que quem recebe o ordenado mínimo.. isto é sequer legar nesta republica das bananas? Estou parvo com isto

  5. Avatar de jc
    jc

    Enganei-me a seguir aos 720€ no quarto eram 740€ e no quinto era 750€
    Favor retificar

  6. Avatar de david
    david

    no tempo do Passos Coelho ate nas reformas mais baixas tiraram 10 eur..
    Costa sempre!!

    1. Avatar de Gato por Lebre
      Gato por Lebre

      O dinheiro que o Costa andou a oferecer no inicio do mandato, deves pensar que veio de onde?

    2. Avatar de José
      José

      Falta sempre o detalhe de que nos encontrávamos na pré-bancarrota- “oferta” socialista e, sob resgate internacional. Detalhes, mas que “lixam” sempre essa sua lógica. Olhe que eu estou hoje a receber menos e aumento de ordenado em 20 anos tive apenas duas vezes: a “loucura” de 0,7% em dois anos. Ah, já me esquecia, nós agora no Ocidente e sobretudo no rico Portugal, temos de empobrecer – ouvi eu em conferências dirigidas por especialistas que seguem determinadas agendas políticas, até na Ciencia – vá lá saver-se o porquê.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não percebo porque as pessoas assim se mantêm nos empregos.
        Por aqui todos os anos recebo no minimo 500€ de aumento, no ano que isso não acontecer apresento carta.
        Retenção é chave, sem retenção de pessoas que façam a diferença as empresas não valem nada.
        Voces devem ser daqueles que agradecem a oportunidade, por aqui nunca agradeci nada a nenhuma empresa, mas sempre exigi que me agradecessem a mim pelo meu trabalho, dedicação e empenho.

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Sócrates teve preocupação com pobres quando aumentou IVA de 20 para 23 %
      Faz calculo 3% sobre uma reforma.

      Costa baixou ?

  7. Avatar de Mangostão
    Mangostão

    LOL. Deve ser, deve

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Os ilusinistas fiscais é isto que fazem com as tabelas de IRS e o mais grave é que fazem nas pessoas economicamente mais desfavorecidas com poucos conhecimentos em que o importante é tentarem sobreviver até ao fim de cada mês ! agora dão 4% mas depois no cálculo do rendimento com a declaração IRS vão cobrar 7% no mínimo ! Comprovei no ano transato no preenchimento de declarações irs.

  9. Avatar de AE
    AE

    O problema está nos escalões esses já há muito que deveriam ter sido mexidos, pois estão demasiado aproximados e faz com que aconteça essas tretas basta fazermos mais um pouco e pimba é-se mais penalizado que o escalão abaixo, isto não faz sentido nenhum.

  10. Avatar de jc
    jc

    O pior do IRS é a lógica dele e… Descontando 11% para a SSocial + o x % do IRS o lìquido fica assim:
    Renum. Bruta Mensal – 705€ Ordenado mínimo recebe com descontos – 627,45€
    Renum. Bruta Mensal – 710€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 631,90€
    Renum. Bruta Mensal – 720€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 627,80€
    Renum. Bruta Mensal – 740€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 625,30€
    Renum. Bruta Mensal – 750€ Ordenado Bruto recebe com descontos – 620,00€

    Ou seja quanto mais se ganha menos recebe em relação ao ordenado mínimo.

  11. Avatar de Coppola
    Coppola

    No entanto quem ganha o salário mínimo ficará com 627,45 acima de si. Embora você ganhe 754, quem ganha o mínimo 705, ficará com mais 4 euros, sem contar com os apoios próprios de quem ganha o mínimo.