IRS 2017: Saiba já quanto vai pagar ou receber

73 Comentários

É já a partir de 1 de abril (data oficial) que deverá proceder à entrega do seu IRS. No entanto, a funcionalidade já está disponível no Portal das Finanças e nesse sentido já pode espreitar se vai pagar ou receber no que diz respeito ao IRS 2017.

Sendo a data oficial de entrega apenas em abril, recomenda-se que só submeta a declaração apenas a partir de domingo (1 de abril).


Está curioso para saber se este ano (relativamente ao 2017) vai pagar ou receber no que diz respeito ao IRS? A resposta já pode ser obtida oficialmente uma vez que já é possível simular o IRS respeitante ao ano de 2017. Mais uma vez alertamos para o facto de não submeterem já a declaração, uma vez que ainda estamos fora do “período oficial”.

Como saber se vai pagar ou receber?

Para saber já se vai ter mais uns euros na sua conta ou se vai ter de desembolsar, deverá autenticar-se no Portal das Finanças e depois procurar por IRS. Em seguida escolha a opção Entregar > Declarações > IRS.

Em seguida, escolham a opção Entregar a 1.ª declaração e declarações de substituição: Preencher Declaração.

Indiquem se pretendem uma declaração pré-preenchida ou escolham uma das outras opções. Devem ainda selecionar 2017 no campo Ano dos Rendimentos. Por fim indiquem o vosso NIF. Podem ainda escolher que pretendem a tributação Conjunta dos Rendimentos, sendo que neste caso terão de indicar o NIF do Sujeito Passivo B.

O próximo passo é preencher os dados normalmente solicitados aquando da entrega do IRS.

Depois de tudo preenchido basta que carreguem em simular para saberem se este ano vão pagar ou receber.

De referir que o período indicado pela Autoridade Tributária (AT)  vai desde o dia 1 de abril a 31 de maio.  

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Já pode submeter desde ontem :).

    A minha já foi.

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      O problema é que a AT vai considerar a declaração como sendo do ano de 2016 e vais ter de pagar coima de 125 euros, pela entrega fora do prazo….nao faz mal, a pressa dá nestes disparates

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não me parece, até porque indicas que é de 2017

      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        A opção para entrega está disponível porque as finanças andam a realizar testes, o que implica que quem submeta o IRS antes do dia 1 de Abril pode ter falhas nos dados e as finanças não assumem a responsabilidade em caso de erros.

      3. Avatar de Luís
        Luís

        Adolfo pá, todos os anos pelos menos 2 dias antes é possível fazer isto :).

        E sim tem de se selecionar o ano 2016 e pronto.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Se houver erros vem não aceite, sem stress, é só carregar em 3 ou 4 botões e está feito.

      4. Avatar de Botelho
        Botelho

        Disparate é o andas para aí a escrever, dedica-te mas é a escrever histórias de terror para tolos, que aqui nao te safas

      5. Avatar de Benjamim Milheiriço
        Benjamim Milheiriço

        Está bem definido o ano a que diz respeito o IRS, tens que definir o ano, no caso 2017. Mais ainda todos os anos tenho entregado o IRS entre 28 e 31 de Março… Oh Adolfo agora falhaste no raciocínio.

      6. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Não é verdade. Há pelo menos 4 anos que envio no dia 29 ou 30 de março, e sempre foi pago e rápido. Cerca de 21 a 22 dias

    2. Avatar de Margarida Santos
      Margarida Santos

      Eu tentei, mas não validou.

    3. Avatar de António
      António

      A declaração já passou de “Recepcionada – a aguardar validação”?

  2. Avatar de João Brito
    João Brito

    E para quem já entregou a declaração, há algum problema ou há algo que possa ser feito para anular?

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Podes e deves submeter novamente, porque o portal está em testes e as declarações já entregues podem conter erros.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ups eu já preenchi e submeti a minha à hora de almoço, espero não vir a ter problemas 😮

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tenho a prova de entrega, que segundos eles não serve como comprovativo, se der raia tento novamente dia 1

      1. Avatar de GM
        GM

        Podes sempre verificar até 31 de Maio se está tudo correcto, e submeter de novo como de substituição. Não pagas coima. Já se deixares para depois, tens coima.

    2. Avatar de António
      António

      A declaração já passou de “Recepcionada – a aguardar validação”?

  4. Avatar de Qualquer
    Qualquer

    E no meio de tantos numeros qual é o que refere o que temos a receber? Importanticia apurada?

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Qual é a dificuldade? Está lá bem explicito “Valor a receber”….

      1. Avatar de João
        João

        wtf ? eu não tenho nada disso, tem lá valores coleta etc etc mas valor a receber não existe

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe dizer se o valor simulado foge muito ao valor supostamente final? Acabei de fazer a minha simulação e fica bastante longe do que estava a espera. As faturas estão incluídas neste cálculo?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Também estou na mesma situação, o ano passado recebi substancialmente mais, vamos ver se realmente os valores aferidos estão certos!

    2. Avatar de Slayer
      Slayer

      sim , logo quando entras vês o resumo das facturas que validaste no e-factura relativo a 2017.

      Não te esqueças de incluir o Modelo H (despesas com a casa, estudos etc…)

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pois parece que sim. Não consigo compreender os valores deste ano mas parece que está tudo incluído

    3. Avatar de Alfredo
      Alfredo

      “ALERTA
      A liquidação das Declarações Modelo 3 de IRS é efetuada por um programa específico; a simulação que efetuou não contempla todas as situações declarativas, pelo que os resultados obtidos podem apresentar diferenças, relativamente à liquidação a emitir pelo sistema de liquidação central.”

  6. Avatar de Pedro_lopes36
    Pedro_lopes36

    Mais um ano que nada recebo.

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      ainda nao parei de rir com este comentario…agora a serio, tens algum valor retido????

      1. Avatar de censo
        censo

        Ele paga. Simples.

      2. Avatar de Pedro_lopes36
        Pedro_lopes36

        Óbvio que tenho valor retido.
        Mas como as despesas não são “equilibradas” acaba sempre por não dar em nada e PAGO, por isso nada recebo.
        Tenho que falar com o contabilista para dar uma “vista de olhos” para que o IRS deste ano seja “diferente” a ver se recebo alguma coisa.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Fogo “nada recebo” sorte é de não pagares!

      1. Avatar de Fak
        Fak

        Normalmente o desconto que se faz para o fisco é superior ao que na realidade deveria, e por isso é que se recebe reembolso.
        Eu vou receber, nem sei como, nao pago contas, tenho casa e comida de borla, o meu ordenado é destinado apenas a gasolina para o carro…
        E vou receber 150€.

    3. Avatar de int3
      int3

      não recebes porque não descontas. é simples.

      1. Avatar de Pedro_lopes36
        Pedro_lopes36

        Errado.

        1. Avatar de int3
          int3

          Ai é? Podes também descontar e ter que pagar…

        2. Avatar de Nuno Oliveira
          Nuno Oliveira

          I que se recebe no IRS não é o que se pagou a mais quando se faz a conta do ano todo?
          Se descontares mais todos os meses podes receber mais no IRS. Mas não faz sentido. Quanto mais se recebe, mais dinheiro nosso esteve nas mãos do estado durante 1 ano.
          Quem me dera não receber nem pagar. Era sinal que não me tinham tirado dinheiro indevidamente…

  7. Avatar de Slayer
    Slayer

    Grande ideia de já não ser uma plataforma em Java 🙂

  8. Avatar de XPTO
    XPTO

    Continuem o bom trabalho!

  9. Avatar de Cacota
    Cacota

    Atenção que no passado ano ainda afinaram “a coisa” (geringonça, 🙂 ) lá para dia 8 (enfim ajustes de ´última hora’.
    Se houver erro basta substituir 🙂

  10. Avatar de António Silva
    António Silva

    Qual o parâmetro onde diz que diz que temos que receber ou pagar?

  11. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    A minha também já foi!
    Todos os anos entrego antes do prazo, 2/3 antes.
    Nunca tive problemas e sempre foi considerada válida, o reembolso chegou sempre entre o dia 20 e 30 de abril. 😉

    1. Avatar de António
      António

      A declaração já passou de “Recepcionada – a aguardar validação”?

  12. Avatar de Fábio Jorge Paiva
    Fábio Jorge Paiva

    Plataforma ainda está em testes, não é recomendado inserir antes de Domingo. os reembolsos não estão bem calculados ainda.

  13. Avatar de albino negro
    albino negro

    Quando é para receber os apressadinhos ate enviam as declarações antes da data.
    Quando é para se pagar….

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Agora disseste tudo… 😀

    2. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      e quem é que não está pronto para receber 😀

    3. Avatar de Helder
    4. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      O prazo para se pagar não depende da data em que se entrega.
      E o prazo legal também não muda…

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        E o prazo legal para receber também não muda…

  14. Avatar de MARCO
    MARCO

    Onde colocamos as despesas com a saúde? devia ser no anexo h mas não da…
    alguém sabe

    1. Avatar de censo
      censo

      As despesas com saúde são as declaradas no e-fatura.

    2. Avatar de Márcia
      Márcia

      É automático!! Esses valores já vêem inserifos, só que se quiseres alterar algo.

  15. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Submeter agora ou no domingo, é igualzinho, ou acham que alguém vai trabalhar este fim de semana………..

  16. Avatar de Helder
    Helder

    Como é no caso dos encargos com juros de empréstimos à habitação? Vejo que é no quadro 7 do anexo H mas não permite colocar a despesa com juros (colocar o valor); apenas da para colocar os dados do imóvel e o nif do banco. De resto parece-me tudo ok…a minha declaração tb é super simples..

    1. Avatar de censo
      censo

      A despesa vai ser obtida no e-fatura.

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Já está submetida. Está no menu de deduções à coleta na scção de IRS do portal das Finanças. entra automaticamente no IRS.

  17. Avatar de João Silva
    João Silva

    Que será como querem que indique que sou residente em Portugal quando no Quadro 8 – B só tem a hipótese de indicar que é “Não residente”. Já indiquei no Quadro 8-A como residente no Continente e continua sempre a dar o erro:

    Rosto > Quadro 8
    O NIF indicado não pode constar em mais nenhum outro campo. (088R)

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Já funcionou, pode remover.

  18. Avatar de Aster
    Aster

    Para os apressados, como eu 🙂 , não tem problema, a partir de dia um, basta submeter outra vez uma correcção e pronto……

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eu prefiro esperar por abril…não é por uns dias que vai acabar o mundo…ate porque os valores podem ser alterados por alguma razão…

  20. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas eu eu tento fazer a simulação e da me erro a primeira vez, corrijo tudo e depois tento fazer simulação mas continua a dar erro, só que desta vez não mostra os “erros” como na primeira vez,
    E está tudo correcto.
    Aconteceu a mais alguém ou nem por isso?

  21. Avatar de MM
    MM

    A simulação está com bug para tributação conjunta e /ou separada dependendo de a escolha ser efetuada logo no 1º login ou apenas posteriormente.

  22. Avatar de IRS2017
    IRS2017

    Há outro BUG!! No anexo B, se escolherem ato isolado não permite entregar a declaração pois diz que tem erro.

  23. Avatar de Nem mas
    Nem mas

    #PortugalNoSeuMelhor

  24. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    As despesas inseridas no E-factura estão automaticamente já no IRS quando vamos entregar a declaração?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, claro.

  25. Avatar de Paulo
    Paulo

    Vamos lá ver. Entregar a declaração “antes do prazo” , como alguns de vós fizeram e o sistema permitiu, está correcto e obviamente sendo logo no início, tem maior probabilidade de estar sujeita a erros mas, a existirem, obviamente serão notificados e terão todo o prazo normal da entrega para os corrigir. Portanto… nada de stress.

  26. Avatar de ana Braga
    ana Braga

    Ola. Alguem esta com problemas a simular a declaraçao?
    Valido e está sem erros.. ao simular pede para corrigir os erros!! isto á varios dia e com varias declaraçoes de contribuintes diferentes

  27. Avatar de mimi
    mimi

    Boa tarde o meu irs foi submetido dia 7-4 até à data de hoje diz aguarda validação ou melhor prova de entrega q quer dizer

  28. Avatar de monica lisa anastacio
    monica lisa anastacio

    É possivel o valor que aparece na liquidaçao reembolso ser metade do valor da simulaçao?

  29. Avatar de Fmanuel
    Fmanuel

    Acabei de efetuar o meu IRS… E todos os anos pago… Mas este ano aparece em situação…. declaração certa. O k quer dizer?

  30. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa tarde,porquê este ano vou pagar 90%mais que ano passado? Rendimento
    Nada significativo.
    Preenchi anexo H e aneco ss.
    É uma diferença muito grande de pagamentos 30€pra este ano 550€ a pagar
    Será que algo está mal? Alguém me pode dsr6uma dica pf.