IPTV debaixo de fogo na Europa! Mais de 5500 servidores desativados

47 Comentários

Guerra aberta ao IPTV! A Eurojust (uma das agências da União Europeia, esta foca-se em questões judiciais decorrentes nos Estados Membros) continua a apoiar a repressão à pirataria em grande escala e à fraude na televisão paga.

Recentemente foram desativados mais de 5500 servidores em mais de 10 países da Europa. Os servidores eram usados para a transmissão ilegal de conteúdos.

IPTV debaixo de fogo na Europa! Mais de 5500 servidores desativados


A par dos serviços pagos de TV, há também serviços ilegais no “mercado negro”. Uma das formas mais comuns de ter TV ilegal é através de IPTV.

Os serviços de IPTV pirata geram mais de mil milhões euros de lucro só na Europa. Muitos clientes continuam a preferir pagar por serviços “pirata”, mesmo tendo em conta que arriscam a ser apanhados pela polícia.

iptv

NA Europa, numa missão conjunta da Europol e Eurojust foram desativados mais de 5500 servidores desativados. De acordo com a Eurojust, este negócio ilegal teria já rendido mais de 10,7 milhões de euros.

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de:

  • Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

O que é o IPTV?

De modo a evitar fazer parte de uma estrutura tão desajeitada e desatualizada como é a televisão tradicional, muitas pessoas começaram a utilizar serviços IPTV e a usar PCs, tablets, smartphones para o efeito. Mas, o que é o IPTV?

O IPTV é um serviço de stream que permite visualizar canais de televisão nacionais e internacionais em regime aberto através da Internet. Como tal, existe uma grande variedade de canais isentos de custos e que podem ser usados em quase todos os dispositivos inteligentes.

Na verdade, com este sistema, tudo o que precisamos fazer é instalar uma aplicação como o VLC Player, gratuito, num qualquer dispositivo inteligente e, com essa listagem de canais abertos, podemos aceder a centenas de canais não somente nacionais como de todo o mundo.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    “foram desativados mais de 5500 servidores desativados” Portanto mataram o morto LOL

    1. Avatar de danny
      danny

      AHAHAH! bem verdade. Ou seja, não fizeram nada! Isto é que enganar o povo.

    2. Avatar de Ja Foste
      Ja Foste

      ALERTA CM: Morto foi morto por policias

  2. Avatar de cross
    cross

    Europol e Eurojust a ajudar os interesses dos carteis dos media em vez de apanharem verdadeiros criminosos. Isto só por si é um crime.

    1. Avatar de scp
      scp

      Deviam fiscalizar a anacom ou mudar todos que permitem que os operadores trabalhem dessa maneira.

    2. Avatar de Manekas
      Manekas

      Quem são os verdadeiros criminosos?

  3. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    A piada é dizer que as operadoras perdem 600 mil euros mês.
    Como se quem tem IPTV fosse aderir aos pacotes premium se deixar de usar a IPTV.
    É já a seguir ..

    1. Avatar de André Rodrigues
      André Rodrigues

      +1

  4. Avatar de ok
    ok

    Normalíssimo por aqui

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    “Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. ”

    Como?? Para perderem os clientes tinham que aderir aos canais premium e quem usa IPTV não pretende aderir a esses canais.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Seriam robin dos bosques 😀

  6. Avatar de jonas
    jonas

    Também vos digo já… acho muito bem que acabem com essa pouca vergonha de andar gente a fazer rios de dinheiro à conta da transmissão ilegal!
    Quer dizer… as operaoras “são uns xulus e talll…” (e são…. ok! lol), mas e os abutres que andam a mamar e a encher-se de dinheiro a VENDER serviços de IPTV????

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Esses são “espertos”

    2. Avatar de cdfr
      cdfr

      Se as operadores não fossem chulos e colocassem valores aceitáveis se calhar não existia tanta IPTV. Agora querem ganhar o dinheiro todo, sujeitam-se a este tipo de coisa.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Seriam robin dos bosques

      1. Avatar de jonas
        jonas

        Ai é que está!!! Eu até posso concordar (ou não… é a eterna discussão.. ok!) que se roube ao ricos para dar aos pobres, mas os abutres não são robin dos bosques porque andam a roubar aos ricos, para vender um bocadinho mais barato aos pobres e ficar com o dinheiro para eles!!!!

        Robin dos bosques é disponibilizar cenas “piratas” (seja iptv, seja stremming) de borla. Todos a partilhar para todos.

        Isso é uma coisa,… os mamões que andam a vender iptv são todos bem entalados!

    4. Avatar de Domy
      Domy

      Uma coisa é ser xulado .outra coisa é escolher por quem queremos ser bem comidos

    5. Avatar de Peace
      Peace

      Já diz o ditado: Ladrão que rouba ladrão é um grande cabrão.

    6. Avatar de Cyberlima
      Cyberlima

      A questão é…Se te oferecem um serviço com Sportv, Eleven Tv cines, HBO entre outros, por digamos 5€ mês e ainda têm lucros de 1000M porque é que as operadoras e canis premium não facilitam? A sportv lá decidiu passa para 19,99€ nada maus é verdade mas mesmo assim continuam xulos lol, porque em vez de oferecerem canais chineses e ukranianos e não nos deixarem escolher de entre pacotes premium uma mensalidade e vermos apenas o que queremos ver por ex sem pagar mais por isso?

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        A nowo tinha isso, pagava por cada canal que queria, cheguei a ver clientes a pagarem 30 ou 40€ porque iam adicionando canais que “viam de vez em quando”. Ou seja, não rendeu, nem à operadora nem aos clientes. Os “Chineses” e “Ucranianos” existem por medidas de parceria (de emissora e não só operadora, tenho de salientar), se o Sr. for para a China ou Ucrânia (entre outros) vai dar graças por os ter lá, temos muitas famílias em Portugal que, felizmente, gostam de ter esse tipo de canais.

  7. Avatar de Tripas
    Tripas

    Servidores ?
    Criminalizar quen faça hosting de serviços de streaming mata logo o feed

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      acho que é isso que querem dizer, certamente algumas VM’s de empresas de terceiros foram desligados, mas as maquinas fisicas mudaram simplesmente a quem servem.

  8. Avatar de O bastardo
    O bastardo

    Vamos ao ponto importante: alternativas?

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Abrir mais 5500 !!?

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Enquanto os canais pagos forem ao preço que são e a quantidade deles forem estes tantos è impossível deixar de haver pirataria, deviam juntar todos e deixar ser visto por 4 aparelhos e simultaneamente tipo Netflix vai ver que recuperam os 600.000€ rápido

  10. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Catano, querem ber que vou ficar sem os meus canais de tv ?

  11. Avatar de Zé Moina
    Zé Moina

    Não notei nada. Aqui está tudo a bombar.

  12. Avatar de Gomes
    Gomes

    Pelos comentários acima, a justiça apenas deve funcionar quando não afecta o xico espertismo!
    Cambada de xico espertos.
    Pelo menos estavam calados.

  13. Avatar de rinaldo
    rinaldo

    vergonha é o preço dos tarifários net, tv e wireless, se houve-se packs com um preço mais ajustado a realidade da populaçao que sempre viveu com pouco, nao precisava dessas merdas. os tarifarios deviao custar metade do que custão.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mais divertido deve ser quando pessoas que não estão a pagar os serviços telefonam aos seus operadores a reclamar que este ou aquele canal que não pagaram não está a funcionar na sua box pirata. eheh

  15. Avatar de Marquinho
    Marquinho

    Embora pelo menos a na Nós tenham feito a pouco tempo packs de canais desportivos e melhorou um pouco, ainda assim podia melhorar mais… O meu pai paga 34.90€ pela Sport TV Premium, BTV e Eleven Sports porque vi a campanha e quando lá fui a casa liguei para a Nos e aderi, pois ele pagava 37, 80€ só pela Sport TV Premium e BTV compensou, paga menos e tem mais pelo menos durante 1 ano! Mas ainda assim a meu ver se fosse 19.90€ os 3 serviços, ou mesmo 24.90€ tenho a certeza que haveria cada vez menos o recurso a IPTV pela maioria das pessoas, acho que já com estes paço houve muita gente a aproveitar, se baixasse mais, mais gente aproveitar ia sem dúvida e eu incluo-me nesse lote!
    Eu tenho IPTV e entendo a discórdia que gera e que é ilegal etc, mas reparem ordenado mínimo 635€, para ter só os 3 serviços de canais de desporto paga-se 47.70€ ( claro que com Sport TV Premium, hoje em dia o serviço standard é cada vez mais obsoleto dada a qualidade e preço das smart tv’s), mesmo que não seja Benfiquista paga 37.80€, mais o serviço base… quer dizer… e se as pessoas gostarem de filmes e séries mais TV Cines etc… É o ordenados só para serviço de TV+Net+Voz :)!
    OK quem não tem dinheiro não tem vícios é certo, mas não sejamos hipócritas, havendo alternativas fiáveis em termos de estabilidade de serviço, mesmo não sendo legal por menos de 1/3 do preço das operadoras e com todos os canais de serviço e pagos nacionais e internacionais. É óbvio que as pessoas aproveitam, e tenho a certeza que quem tem serviço de IPTV, caso o dinheiro não lhe fizesse diferença ao final do mês (não digo que passam ou passariam necessidades, não é isso pois também uso IPTV e felizmente não ia faltar comida ou outros bens necessários, mas prefiro aplicar em um jantar, gasóleo para passear, um fim de semana ou o que seja que sustentar empresas de pessoas que são ricas e pagar exageradamente por serviços que não têm um valor justo e muito menos na realidade do país onde estão inseridos) teria o serviço subscrito das operadoras, como eu teria e a maioria das pessoas se o ordenado mínimo fosse pelo menos 1.500€ para fazerem frente às despesas, terem dinheiro para usufruir de outras coisas e puderem ter os serviços de TV neste caso sem deixar outros, o que não é o caso!
    Sendo que as operadoras praticam preços absurdos e não baixam, e em alguns casos dada a impossibilidade de os pagar é a alternativa de quem por vezes se mata a trabalhar e mesmo assim não consegue ter possibilidade de ter disponibilidade financeira para pagar o luxo de ter pequenos prazeres e escape ao fim de semana para espairecer a cabeça e juntar amigos, por empresas terem o monopólio e abusarem por isso!
    A malta que censura é chama Chico espertos etc… eu respeito, mas não entendo e nem o devia fazer, 1° porque ninguém é perfeito e tem o direito de apontar o dedo ou julgar os outros, 2° porque devia entender que quem o faz é por “necessidade” ou outras prioridades orçamentais e não por prazer de ter um serviço ilegal até porque obviamente ter o serviço subscrito das operadoras, não é o mesmo que ter IPTV para melhor obviamente pois não falha, não encrava, faz refresh… é quantos de nós não pensou por vezes (se pudesse pagava a porcaria do serviço em vez de ter isto)!
    E para finalizar ficam as questões:
    Será que estes packs desportivos das operadoras e baixa de preços nos canais, não se deve ao crescente aumento de serviços de IPTV e de muito boa parte dos clientes, e não clientes aderirem a esses mesmos serviços? E ou fazemos algo, ou cada vez teremos menos por parte das operadoras? Mais vale baixar para ganhar que manter ou aumentar para perder?

    Bom fds a todos/as!

    1. Avatar de Marquinho
      Marquinho

      Peço desculpa pelas palavras mal inseridas e erros mas a correção automática às vezes não é a melhor e passa :)!

      1. Avatar de O bastardo
        O bastardo

        Marquinho, o teu raciocínio está muito interessante mas no fundamento errado. Quem disse que quem ganha o ordenado mínimo tem automaticamente direito a ter capacidade financeira de:
        – ter TV por cabo (TDT é gratuita)
        – ter todos os canais de sport Premium
        – ter canais de filmes, etc Premium?

        A minha família tinha um ordenado baixo e nunca tivemos tv por cabo até há cerca de 12-15 anos; nunca tivemos canais Premium porque não havia dinheiro para isso, então ouvíamos no rádio + resumos TV e em alguns jogos importantes íamos ao café, tomavamos um café/ cerveja e já está.

        Também tema de carro? E o PC, etc que eram usados e mesmo assim fazia tudo? E consolas usadas com jogos em segunda mão? E bicicletas em muito bom estado em segunda mão? E máquina fotográfica (primeiro de rolo, logo digital) segunda mão?

        Agora de repente a malta nova com salários mínimos tem “direito” a tudo?! Querem ver que quem ganha 600€/ mês tem que ter iPhone novo, BMW novo, TV Cabo com canais Premium? Então não come…

        1. Avatar de Pedro Antunes
          Pedro Antunes

          Comem o dinheiro aos outros pois como bem disse ter bmm iPhone novos não é a trabalhar os negócios escuros que só quem não quer perceber e que e culpado pois todos nós temos telhados de vidros uns mais que outros, cumprimento

      2. Avatar de Marquinho
        Marquinho

        Claro que não O bastardo, disse precisamente o contrário… que infelizmente quem ganha o ordenado mínimo além de não ter automaticamente direito a ter capacidade financeira seja para o que for, e em alguns casos mesmo que tivesse esse direito não puderia…
        Eu entendo o que dizes e frisei precisamente isso por outras palavras, e houve tempos bem difíceis como dos meus pais em que nem para comer muita gente tinha mas felizmente houve evolução e a malta hoje em dia preocupa-se com coisas supefolas, e 2° a tua opinião podes ter tudo em 2a mão porque é mais barato mas… um serviço de 2a que é mais barato já não? OK é ilegal, mas faz o raciocínio, sabes a proveniência de todos os artigos que compras-te em 2a mão? Se não podem ter sido roubados, desviados, alterados etc… antes de chegarem a ti? Não estou a dizer que aconteceu atenção, apenas coloquei a questão que é legítima a meu ver e faz sentido!
        Claro que não tem de ter direito a tudo nem a malta que ganha 600€, nem a malta que ganha 2 milhões, mas em ambas as situações vão querer ter o melhor que possam, diferenças? Quem ganha 2 milhões pode ter um Ferrari e quem ganha 600€ um Fiat Punto ou um Clio, quem ganha 2 milhões pode ter um Rolex e quem ganha 600€ um Swatch, quem ganha 2 milhões pode pagar 100€ por mês para ter os serviços das operadoras, quem ganha 600€ só pode pagar 10€ por um serviço IPTV… Então pela tua lógica e opinião, corrige-me se estou enganado só a malta rica é que pode ter tudo e o pobre não pode ter nada da forma que pode porque ganha pouco e tem de fazer sacrifícios? Não tem de ter como é lógico, mas se gostar e puder pagar porque não? Tem tanto direito a ter como quem ganha 2 ou 3 mil… Se tem mais dificuldades a pagar, ou faz mais diferença é outra questão, mas o direito é o mesmo! Se formos a ver na vida existe muito luxo desnecessário… falaste em IPhone quantos pais não estão a pagar IPhones (e outras marcas mas pegando na que referiste) a crédito de 24 meses para fazendo sacrifícios para dar a um filho de 11, 12, 13, 14 anos? E falo com experiência própria porque trabalhei no ramo alguns anos e digo que são bastantes, era o prato do dia e pergunto queres ver que um puto que deixou o babete a dias tem de ter um IPhone só porque quer, está na moda e os colegas e amigos têm? Eu jamais em tempo algum o faria, dava o que podia e ponto final mas respeito quem o faça, como respeito a tua visão opinião, a tua e de toda a gente atenção apenas estamos a trocar ideias e opiniões nada mais, o que não entendo e não falo de ti é censuras, julgamentos e criticas porque não faz sentido, cada um sabe de si e a que respeitar!

  16. Avatar de Barros
    Barros

    Sempre INÁCIO

  17. Avatar de informado
    informado

    Eu só quero uma TDT igual à espanhola com mais de 70 canais. Última vez que contei são só 76 canais. Cá são uns 7 contando com o canal parlamento que só emite umas poucas horinhas por dia.
    MAs sempre que se fala nisso a SIC e a TVI dizem logo que vão ter prejuízo de milhões e os políticos ficam quietos com medo. É isto. Querem manter o monopólio a todo o custo. E depois dizem que há democracia em Portugal.

    1. Avatar de Istoéumaespéciedemagazine
      Istoéumaespéciedemagazine

      Isso mesmo, haviam era de criar um projecto pan-europeu de tv, a televisão de todos os estados mebmbros acessível em qualquer parte do território da união, não importa a língua, todos nós sabemos que é possível a legendagem, e a tv lá fora tem programas de melhor qualidade do que a tv cá mesmo os canais das operadoras que repetem programas sem fim, e já agora porque é que os canais nao estao disponíveis em aberto via satelite? Até para ter acesso a essa plataforma mesmo com poucos canais nacionais é preciso burocracia, é ridiculo, vejam o exemplo da alemanha os canais da televisao terrestre estão em aberto nessa plataforma

  18. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Eu gosto particularmente que o banner de publicidade que me aparece a meio do artigo seja sobre um serviço de IPTV com mais de 10000 canais 4K e FHD que funcionam em todos os devices.. OH the irony… 😀

  19. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    Aqui em casa nas 3 caixas tudo a dar sem problemas, ontem vi F1 e motogp não boa!

  20. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Aqui está tudo normal, acabei de renovar minha assinatura por 6 meses, por apenas 32 euros….
    Mas tenho os básicos, tv, net, voz, Netflix e recentemente meu filho pegou amazon prime, já agora, adianto amazon prime é muito fraca de conteúdo, acho que não vale a pena.

  21. Avatar de ElLagoia
    ElLagoia

    Mas quais operadores ? Os operadores estão a borrifar-se para a TV pois não dá dinheiro, o problema é uns senhores da SpOrT* darem a ganhar eurinhos a muito boa gente ! Onde está mesmo a Eleven neste momento ou não deram por ela ? Como aqui bem disseram, vejam onde chegam as luvas que a nossa TDT apesar de pioneira na Europa ainda hoje se mantem nos 7 canais (cada vez mais merda), enquanto ao lado se oferece publicamente, os mesmos conteudos base (chama-se equidade ao acesso), aqui .. bem aqui pagamos além da assinatura 2.75€ na fatura da luz para vermos aqueles animais da AR na TV … Além de que, não sei se repararam mas nos bouquets dos “operadores” oferecem na sua grelha canais livres em FTA, isto já não é roubar 🙂 Aos puristas do “só tem vicios quem pode” continuem assim, a irem ao vosso rabinho pois com toda a certeza são pessoas de bem e não cometem ilegalidades (não se esqueçam ao Domingo de ir visitar o senhor padre, para não perderem o vicio no rabinho) .