IPO da Tesla foi há 15 anos: empresa prometia criar carros elétricos para as massas

43 Comentários

A oferta pública inicial (em inglês, IPO) da Tesla ocorreu há 15 anos, no dia 29 de junho de 2010. Desde então, muita coisa aconteceu e a empresa, que prometia democratizar o carro elétrico, é um dos nomes mais relevantes da indústria automóvel, motivando inovações.

Tesla

Há 15 anos, aquando da sua IPO, a Tesla havia gerado cerca de 150 milhões de dólares em receita, que provinha quase inteiramente do Roadster, um carro elétrico desportivo de dois lugares.

Uma IPO – initial public offering ou oferta pública inicial, em português – é o termo usado para designar a primeira vez que uma empresa privada vende ações ao público numa bolsa de valores.

O evento significa que a empresa passou de capital fechado para aberto, razão pela qual um IPO é frequentemente referido como going public.

💰 Trata-se de uma oportunidade para uma empresa atrair capital significativo, seja para financiar um ciclo crescimento ou pagar dívidas, e permite que investidores privados obtenham ganhos.

A IPO é o culminar de um processo durante o qual um banco de investimento ou grupo de bancos ajuda a empresa a preparar-se, através da apresentação de documentação e divulgação de informações financeiras.

A Tesla, que estreou no Nasdaq no dia 29 de junho de 2010, apostou na capacidade de Elon Musk, diretor-executivo desde 2008, de desenvolver uma linha de carros elétricos para as massas e de fazer uma fabricante crescer longe do centro automóvel de Detroit.

Segundo conta a CNBC, o objetivo passava por concentrar-se em Silicon Valley, por ser a casa de grande parte dos melhores talentos tecnológicos do mundo.

Apesar de não ter fundado a empresa, Elon Musk investiu nela desde o início, serviu-a como presidente do conselho e assumiu, entretanto, o cargo de diretor-executivo, após liderar uma revolta do conselho contra o fundador e diretor-executivo da altura, Martin Eberhard.

Um investidor que tenha alocado 10.000 dólares em ações da Tesla no momento da IPO da empresa e tenha mantido todas essas ações tem, agora, uma participação no valor de quase 3 milhões de dólares.

Um investimento semelhante, mas no S&P 500, teria resultado em participações no valor de cerca de 57.000 dólares.

Largos anos após a sua IPO, a Tesla é a oitava empresa de capital aberto mais valiosa dos Estados Unidos, com uma capitalização de mercado de mais de 1 bilião, depois de quase atingir 100 mil milhões de dólares em receita no ano passado.

Com uma história que é, desde sempre, volátil, a CNBC conta que as ações da Tesla cresceram ou caíram pelo menos 20% num único mês, em mais de 40 ocasiões nos últimos 15 anos.

 

Tesla já não quer apenas carros elétricos para todos

Com o tempo, o objetivo da Tesla relativamente à democratização do carro elétrico mudou. Para Elon Musk, a razão para comprar e possuir ações da empresa a partir de agora não tem quase nada que ver com a venda de carros aos consumidores.

Se alguém não acredita que a Tesla vai resolver a autonomia, acho que não deve ser um investidor na empresa.

Disse Musk, numa teleconferência sobre os resultados financeiros, em abril do ano passado, acrescentando que a Tesla ia fazer isso; aliás, estava já a fazê-lo.

Além disso, dois meses depois, Elon Musk disse que os robôs humanoides Optimus da Tesla poderiam um dia elevar a capitalização de mercado da empresa para 25 biliões de dólares.

 

Da fábrica ao cliente: Tesla faz primeira entrega com condução 100% autónoma, diz Elon Musk

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E criou carros para as massas… as massas dos ricos

    1. Avatar de JL
      JL

      Se tem o modelo mais vendido da Europa, presumo que seja para as massas…

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Ou quer dizer que existe muita gente a ganhar bem.

        Em Portugal, segundo dados do Pordata, 56% dos trabalhadores portugueses ganhavam menos de mil euros em 2022. Essa percentagem sobe para 65% quando falamos de jovens com menos de 30 anos, de acordo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Já em 2024, o salário médio líquido – isto é, o que realmente chega à conta ao fim do mês – ronda os 1.142 euros, o que representa um aumento de apenas 100 euros face ao ano anterior.
        Perante estes números, como é que as “massas” conseguem comprar carros que custam 40.000 ou 50.000 euros? Quando se diz que um produto é “feito para as massas”, supõe-se que seja acessível a todos, independentemente da classe social.

        1. Avatar de rui
          rui

          Portugal não é exemplo para ninguem, para alem disso, tanta gente a ganhar mal, mas a cada 50 metros em lisboa tropeças em carros todos eles mais caros que os Tesla…

        2. Avatar de JL
          JL

          É preciso ganhar bem para comprar um Tesla ?

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            @JL
            Tu já te calças, fdx…
            Tens a mania que és rico???
            Por acaso fazes 50k ao ano???
            Se não fazes, cala a matraca… já não há pachorra para as tuas cenas, dass…
            Gajo mais marrão!!!

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas porque me devo calar ?

            Eu fiz uma pergunta, se não sabe responder, contenha-se.

            Se não há pachorra não leia os meus comentários, é bem simples.

        3. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Portanto qual seria o preço de um carro para as massas? é que tudo isto depende do produto um carro dificilmente será para as massas a não ser que façam um que custa 2€ porque se 56% da população ganha menos de 1000€ então nem um carro de 18k é para as massas e hoje em dia um carro de 18k é barato

      2. Avatar de Veritas
        Veritas

        Piadas a esta hora?

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Recomenda-se aplicação de nívea nos cotovelos 3 vezes ao dia, como primeiro tratamento.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Sim, para quem tem pasta. Quem tem pasta manda, dizem os capitalistas e os políticos do capitalismo neoliberal.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Quem criou electricos para as massas foi a china, mas a UE não quer carros electricos para as massas.

    1. Avatar de Chuck Norris
      Chuck Norris

      Finalmente… Alguém disse algo acertado.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O UK apenas debita IVA 20% igual aos sapatos made in Escócia…
      Nada de taxas extras para carros chinos., apesar disso, os valores são praticamente idênticos aos da UE.
      Cá pra mim, até ao momento, a UE ainda não começou a taxar os carros chinos.

  3. Avatar de meu
    meu

    O BTC teve um aumento de 221661739.73% , ou seja o investimento eram bem maior que na Tesla!!
    A Marca esta hipervalorizada, devia valer tanto quanto a AUDI mas no entanto vale mais que a Toyota e vende menos, ou seja e normal a constante queda em bolsa.
    O lucro da empresa nao vem de vender automoveis vem da venda da pegada de carbono…

  4. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    E criou. Agora “massa” é que não a há (€€€). Só quem a tem é que pode ter um carro dessa marca que não é nada barato e dá para dar uma de vaidoso/vaidosa.

    1. Avatar de rui
      rui

      não é barato? começa neste momento nos 37 mil euros, a Renault 4 se for a versão iconic custa o mesmo e é pior em todas as metricas… Até um golf TDI custa o mesmo e ai ninguem reclama que não é um carro para massas…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Onde é q esta a 37 mil euros?

        1. Avatar de rui
          rui

          vais ao site da Tesla, inventorio, e tens um Model 3 standard range por 36.925€ chave na mão (custo entrega incluido).

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Carros de Inventário foram usados em test-drives ou como veículos de demonstração.
            Até me arrepio qd passo ali no El Corte Inglés. É a canalha toda das escolas aos magotes, com as mochilas às costas a rapar em tudo o que é sítio dentro do carro e a mexerem em tudo e mais alguma coisa.
            Cada um sabe de si, mas entre esses e um usado… venha o diabo e escolha.

          2. Avatar de JL
            JL

            E também tem usados, é só procurar.

          3. Avatar de rui
            rui

            Carros de demonstração são vendidos como tal, existe clara destinção entre inventario e demostração no site, até porque muita vez são marcados como em transito pois ainda não estão em Portugal, mas sim a ser movidos para cá.
            Seria bem giro ser vendido como novo e depois ter lá marcados 500km ou estar cheio de marcas de uso, logo numa marca como Tesla que tudo é visto a pente fino e criticado, depois de dizer isso assumo que tambem dizes que o McDonalds usa carne de rato…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deve ser muito difícil para a tesla meter um tesla de test drive com 0 kms …
            Quanto aos de demonstração referia-me aos que estão em exposição no El Corte Inglés. Até podem sair com 0 kms reais mas muito mal tratados. Só visto. Pior que comprar um telemóvel de exposição.

          5. Avatar de rui
            rui

            Tu achas mesmo que a Tesla ia colocar carros com 0km? tu ouves o que dizes?
            Os carros de demonstração estão lá durante anos a fio até o modelo ser mudado, tendo em conta que eles têm apenas uns 3 ou 4 sitios com veiculos de demonstração estamos a falar ao todo de cerca de 12 a 16 carros ao todo, facilmente absorvido por uso interno a cada x anos.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então @Rui, explica lá pq 2 carros do mesmo modelo, com as mesmas specs, estão no inventário com diferenças de largas centenas de €.

          7. Avatar de rui
            rui

            estrategia comercial, isso sempre foi assim, tal como as vezes modelos com preço base igual, tem descontos diferentes.

          8. Avatar de JL
            JL

            Se a Tesla o faz, as outras marcas também fazem, também têm carros de test drive.

            Se o fizessem não iam meter 2 carros iguais com preços diferentes e mesmos KMS, você dá mesmo nas vistas.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não @Rui. Uns estão mais usados que outros. Apenas isso.

  5. Avatar de PuntaCana
    PuntaCana

    A Tesla enriqueceu muita gente, muitas casas e quintas foram compradas com as ações da Tesla. Quem conseguiu aproveitar ganhou, quem não conseguiu, temos pena. Agora não vale apena, o caminho e’ perder valor ano apos ano.

  6. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Um dos maiores SCAMs da história automóvel.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Muito depois dos motores pure tech a combustão.

      1. Avatar de Pois, Pois
        Pois, Pois

        Os puretech devem estar-te mesmo atravessados que não perdes uma para os trazeres à baila, é que é a toda a hora, nem deves dormir só a pensar nos puretech…

    2. Avatar de JL
      JL

      Então explique que scam é esse ?

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Pois foi, eu antes pagava 120€ em gasolina agora pago 20€ em electricidade foi mesmo um SCAM enorme para mim

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mais um que compra o kWh a 5cents e não sai do quintal.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Todos os dias saiu para ir trabalhar venho e carrega durante a noite no dia a seguir esta pronto a seguir viagem uma autentica maravilha

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quere-se dizer, vcs são os verdadeiros milagreiros. A OMIE anda nos 70 a 140€ cada MWH e vcs sacam isso a 50€, tá certo. 😛
            https://www.omie.es/en
            E ainda têm oferta da TAR (~12 cents o kWh para pagar aos amigalhaços da potência solar e eólica instalada) + IVA e restantes impostos.
            Boa. Looolooolool
            Epá vão mas é dar banho ao cão. Ok?

        2. Avatar de JL
          JL

          Aqui, 5 cêntimos mais iva, isto se pagar alguma, estes últimos meses paguei no máximo 4 kWh por mês.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quere-se dizer, vcs são os verdadeiros milagreiros. A OMIE anda nos 70 a 140€ cada MWH e vcs sacam isso a 50€, tá certo. 😛
            https://www.omie.es/en
            E ainda têm oferta da TAR (~12 cents o kWh para pagar aos amigalhaços da potência solar e eólica instalada) + IVA e restantes impostos.
            Boa. Looolooolool
            Epá vão mas é dar banho ao cão. Ok?este é igual
            https://pplware.sitedev.pt/motores/ipo-da-tesla-foi-ha-15-anos-empresa-prometia-criar-carros-eletricos-para-as-massas/#comment-3712329

  7. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Continuo a espera da falência da Tesla …. Segundo os comunas deve estar para breve …continuo com pipocas infinitas

    1. Avatar de JL
      JL

      Deve estar a ficar gordo. Lol