IPMA vai investir 4,5 milhões para site não ficar “em baixo”

42 Comentários

A ocorrência de um sismo em Portugal voltou a colocar à prova os serviços do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Após o registo do sismo e devido à afluência de utilizadores, o site do IPMA esteve inacessível durante vários minutos. Sabe-se agora que haverá um investimento de 4,5 milhões para que os serviços do IPMA não fiquem “em baixo”.

IPMA vai investir 4,5 milhões para site não ficar "em baixo"


IPMA informou que “já está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros”

O IPMA é o organismo responsável por monitorizar e estudar as áreas do mar, meteorologia, sismologia e climatologia em Portugal. O IPMA fornece previsões meteorológicas, alertas de fenómenos extremos, informações sobre qualidade do ar, além de monitorizar a atividade sísmica e oceânica.

Num comunicado divulgado na passada segunda-feira, o IPMA informou que “já está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados”.

O IPMA refere ainda que… “a situação sismológica pode ser acompanhada pela população através da aplicação sismos@ipma.pt, ou através da página eletrónica do IPMA em www.ipma.pt”

Numa publicação online, a Iniciativa CpC: Cidadãos pela Cibersegurança refere que “Perante uma ocorrência deste tipo seria de esperar que o site do IPMA fosse a principal, mais fiável e segura fonte de informação. Infelizmente não foi (e: de novo). O mesmo já tinha aliás acontecido em agosto do ano passado”.

IPMA vai investir 4,5 milhões para site não ficar "em baixo"

O site do IPMA tornou a não aguentar a carga dos utilizadores que procuraram saber o que se passava e que não conseguiram informação do site. Ao mesmo tempo, o site da Google mostrava o alerta, a vermelho, para a ocorrência sísmica.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    4,5 milhões? Para quantos anos?
    Quanto custa alojar um site assim básico num serviço online flexível em termos de carga/acessos?

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Serviço público com “mão” privada !

    2. Avatar de Enfim
      Enfim

      150K para dev / hosting (basicamente cache e hosting), 4,35M para os amigos …

      1. Avatar de Zé

        Estás a ser generoso para com os devs…

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Para 40 milhões de acessos, por segundo, 500 pentabytes mensais, são, pouco mais de meio milhão de euros.
      Ou 9000 milhões, se quiserem usar 500 terabytes, de dados, com divisão por 10000 servidores, mundiais, para dividir o tráfego, impedindo mandar o site abaixo, quando 500 milhões, de portugueses, querem ir lá ver, se já morreram 25000 milhões, de pessoas, no sismo.

    4. Avatar de Anung
      Anung

      É muito? Uma bola com dois rectangulos foram 75 mil euros!

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Gostava de saber a que empresa o IPMA vai adjudicar esta prestação de serviços….

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Lol 4.5 milhões para servir algo estático…

    Um cdn/cache gratuito bem implementado tipo cloudflare resolvia logo o problema!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      O plano free da Cloudfare não dá para isto nem por sombras, mas sim por menos de um décimo do valor era possível fazer isto.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não digas o que não sabes ou desconheces, não existe limite para servir conteúdo estático no plano free seja em requests ou em banda tenho e conheço vários projectos que usam cloudflare que é usado para servir conteúdo estático.

        -Unlimited static requests
        -Unlimited bandwidth

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Dunning Kruger…

      Sabes o suficiente para menciona esses termos, não sabes o buraco em que te enfia as…

  4. Avatar de Katrina
    Katrina

    Por esse preço o site vai estar acessível até em Marte.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Netflix paga 60 milhões, mensalmente, só pelo controlo de tráfego. Mais 520 milhões, pelo espaço usado e para divisão, por 100 a 600 sites, impedindo ir abaixo, caso exista falha, nalgum serviço. Portanto, são 580 milhões, por mês.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Comparar o streaming da netflix com um site (quase) estático do IPMA, é comparar a noite e o dia, nem merece a pena comentar.

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        De verdade que estás a comparar a Netflix com um site estático dos anos 00? hehe

  5. Avatar de LJ_ICE
    LJ_ICE

    Serviços a preços de ouro!

  6. Avatar de hjfghjfghj
    hjfghjfghj

    Arranja por quase 1/10 do valor se realmente é só para não “ir a baixo”

  7. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Gastar 4,5kk num site para mitigar a curiosidade das pessoas…. porque se existir um sismo a séria e que deixe a população sem electricidade, ir ao site é muito importante…. Redirecionem dinheiro onde é realmente importante e preciso (Bombeiros, proteção civil e afins). País gerido por criminosos e para bananas!

  8. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…Um País desenvolvido, já teria há muito um plano de resposta a um sismo que sabemos que acontecerá; seja ao nível da reação, seja na identificação do melhor sítio para nos abrigarmos nas nossas próprias casas.
    Só que, hoje em dia, poucos querem pensar (e agir) para lá de amanhã…» – Presidente Rui Rio

    Fonte: https://x.com/RuiRioPT/status/1891537344705987026?mx=2

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O sismo, de 1755, nem matou 100 pessoas.
      99,91% das mortes, aconteceram, pelo Tsunami e pelos 60000 milhões, de velas, que estavam, pelas casas, igrejas e ruas, para festejar o 1 de Novembro.
      Nos números “oficiais”, foram declarados 93 mortos, pela queda de estruturas. No maremoto, foram 1720, assim como nunca souberam de 2000 pessoas (que acabaram despejadas no total, sem origem). Nos incêndios, foram 4000, a nível não oficial.
      Por isso, do terramoto, nem foi muito mau.
      Bem pior foi o de 1909, esse sim, nos dias de hoje, seria gravíssimo.

  9. Avatar de Jorge+Carvalho
    Jorge+Carvalho

    “ para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados”.”
    Não é só o site

  10. Avatar de Zé

    Será que já ouviram falar (por exemplo) em cloudflare e deslocalização de informação com o site “alojado” em vários pontos do globo? Ficam muito, mas mesmo muito mais barato. Gostava de ver esta gente a gerir com dinheiro privado. Agora é do povo é para desbaratar. Vai ser outro siresp que no fim fica pior e ninguém sabe para onde foi o guito.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Fica mais barato, no imediato.
      A médio-longo prazo, é o que aquele valor cobre.

  11. Avatar de joão xavier
    joão xavier

    Muito conveniente meus senhores. Em 4500000 euros existem muitos euros que se forem desviados para outro lado ninguém repara. Hoje em dia já não há nenhuma obra ou serviço que seja adjudicado por menos de 1 milhão e mesmo assim há derrapagens! É por isso que Portugal está a caminhar para ser um dos paises onde há mais currupção no Mundo! Continuem assim e depois esperem pelos nossos votos.!!!
    Toda a gente sabe que para alojar e manter um servidor os custos não chegam as estes numeros a menos que….

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Espanha gastou 8300 milhões, em software open source.
      Segundo os especialistas, como o João Xavier, essa escolha daria 700000 milhões, de poupança, imediata.

  12. Avatar de Zé

    E vão fazer um site novo também? É que aquilo parece que não evoluiu desde o ano 2000. Nem sequer é responsive.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Não viste o site de 2000 para dizer uma coisa dessas! O site não é bom mas já foi 1000x pior!

  13. Avatar de tesouraria
    tesouraria

    O valor mencionado é enganador. O valor em causa não é só para reforçar a capacidade do “site”, mas também de outras coisas. O “site” é algo que está incluido dentro desse orçamento.

    Para quem desejar consultar: https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=anuncios&id=334489

    1. Avatar de DS
      DS

      Essa publicação no Portal Base nada tem a ver com esta aquisição que ainda nem deve ter passado da autorização de contratar.

  14. Avatar de luisa
    luisa

    Mais um ajuste direto para encher os bolsos aos amigos, e no final o site vai conseguir suportar mais 100k de utilizadores instantâneos!!!

    Não existe ninguém que faça o trabalho por 10% do orcamentado? Isto é de malucos!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O valor é para 8 anos…

  15. Avatar de Aziado
    Aziado

    E vão alojar os serviços aonde? Num datacenter, em Lisboa?
    Para ser fiável, para além de balanceamento de cargar, o mesmo tinha de ter replicação e redundância, entre um datacenter, no Algarve e outro, no Porto. Ou melhor ainda, entre um datacenter, em Portugal e em outro pais, da Europa.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Hoje em dia podem ter em centenas de locais diferentes com uma qualquer CDN minimamente decente… problema talvez seja fazer chegar a informação lá se for algo grave.

  16. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    incrivel realmente…
    mas é bom para servir de contra-peso quando faço propostas aos clientes!
    Agora já sei quanto procuram-nos por soluções de balanceamento de carga, 2 servers dedicados, etc, etc…. começo assim…. 4,5 milhões pagou o IPMA para a solução que vocês precisam!
    Estão assustados?!
    Calmaaaa…. para vocês, por serem especiais faço-vos um desconto de 80% mas sem factura!
    por um aninho ficam ali com um bom preço! :-)))))

  17. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    quando os serviços da chave movel digital ficarem novamente em baixo por uma semana, o povo pode se entreter a ver o site do IPMA

  18. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Não vai à muito investiram 1 milhão. Mas ficou tudo na mesma. Não acertam metade.

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Puseram um atum na fachada…agora com esse €€€ fazem um site e metem um polvo… eheheheh