IPMA: Lisboa sob aviso vermelho! Bombeiros pedem para ninguém sair de casa

16 Comentários

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quarta-feira, o distrito de Lisboa sob aviso vermelho para precipitação até às 2h00 desta quinta-feira. Além de Lisboa, Faro e Santarém também estão em sob aviso máximo.

Os bombeiros pedem que ninguém saia de casa por causa da chuva forte e prováveis inundações.

IPMA: Lisboa sob aviso vermelho! Bombeiros pedem para ninguém sair de casa


Lisboa: São várias as inundações…

A Proteção Civil reforçou hoje os avisos à população devido à chuva intensa, vento forte e agitação marítima que se vai sentir até sexta-feira à noite em todo o país, com especial incidência no centro e Sul.

Se aceder ao site do IPMA, verificará que Lisboa está em aviso vermelho até às 2h.

IPMA: Lisboa sob aviso vermelho! Bombeiros pedem para ninguém sair de casa

Desde cerca das 19 horas que a chuva forte se intensificou na zona da Grande Lisboa, acompanhada por trovoada, havendo relatos de várias inundações, refere o JN.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomendou às pessoas a ficarem em casa e informou que a cidade está sob aviso vermelho devido ao mau tempo.

De acordo com o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 0:00 existiam 113 ocorrências relacionadas com “meteorologia adversa”, a maioria no distrito de Lisboa (63). Setúbal (29), Faro (cinco), Santarém (cinco), Leiria (quatro), Aveiro (três), Porto (duas), Castelo Branco (uma) e Coimbra (uma) são os outros distritos afetados.

70% das ocorrências são relativas a inundações, afirmou fonte da Proteção Civil à Lusa. “Por enquanto, não temos danos de estruturas ou vítimas. São situações pontuais devido à acumulação da precipitação e estão a ser resolvidas”, acrescentou.

Vários túneis e ruas em Lisboa encontram-se encerradas ao trânsito devido a inundações

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pcrat
    Pcrat

    A chuva ganhou intensidade eram 19h30, sob forma de tromba de agua no centro de Lisboa. Pelas 22h30, avançam com alerta Vermelho para Lisboa… Depois de casa roubada, trancas ha porta? Na aplicação AccuWeather existiu um alerta a partir das 18h, para periodos extremos de chuva… Portanto… O IPMA só lança o alerta as 22h28… Já depois do caos acontecer… Nós avisamos, não nos despeçam, estamos no Natal.. Enfim… Vésperas de feriado, estavam todos nas compras de natal… Se não servem para nada, existem aplicações estrangeiras mais eficazes… E o Alerta para as pessoas não sairem de casa… Na televisão? Sério? Nesta altura do ano? Idem gozar com outro… Tudo funciona bem em Portugal, tudo quer Futebol e Fado…

    1. Avatar de Zé

      Mas alguma vez o IPMA funcionou correctamente? Eles sempre que aparecem na televisão só me rio. Estão sempre com cara chapada ou pior. Não sabem a quantas andam.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      E as páginas amadoras de facebook estavam em nowcast e com avisos não oficiais lançado.

    3. Avatar de json
      json

      o AccuWeather é uma treta , não acerta uma , e parece que ainda há um grande desconhecimento do que é um aviso Laranja.
      Enfim…queixinhas habituais do Tuga que fala mais do que faz.

  2. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    E salvos por Fátima 🙂
    Futebol, fado e Fátima

  3. Avatar de 1984
    1984

    Se a camara no tivesse investido no parquimetro no radar e nas vias pra bicicletas ainda tinha sido pior.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pois claro, a câmara tem é de investir em mais carros, mais tubos de escape e mais gases. É nisso que está a salvação da capital, e o comércio automóvel agradece. Provavelmente uma das primeiras capitais submersas do mundo, talvez um hub para a indústria de veículos anfíbios.

  4. Avatar de Hali
    Hali

    Atualmente as “alterações climáticas” são desculpa para tudo. Especialmente quando ocorrem todos os anos… O Gonçalo Ribeiro Telles, deve estar com os cabelos em pé.

    Ps- a guerra e o covid são outras desculpas fantásticas

    1. Avatar de Lelo
      Lelo

      Ia referir isso mesmo
      Hoje em dia o clima serve como desculpa para toda a incompetência de quem devia investir em infraestruturas
      Na noite de 25 para 26 de Novembro de 1967, de Cascais a Alenquer, a chuva chegou a atingir os 170 L/m2 – por hora. Água e lama levaram bairros e aldeias, 20 mil casas foram destruídas. Oficialmente, houve 462 mortos, mas o número pode ter chegado aos 700.
      Em 1983, provocaram a morte de sete pessoas e danificaram 650 habitações.
      Entre 1917 e 1998 ocorreram 420 inundações em 418 dias; ou seja,
      em média, cerca de 5 inundações por ano, o que revela a grande frequência do
      fenómeno na cidade. Em 45% dos anos, a cidade foi afectada por 2 a 4 inunda-
      ções, destacando-se o ano de 1965-66 com 20 ocorrências. Apenas em 3 anos
      não se registaram inundações em Lisboa.
      E agora avançam com uma obra programada á mais de 20 anos…
      Também é culpa das alterações climaticas ?

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Excelente comentário.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não tenham dúvidas de que é mesmo consequência das alterações climáticas e Lisboa é uma cidade culpada, porque é lá que estão os maiores congestionamentos de tráfego do país e onde se produz a maior quantidade de gases de escape por km2. O fenómeno das inundações não é novo, mas tem vindo a seguir um padrão de constante agravamento. Quando esta inundação baixar vão seguir-se meses e meses de seca severa e extrema, até que a enorme concentração de humidade atmosférica volte a desabar noutra inundação igual ou maior.

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não tenham dúvidas de que é mesmo consequência das alterações climáticas e Lisboa é uma cidade culpada, porque é lá que estão os maiores congestionamentos de tráfego do país e onde se produz a maior quantidade de gases de escape por km2. O fenómeno das inundações não é novo, mas tem vindo a seguir um padrão de constante agravamento. Quando esta inundação baixar vão seguir-se meses e meses de seca severa e extrema, até que a enorme concentração de humidade atmosférica volte a desabar noutra inundação igual ou maior.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Este tipo de opiniões só é possível acontecer com a censura á história do clima.

          Faço-te uma pergunta, o que é que aconteceu em Portugal entre os dias 14 e 16 de Fevereiro de 1941.
          Depois diz-me quantas pessoas morreram e quantos malvados carros existiam na altura…

        2. Avatar de Lelo
          Lelo

          Muito ao lado…

  5. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    As inundações ocorreram com maior severidade onde ? Algés e Alcântara. Porquê ? Porque a especulação imobiliária vence tudo e todos. Já ninguém se lembra que existem ali duas ribeiras e que fazem parte de um sistema natural de drenagem de aguas da cidade. O que interessa é construir, alcatroar e acabar com essas porcarias que a natureza criou! Depois temos a logica economicista do município de Lisboa e de todos os outros : corta-se a eito nos custos, acaba-se com a limpeza preventiva ficando apenas e só uma capacidade instalada para a reação ao desastre. E depois vemos a triste figura do presidente a repetir incessantemente que a culpa é das alterações climáticas. O povo aplaude. E toca a pagar uma taxinha, um radarzito, o que seja! No fim, até parece que nunca viram chuva em dezembro….

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Entao mas sempre foi assim, ate o presidente foi a correr para ficar bem na fotografia. Estes politicos nao querem saber de nos nem de ninguem, so deles proprios. Enfim estamos entregues aos bichos. E essa obra anunciada e finalizada para 2025 se tudo correr bem. E o que acontece a novas provaveis inundacoes ? Falta de planeamento e o que e por parte dos politicos e dos responsaveis que poderiam fazer alguma coisa para mudar o rumo destas catastrofes naturais. Isto ate pode ser uma catastrofe natural, mas o facto de haver inundacoes por toda a cidade isso e um problema do municipio por falta de planeamento no passado, presente e futuro e mais do que planeamento passar a accao. Estes politicos sao muito lentos a fazer as coisas. Nao confundam as coisas com alteracoes climaticas. O que e isso afinal de alteracoes climaticas ? E alguma rebucado que andam a vender as pessoas ? Enfim.