iPhone X: Estudantes chineses trabalharam horas extra ilegais

20 Comentários

A procura pelo iPhone X está a levar as empresas, que trabalham para a Apple, a contratar mão-de-obra sem ter os devidos cuidados.

Informações reportadas referem que adolescentes de uma escola foram deixados a trabalhar na Foxconn horas a mais, de forma ilegal. A Apple refere que ficaram de forma voluntária mas que não deveriam ter trabalhado tantas horas.


Um relatório do Financial Times afirma que a Foxconn empregou estudantes adolescentes para fabricar componentes do iPhone X e que esses estudantes trabalharam horas extra ilegais.

Além disso, de acordo com um dos estudantes citados no relatório, uma escola tinha alunos a trabalhar na fábrica como parte dos seus programas educacionais.

O relatório citou apenas seis trabalhadores fora dos milhares que trabalham na instalação. Mas a Apple e a Foxconn reconheceram que os casos de horas extraordinárias ilegais ocorreram e que eles estão tomar medidas para resolver a situação.

Segundo informações da Apple:

No decurso de uma auditoria recente, descobrimos alguns estudantes internos que trabalharam horas extra numa instalação de um fornecedor na China. Confirmamos que os alunos trabalharam voluntariamente, foram compensados e proporcionaram benefícios, mas não deveriam ter permissão para trabalhar horas extra.

Nessa instalação, os programas de estágio interno são de curto prazo e representam uma percentagem muito pequena da força de trabalho. Quando descobrimos que alguns alunos foram autorizados a trabalhar horas extra, tomámos medidas rápidas.

Uma equipa de especialistas está nas instalações a trabalhar com a gestão da empresa para garantir que os padrões apropriados são cumpridos.

A Apple está dedicada a garantir que todos na nossa cadeia de fornecimento sejam tratados com dignidade e respeito que merecem. Sabemos que o nosso trabalho nunca está terminado e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para causar um impacto positivo e proteger os trabalhadores da nossa cadeia de abastecimento.

Seis estudantes dos 17 aos 19 anos alegaram que haviam trabalhado 11 horas por dia regularmente, depois que a sua escola, Zhengzhou Urban Rail Transit School, exigiu que eles trabalhassem na fábrica durante três meses como experiência de trabalho antes de se formarem. Um jovem de 18 anos disse: “Estamos a ser forçados pela nossa escola a trabalhar aqui… O trabalho não tem nada a ver com os nossos estudos”.

Numa declaração sobre o sucedido a Foxconn referiu:

Todo o trabalho foi voluntário e compensado adequadamente, [mas] os estagiários fizeram horas extra em violação da nossa política.

A Foxconn refere que seu programa de estágio envolveu cooperação “com governos locais e uma série de escolas vocacionais”. O ministério da educação da província em que esses estudantes estudavam e trabalhavam pediu às escolas locais que enviassem alunos para a Foxconn, de acordo com uma das fontes do Financial Times .

A Apple e a Foxconn continuam a fazer esforços para melhorar as condições de trabalho e os relatórios internos da Apple revelam que as condições melhoraram significativamente desde 2012, altura de grandes tumultos.

Via

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nos continuamos a amamentar estas empresas exploradoras que continuam a brincar com o ser humano. Não vejo uma Tesla a fazer isto, como outras. Pode se ser bom sem fazer mal aos outros. Mas lá está, lucros em primeiro lugar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A uber nisso ainda continua a ser a pior

    2. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      nao te esquecas da Zara tb

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não vejo qual é o espanto, no meu estágio da faculdade tive dias que trabalhei 18 horas, e não fui coagido de forma nenhuma, cheguei-me à frente.
      N empresas onde isso se passa cá no dia a dia e espantam-se.

  2. Avatar de Diogo M.
    Diogo M.

    Têm uma margem de lucro tão grande em cada iPhone que vendem e ainda precisam de explorar as pessoas.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Quem explora é a foxconn, neste caso foi para fazer um iphone, como podia ter sido para fazer um dell, um asus, ou qualquer outro produto que a fábrica produza.

  3. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Política

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    As grandes empresas transferem as fabricas para a china pois fica-lhes mais barato porque não têm de pagar salários aos trabalhadores.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não pagam salários? Claro que pagam, baixos para nós, acima da média para a china.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Vergonha, devíamos impor um embargo económico aos EUA, sempre tão defensores da democracia e dos direitos humanos, quando lhes interessa.

    1. Avatar de Zeca Miguel
      Zeca Miguel

      tudo falso

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Porque não conheces empresas tugas que fabricam na china?

  6. Avatar de Mindful Peasant
    Mindful Peasant

    E depois dizem que já não há escravatura…
    Estes tipos da Apple, Google, Uber e tantos outros lá do vale do silicone têm mentalidade esclavagista.
    A Web Summit que foi cá feita é bom exemplo desta mentalidade esclavagista, “tiveram” que recorrer a voluntários só porque a ganância é muita.
    Estes tipos das tecnológicas devem ser os maiores impulsionadores da nova vaga de escravidão moderna.

  7. Avatar de zepinto
    zepinto

    Devíamos impor um embargo económico à China por atentarem contra a dignidade e os direitos humanos.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tens noção que a Foxconn não é uma empresa da República Popular da China (socialista), vulgarmente conhecido como simplesmente China ou China continental. É sim da República da China (capitalista), vulgo Ilha Formosa ou em inglês Taiwan. Obviamente que quando interessa, a comunicação social não faz a distinção entre as duas. Para dar a ideia que tudo é uma miséria na China, independentemente de a percentagem de pessoas a viver abaixo da linha da pobreza é substancialmente inferior ao dos Estados Unidos da América, e o mesmo se diz aos sem abrigo.

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    O mundo é para os espertos

    1. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      Espertos são os cães.

  9. Avatar de Moto G5 plus
    Moto G5 plus

    pronto! está explicado o porquê de tantos ecrãs descolados no iPhone x….