iPhone SE – O tiro certeiro. Apple foi a única que cresceu no segmento dos smartphones

39 Comentários

A Apple já apresentou o seus resultados financeiros do último trimestre, revelando que foi capaz de atingir resultados positivos em todas as áreas onde atua, mesmo em época de pandemia. No universo dos smartphones, há mais para destacar. A Apple foi a única empresa de smartphones que cresceu de forma considerável no último trimestre, face ao período homólogo, graças ao iPhone SE.

Todas as outras empresas do setor, apesar de algumas terem crescido face ao trimestre anterior, sofreram quebras acentuadas quando se olha para 2019.

iPhone SE - O tiro certeiro. Apple foi a única que cresceu no segmento dos smartphones


iPhone SE – O tiro certeiro da Apple

Com o segundo trimestre fechado, as empresas começaram a apresentar os seus resultados financeiros e ontem revelámos aqui que a Apple foi um caso de sucesso, mesmo em plena pandemia.

Para muito contribuiu a venda de Macs e iPads, mas no segmento dos smartphones, as boas vendas do iPhone 11 foram impulsionadas pelas vendas do mais recente membro da família, o iPhone SE de segunda geração.

Apple com vendas fortes do Mac e iPad tem ganhos recordes no 2º trimestre de 2020

Além desta informação positiva para a empresa liderada por Tim Cook, a Canalys apresentou esta manhã mais um estudo ao mercado dos smartphones e mostra resultados impressionantes, para todas as empresas.

Na análise, são observados os valores de unidades vendidas de smartphones no segundo trimestre do ano, comparando-os com o período homólogo.

O reinado da Samsung acabou?

Tal como já havíamos divulgado, a Huawei conquistou, pela primeira vez na história dos smartphones, o primeiro lugar de vendas. Posicionando-se, assim à frente da Samsung que acaba por perder o seu longo reinado.

Segundo os analistas, esta poderá ser uma realidade temporária e apenas motivada pela pandemia e pelas limitações de exportação da Samsung. No entanto, não deixa de ser um marco histórico para a Huawei.

Ainda assim, face ao ano anterior, a Huawei teve uma quebra nas vendas de 5%. Este valor contrasta bem com as perdas da Samsung na ordem dos 30%. Este é um valor astronómico e que revela bem o impacto da COVID-19 na saúde dos resultados da empresa sul-coreana.

Além das quebras destes dois gigantes, também a Xiaomi, OPPO, Vivo e outras, registaram quebras nos períodos analisados.

O triunfo da Apple no segmento dos smartphones

De forma geral, o segmento dos smartphones apresentou quebras de 14% no segundo trimestre de 2020, face ao segundo trimestre de 2019. Este rombo só não foi maior, porque a Apple entra na equação com valores positivos. A empresa aumentou as suas vendas em 25%!

Este valor é facilmente justificado, já que o crescimento da empresa não costuma ser tão alto neste período. Não é hábito, a Apple lançar smartphones na primeira metade do ano, mas em 2020 decidiu colocar no mercado o iPhone SE. Um modelo sem grande inovação, mas com um desempenho de topo a um preço relativamente acessível.

Relatório da Canalys - Apple destaca-se pela positiva no segundo trimestre do ano

No entanto, o iPhone SE não é o único responsável pelo sucesso. Apple conseguiu registar novamente um volume de unidades vendidas do seu iPhone 11 muito positivo. Segundo a Canalys, o iPhone SE representou 28% das unidades vendidas e o iPhone 11 quase 40%.

É certo que, face ao primeiro trimestre do ano, de forma geral, as empresas conseguiram recuperar, mas ainda assim, de forma muito lenta. É importante que as estratégias de vendas se adaptem rapidamente à nova normalidade provocada pela pandemia, para que se consigam reinventar.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    O iPhone SE qual o preço mais barato que viram?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A uns anos dei uma oportunidade ao iPhone 7 mas foi um erro e voltei para Android, mas nada como tentar mais uma vez, certamente já melhoraram e muito.

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        O iOS 12 é uma cópia da concorrência.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Já estamos no iOS 14…

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Sempre a história do copiar. Todos se inspiram uns nos outros em determinadas funcionalidades. E então? Quem ganha com isso são os utilizadores. Qual é o problema?

        E o Android não anda a “tentar aguentar mas já ficou para trás” lol…

      3. Avatar de SD
        SD

        Lol vê alguns videos de avaliação da IOS 14 e vê quem é que anda a imitar quem, os widgets então foi copy paste mesmo (tal como outro user Ja disse não é necessariamente mau que se inspirem ou acrescentem funcionalidades existentes no outro SO).

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acho que vi a 470€ numa Amazon.

  2. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Numa altura de crise e desemprego generalizado espalhado por todos os paises atingidos por Covid a maior parte deles pertencentes ao G20 (paises industrializados e emergentes), estes numeros, mais em especial os da Apple (que tem os equipamentos mais caros) só podem ser mesmo para rir. E se “preço relativamente accessivel” é um valor > 500 Eur, não devemos estar a falar de Portugal, onde o ordenado minimo ronda este valor e mais de metade da população aufere este valor.

  3. Avatar de Alfredo Pereira
    Alfredo Pereira

    Sempre que olho para este telemóvel faz-me lembrar estes gira-discos com aspecto retro mas já com bluetooth, NFC, etc…. Não sendo assumido esse visual, passa de aspecto vintage a aspecto completamente ultrapassado.

  4. Avatar de JS
    JS

    Só é pena a bateria, que foi a única coisa que me fez largar o iPhone.
    Tinha um 6S, troquei-lhe a bateria no programa de troca da Apple, e mesmo assim, muito fraquinha…
    Tinha que ter praticamente todas as funções desabilitadas, deixando apenas as essenciais de um telemóvel para conseguir aguentar um dia de bateria.
    Tenho agora um Mi 9T, é um facto que, e isto é uma opinião pessoal, sinto o Android um passo atrás do iOS, e não me refiro a funcionalidades, mas sim na forma do sistema operativo funcionar. Ainda que o Android seja rápido, o iOS para um telemóvel que tem 5 anos, funciona melhor que um telemóvel Android recente. No entanto, com o Mi 9T consigo usar e abusar dele que mesmo assim tem bateria para aguentar mais de 24h. E se usar numa ótica mais básica, facilmente ultrapasso a barreira dos dois dias de uso.
    É o único ponto que me faz renunciar a aquisição de um iPhone.

    1. Avatar de Interpol
      Interpol

      Percebo muito bem este comentário. Na escolha de um novo smartphone, um dos critérios mais importantes para mim é a bateria. Prefiro bateria a por exemplo fotografia, que não uso muito (mas ter uma câmara decente é sempre ótimo, claro). Antes tinha um zenfone zoom s justamente porque a bateria durava entre 3 a 4 dias, 2 a 3 dias para o fim.
      Entretanto tenho o Mi 9T, que já só aguenta 2. O telemóvel tem um ótimo processador, é super rápido, mas o UI (sobretudo devido ao MIUI) tem imensos mini bugs. Até a skin da Asus era bem melhor. E nisso os iphones ganham imenso.

      O SE pela empresa ficava a pouco mais de 300€, preço perfeitamente aceitável. Mas a bateria de 1 dia… e também já me habituei a telemóveis com ecrãs grandes, nisso seria um passo atrás para mim. Depois há a questão das aplicações já compradas, trocar de android para ios ou vice versa tem sempre esse “custo”/”perda”.

  5. Avatar de Spoky
    Spoky

    Pois claro, é ai que esta o cofre dourado que a Apple tanto espera! Mas nunca descobre ou nunca se deu conta.

    Em Portugal se os iPhones fossem mais baratos, não digo os topos de gama mas em 300-400€ máximo 550€ a Apple iria vender muito, mas muito mais!

    Aqui dar 800-1000€ por um iPhone é impensável, existe quem o faça! As prestações! Obrigando os pais a pagar mensalmente ou a dar um ordenado familiar para pagar um iPhone e ficam tesos!

    Nem imaginam a quantidade de gente que não tem grandes possibilidades, tem uma vida normal o dinheiro chega para comer, pagar e desfrutar de algumas coisas, mas não para comprar iPhones.

    Nem imaginam a quantidade de gente que compra iPhone nessas situações! Eu não sei da vida dos outros, mas acontece frequentemente e não me venham dizer que é normal, porque não é. Já vi iPhones em gente que nem possibilidade tinham para comprar assim de espingarda.

    Não é inveja, não é ódio. É simplesmente uma mera opinião própria.

    A Galinha dos Ovos da Apple esta nos preços baixos (ninguem pede um iPhone low cost por 100€ – 200€) mas um iPhone que seja mais barato!

    O iPhone SE é a prova disso, pena é o tamanho! Não gosto muito. Para mim tem de ser 5.5” igual ou superior.

    Mas a Apple é teimosa, tende a ir para preços exagerados. Obviamente que alguem irá sempre comprar, mas se querem ter os ovos na mão, arranjem melhores preços!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O que não falta aí são portugueses que compram um iPhone a pronto, e com uma série de acessórios logo. A Apple não vende mais barato por uma simples razão: não tem necessidade. É a lei de mercado, se existem clientes suficientes dispostos a pagar o valor que pedem, porquê reduzir o preço?
      A Apple é uma marca a manter um certo status quo, e quem é rico não quer comprar coisas de uma marca que faz coisas para gente mais pobrezinha. É como determinadas lojas de roupa que existem em Lisboa, que simplesmente não têm saldos ou promoções, porque a clientela são pessoas ricas que não querem comprar roupas num local onde há saldos. Se fizessem saldos, perdiam essa clientela toda.

    2. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      Mas tu achas que a apple quer saber de um mercado de 10 milhões de pessoas? qtas pessoas tem só o estado de s. paulo? se nem para o brasil eles baixam o preço, iam baixar por causa de 10 milhoes.

  6. Avatar de TS
    TS

    ahahah claramente nunca usaste a camera do S20

  7. Avatar de Paulo Alexandre Lopes Dias
    Paulo Alexandre Lopes Dias

    Mete mais tabaco nisso, anda-te a fazer mal….

  8. Avatar de greego
    greego

    Pplwere uma página publicitária da Apple…

  9. Avatar de Sensei
    Sensei

    Poco F2 riu-se

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Acho que não percebeste que como diz o artigo o iphone SE é um sucesso e vens aqui desvalorizar so porque tens dor de cotovelo com o teu android inferior. É a vida.

    2. Avatar de Galo
      Galo

      HAHAHAHAHAHAHA ISheep alert.

      Eu sempre disse que o Iphone SE é a melhor opção relaçao/qualidade dentro do mundo IOS, como nao iria perceber o seu sucesso? 😉

  10. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Não sejas tão cego, nem tão fanático.

  11. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Ahahahah!!
    E o ecrã certamente é o melhor do mercado. Bem como o design super inovador, anos à frente de toda a concorrência.

    É um telefone interessante para o preço praticado lá fora. Talvez ganhe um pouco por ser um iPhone, por ter iOS e por um topo de gama custar tanto quanto um SE + Apple Watch + Airpods, mas não passa disso.

  12. Avatar de TS
    TS

    quanto muito fala do processador, quanto ao resto tem tudo mediocre, ecra super pequeno e mediocre, bateria fraca, camera é mt pior que meu asus zenfone 6 que custou 500€ também

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estás a ser engraçado certo? Melhor camera a onde? Vê o DXomark. Melhor construção? Também não, vê os testes de resistência. Design fraco, ecrã fraco, bateria fraca, caregamento fraco.

  14. Avatar de Abreu
    Abreu

    A bateria e o aspecto dele até dá vontade de rir do caramelo que comprou um!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Já usaste um para saber? só ligam a números no papel mas as coisas não são assim..

      já tive 1 na mão e posso dizer que a luminosidade devia ser alterada no que toca ao valor máximo

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Man, bateria minúscula , ecram com bordas de 5 anos atrás.. o soc e bom mas está a funcionar a 70%

        Se fosse um ecram de 4.7 com bordas mínimas e uma bateria de 3000, ia ponderar a sua compra, mas assim não!
        Faz lembrar a uns anos atraz a Rover não sabia o que fazer a tantos série 25… Um símbolo MG, uns parachoques racing e siga ainda houve tantos caramelos que compraram

        Acho que a Apple tinha muita sucata do 8 e para não deitar fora puseram um soc bom e siga vai haver muitos que vão comprar..

        Se fosse outras marcas a fazer isso eram serradas até dizer mais!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mas alguem te obriga a comprar? Não gostas não compras mas quem perde o melhor smartphone nesta faixa de preco es tu. O sucesso dele demonstra bem que vale cada centimo

        2. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          a 70%? onde foste buscar esses nr? n sera mais 88% o que se pode explicar pela diferença de ram.

      2. Avatar de Galo
        Galo

        Se noutros casos daria a mesma resposta que tu, neste em especifico (aspecto e bateria) não é preciso ter um e usar para dar a sua opinião.

        O aspecto é sempre relativo, há quem gostara mais ou menos, mas é indiscutível que o aspecto do SE é do “passado”… e a bateria, por muito otimizado que ios esteja, e que processador seja muito bom, não há milagres. A duração de bateria não costuma ser um ponto forte dos smartphones da Apple.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O iphone 11 pro max tem a melhor bateria de todos os smartphones logo isso e mentira. Informa te antes de comentar ou entao fica calado para não aturarmos a tua gritante ignorancia

          1. Avatar de Galo
            Galo

            Então vamos lá ver quem é o menino ignorante:

            1º provas? sem elas a tua opinião vale tanto como qualquer outro ignorante.

            2º Vamos assumir que o iphone 11 pro max seria o tem a melhor bateria de todos os smartphones (o que deveras é ridiculo quando tens smartphones com bateria que duram 1 semana). Quantos smartphones estão na oferta da Apple? Achas que seria ter um com bateria de longa duração que faria esquecer todos os outros da oferta atual e passada?
            Se de facto nao gosta de aturar ignorancia, deves ser um homem triste ao teres de conviver contigo proprio 😉

  15. Avatar de SD
    SD

    Continuo a criticar não a gozar pelo preço. Pelo preço a que foi lançado nos States ainda se justificava e mesmo assim uns 50 dólares acima. A bateria durar 6h quando temos um ecrã LCD de 4.7 polegadas em conjunto com aquele é o melhor processador do mercado só pode ser péssima. E a verdade é que 1800mh dão para o que dão. O SE tem a vantagem do processador e pouco ou nada mais. Falando especificamente do Nord, o iPhone perde na qualidade de ecrã, na bateria/tempo de utilização, mesmo as câmeras é uma disputa renhida, embora a Apple seja excelente nesse aspecto.
    E falando do Nord que para mim nem sequer é o melhor nessa gama de preços por mais que eu goste da OnePlus. Eu já vi um video do samsung A71 contra o se e mesmo aí o SE fica em apuros…
    Ou seja para mim é o mesmo problema de sempre com a Apple o produto é bom o preço nem la perto.

  16. Avatar de heldermail@gmail.com
    heldermail@gmail.com

    Por essa Europa fora nao faltam ofertas a 1 € para a versao de 64 Gb. Nao admira que venda bem!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Na minha empresa ate dao galaxy s20 mas toda a gente os usa apenas para chamadas pois preferem iphone para uso pessoal.

  17. Avatar de Paulo
    Paulo

    Impressionante o ódio que algumas daqui têm à marca Apple. Não interessa se o consumidor gosta mais do que a concorrência (pelas mais diversas razões – e aqui, neste site, devia-se discutir tecnologia!…). Os milhares de consumidores que preferem Apple estão todos enganados – e deixam-se enganar ano após ano. Se gosta, é porque é “iSheep”. Porque só quer “status” (!!). Ou porque quer mostrar a maçã (?!?! LOL). Depois os haters tentam impingir os seus gostos. Porque, lá está, se não pensam como eles, logo são “iSheeps”. E pronto! Enfim, arrogância em todo o seu esplendor.

    (Já agora, é um pouco incoerente chamarem “iSheeps” quando o Windows e o Android são os sistemas operativos mais usados…)

    @Vítor (pplware): E que tal um sistema de registo dos nicknames? Como dizia o outro, “chapéus há muitos”… é como os nicks.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      ISheep não são aqueles que preferem Apple…preferência é um acto de escolha, e cada um tem a sua. ISheeps são aqueles que, independentemente das evidências, afirmam sempre que tudo o que é Apple é o melhor do mercado, que Apple nunca copia (e os outros sim). São aqueles que vivem no passado e continuam a dizer que MacOS não tem vírus nem bugs, ou que fluidez só existe no IOS, ou que atualizações não existem no Android, etc…Tal como existem os “cegos” anti-Apple.
      “milhares de consumidores que preferem Apple estão todos enganados” – Claro que não…tal como os que preferem outras marcas (e que são mais) não estão todos enganados.
      “Porque só quer “status” (!!). Ou porque quer mostrar a maçã” – Este tipo de comentário foi algo que os proprios possuidores da Apple criaram. Quantas vezes a resposta a uma critica a um determinado produto Apple, tem como resposta: se não tens € para comprar, temos pena. Ou: aqui é caro porque é de qualidade, não são as chinesices que por aí andam.
      O importante é cada um escolher o que prefere, e saber reconhecer as vantagens e desvantagens de todos os equipamentos, sem olhar a marcas.

  18. Avatar de Fulano
    Fulano

    Ainda está para aparecer um telefone superior ao Nolia 3310.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      *Nokia 3310