iPhone: Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros

28 Comentários

A Apple, no iOS 11, implementou uma funcionalidade que permite ao iPhone ter a autonomia para responder de modo automático quando o utilizador está a conduzir e recebe SMS.

Esta opção é vista com bons olhos pelas seguradoras, a bem da sua segurança.

 



Começou por ser um recurso verdadeiramente útil. As SMS vieram mudar um pouco a forma das pessoas comunicarem. Com o tempo passou a ser uma função que absorvia totalmente os utilizadores ao ponto de até a conduzir as pessoas enviam e recebem mensagens. Passou a ser uma das principais causas de mortalidade na estrada, causando um aumento considerável de acidentes, principalmente entre uma faixa etária mais jovem.

O flagelo obrigou as entidades responsáveis e reguladoras a promover campanhas de segurança, sensibilizando os condutores para não enviar mensagens enquanto conduzem, sendo que algumas campanhas multimédia foram em certa medida agressivas em termos gráficos.

A Apple, ciente deste problema, patenteou um sistema que permite ao condutor ver as suas mensagens desativadas quando este estivesse a conduzir. Este sistema, ainda em formato projeto, levou mesmo a que o Pai de um jovem, vítima de um acidente de viação, processasse a Apple, pelo facto do iPhone ainda não ter o sistema (à altura) implementado.

Com a chegada do iOS 11, a empresa de Cupertino colocou uma versão deste projeto e funciona bastante bem. Esse resultado é agora análise de uma empresa, detentora de um sistema GPS, que confirma haver um resultado positivo do automatismo de bloqueio de receção das mensagens no iPhone.

Segundo a Business Insider, um estudo levado a cabo pela Everquote (uma gigante americana dedicada ao ramo dos seguros automóvel) concluiu que, em 1256 milhões de quilómetros percorridos por clientes seus que usam a aplicação Everdrive, 37% das viagens incluem pelo menos algum uso significativo de telefone enquanto o carro está em movimento.

Mais surpreendente ainda é saber que o estudo também concluiu que, durante essas viagens, as pessoas usavam os seus telefones durante 11% do tempo, ou cerca de 3 minutos durante uma média de 29 minutos, de acordo com os sensores analisados pela app Everdrive.

A empresa refere também que recursos como o “Não incomodar durante a condução” da Apple podem reduzir o uso do telefone em até 8%. Mas será que já usam esse sistema?

Como utilizar o modo “Não incomodar durante a condução”

Com o iOS 11, o iPhone consegue detetar quando poderá estar a conduzir e impedir a apresentação de notificações.

Quando o iPhone com o iOS 11 detetar pela primeira vez que poderá estar a conduzir, irá apresentar uma descrição do modo “Não incomodar durante a condução” quando imobilizar o veículo. (Esta descrição só é apresentada em determinados países. Se não for apresentada, siga os passos abaixo para ativar o modo.)

Toque em “Ativar durante a condução” para ativar automaticamente o modo quando o iPhone liga ao automóvel através de Bluetooth ou deteta o movimento da condução. Pode alterar o método que o iPhone utiliza para determinar se está a conduzir ou ativar o modo manualmente.

Ativar e desativar na Central de controlo

Pode permitir que o modo “Não incomodar durante a condução” seja ativado automaticamente ou pode adicioná-lo à Central de controlo para um acesso manual mais prático:

  1. Aceda a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos.
  2. Toque em  junto à opção “Não incomodar durante a condução”.

Agora, pode passar o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã e tocar em ícone Não incomodar durante a condução para ativar ou desativar o modo.

 

O que esperar quando o modo está ativado

Saiba o que esperar quando o modo “Não incomodar durante a condução” está ativado. Pode personalizar muitas destas funcionalidades nas Definições.

    • O iPhone fica sem som e o ecrã escurece. Se alguém lhe enviar uma mensagem, essa pessoa receberá uma resposta automática a informar que está a conduzir. Se a mensagem for importante, o remetente pode escrever a palavra “urgente” para garantir que recebe uma notificação. Desta forma, pode imobilizar o automóvel para ler a mensagem importante ou pedir à Siri que a leia para si.
    • O iPhone apresenta algumas notificações, tais como alertas de emergência, temporizadores e alarmes.
    • Às chamadas aplicam-se as mesmas condições do modo Não incomodar normal: pode permitir chamadas apenas dos Favoritos e/ou se a mesma pessoa ligar duas vezes seguidas. Se o iPhone ligar ao automóvel por Bluetooth, as chamadas são encaminhadas normalmente e pode utilizar os botões, microfones e colunas do automóvel para atender a chamada.
    • Se utilizar a app Mapas quando se desloca, o iPhone continuará a mostrar os detalhes da navegação no ecrã bloqueado e indicações passo a passo.
    • Se for um passageiro e tentar utilizar o iPhone enquanto o modo está ativado, tem de tocar em “Não estou a conduzir” para o desativar.

 

Personalizar as funcionalidades

Pode personalizar o funcionamento do modo “Não incomodar durante a condução” em Definições > Não incomodar.

Toque em Ativar para escolher como pretende ativar o modo “Não incomodar durante a condução”.

      • Automaticamente: o iPhone utiliza informações, como a deteção de movimento e as ligações de rede, para detetar que está a conduzir e ativa o modo.
      • Se ligado ao Bluetooth do carro: o modo “Não incomodar durante a condução” é ativado quando o seu telemóvel se liga ao sistema mãos-livres do automóvel.
      • Manualmente: utilize a Central de controlo para ativar o modo “Não incomodar durante a condução” antes de iniciar a marcha.

Toque em “Resposta automática” e escolha quem recebe uma resposta. Em seguida, toque em Resposta para personalizar a mensagem que será enviada. Se alguém precisar de entrar em contacto consigo, essa pessoa pode contornar o modo Não incomodar ao enviar uma mensagem com a palavra “urgente”.

Utilizar as Restrições para manter o modo ativado

É pai ou mãe de um jovem condutor? Pode impedir que sejam feitas alterações à funcionalidade “Não incomodar durante a condução” para garantir que continua a fazer parte dos hábitos de condução segura do seu filho.

    1. No iPhone do seu filho, aceda a Definições > Geral > Restrições.
    2. Se ainda não tiver utilizado as Restrições, introduza um código novo. Memorize este código para alterações futuras.
    3. Em Permitir alterações, toque em “Não incomodar durante a condução”.
    4. Selecione Não permitir alterações.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Não consigo acreditar que enviar e receber as sms seja uma das principais causas de morte na estrada…
    A não ser que se considerem todas as causas de morte na estrada como principais…
    Ainda há uns meses atribuíam 5% dos acidentes aos telemóveis pelo que as sms serão apenas parte desses 5%…
    Longe, na minha opinião, de ser uma causa considerada principal…
    Será que o consumo de álcool, estupefacientes, excesso de velocidade, ultrapassagens descabidas, etc, não são mais “principais” que enviar e receber sms?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      posso te garantir que o telemóvel é a principal distração ao volante. quem nunca lhe aconteceu ir “agarrado” ao telemóvel e já nem saber por que sítios passou. é sinal que a atenção é muito baixa

      1. Avatar de Falancios
        Falancios

        E se eu lhe disser, que sem estar a mexer no telemóvel isso me acontece? Nem me lembro por onde passei

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Ya vamos ligados noutra onda. Como eu so me lembro de estar em cascais depois quando dei por mim ja estava no linho em Sintra, 😀

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @Falancios,
          Nesse caso entao deverias de deixar de conduzir, pois segundo as tuas palavras és um perigo na estrada e nem carta deverias de ter.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Como podes garantir isso?

    2. Avatar de kekes
      kekes

      De morte não acredito, mas de acidentes… Demasiados.

    3. Avatar de PauloPL
      PauloPL

      Subscrevo o seu comentário, a medida é boa e pode reduzir acidentes mas dizer que é a principal causa de acidentes é mesmo ser só alarmista.

      Outro ponto importante da notícia é que para conduzir em Portugal (e outros países da Europa) tem de ser maior de idade logo os pais não tem autoridade para activar restrições, imagino que a notícia tenha sido traduzido de um jornal americano onde em alguns estados se pode conduzir ainda sendo menor e sem companhia de adultos.
      Talvez seja também importante dizer que estes estudos são feitos nos EUA (USA) e que valem realmente quase nada. É no mínimo cómico que um país onde a carta é dada a menores com o mesmo rigor que tínhamos em Portugal para as licenças de equilíbrio de bicicletas nos anos 80/90, venham agora acusar tudo o resto como causa de acidentes.
      Primeiro que coloquem uma carta de condução federal, tenham exames de condução com o rigor dos que são feitos em paises escandinavos e depois de obterem os resultados venham dizer quais eram na realidade as principais causas de acidentes.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Por acaso em portugal até se pode conduzir sendo menor de idade. Não é um cenário habitual mas é possível.

        1. Avatar de PauloPL
          PauloPL

          Podes especificar quais os cenários?
          Desconheço tal norma em que te dão licença de aprendizagem antes dos 18!!!

          1. Avatar de Sérgio Fangueiro
            Sérgio Fangueiro

            Os papa reformas permitem que adolescences conduzam

          2. Avatar de Sérgio Fangueiro
            Sérgio Fangueiro

            Os papa reformas permitem que adolescentes conduzam

          3. Avatar de PauloPL
            PauloPL

            Tal como bicicletas e outros, mas isso não são carros, tem limitações de velocidade e de zonas de condução, mas OK, bom ponto.

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Mas estão sujeitos exactamente ao mesmo código da estrada e podem facilmente matar alguém e as unicas limitações que têm são de velocidade e não poder circular em auto-estrada, não há zonas de condução… Além disso ainda tens o cenário de emancipação antecipada.

          5. Avatar de PauloPL
            PauloPL

            Emancipação, confere os poderes de adulto e como tal o comentário aplica-se, os pais não podem activar as restrições.

  2. Avatar de rtm
    rtm

    O meu Windows “morto” à imenso tempo que já tem essa função disponível.

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Pois tem é verdade, quantas vezes a meteste, eu no meu nunca meti tenho o suporte para o movel vejo so quem ligou e mais nada se atender é alta voz no movel e como as vezes nem estou para estar a berrar no carro so digo daqui a nada já te ligo.

    2. Avatar de just saying
      just saying

      … e corrector gramatical, tem?
      “há imenso tempo”!!

  3. Avatar de Payn
    Payn

    Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros”.

    E mal vista pelas funerárias.

  4. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Já utilizo ao tempo. Muito útil até. Só é pena que só de para sms (como é óbvio) e não Messenger e Whatsapp.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Isso é que é pena… a quantidade de gente todos os dias a brincar com o telemóvel enquanto conduz é assustadora!!

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Não percebi bem a resposta mas se é o que estou a pensar, então refiro que o facto de não haver este sistema para as outras aplicações de comunicação não significa que esteja com o telemóvel enquanto conduzo. Aliás nem preciso visto que basta conectar com Bluetooth e a Siri faz o resto clicando só num botão do volante…

  5. Avatar de Nadadenovo
    Nadadenovo

    Sempre a recolher data.

  6. Avatar de Rodrigo Paiva
    Rodrigo Paiva

    no ios ha esta preocupacao, ja no android é um SO feito literalmente as 3 pancadas. Comprei um iphone x 256gb por 1349euros e sinto me satisfeito.

  7. Avatar de Pinto Saraiva
    Pinto Saraiva

    no ios ha esta preocupacao, ja no android é um SO feito literalmente as 3 pancadas. Comprei um iphone x 256gb por 1349euros e sinto me satisfeito!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Por acaso o pixel 2 tem esta função, e lamento ter que te informar que já existia no Windows Phone 8.1, 3 anos antes da Apple e da Google.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vale estouros?!

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Já utilizo isso desde que apareceu e muito bom mesmo.

    Já experimentei a nao ter o telefone ligado ao bluetooth e a deteccao que estou a conduzir é mesmo muito boa.