iPhone – Cisco acusa Apple…

40 Comentários

de uso ilegítimo da palavra iPhone! Quase ao mesmo tempo que Steve Jobs desvendava no palco do MacWorld as características de um dos mais antecipado gadgets do ano, a Cisco Systems anunciava a intenção de mover um processo judicial contra a Apple por uso ilegítimo da marca iPhone. A Cisco alega que o nome lhe pertence legalmente recordando que desde Janeiro de 2006 que comercializa telefones sem fio com essa marca.

Sabe-se contudo que a Apple já tentou por diversas vezes chegar a acordo com a Cisco para uso da desejada marca iPhone em associação ao novo gadget agora apresentado pela marca da maçã e que combina as funções de telemóvel, iPhod e PDA, mas sem nunca ter tido sucesso.


Aguarda-se agora uma decisão judicial para saber se a Apple pode ou não continuar a chamar iPhone ao seu novo produto.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DamagE
    DamagE

    oh agr a apple paga uns milhoes e fika tudo resolvido xD

  2. Avatar de CHAGAS

    Isto tem um nome! Chama-se assim:

    DOR DE COTOVELO!!!

    Abraço,
    CHAGAS.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já não percebo nada disto e eu que até simpatizava com o Steve Jobs, mas no fundo o homem até tem razão com tantos nomes porquê a Cisco escolher logo um nome que é associado de imediato á Applle porque não Ciscomobilephonetelélé, estes gajos já parecem a Cicarelli só têm é nome e para manter vai um escandalozito .
    Bem Haja
    Carlos

  4. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    Chagas,

    Qual é que foi a parte do

    “A Cisco alega que o nome lhe pertence legalmente recordando que desde Janeiro de 2006 que comercializa telefones sem fio com essa marca”

    que não percebeste?

    Se fosse só dor de cotovelo concerteza que a Apple não tentava chegar a um acordo para o uso do nome.

    Pensa (nisso).

  5. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    Carlos,
    “um nome que é associado de imediato á Applle”?

    Sem querer tocar no facto de teres escrito “á Applle” quer me dar a impressão que o nome iphone é a junção do prefixo “i” à palavra “phone”. Assim sendo, a tua pergunta pode ser reformulada para:

    Porque é que a Cisco foi escolher logo um nome que começa com o prefixo “i”?

    Tens toda a razão.
    Tanto é que a Cisco podia muito bem ter posto o nome yPhone, fazendo assim com que já ninguém pudesse usar nomes com o prefixo “y” pois, segundo tu dizes, eram nomes que seriam associados à Cisco, e quem os usasse que não a Cisco seria parecido à Cicarelli.

  6. Avatar de Christophe

    Tudo uma questão de marketing
    Ai ai esta luta tecnológica…
    Se se preocupassem com coisas mais importantes…

  7. Avatar de Joao1991
    Joao1991

    A meu ver esses gajos da Cisco Systems mereçiam era levar uns murro no focinho !!!!
    Então mas já não tinha sido anunciado k a apple queria o iphone !??? e eles leram iphone, k nome engraçado, vamos mas é registá lo antes k eles o façam… e assim foi…
    Mas para quê tanta burocracia !??? Acho k é como o chagas diz é mas +e dor de cotovelo, como se houvesse algum problema !

  8. Avatar de Wenduine
    Wenduine

    até lhe podem chamar ipunheta…

    eu quero um!!!

  9. Avatar de daeil
    daeil

    Já se estava a ver que isto ia dar bronca…
    Quanto ao registo do nome, a Apple não é assim tão ingénua nestas andanças. Tivesse registado o nome antes de se falar nisso.

  10. Avatar de k
  11. Avatar de CHAGAS

    @Pedro Esteves
    Percebi perfeitamente! Acho que é dor de cotovelo pois acho! Pois com este lançamento a CISCO vai ser esquecida e sempre que falarem do iPhone vão lembrar-se automáticamente da Apple e não da CISCO. Pra mim é dor de cotovelo!

    São opniões caro amigo, apenas isso!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  12. Avatar de jeremix
    jeremix

    os gajos da cisco so sao uns cabroes porque nao foram voces a usar essa ‘marca’ antes;

    se tivessem uma empresa/produto com o mesmo nome, se calhar tambem nao iam fazer os possiveis para tentar ganhar uns milhoes pelo caminho, eu ca aproveitava-me logo, alias vou ja registar td o que a apple ainda n registou que comece por ‘i’ : iMircroondas, iSapatilhas, iCouves, iCenouras, iOCara***, etc..

  13. Avatar de AMarcos
    AMarcos

    A solução para este embroglio vai ser data por um tuga, vão ver:

    eles que registem como iFone, 😉

  14. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    Chagas, gostavas que alguém usasse um nome que tu tivesses registado?

  15. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    Apple ao puder….

  16. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    jeremix, então para ti o gmail não faz sentido, pq já havia hotmail. Imitadores do caraças. Porque é que a Apple não registou o nome antes? O que tu estás a dizer é que eles, mesmo sem pagar, têm direito a toda uma colecção de nomes começados por “i” o que é estúpido.

  17. Avatar de johnito
    johnito

    Aparte essa questão de nomes eu pelo que vi no site da apple este iphone vai ser espectacular…. aguardemos

  18. Avatar de filipe
    filipe

    Só tenho a dizer que estou de acordo com o Pedro Esteves!

    É certo que a ideia da Cisco não foi a mais original, e com certeza deve ter sido para aproveitar a fama conquistada pela Apple por coisa do “i”.

    Mas é negócio e tudo serve para vencer

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Como diz o johnito polémicas á parte, aproxima-se uma nova revolução tecnológica.

  20. Avatar de SkySkull

    acho muito bem que a Cisco processe a Apple! se já estavam a desenvolver o dito telemóvel/ipod/whatever há tanto tempo como Jobs disse também já deveriam ter tomado todas as providências burocráticas!! e quem está contra a Cisco é um autêntico cego (apple fanboy) que não sabe separar fanastimo de realidade!

  21. Avatar de R3volution
    R3volution

    Sendo assim não haveria registo de patentes, nem nada do género. Agora vem uma empresa milionária com brinquedo novo e toca de roubar o nome a um produto já existente, pois, porque em vez de andarem com tanto mistério, tivessem registado o nome antes de o divulgarem. Se eu fosse aos gajos da Cisco não aceitava dinheiro nenhum só por uma questão de honra.

  22. Avatar de AMarcos
    AMarcos

    (sorry, afinal o meu comentário não se tinha perdido…)

  23. Avatar de CHAGAS

    @Pedro Esteves
    É simples! Se usassem algo que eu tivesse registado tinham de me pagar.

    Tal como de certeza vai acontecer neste caso ao a Apple ter de pagar á CISCO e nesse caso vais ver que eles já não se vão importar com o nome!

    Tudo isto tem a haver com o mercado o primeiro a lembrar-se e a registar uma ideia é o que se safa! Existem vários casos assim e acho que não são necessários de referir não achas?

    Abraço,
    CHAGAS.

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estão para ai a falar…Sabem por acaso à quanto tempo a Cisco tem o nome registado?Desde 2000!Ano em que comprou a Infogear, que já tinha o nome registado desde 1996…

    A apple já estava a desenvolver o telemovel desde 1996 não era?

  25. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    CHAGAS, então porque estás contra a Cisco?
    Dá-me só uma razão.

  26. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    CHAGAS, estares contra a Cisco estás-te a mostrar claramente néscio.

  27. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    CHAGAS, ao estares contra a Cisco estás-te a mostrar claramente néscio.

  28. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Pedro Esteves
    Com que então prof. de português então traduz “IPhod-te” com prefixo
    O Chagas não precisa de defensores mas hoje e aqui o verdadeiro e único néscio és tu pois ainda ninguém te fez ver o asno que estás a ser Já agora qual foi a marca de renome e conhecida mundialmente e igualmente popular que resolveu juntar o prefixo “I” aos seus produtos, IPod, IMac, ITunes, etc e já agora eu já usava um Aplle Mackintosh ainda tu devias estar a estudar Português na pré primaria. Enfim são opiniões mas tu pelos vistos não as respeitas 3 comentários seguidos com direito a repetição a ofenderes um frequentador deste blog que se despede de ti com um Abraço o que tu mereces é um grande Cisco mas no olho que nada vê.
    Sem Mais
    Carlos

  29. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Carlos
    Apple mal outra vez o qu é um Aplle Mackintosh vê láse escreves mais devagar e sem erros que tornem ilegivel os teus comentarios.
    Um Enorme Abraço
    e Bem Haja
    Carlos

    hehehehe
    Pessoal não estou maluco estou só a autocriticar-me ferozmente

  30. Avatar de as_te_ri_x
    as_te_ri_x

    Nada como resolver tudo com um bom comentário que sumariza todas as menos profícuas ideias proferidas até aqui:

    traduz “IPhod-te”

    único néscio és tu pois ainda ninguém te fez ver o asno que estás a ser

    ainda tu devias estar a estudar Português na pré primaria

    e finalmente

    o que tu mereces é um grande Cisco mas no olho que nada vê.

    Autênticas pérolas da verdadeira sapiência.

    Agora para algo de totalmente diferente:
    Acho que no marketing existe o chamado direito à marca ( tal como existem noutras vertentes outros direitos, por exemplo o direito à propriedade). Assim, quem primeiro comprar é que pode utilizar e, se assim o entender, vender, alugar, emprestar ou doar a outros.
    Se bem que casos há em que o mesmo não é cumprido, por exemplo quando muitos compraram domínios como madonna.com com o intuito de depois os venderem por chorudas quantias…
    Penso não ter sido este o caso, até porque já disseram:

    a Cisco tem o nome registado?Desde 2000!Ano em que comprou a Infogear, que já tinha o nome registado desde 1996…

    in Miguel, January 11th, 2007 at 11:08 pm

  31. Avatar de Pedro Esteves
    Pedro Esteves

    Cá para mim o Chagas andou-te a fazer umas chagas anais.

  32. Avatar de Ismael
    Ismael

    Isto é mais uma forma da cisco fazer meter o seu nome ao “barulho” assim vai fazer com que as pessoas vão dar uma olhadela pelos seus produtos e quem sabe, até comprar…
    Mesmo assim acho que a cisco tem direito de pedir tais direitos apesar que daqui a uns tempos , penso eu, a palavra “iphone” vai ser generaliza para todos os aparelhos de formato idêntico..
    Um abraço ao pessoal..

  33. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas sinceramente a Cisco tem der de cotovelo porquê?! Por ser pra aí uma das cinco maiores companhias do sector das novas tecnologias?! Quem dera à Apple ganhar o que eles ganham e quem copiou o nome foram eles, pois o registo de iPhone já existe há anos e anos e a Apple começou a falar nisso oficialmente esta semana, mandas boatos pra Internet como eles fizeram durante o fim do ano passado não conta como patente.

  34. Avatar de Luis Pedroso

    Não dou razao à APPLE! A Cisco ja tinha registado a Marca!
    Espero que nunca vos aconteça o mesmo… terem algo, e chegar alguem e dizer que é dele!

    Se eu fosse á cisco, trocava os routers por IPOD’s

  35. Avatar de benhur
    benhur

    A propósito, alguém sabe como desbloquear um telémovel Siemens ME45, é que o meu Nokia 6610 pifou e agora só me arranjaram este.

  36. Avatar de CHAGAS

    @Pedro Esteves.
    Estou contra a CISCO porque tal como eu todos nós sabemos que a Apple usa montes de i antes dos nomes como já foi citado iPod, iISTO, iAQUILO.

    Acredites ou não sei o que quer dizer néscio. Mas também não me vou dar ao trabalho de procurar! Toma isso como um elogio.

    Em relação ao que o Carlos disse nada tive a haver com isso pois nem sequer tenho o contacto dele, nem acho que ele necessite de mim para demonstrar as suas opiniões! Pois já deve ser o suficientemente crescido para tirar as suas próprias conclusões.

    E acho que a tua boca de o Chagas faz-te isto ou aquilo era despropositada!

    E já agora que és tão defensor dos direitos de autor fica a saber que CHAGAS é marca registada e se quiseres utilizar o meu nome tens de me pagar!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  37. Avatar de Carlos
    Carlos

    @as_te_ri_x
    Lirismos meu caro lirismos

    @Chagas
    Eu respondi ao ataque que ele fez ao meu comentario, se tomei o teu partido é porque acho que tens razão e não é a primeira vez que concordo contigo e vice versa também já discordá-mos, mas chamarem-te burro insultarem-te e julgarem que num caso onde há duas opiniões toda a gente tem que seguir a deles, são atitudes que me dão uma raiva profunda de asquerosas que são .
    Abraço

    @Pedro Esteves
    Sempre pensei que fosses uma pessoa com mais poder de argumentação se teres de partir logo para o insulto, mais a mais com toda a cobardia a que o anonimato te reserva . Cresce senão tenho de te dar uns açoites.

    Carlos

  38. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Claro que iPhone seria o nome natural para um telemóvel da Apple. Agora, se Cisco se antecipou a registar o nome, fez o jogo dela (que empresa não faz o seu jogo?) e, dentro da Lei, terá de ser respeitado, que remédio. Só resta à Apple respeitar e, se possível, negociar o nome.

  39. Avatar de fabio mikael
    fabio mikael

    iphone e irado