iPhone 12 foi o smartphone mais vendido no mundo em janeiro de 2021

49 Comentários

Os números começam a encaixar nos rumores e nas expectativas dos analistas. Assim, segundo os dados da empresa de análise de mercado CounterPoint o iPhone 12 foi o smartphone mais vendido no mundo em janeiro de 2021.

Outra particularidade diz respeito aos lugares do ranking, segundo os dados apresentados, os iPhones conseguiram ocupar seis dos 10 primeiros lugares.

Imagem iPhone 12 e outros iPhones

iPhone 12 foi líder em janeiro

Com o iPhone 12, a Apple voltou à liderança no mercado dos smartphones e aumentou o hype em volta destes dispositivos. Aliás, alguns analistas dizem mesmo que o iPhone 12 poderá destronar o iPhone 6 como o smartphone mais vendido no mundo desde… sempre.

Apesar do mercado Android estar carregado com dispositivos baratos e muito acessíveis, a verdade é que os consumidores parecem dar uma amostra clara no que querem usar.

 

Como está composto este ranking?

Numa informação apresentada hoje, a empresa mostra que a Apple alcançou seis posições na lista dos 10 modelos de smartphones mais vendidos em janeiro de 2021.

O Apple iPhone 12 liderou a lista, seguido pelo 12 Pro e 12 Pro Max. Estes três modelos do iPhone 12 contribuíram com 71% das vendas totais da Apple no mês.

Havia uma procura reprimida por equipamentos 5G à base do iOS que, junto com fortes promoções das operadoras, resultou em vendas robustas para a série do iPhone 12.

Além disso, a Apple lançou a nova série do iPhone mais tarde do que a data normal, resultando numa forte procura por esses modelos em janeiro.

 

Estados Unidos usam cada vez mais iPhones

Quase um terço das vendas da Apple para a série iPhone 12 dizem respeito aos Estados Unidos. Isto deveu-se às fortes promoções das operadoras e à procura pelo 5G. O iPhone 12 Pro Max foi o modelo mais vendido nos Estados Unidos, já que os consumidores preferiram a versão topo de gama. Os modelos antigos do iPhone SE 2020 e do iPhone 11 também continuaram a sair-se bem.

O iPhone 12 mini chegou à lista dos 10 primeiros, atrás dos outros modelos da série do iPhone 12 e também do iPhone 11. O iPhone 12 mini, que oferece especificações semelhantes às do iPhone 12 por um preço inferior, não atraiu compradores. Isso deveu-se ao facto deste dispositivo ter um ecrã menor e menor capacidade da bateria.

Imagem iPhone 12 mini

 

E os Android?

Este provavelmente foi um ano dos grandes lançamentos nas marcas líderes do segmento. Os dispositivos Redmi 9A e Redmi 9 com um preço abaixo dos 150 dólares (a rondar os 100 euros em Portugal) conseguiram alcançar o quinto e o sexto lugares, respetivamente, em janeiro de 2021.

Estes smartphones juntos contribuíram com uma participação de 25% nas vendas totais da Xiaomi no mês. A Xiaomi está a expandir gradualmente a sua participação na região do Médio Oriente e África (MEA).

Imagem smartphone Android, Xiaomi Poco

O Galaxy A21s da Samsung conseguiu manter a sua posição na lista dos 10 primeiros. O Galaxy A31, outro modelo da Samsung entre os 10 primeiros, entrou na lista pela primeira vez.

A Samsung está a promover agressivamente a série Galaxy A. Este vem com um design premium, cores novas e especificações mais recentes a preços acessíveis.

O mês de fevereiro não deverá ser muito diferente, contudo, teremos seguramente os novos Galaxy S21 da Samsung que em fevereiro entraram nas preferências de muitos utilizadores, assim como outros modelos de marcas Android.

 

Leia também:

iTest: É possível transformar um iPhone num Galaxy! A Samsung ajuda

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    E em 2020?

    1. Avatar de Voltair
      Voltair

      Em janeiro de 2020 foi o iPhone 11.

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        Por acaso comprei esse modelo hoje mesmo. Chega de comprar um Android de 2 em 2 anos por falta de atualizações…

        1. Avatar de barta
          barta

          A sério? de 2 em 2 anos compras um android novo e ainda te sobra dinheiro.

          1. Avatar de wq
            wq

            Se ele ficar com o iPhone durante 6 anos terão que ser Androids abaixo dos 300 euros… se calhar abaixo até dos 250 euros.

          2. Avatar de Elektro
            Elektro

            Não me entendam mal, sempre fui um utilizador Android, mas fica cada vez mais difícil de encontrar ROMs confiáveis depois do tempo de actualizações oficiais, mesmo o LineageOS tem muita versão não oficial por ai, e a única ROM que me estava a despertar interesse era o GrapheneOS, que infelizmente requer smartphones Google Pixel, porque ironicamente tem mais capacidade de segurança (de acordo com próprios devs do GrapheneOS).
            O monopólio da Google incomoda-me mais do que a o da Apple, então fiz esta escolha, os iPhones estão longe de ser baratos e isso é algo que ninguém pode negar, mas definitivamente não quero mais contribuir mais para o monopólio de informação da Google.
            Aquela Google Play é uma vergonha tal como os Google Services que são obrigatórios para uma experiência tranquila em Android.
            Quanto á Xiaomi em particular, eles têm um catálogo ENORME de smartphones para manter actualizações, o que faz com que haja problemas nas actualizações, e delays constantes de tweaks e funcionalidades.

        2. Avatar de João Magalhães
          João Magalhães

          Não inventes, apesar de cada um comprar o que quer eu tenho um Mi8 com quase 4 anos atualizado e mesmo que não existem mais atualizações continua a funcionar muito bem. Tive um Sony Z2 quase 5 anos, só o larguei porque já estava a ficar lento. A maioria das pessoas não precisa de topos de gama mas a maioria nos dias de hoje só olha para o “estatuto” ou o que isso quer dizer.

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Muito bem dito,”João Magalhães”,muito bem dito.

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            acho um erro menosprezar actualizações num telemóvel. Apesar de funcionar bem pode nao ser a coisa mais segura do mundo.

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Tudo tretas estes números. Em qualquer país o que se vê é que Android domina e domina totalmente os mercados.

    1. Avatar de wq
      wq

      parece que há quem esteja a confundir modelos de smartphones com plataformas

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        iPhone utiliza IOS, pelo que não estou a confundir o que quer que seja. Ou há iPhones a utilizar outro OS que não o IOS?

        1. Avatar de wq
          wq

          o assunto é sobre modelos mais vendidos não plataformas, de modo que sim, estás a confundir coisas!

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Ao fazerem comparação ao número de vendas de modelos de outras marcas, essa afirmação deixa de fazer sentido.

          2. Avatar de wq
            wq

            ?????????????????????????????????????????
            É isso que se faz numa análise de modelos vendidos, compara-se os diferentes modelos de todas as marcas!!!!!!!!

          3. Avatar de João Magalhães
            João Magalhães

            Neste caso tens que comparar pois existem bastantes marcas com Android, se fosse só a Samsung que usasse Android seria uma comparação justa e principalmente sendo a grande venda feita nos EUA , nos EUA toda a gente tem contratos, nunca vão trocar por um Android.

          4. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @Bruno Mota
            Quem esta a deixar fazer sentido ‘e o senhor!

    2. Avatar de Voltair
      Voltair

      Agora só se ve pessoal com iPhones na mão em todo o lado e são caros. Ainda falam em crise? Depois os putos agora sacam de iPhones com qualquer idade. Instagram so pitas com iPhone. Não sei onde vês essa realidade Bruno.

    3. Avatar de Ya
      Ya

      E é porque tu dizes…
      Aprende a diferenciar dados de venda por modelo e vendas globais.

      1. Avatar de Ya
        Ya

        …e vendas por plataforma.*

    4. Avatar de piu piu
      piu piu

      é com cada patego ahahah

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a confundir o poder das vendas de dispositivos por plataforma com o uso de dispositivos. 😉

  3. Avatar de Marneus
    Marneus

    Tb que raio de números esses Android tem um mercado maior lol no entanto se a Xiaomi lançar um tlm como a Apple iriam ver valores diferentes mas se formos a ver por marca e telemóvel certamente a Apple vai cá pra baixo.

    1. Avatar de wq
      wq

      ? A Apple deve ser a segunda marca que mais vende neste momento, e nos últimos 3 meses do ano passado foi a marca que mais vendeu; de modo que “por marca e telemóvel” estará “cá para” cima.

    2. Avatar de Vítor M.

      Como assim? A Xiaomi se lançar equipamentos que não sejam baratos, não vende. Os de 100 euros sim, esses os consumidores que não querem gastar muito dinheiro, compram, repara no que está no gráfico.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Independentemente do preço, Android domina os mercados em qualquer continente.

        1. Avatar de Hermano Faria
          Hermano Faria

          Lá esta, Apple não vende no continente, só worten e fnac e assim…. xD
          Rapaz existe um gráfico, existe informação e ainda ateimas, tem calma não ganhas nenhum prémio por dizeres que android “domina” os mercados xD
          faz o seguinte compra mais smartphones da mesma gama e assim já ajudas a mudar o gráfico e podes voltar cá a glorificar “android” e o equipamento que compraste…

        2. Avatar de Vítor M.

          Domina a utilização, sim é verdade. Mas são dezenas, se não mesmo centenas de empresas e centenas, se não mesmo milhares de smartphones lançados ao mercado (90% deles smartphones abaixo dos 200 euros). Provavelmente é essa quantidade que permite à Apple se destacar, digo eu.

        3. Avatar de João Baptista
          João Baptista

          Bruno Mota continuas a bater na mesma tecla. Ninguém está a pôr em causa que a plataforma Android domina o mercado.
          Quantas marcas utilizam Android em smartphones, tens noção? Eu não. Mas aposto em dezenas. Quantas marcas usam iOS? Apenas 1 e é a Apple. Os iPhones simplesmente estão a vender mais que os outros modelos de smartphones, não se estão a ter uma maioria absoluta em relação à plataforma Android. Se não estou a ler mal a partir do gráfico, por cada 100 smartphones vendidos no mundo, 19 são iPhones e 81 são Android. Já fazem mais sentido estes números para ti?

        1. Avatar de Vítor M.

          O que são 350 mil unidades? Isso o que é? Estamos a falar em vendas de 200 milhões. Repara que os topos de gama da Xiaomi não aparecem ali no ranking, porque se está a falar em dezenas e centenas de milhões.

          1. Avatar de LR
            LR

            Estás a comparar vendas de um período de 5 minutos com vendas de um período de 30 dias, certo? É óbvio que as vendas deste modelo da Xiaomi foram pontuais, e a sua cadência não continuou após este período. Mas prova que a Xiaomi vende terminais fora do leque dos “baratos” (onde tem efetivamente o seu core business).
            Quanto à “noticia” em si, um excelente resultado para a Apple. Pode conseguir encurtar a distância para a líder Samsung (não vale a pena vires com a história do Q4 de 2020 – não reflete o ano total), e a concorrência é, não só, saudável, como essencial em todos os mercados.

          2. Avatar de Vítor M.

            Vender vende, mas poucos (em comparação com o pódio, claro). O ranking mostra que são os baratos que dão corpo à marca. Poderá ser necessário mudar esse discurso da liderança Samsung, que não parece estar a materializar-se. Aliás, Q4 mostrou isso, janeiro está igualmente no mesmo registo e, segundo os analistas, o Q1 2021 será no mesmo registo. Vamos ver.

            Sim, a concorrência é saudável, mas o mercado mostra-nos em tempo de pandemia as preferências do planeta. Isso é muito interessante, não só do ponto de vista financeiro, tecnológico com também estratégico.

        2. Avatar de Hermano Faria
          Hermano Faria

          Estas a falar de um smartphone de 500/600€, o iphone 12 são 900€ para cima…
          são caros? sim, 500€ já é muito mas se fosse de 900€, duvido que comprassem Xiaomi em vez dos outros de gama melhor como Samsung ou Iphone…

  4. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    Noticias destas ja valem o que valem… É sempre isto e no final nos resultados YTY a Apple fica em 3º lugar mundial ou qualquer dia em 4º, e nas fabricas as noticias sao na maioria de corte de produção. Mas se a Apple vende ”tanto” e é recordista como é que o iOS continua a ter ano apos ano a mesma quota de mercado? Estudos de analistas americanos, o que se espera?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, vale o que vale, as empresas que comercializam produtos Apple notam que crescem no mercado dos gadgets. A própria empresa vende mais e os utilizadores têm cada vez mais qualidade no ecossistema, com novos produtos, novo software e serviços. Em termos de pessoas ativas comercialmente em cada um dos sistemas operativos, o iOS é mais vantajoso para um programador, por exemplo, que o Android. Isto porque 80% dos utilizadores mundiais de Android são utilizadores “entrada de gama”, que pouco ou nada usam de serviços pagos, basta ver o peso de utilizadores pagantes no Spotify para se perceber isso. Assim como em serviços de pagamentos wireless, o iOS é muito mais relevante que o Android. Já para não falar nos sistemas nativos, o Apple Pay tem uma quota de mercado muito maior que todos os serviços nativos que gravitam dentro do Android.

      Mas quem diz estes diz mesmo outro tipo de utilização, nunca esquecer que a Google paga à Apple por ano 12 mil milhões para a Apple lhe facultar o lugar de motor de pesquisa nativo. Se o Android tivesse essa força que falas, que nem de longe tem, não precisava a Google davam-lhe para nada e sabemos que não é assim 😉

      Portanto, o que dizes é irrelevante e serve de bálsamo.

      1. Avatar de LR
        LR

        Desculpa, Vitor, mas agora estou confuso. Afinal este post do Pplware é sobre o ranking de terminais (onde o iPhone 12 foi o mais vendido em Janeiro) ou sobre iOS vs Android? É que o Filipe C comenta sobre o tema deste post, e tu respondes com argumentos comparando a Apple e a Google. Não é comparar a beira da estrada com a Estrada da Beira? (Claro que vais dizer que não, e tal, e que é tudo fabulação e desconhecimento, mas tudo bem, no problem).

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, o tema é uma coisa, o que respondi foi ao Filipe, ele estava equivocado, nada tem a ver com o tema. O tema é na secção de cima. Temos de ajudar a malta que está distraída, porque o tema tem várias derivações e damos uma ajuda se necessário. Foca-te no tema, não te distraias.

    2. Avatar de João Baptista
      João Baptista

      Filipe C. Não sei qual é espanto. Dizes muito bem, a Apple costuma ficar em 3º ou 4º lugar, conseguindo isto com apenas cerca de meia dúzia de modelos à venda. Repara que existem dezenas ou centenas de marcas a fabricar smartphones no mundo inteiro.
      Pelo gráfico aqui apresentado vejo que cerca de 2 em cada 10 smartphones vendidos no mundo são iPhones. Os restantes 8 representam as dezenas ou centenas de marcas, onde a Samsung e Xiaomi lá estão incluídas. Estas duas marcas não se destacam mais no topo de modelos vendidos, porque têm à venda mais modelos que a Apple e o mercado dos smartphones high end está muito inclinado para os iPhones, mas isso não quer dizer que vendam menos no total, que na verdade até vendem mais nesse aspeto que a Apple e são os seus maiores adversários atualmente.

  5. Avatar de SergioFerreira
    SergioFerreira

    Plot Twist… Samsung vendeu mais no mês de fevereiro (true story)

    … só para dar mais achas à fogueira no conflito supérfluo entre fans de ambas as partes. xD

    1. Avatar de wq
      wq

      sim, e? a análise não é venda por marca!

      1. Avatar de SergioFerreira
        SergioFerreira

        Sim, e o quê?!
        Nesse teu mundo desconheces o que é o humor?!
        E acabaste de provar o meu ponto! Clap clap

        1. Avatar de wq
          wq

          não vejo como! em termos de lógica seria como vires falar de cães e dizer que isso era o “plot twist”…
          Não provas nada porque ninguém aqui considerou que a Apple era a marca mais vendida… aliás eu próprio já tinha indicado que provavelmente não seria a marca que mais vende nesta altura!

          1. Avatar de SergioFerreira
            SergioFerreira

            Parece que além de estares carente de humor, estás carente de inteligência também.

            Again, provaste o meu ponto… clap clap clap

  6. Avatar de LR
    LR

    Vê o comentário do Vítor M mais acima, que começa por “vender, vende”.

    1. Avatar de LR
      LR

      Resposta ao wq

  7. Avatar de V.T.
    V.T.

    A Apple domina segundo este gráfico o mercado de modelos que mais vende. Depois dai para baixo os modelos não Apple têm menos de 1% do mercado cada um. Agora expliquem-me lá como é que a Samsung vende mais do que a Apple?
    Das duas umas, ou é mentira o estudo acima “noticiado” ou então é mentira que a Samsung é a marca que mais vende smartphones…

    1. Avatar de João Baptista
      João Baptista

      Segundo o gráfico, se somarmos todas as percentagens, teremos 24%. Os outros 76% não aparecem, pois este gráfico é apenas a ponta do icebergue. Acredito que a lista completa de smartphones vendidos por modelo, trará muitos Samsungs e Xiaomis e pouquíssimos iphones fora do top 10. Simplesmente se passa que a Apple terá pouco mais de meia dúzia de modelos à venda enquanto que marcas como a Samsung e especialmente a Xiaomi terão bem mais modelos à venda que a Apple.