iPad com maior procura inicial que o iPhone?

73 Comentários

Aclamado por uns, criticado por outros, o iPad está ainda longe de ser consensual, estando à espera do derradeiro escrutínio, o consumidor. Vários artigos de opinião espalhados pela blogoesfera, têm apontado algumas falhas importantes na concepção do novo “brinquedo” da Apple. Mas será que essas falhas são razões mais do que suficientes para afastar o interesse dos potenciais consumidores e público-alvo? Um estudo prova claramente que não.

O trabalho da autoria empresa RBC Capital Markets, onde foram inquiridas mais de 3200 pessoas, no início do mês de Fevereiro deste ano, revela agora um dado interessante. O iPad, está a ter uma expectativa ao nível da procura superior ao mesmo estudo efectuado quando surgiu a primeira versão do iPhone. Do universo de inquiridos, 13% estão de alguma forma convictos que quase de certeza irão adquirir um iPad mal este esteja disponível, ora se compararmos na altura em que estava previsto lançamento do iPhone apenas eram 9% as pessoas interessadas.

O estudo também demonstra um dado curioso, apesar de geralmente os produtos da Apple serem apontados para um perfil de consumidores de média/alto poder económico, o modelo mais económico de 16GB com Wifi é o que reflecte maior preferência dos consumidores. A par do modelo anterior, a maioria dos inquiridos demonstra maior interesse no iPad mais dispendioso de 64GB com conectividade Wifi e 3G.

O Estudo também demonstra que apenas 8% dos inquiridos, se queixam do preço excessivo do iPad, contrastando com os 28% do mesmo estudo realizado ao iPhone, que alegadamente não estariam dispostos a pagar para obter o Smartphone da Apple.

As principais tarefas que os utilizadores pretendem realizar neste iPad, são em primeiro lugar a navegação na internet, ver o seu email e ler eBooks. Apenas 24%, demonstram interesse em ver vídeos neste dispositivo, talvez seja essa uma das razões pelas quais a Apple não está muito preocupada em não ter suporte de flash no seu dispositivo.

Como se trata de um estudo de opinião recolhido num universo de população limitado, terá sempre uma percentagem de erro e um peso subjectivo. No entanto, estudos como este são geralmente encomendados pelas empresas que desenvolvem um novo produto, a empresas do ramo de sondagens.

Talvez seja por ter dados semelhantes a estes, que a Apple apostou nesta nova categoria de produtos. E a julgar por este estudo, o iPad terá muito mais potencial do que se esperaria. Será que o interesse dos utilizadores pela vertente mais económica do iPad, revela que estamos perante a resposta da Apple aos netbooks? Apenas o tempo e a receptividade do consumidor final o dirá.digitaldaily

Partilhar:
Tags:

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Allware

    É muito normal haver tão grande procura, é algo muito inovador, uma máquina interessante sem dúvida…
    Pena a meu ver vai ser o preço:
    http://www.allware.hostzi.com/?p=449

    1. Avatar de Lycanthrope
      Lycanthrope

      Muito inovador? Onde? Não vi nada de realmente novo/inovador no ipad:S

      Cumps

      1. Avatar de Allware

        Portanto não é inovador! Até tem piada, então não sei o porquê de as outras marcas copiarem todas! Eu não sou um fã da apple nem nada que se pareça, apenas é o meu parecer, eu és um comum dos Portugueses que não aceita as opiniões dos outros?

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Tenho que concordar com o Lycanthrope o iPad não trás nenhuma grande inovação. A única inovação clara é o design que retirou o teclado a um computador, tirando isso aquilo que o iPad faz já outros aparelhos faziam. Portáteis com touchscreen já existiam, acelerômetro também já existe em vários aparelhos.

          Portanto se alguém me puder clarificar sobre a grande inovação do iPad agradecia.

          1. Avatar de Observador
            Observador

            O seu “problema” é pensar que o iPad é um computador portátil.
            Não é.

          2. Avatar de Shadow
            Shadow

            E o teu problema “Observador” é não teres conhecido os tablets por volta de 2001, que acabaram por dar barraca nos anos seguintes, a meu ver o touch que hoje é multi é que pode ser mais apelativo.

          3. Avatar de scheldon
            scheldon

            Cara, você não vê? o ipad é revolucionário, ele é um ipod maior e mais pesado… ei…espera ai.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Inovação não tem necessariamente de ser algo de novo, pode ser algo que já exista melhorado, ou algo para um segmento de mercado por explorar não é preciso inventar a roda para ter algo inovador. Alem disso o Ipad, assim como o Iphone, não cativam pelas características de hardware mas sim pela interface fantástica que faz com que trabalhar com eles seja muito agradável.

        1. Avatar de scheldon
          scheldon

          Da na mesma, o ipad não melhora em simplesmente nada, além de ser um retrocesso, e a interface esta longe de ser agradável ou apresentar algo novo.

          O negocio é vender estilo ao invés de qualidade, traduzindo: Nasce um otário a cada segundo.

          1. Avatar de Johnny
            Johnny

            O interface está longe de ser agradável? Não sabes mesmo o que dizes.
            Alem disso não confundam as coisas isto não é um portátil, e se não achas inovador diz-me um equipamento que tenha as mesmas caracteristicas? Pois não existe.

    2. Avatar de The Duke
      The Duke

      Deves trabalhar numa loja MAC.

      Visto que os lobbys são legais nos US of A, cheira-me que esse estudo é encomendado pela Apple.

      Tenho imensas dúvidas em relação a este “estudo”.

      1. Avatar de MobileAppS

        Penso que pelo preço que está não vale apena… apesar do material da apple ser bom… mas acho que por esse preço não compensa..

      2. Avatar de Allware

        As opiniões pra vocês devem ser sinónimo de pessoa que ama alguma coisa!
        Recomendo-vos um dicionário, na letra O tem lá uma palavra chamada opinião, e isso cada um tem a sua!

      3. Avatar de Vítor M.

        The Duke… não acredites nisso! Não tenhas dúvidas que vais ser um sucesso esta novo “brinquedo” da Apple. Há um importante nicho de mercado a preencher. Acredita no que te digo. 😉

        1. Avatar de The Duke
          The Duke

          Como é possível? Se todos os indicadores apontam para um decréscimo no consumo, em TUDO! Ainda mais com o desemprego a aumentar no States, o número de casas por vender, etc etc etc…

          Acham mesmo que as pessoas, vão “perder” tempo com uma futilidade destas?

          1. Avatar de Lokier
            Lokier

            Compreendo perfeitamente o que dizes. O pior é que vão mesmo :S que dizer… :\

        2. Avatar de jmtdstoc
          jmtdstoc

          Claro que há um nicho de mercado.

          A Apple é excelente no Marketing e grande parte do Marketing implica conhecer BEM o mercado-alvo e os clientes-alvo. A Apple conhece-os a ambos muito bem.

      4. Avatar de David Alexandre
        David Alexandre

        os lobbys também são legais em portugal, e na europa e em todo o mudo que vive em democracia… e o que tem um lobby de mal… usas o termo como se de algo depreciativo se tratasse… recomendo apenas que vás a um dicionário, ou peças a alguém que te elucide…

        mas resumindo

        lobby sucintamente é uma conjugação de esforços, ou um marcar de posição por parte de indivíduos, entidades, empresas whatever.. para uma determinada causa comum…
        por exemplo existe o lobby pro aborto e o pro vida…
        podes é não concordar com determinada causa…
        tens solução simples junta te ou forma um movimento, iniciativa, lobby a defender o teu ponto de vista…

        1. Avatar de Lokier
          Lokier

          “e o que tem um lobby de mal…”

          De certeza que o teu dicionário não é o mesmo que o meu.

          Resumindo:
          Um lobby, também chamado de Grupo de Pressão, é um grupo de pessoas ou organização que tenta influenciar as mais diversas instâncias do poder público (sendo mais comum no poder legislativo) em favor de determinados interesses privados.

          Penso não ser preciso muito para constatar que isto é obviamente muito errado em diversos planos.

          E apesar dos EUA ser uma prática comum e aceitável é uma prática que eu considero absurda.

    3. Avatar de Mad jony
      Mad jony

      Inovador? O Ipad não tem nada de inovador, em termos de tecnologia…Se vermos bem a uma coisa “inovadora” é ter num só aparelho algumas tecnologias que estava dessiminadas por vários aparelhos…Para alem disso, quando comparado com um notebook, é muito fraco…máximo 64Gb….Qualquer notebook tem já 320Gb’s…Uma operação de cada vez…quer dizer que tens de ligar o outro pc ou uma aparelhagem para ouvires musica e ao mesmo tempo navegares na rede e editar um texto… Só é inovador se acharmos este retrocesso inovador…Se vermos bem, qualquer MacBook ou notebook é 100x’s melhor que o Ipad… A meu ver e infelizmente, o Ipad foi lançado á pressa por obrigação de lançar algo de novo, porque na prática, este aparelho não serve para muita coisa para alem de ser um novo Gadget para quem gosta de “aparecer”, tipo a malta das revistas cor de rosa.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        “A pressa” …. deves estar a fazer confusão com a Microsoft

        1. Avatar de Shadow
          Shadow

          Definitivamente está a ser lançado à pressa porque se os outros slates chegarem 1º as vendas do iPad serão muito menores…
          Tão à pressa que o nome ainda anda com problemas no registo.

      2. Avatar de Shadow
        Shadow

        Atenção ao pormenor do disco, 64Gb pode ser pouco mas não deixa de ser um SSD e como tal muito mais rápido do que um comum disco de portátil.

    4. Avatar de Ryan
      Ryan

      Inovador sim… em burrice e casmurrice. Mesmo que fosse inovador de certeza que não iria comprar uma coisa destas até porque nãovou a bola com tablets pc (e não com pads como a apple os quer chamar dando a ideia de inovador…. inovador o tanas…. podem ter melhorado o multi toque e mesmo só isso porque de resto essa burrice fica longe do que já existe no mercado)

  2. Avatar de carloscorp
    carloscorp

    Off topic

    Nova versão Hiren’s BootCD 10.2

  3. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Achava que fosse um fracasso, até está nomeado para os fiascos da tecnologia… mas pronto, também achava que o iphone tinha muitas limitações por ter uma câmera fraca, falta de videochamada, etc comparado com os outros e no entanto vingou no mercado.

    1. Avatar de manel
      manel

      As limitações para uns não são para outros. Video chamada ninguém usa e ia ser uma câmara a mais num telemovel onde não faz falta nenhuma. Uma câmara fraca? Por ter menos megapixeis não significa ser mais fraca.. E quem quer tirar boas fotografias compra uma máquina fotográfica, não um telemovel..

    2. Avatar de HB
      HB

      Isso só prova que as pessoas compram produtos da Apple não pela qualidade mas sim pela exclusividade dos produtos. Mal comparado é como um gajo comprar umas calças da Lacoste mesmo que sejam desconfortáveis.
      É uma questão de moda e vaidade.

  4. Avatar de Alegria
    Alegria

    … e uma coisa é dizer o que se quer (ou desejaria) e outra é o que se compra realmente!

  5. Avatar de naos
    naos

    As pessoas ficam interessadas por causa do marketing, vais ver metade não sabe o que é o flash ou o multitasking, logo é normal que achem o iPad inovador.

  6. Avatar de Ace
    Ace

    Continuo a não perceber o porquê de comprar um iPad, ou um iPhone…
    Há alternativas bem mais baratas e que servem o mesmo propósito.

    Mas, é só a minha opinião!
    Apesar disso, bom post Vítor, gostei bantante de o ler.

  7. Avatar de Ace
    Ace

    Continuo a não perceber o porquê de comprar um iPad, ou um iPhone…
    Há alternativas bem mais baratas e que servem o mesmo propósito.

    Mas, é só a minha opinião!
    Apesar disso, bom post Vítor, gostei bastante de o ler.

    1. Avatar de Anfanger
      Anfanger

      Mais baratas sim, mas tão agradáveis de trabalhar não, na minha opinião.

  8. Avatar de Luís Correia
    Luís Correia

    Em relação ao iPad não sei pois só experimentando mas… em relação ao iPhone sei bem o porquê de se ter um. Depois de se começar a trabalhar com ele notamos a diferença em relação aos “iphone killers”. Apesar de ser apenas a minha opinião que vale o que vale, digo por experiência própria pois felizmente tenho a possibilidade de experimentar os outros equipamentos (com a excepção do Nexus One que ainda não me chegou às mãos). Vamos lá ver quanto tempo demora o jailbreak no iPad para se colocar o multitasking :p

    1. Avatar de opino, logo existo
      opino, logo existo

      Ora aí é que tá a questão… há o iphone e os iphone killers… porque será…

  9. Avatar de Granada
    Granada

    Daqui para baixo, mil comentários do A Friend

    1. Avatar de a Friend®

      Tas enganado, do topo ao fim é mais “1000” risos do “aFriend” com os mesmos criticos de sempre que não usam produtos Apple mas fazem questão de trollar 😉

  10. Avatar de darko80
    darko80

    Então o Ipad vai ter ou não camera? No site allware sugerido pelo Allware há um video do Ipad com camera! Enfim, nada como esperar…

  11. Avatar de apple fan
    apple fan

    Apesar de gostar muito dos produtos da apple, para mim, esse estudo é uma treta.

  12. Avatar de d05
    d05

    Atenção a quem quer comprar apesar disto não ter flash existem outras coisas bem piores:

    1-16Gb é pouca capacidade (e vão se arrepender se comprarem este), porque ainda por cima não é fácil ligar um usb ou um cartão de memória para estar sempre no dispositivo.

    2-Quem comprar só o modelo wifi mais tarde gostava de usar o 3g e não pode. Lembrem-se que agora já começam a existir tarifários baratos para navegar pelo 3g. Isto é o futuro ou o agora.

    Para quem pode comprar e mandar para o lixo asseguir:

    Aconselho a comprar o modelo de 64Gb + 3G + Wifi

    Conclusão:
    Esse aparelho é muito caro porque não lhe vejo muita utilidade mas não deixa de ser engraçado e ter um bom design.

    1. Avatar de d05
      d05

      Transferências de ficheiros de amigos e de câmaras fotográficas vai ser sempre preciso andarem com o adaptador no bolso.

    2. Avatar de Shadow
      Shadow

      Ele vai vender tal como as molduras digitais vendem, é giro e coiso e tal…
      De resto concordo contigo, especialmente se os portáteis começarem a trazer touchscreen, acho que o nicho que se pretende criar vai ter que baixar no preço se quiser vingar.

  13. Avatar de Eri
    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Desconhecia o produto, mas depois de uma pesquisa na net temos aqui um iPad killer no mercado 2 meses depois do iPad sair. Pelo menos em termos de características e preço compensa, só falta uma versão do OS – Android, específica para tirar partido do touchscreen como o iPad.

      http://technabob.com/blog/2010/02/15/notion-ink-adam-price-specs-release-date/

      Agora é óbvio que pelo menos no US este aparelho nunca vai bater o iPad por vários motivos: markting, peso da Apple nos US e design do aparelho nesse aspecto o iPad ganha, em todos os outros este perde.

    2. Avatar de Allware

      Muito bom… Deveria ser mais divulgado…

    3. Avatar de opino, logo existo
      opino, logo existo

      Desculpem lá… vocês são dos que casam com a gaja gorda e feia porque assim nunca serão traídos?!! que mono de tablet ou book reader ou lá o que é….

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        “Quem feio ama, bonito lhe parece!”

      2. Avatar de norua
        norua

        Embora viva-mos num pais livre(por enquanto =P) e tenhas o direito de expressar a tua opinião acho que o deverias fazer com um pouco mais de tacto.
        PS:Para se comparar um tablet(mero gadget) a mulheres(pessoas), mais vale estar quieto…

      3. Avatar de LOL
        LOL

        tás a falar por experincia certo?

      4. Avatar de kekes
        kekes

        Tem android lá dentro para mim e muito mais interessante. As pessoas opinam toda da maneira diferente

  14. Avatar de norua
    norua

    Embora viva-mos num pais livre(por enquanto =P) e tenhas o direito de expressar a tua opinião acho que o deverias fazer com um pouco mais de tacto.

    PS:Para se comparar um tablet(mero gadget) a mulheres(pessoas), mais vale estar quieto…

    1. Avatar de norua
      norua

      sitio errado =$

  15. Avatar de PCLIFTING.COM

    Com ou sem polemicas destas, sem duvida que irá ser mais um sucesso de vendas.

  16. Avatar de Shadow
    Shadow

    Bom aproveito para referir que se o objectivo é jogar então estejam preparados porque existem rumores de que finalmente a Sony acha que está na altura de lançar a PSP com touch e como smartphone!

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Finalmente Sony… A Sony tem feito muita bosta nos ultimos tempos prejudicando-se a si propria. Espero que comecem a ser mais inteligentes agora.

  17. Avatar de Bruno Mão de Ferro

    Eu só posso dizer que tive vontade de comprar um Iphone quando saiu mas ainda não me apeteceu comprar o ipad

  18. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    realmente pode ser que pegue,mas apenas por ser bonito, que os humanos ja se abituaram a não conseguir parar de consumir, mas eu não vejo inovaçãp nenhuma alias acho que existe um dispositivo Indiano ha mais tempo melhor que este e mais barato a correr windows/Ubuntu,android salvo erro.

    cumps

  19. Avatar de mmick
    mmick

    1) o iPad é tudo menos inovador já que se trata dum iPhone gigante sem câmara

    2) os “book readers” já existem há anos e anos, só nao foram mais longe porque a procura é escassa

    3) a Apple anda a encomendar uns estudos e a lançar umas bocas (nao oficiais) que poderá conter câmara, etc para ver se o pessoal aguça o apetite mas é quase certo que se houver é externa (nesta 1ª geraçao)

    4) como referiram nao é um netbook nem um portátil: um netbook corre as aplicaçoes dos Desktop/portátil e este iPad pouco mais faz que o iPhone

    Inovador: nao. Esperado: sim. Terá êxito: a ver vamos, se resolvessem os problemas que apontaram (falta de câmara, falta de cartao microSD, falta de flash) pelo mesmo preço aí teria muitas hipoteses, nao sendo assim a Apple vai ter que apelar ao marketing MUITO agressivo e estes estudos sao uma amostra.

    Eu pessoalmente -se as especificaçoes se mantiverem- nao o vou comprar a nao ser que me apareça uma oferta (por contrato que já iria fazer, etc) a uns 100-150€ MÁX a versao 3G.

  20. Avatar de aver
    aver

    Também comecei por achar que o iPad – um iPhone/iPod Touch grande – tinha sido uma má jogada da Apple.

    Depois reparei que é destinado, em primeiro lugar, aos (milhões) de utilizadores de iPhone e de iPod Touch, que se vão sentir muito confortáveis continuando a usar o iPhone OS e as app. Penso que, para além das app gratuitas, posso continuar a comprar uma (só) app para iPhone e instalá-la também num iPod Touch e no iPad (claro que também haverá app específicas só para iPad).

    Se o iPad, como espero, também permitir o jailbreak compro um. O preço não anda longe do Kindle da Amazon e outros e-book readers e é bastante melhor. Agora uma assinatura específica para 3G no iPad não pago … só se for uma assinatura “mista” iPhone/iPad, de tráfego de dados para os dois.

    1. Avatar de racoq

      para ler ebooks é pior faz pior aos olhos, já sem falar que tu a leres um ebook num ipad, devido a ter um ecrã espelhado ao que tudo indica, na luz do dia reflecte e não consegues ver

      O Ideal para visualizares ebooks é um leitor como penso que o kindle é, que possua a tecnologia E Ink.

    2. Avatar de a Friend®

      O iPad não é perfeito, e possivelmente só a segunda geração é que será o “topo”

      Não foi má jogada da Apple, e revolucionário ou não ele fará aquilo que os outros tentaram a 10 anos atras e não conseguiram, que foi por os Tablets a vingar.

      Este iPad vai abrir um novo leque de sistema diferente e vai impulsionar mais uma vez o marcado como a Apple sempre o faz. o Iphone também havia muitos cépticos (e ainda há muitos) mas foi o maior impulsionador dos smartphones. Como sempre há um povo mesquinha, que adora falar mal, mas cospem no prato onde comem…

      Se não fosse a Apple a impulsionar o mercado dos Smartphones, nenhum deles hoje provavelmente gritava “HTC HD2″… Google Nexus…etc… o mercado ainda andava a meio gás….com politicas de consumismo e produtos inacabados!

      E um exemplo muito breve disso é que, este iPad ainda nem saiu e já se fala em Killers dele… é extremamente cómico! Falam mal, adoram ser mesquinhas, mas uma coisa porr mais que falem mal não conseguem contornar, a Apple empurra o mercado para a frente e não o deixa estagnado.

      Jogada ou não, este iPad irá vender bem, e quando aparecerem os supostos “Killers” como foi com o iPhone.. a Apple lança o iPad 2G e volta a calar a concorrência! 😉

      Smartphones se estão mais avançados, foi graças ao impulso que o iPhone
      Windows está mais avançado, foi graças ao impulso que o MacOsX deu.
      Mercado Mp3 se está no auge, foi graças ao iPod (Creative que? andava cá antes? então porque não empurrou o mercado?!!)

      Enfim, cospem todos no prato onde comem… gostem da Apple ou não, a Apple inegavelmente obriga a concorrência a evoluir!

      Quem ganha com isso? Todos nós… cambada de ingratos! 😛
      (Aver esta parte não foi pra ti… lol… )

      1. Avatar de Jorge Soares
        Jorge Soares

        Caro A Friend,

        Esse remate foi de meste! Costumo acompanhar o pplware e normalmente não costumo comentar, mas acompanho bastante as tuas dicas e não só vejo que és bom conhecedor como uma pessoa inteligente.

        Aproveito também para te agradecer as dicas que deixaste há uns tempos no pplware num artigo sobre segurança para usar uma pen com o firefox no Windows com o teclado virtual em computadores públicos, foi de valor e deu-me imenso jeito. Continua e não ligues aos troll’s, eles esperneiam-se, falam, criticam mas provavelmente por não saber metade do que sabes de Windows, muito menos de Mac… por isso é que se resumem a “trollar” as pessoas…

        Com este comentário, deixaste-os a falar sozinhos daqui para baixo… e realmente são sempre os mesmos! O pplware é um site excelente, com artigos excelentes, mas são pessoas como tu que o enriquecem também!

        Um abraço!

      2. Avatar de Miguel Amorim
        Miguel Amorim

        A Apple não impulsiona o mercado, apenas existem pessoas que gostam de pagar caro por coisas que não valem esse dinheiro, para se exibirem.

        A pensar dessa forma não vais longe, a Apple tem vantagem e desvantagens, como todas as marcas, cada um tem que escolher as vantagens que mais importam para si e as desvantagens que menos importam.

      3. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        de facto o facto de windows ter mudado para pior no meu ponto de vista deve-se ao facto de eles terem querido mudar para melhor e isso penso que em pouco se deve ao Mac OSX, se não repara que a maioria de coisas que foram implementadas do Windows Vista e melhorias do 7 veem do linux precisamente, foram foi mal implementadas mas pronto.
        em relação a dizer mal, não é o caso, apenas emito a minha opinião, quem gosta come quem não gosta não come..!
        E não é nenhum negocio que não se tivesse visto antes, se isto pegar será obviamnte pelo nome que esta por detras e não pelo produto, que diga-se de passagem os ha melhorews e mais baratos ai no mercado, não teem é projecção porque as empresas que os comercializam não teem dinheiro para fazerem lavagens ao cerebro as pessoas para que estas comprem os seus produtos.

        Cumprimentos

  21. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A única coisa que sei é que não tenho grana pra isso…

  22. Avatar de Pois
    Pois

    pois…eu penso que a maioria das pessoas não “trolam” a apple em si, mas os ridiculos e chatos macfans que são verdadeiros cromos 😉 …

    1. Avatar de s-k
      s-k

      A maior inovação de sempre da Apple… o iCromo 😛

      É nisso que a Apple tem mérito. Usam os poderosos lobbys para lançar umas “pesquisas” e uns “rumores”, e os iCromos fazem o resto… 😛

      Ninguém sabe vender o “peixe” como a Apple. 🙂

  23. Avatar de sjk
    sjk

    Só ainda não percebi uma questão tanto nos iPhones como iPads, etc.
    Pq há tantas versões diferindo apenas em alguns GB de memória se o restante hardware é o mesmo e qual a razão para uma tal diferença de preços? Espertos, uh?

    http://www.youtube.com/watch?v=lQnT0zp8Ya4&NR=1

    😉

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A diferença de preço deve-se (teoricamente) ao preço da memória flash. Se por um lado a diferença de 32 para 64Gb é mais ou menos compreensivel, a de 16 para 32Gb nao… é uma jogada das marcas que sabem que o mais vendido será 32 e 64Gb

  24. Avatar de PJviana
    PJviana

    Mesmo que baixe o preço que não acredito pelo menos para já eu não me estou a ver a comprar uma coisa destas seja da Apple ou de outra marca! Não me estou a ver com aquele tabuleiro na mão de um lado para outro. Tenho um desktop e netbook com ecra de 11,6 pol. que posso levar para qualquer lado e um teclado que funciona perfeitamente bem! Este ipad para mim serve é para ver fotografias tipo álbum ou então para ler livros electrónicos mas dar tanto dinheiro para fazer coisas destas eu não dou!

    Claro que eu não tenho o dinheiro de certas pessoas!! lol