IOS5 vai alertar para terramotos no Japão

21 Comentários

Uma das últimas grandes tragédias a atingir o planeta terra foi o terramoto que abalou o Japão e o consequente tsunami que ocorreu em Março deste ano. Caso tivessem sido alertadas mais cedo, muitas das vítimas desta tragédia poderiam ter-se salvo, evitando-se assim o elevado número de mortes que ocorreram.

A Apple resolveu adicionar uma funcionalidade ao seu futuro sistema operativo para os iDevices, o iOS5, quer permitirá alertar as pessoas para estas situações.


A Apple resolveu adicionar ao seu iOS5 uma funcionalidade que permite que os utilizadores do iPhone sejam alertados para a possibilidade de ocorrência de um sismo e assim possam tomar as medidas necessárias.

Estes alertas vão ser possíveis graças ao muito avançado sistema de detecção de sismos que o Japão possui. O iOS estará em contacto permanente com este serviço e em caso de alarme enviará alertas para os utilizadores.

Naturalmente que este serviço apenas estará disponível para todos os que usem iPhone e estejam no Japão.

A novidade que a Apple agora está a implementar estava já disponível através de algumas aplicações que eram bastante famosas no Japão, pois permitiam dar alguma margem de alerta a todos os que as usavam, em caso de um sismo.

A forma de activar esta funcionalidade é bastante simples, basta moverem o botão para a posição de ligado e o sistema começa a funcionar. Está indicado na activação do serviço que este consome muita bateria, pois está permanentemente ligado ao serviço de alertas anti-sismo do Japão.

The earthquake early warning/alert.

When the setting is on, your battery life may be reduced.

No Japão o serviço de alertas de sismo está desenhado para avisar toda a população de uma determinada área através de alertas via televisão, rádio e SMS.

No caso dos SMS’s, estes alertas são enviados através de Difusão Celular, sendo que todos os equipamentos 3G fabricados nesse país estão obrigados, por lei, a terem o serviço de SMS-CB. No entanto muitos dos equipamentos fabricados fora do Japão não incluem esta funcionalidade.

Esta novidade vem reforçar todas as medidas que a Apple tomou em Março e que permitiram aliviar um pouco o sofrimento de todos os que se viram afectados por este cataclismo.

Lembramos que o próprio Steve Jobs enviou uma mensagem a todos os funcionários da Apple no Japão a oferecer todo o apoio e ajuda necessária. A própria Apple deu, através das suas lojas, abrigo, água e a acesso à Internet a todos os que procuravam auxilio.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de santiago
    santiago

    bom , mais um top de vendas para a apple

  2. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Cá para mim isso não passa de um “mock object” que utiliza o acelerómetro do smartphone!

    Just kidding :D:D:D

  3. Avatar de Pedro Simões

    Atenção que é uma função nativa do iOS e não uma aplicação da Store.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Eu sei lol

      Estava a brincar! Eu li bem o post antes de comentar 😛 Foi só para dar alguma graça à notícia hehe

    2. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Btw acho que o sistema de difusão de SMS é muito mais prático que esse sistema de notificação do Iphone. Além de que tem maior interoperabilidade.

  4. Avatar de aver
    aver

    “O sistema (a partir da detecção do epicentro do sismo) dá avisos com uma antecedência de alguns segundos até um ou dois minutos antes que o sismo atinja o local”. De facto exige uma ligação permanente ao sistema, tem que gastar bastante bateria.

    Antes que comecem as ironias, se calhar seria bom passar pelo YouTube e ver um vídeo sobre o último terramoto no Japão.

  5. Avatar de José Leite
    José Leite

    “IOS5 vai alertar para terremotos no Japão”—»Terremotos??Terremotos??Olhem,aprendam a escrever!!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Calma jovem…. já foi corrigido!

      Obrigado pelo reparo, de qualquer modo.

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Mais valia…..

        Eu adoro quando as pessoas mandam bitaites para o ar sem antes pesquisar um pouco.

        Meu caro José Leite,

        Fique já informado que pode-se escrever das duas maneiras terremoto ou terramoto.

        Cumprimentos,
        João Ribeiro

        1. Avatar de Vítor M.

          Exactamente João. Compreendo o Pedro, nós passamos tantas horas a fazer tanta coisa em simultâneo que se erramos, agradecemos que nos corrijam… mas tentem pelo menos corrigir em vez de equivocar 😀

          E lá está, levamos logo o cheirinho “Olhem,aprendam a escrever!!”…

          😀 motiva logo qualquer um…

    2. Avatar de Vítor M.

      José leite, aprenda português sff.

      terremoto |ó|
      (latim terrae motus, movimento de terra)
      s. m.
      O mesmo que terramoto

      Raios… lá tenho de fazer de Dr. Filomena Pimenta, a minha professora da primária. Nunca pensei!!! 😀

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Ó pá,você nem Latim sabe!!Para quê socorrer-se de um dicionário para me contrariar??Até acredito que haja o termo terremoto mas nunca na minha vida vi ou ouvi tal palavra!!O que não significa que ela não exista,pelo contrário.É como dizer doido em vez de doudo,coisa em vez de cousa.Há palavras que não cabem na cabeça das pessoas e terremoto é uma delas!!

        1. Avatar de viperbruno

          No Brasil é usual “terremoto” e em Portugal “terramoto”. Em acordês deverá de ser “terremoto”, pois apenas pode existir uma maneira de escrever, e a nossa não conta pois somos menos (argumento dos que se venderam com este acordo). Neste Democracia (deveras participativa) até por decreto…

          http://www.facebook.com/ILCAO90/posts/236860963022808?ref=notif&notif_t=share_reply

          Toca de assinar a ILC contra o AO:
          http://www.facebook.com/ILCAO90

          1. Avatar de João Ribeiro
            João Ribeiro

            Mais valia…

            Outra pessoa que não se informou e tenta manipular factos ou fatos agora 😀

            Meu caro viperbruno,

            Antes do acordo ortográfico a palavra terremoto já era sinónimo geral da palavra terramoto.

            PS – Apesar de não concordar a 100% com o acordo ortográfico, não podemos ter uma visão tão limitada das coisas. O mundo está cada vez mais globalizado e é de extrema importância o português continuar a ser reconhecido e falado de igual forma em todo o mundo. O Brasil tem 200 milhões de habitantes, é importante percebermos a dimensão da coisa. Nós portugueses podemos continuar a escrever da nossa maneira (que é a que eu gosto também). Temos que nos adaptar as circunstâncias. Este acordo por muitos é visto como um afronto à nossa cultura linguística, no entanto, ele tem precisamente o efeito contrário. Não nos podemos fechar ao mundo se não o mundo fecha-se a nós e nessa altura não há cultura que resista.

            Cumprimentos,

            João Ribeiro

          2. Avatar de João Ribeiro
            João Ribeiro

            Esqueci-me de dizer que mesmo com o novo acordo ortográfico pode-se continuar a escrever das duas maneiras.

        2. Avatar de Leitor
          Leitor

          E lá porque nao te cabe na cabeça quer dizer que esteja incorrecto? Quem és tu? O Super-deus ?

          Fica calado.

          Cumprimentos,

          Um mero leitor qualquer daqui.

  6. Avatar de RCS
    RCS

    Vai começar a revolução das notificações ! Nunca antes visto.

  7. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    o look do iOS é tão feio, esse vanila riscado, dá para mudar só por curiosidade?

    1. Avatar de Vítor M.

      Assim mostrado daquela forma realmente não é nada de especial o look, mas no iPhone, no ecrã Retina Display fica excelente.

      Dá um look muito arrumado, bastante perfeccionista.

  8. Avatar de aver
    aver

    Off Topic

    É um rumor que anda por aí, mas agora a Reuters publicou-o – vai sair um iPhone mais barato.

    Claro que não chega ao hiPhone 5, a 31 dólares 😉

    http://www.reuters.com/article/2011/08/23/uk-apple-iphone-idUSLNE77M03R20110823

  9. Avatar de Andre
    Andre

    O Android já tem uma aplicação que faz isso, quem quiser basta instala-la.
    Em Portugal vai dar muito jeito (sarcástico), mais uma daquelas mil e uma funcionalidades (muitos sistemas tem este defeito), quando o utilizador comum só usa 10%.