iOS 5 poderá permitir actualizações “Over-the-Air”

29 Comentários

Temos ouvido falar já desde há uns meses várias vozes que reclamam pelos updates nos iDevices sem recurso ao cabo que liga o dispositivo ao computador. A Apple por sua vez, com a filosofia de controlo sobre todos os processos que envolvam os seus produtos, tem preferência pelo processo tradicional de ligar o cabo ao iTunes e receber os updates de software. Já o disse e já o provou com a permanente insistência na dependência criada nos iDevices.

O caminho, no entanto, está traçado, a procura é extraordinariamente exigente e provavelmente será já uma realidade termos no próximo iOS 5 o conceito OTA, actualizações over-the-air, já existente no Android.

A questão que se coloca no entanto é se será mesmo necessário cortar as amarras dos fios para fazer updates ao sistema operativo dos produtos da Apple? É que este passo envolve e passa o controlo para terceiros, os fornecedores de serviços de dados. Será que o cliente ficará beneficiado?


Segundo algumas informações, a Apple estará já a negociar com a Verizon um serviço wireless para permitir as actualizações recorrendo à tecnologia “over-the-air”, no entanto ficam outras dúvidas quanto a outras redes como a AT&T para o mesmo efeito. Estas questões são pertinentes, tendo em conta o modelo que mais tarde será adoptado por este mundo fora, incluindo Portugal.

Os pressupostos desta nova tecnologia vão muito mais além que a simples alteração de formato de envio. Esta alteração mexe profundamente no tipo de estrutura que compõe o pacote de dados a actualizar, no serviço que transporta esses dados e na forma como serão integrados no sistema para actualização do equipamento. Há um elemento estrutural complexo e a Apple não se sente particularmente confortável com alguma variáveis passíveis de comprometer a estabilidade do formato.

Como devem saber, os pacotes de software para actualizações do iOS são enormes. A última actualização do iOS 4.3.3 exigia que se descarregasse mais de 600 MB de informação, o que será totalmente inviável fazer essa actualização em modo OTA recorrendo a uma rede de dados 3G ou mesmo a uma rede 4G.

Outra situação que se prende com os processos de segurança passa pelos backups que o iTunes executa em cada update. Caso um update corra mal, o que por vezes acontece, podemos sempre recorrer a esses backups, o que usando a OTA… não haveria como o fazer.

Uma outra solução será a Apple apenas permitir, como já o faz em aplicações para download, apenas downloads via Wi-Fi, ou então usando o sistema de descargas incrementais, como a Microsoft faz desde há muitos anos nos updates, fragmento após fragmento até estar tudo descarregado e pronto a instalar.

Não vejo viabilidade neste tipo de estrutura. Poderá no futuro haver um compromisso entre o que o utilizador necessita e o que a Apple pode oferecer sem comprometer o desempenho e a segurança de uma estrutura já montada e em pleno desempenho, cuidado com o que se pede, sob pena de desejarmos o que antes era perfeito.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lourenço
    lourenço

    essas imagens são mesmo reais?!…, isto é, vão mesmo facilitar a transferencia de dados por bluetooth?…, hmmmmm,

    1. Avatar de Snow
      Snow

      Não é bluetooth, lê a noticia com atenção.

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        va la…, não estou a falar do OTA , estou a falar das imagens…, na imagem refere a correcção da transferencia de dados por bluetooth!…, será?

        1. Avatar de Carlos Alves
          Carlos Alves

          Mas “será” o quê?!?! Essas imagens são montagens, são exemplos que o pessoal arranjou para exemplificar esse rumor. Não vai haver alteração nenhuma ao modo de funcionamento do Bluetooth.

          Aliás, mesmo se estas imagens fossem verdadeiras, não quereriam dizer absolutamente nada pois trata-se de “correcção de problemas” com as transferências Bluetooth. Ponto.

  2. Avatar de André Pinto
    André Pinto

    Boas Noites…
    Sinceramente a mim não me incomoda o facto de se ter de ligar o iphone ao computador para o poder actualizar pois sei que se alguma coisa correr mal sempre posso voltar atrás.
    Relativamente ao iOS 5 estou ansioso que ele seja lançado 😀

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      eu acho que a cena do OTA tem mt mais vantagens do que apenas actualizações, nomedamente sync com calendario/agenda/outras coisas q já são possiveis com mobileme e com alternativas atravez da dropbox

      1. Avatar de André Pinto
        André Pinto

        Claro nesse aspecto as coisas ficam mais facilitadas.. Mas que venha mesmo o iOS 5…

    2. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      Que venha o 5!

      Principalmente se corrigir os bugs de bateria, desde o 4.3.2 que a bateria desaparece sem uso!!! E o tempos de standby/utilizaçao estão sempre iguais!

  3. Avatar de Emannxx

    O Symbian já tem updates OTA já à muito tempo, e tem o sistema de backup no próprio telemóvel… No entanto, este depende do cartão de memória, sendo que é lá que tudo é guardado (como não existem ficheiros “internos do sistema” no cartão, não há tanto o risco de perda de dados).

    Agora com o iOS as coisas são diferentes…

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Venha o iOS 5 e que traga muitas novidades.
    A mim também não me incomoda ter de ligar os aparelhos com iOS ao Mac para actualizar mas se a Apple fizer um serviço em condições até que pode nem ser má ideia .
    Cump’s.

  5. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    Acho que muita gente vê os Updates como sendo actualizações de aplicações… mas para os mais distraídos, estes Updates referem-se também a firmware, alterando a versão do sistema operativo!

    Acredito mais que inicialmente permitam cópias de segurança na cloud e sincronização Over The Air.
    Para instalar novas versões do sistema operativo têm de garantir cópia de segurança!

  6. Avatar de José
    José

    “Há um elemento estrutural complexo e a Apple não se sente particularmente confortável com alguma variáveis passíveis de comprometer a estabilidade do formato.”
    Vitor M., deves ser primo do Manuel Machado!
    Btw, bom artigo 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Qual parte é que não entendeste para eu “trocar por miúdos”? aaa já sei, ora aqui vai para perceberes:

      http://www.youtube.com/watch?v=Ij53yHwndKY

      😀 José… aquele abraço 😉

    2. Avatar de Pedro Pinto

      José

      Há comentários que são escusados !!

  7. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    “É que este passo envolve e passa o controlo para terceiros, os fornecedores de serviços de dados”
    Não sei bem qual é o sentido desta frase, mas na minha opinião não haverá qualquer controlo por terceiros, pois será sempre a Apple a fornecer o update directamente ao cliente (tal é o acordo já existente)! A questão que muito provavelmente se coloca é qual prioridade dada aos updates pela rede das operadoras, e qual a divisao dos custos do processo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nesse sentido a Apple terá de passar à operadora parte do controlo do processo, é aqui que eu me refiro ao passo que envolve o controlo para terceiros.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Não dava a entender que seria parte do controlo!
        Mas de qualquer das formas acho que nem sequer é um pouco do controlo, pois não serão as operadoras a fornecer o update, nem a ditar quando fica disponível, pois o utilizador poderá sempre descarregar por WiFi! No entanto, que envolve mais as operadoras, sem dúvida, pois dar a possibilidade de usar as suas redes a isso implica!

  8. Avatar de SamC
    SamC

    A minha dúvida será até que ponto isso irá dificultar o jailbreak. Penso que a Apple vai lutar cada vez mais para eliminar o jailbreak de vez.
    Será útil para corrigir alguns bugs ou “más features” (como a da localização) de um iOS que promete ser muito diferente.
    Como o Emannxx referiu e muito bem, o velhinho Symbian já faz isso há muitos anos, tecnologicamente não é nada de extraordinário.

    1. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      Pois não, só que o symbian era muito instável, e depois quando ocorria um erro… Lá se iam os dados do telefone!

      E fazer downloads de 600 megas via 3G! OMG!

      Para quem não tem um plano não iria sair barato, e para quem têm? Gasta metade do trafego nesse aspecto.

      Atenção que estou a ser hipotético.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Acho óbvio que um update dessa dimensão não será permitido fazer via 3G. Mais, segundo me disse o Vítor, o iOS não deixa fazer downloads em aplicações, via 3G, superiores a 20MB.

        O ideal para esta implementação dos updates OTA seria manter o método de actualização já existente e acrescentar a nova funcionalidade OTA, exclusivamente via WiFi. Assim todos ficavam felizes.

        1. Avatar de Bruno Bettencourt
          Bruno Bettencourt

          E disse bem, acho essa política dos 20 megas uma boa imposição.

          O Vitor também mencionou “poderá permitir… OTA”.

  9. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    N vejo o update OTA uma novidade prioritária, mas acaba sp por ser uma mais valia, principalmente se isso proporcionar a sincronização via iTunes OTA tb.

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    Como nao tenho aparelhos com o “aioesse” isto nao me aquece nem arrefece. Mas vendo as coisas de uma forma mais tecnica acho que acaba por ser muito bom poder fazer updates over the air. Eu prefiro assim do que depender de um programa seja la ele qual for. Se assim for… continuem acho que so fica bem

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Boas ,

    As actualizações até podem ser de aplicações instaladas e não de uma nova versão de firmware que convém que seja descarregada no minimo por Wifi para minimizar erros , eu no meu tablet com Android é assim que tenho defenido como se executam os updates .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não vês vantagens??? Acordo de manhã e vejo no meu Android “está disponível uma nova actualização quer instalar?”
    SIM

    enquanto tomo banho escovo os dentes, etc, o meu Android passou do 2.1 para o 2.2. Sem cabos, sem malware (iTunes), sem ligar o PC, etc.

    Ainda me dizes que não vês vantagem???? OMG

    1. Avatar de Vítor M.

      Ui… eu por muito menos tempo, ligando o cabo ao iPhone enquanto estou no computador, descarrego a actualização, faço um backup e instalo a nova versão… tu ainda estarias no banho e eu já estava a usufruir das novidades.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Se tiver a usar norma N e tu 10/100 teoricamente ligo-me pot wi-fi TRÊS vezes mais rápido.

        Mas é incrível como os fan boys defendem tudo o que é Apple, inclusive os cabos. Quando toda a gente diz que o santo graal da electrónica será quando nos livrar-mos dos cabos todos (inclusive o de alimentação).

        Se o Steve Jobs tivesse inventado um iPhone que tinha de se ligar à corrente ainda vinham para aqui defender que assim é que era porque a bateria nunca acabava 🙂

        1. Avatar de toni antonio
          toni antonio

          daqui hipotético fanboy… nesse ponto tens toda a razão!

          A eliminação de cabos é o futuro, tal como podes ver em varios aparelhos mac (por exemplo o Imac de secretária), e garanto-vos que se no iphone nem faz tanta falta (porque o tenho a carregar por USB) quando estou a trabalhar no macbook, no Ipad é uma coisa que ja devia existir á mil anos! principalmente a sincronização por WIFI (e não me venham com historias que tb posso carregar o Ipad no USB, que ou carregas no adaptador de 2W fornecido ou então demora 2 dias a carregar por USB)

          A apple só não tem isto a funcionar porque o iOS não foi idealizado desta forma (lá vai chegar, penso eu) e também porque a filosofia deles (achem estúpida ou não, não é isso que está em discussão) é a experiencia do iOS ser partilhada com o itunes, mas lá chegará, talvez com a nuvem que se aguarda ser lançada no iOS 5.

          Mas tenho material da apple (e adoro) mas não sou doido (e já agora utilizador e implementador á 15 anos de soluções open source, linux e afins) também sou adepto do Jailbreak, e quem tem jailbreak sabe o valor de ter backups offline, por cá não me importo de fazer update offline (e quero que o jailbreak continue por muito anos)

          AGORA O SYNC POR WIFI JÁ CÁ DEVIA ESTAR. heehehe

          Antes que lancem farpas, sim sei que dá para sincronizar com o jailbreak por WIFI, mas como tenho o Ipad 2 e ainda não saiu tenho que ligar a porra do cabo de semana a semana.

  13. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Outra coisa, devido ao tamanho este tipo de updates só será feito por WI-FI, ora se for por WI-FI onde é que a operadora entra nisto? Podem ser feitos directamente dos servidores da Apple para o telefone.