iOS 14: Vai ser possível lançar apps com 2 toques na parte traseira do iPhone

19 Comentários

Ao apresentar o iOS 14, a Apple revelou muitas novidades que este sistema vai trazer para o iPhone. Focou-se nas que considera essenciais e que são mais importantes para o utilizador, deixando de lado aquelas que podem ser usadas em situações específicas.

É agora, com os testes do iOS 14 a serem iniciados, que surgem algumas novidades que não foram mostradas. Uma delas veio revelar que o iPhone tem hardware que não se conhecia. Com 2 toques na parte traseira passa a ser possível lançar apps e realizar outras funções.

iOS 14 iPhone toques traseira apps ações

Segredos do iOS 14 são revelados

Tal como é normal, a Apple não revela todas as novidades dos seus sistemas no dia da WWDC. Foca-se nas mais importantes e nas que são mais apelativas, mostrando a sua capacidade de inovação e de criação de novas funcionalidades.

Claro que ficam muitas por mostrar, que ainda assim estão presentes e prontas para serem experimentadas por todos os que usam os seus equipamentos. Desta vez, e no iOS 14, foram descobertas mais algumas surpresas importantes.

2 toques no iPhone é o segredo

Uma das mais relevantes e que foi agora revelada, permite aos utilizadores controlarem o iPhone sem tocar no ecrã. Recorrendo a um atalho, podem lançar apps ou realizar ações. O mais curioso é que este atalho é chamado na parte traseira do iPhone.

No iOS 14, e com um duplo ou triplo toque na traseira, o iPhone irá realizar as ações definidas pelo utilizador. Pode ser algo tão simples como tomar uma nota ou chamar uma app específica e que o utilizador queira.

iOS 14 iPhone toques traseira apps ações

A traseira comanda estas ações

Esta novidade está associada às funções de Acessibilidade e permite que de forma rápida o iOS 14 possa ser mais útil para o utilizador. Com estes atalhos fica mais simples a realização de alguns pontos simples e repetidos.

Para ativar esta funcionalidade, a Apple colocou-a na área dedicada à Acessibilidade. Com a opção Back Tap podem definir depois o que o duplo toque e o triplo toque na traseira do iPhone vai realizar, seja uma ação ou abrir uma app.

Uma novidade da Apple que o mercado já conhecida

Na verdade, apesar de ser uma novidade no iOS, esta função está já presente em alguns fabricantes Android. A HTC tinha um modelo com função similar e outros permitem ser controlados sendo apertados. A Google prepara uma função similar para o Android, que deve chegar nesta próxima versão.

Esta é mais uma das muitas novidades que a Apple terá no iOS 14 e que vão ser reveladas em breve. Agora que esta versão chegou aos programadores, será natural que estas melhorias sejam tornadas públicas e testadas de forma exaustiva.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manel das lampadas
    Manel das lampadas

    So isto vale os 1000€ do iphone.
    Oa iphones deveriam custar mais de 5000€ para distinguir o trigo do joio.

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      A estupidez também devia ter um carimbo e evitar que essas pessoas viessam à Internet.

  2. Avatar de Belmiro de Azevedo
    Belmiro de Azevedo

    Loll grande coisa… Os Androids fazem isso no leitor de impressões digitais há anos…
    A e tal mas este e fora disso é em qualquer lado… Talves.. Mas dps tocas por engano e está sempre a abrir apps sem querer..
    Se inventassem era algo d jeito

    1. Avatar de Professor Mamba
      Professor Mamba

      Talvez …

    2. Avatar de ...

      Onde será que o Android foi buscar isso dos toques no sensor de impressão digital?

  3. Avatar de Maria
    Maria

    O meu iPhone 7 velhinho vai receber o ios14?
    Fantástico.
    2 toques na traseira do iPhone? Só se for para lançar um app de emergência. De resto… Se Droid já tinha, é porque não era preciso.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      entao mais vale nao atualizares ahah o android ja tem app galery widgets instant apps etc à muitos anos e só agr é que o iphone vai ter ahah

      1. Avatar de dunno
        dunno

        still um tlm com 4 anos a receber new features, existentes noutros sistemas ou não.

        1. Avatar de André
          André

          Exactamente. Aliás o 6S com 5 anos também receberá o novo update.
          Eu dou-me por satisfeito por ter recebido este mês um update para o meu “velhinho” Oneplus 5T com 3 anos. Chegou ao Android 10 mas será o último update para este telemóvel.
          Esse é um dos motivos que me fará converter para a Apple pela primeira vez quando sair o novo iPhone. A longevidade dos equipamentos.
          Desde o início fui um estusiasta de Android mas chegou a hora de converter. Já pouco ligo á costumização dos telemóveis e o que quero é peace of mind e um ecosistema que funcione a 100%.
          Não é que o Windows ou o Android me tenham dado muitas dores de cabeça, mas cross-platform, ninguém está perto da Apple.

          Um bem haja a todos e parem lá com as guerrinhas da #¿$?%a entre Android/iOS que só vos faz parecer miúdos de 10 anos a ver quem tem a p&%4a maior.

          1. Avatar de dunno
            dunno

            é um bocado isso. A lentidão após updates ja não é uma norma nos iPhones e atualmente tem suporte durante uns bons anos com bom funcionamento. Tambem nao ligo a customizaçoes, so quero que as funções que dou uso no tlm simplesmente funcionem sem workarounds e gimmicks. A integração entre os dispositivos foi o que me fez mudar, apesar de o Windows agora ja ter bastante integração com o android ainda não é bem o que a apple oferece.

  4. Avatar de Felipe
    Felipe

    Muito bom! E quem não gosta de dar toques na traseira? Eheh

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O condutor do carro da frente!

  5. Avatar de claudio
    claudio

    Pois, eu nao troco Android por nada, só porque a nivel de actualizações é mais lento tambem tem mais telemoveis e marcas para actualizar, e alem disso de que serve ter 5 anos de actualizações se os telefones por natureza ficam lentos com o tempo, as actualizações em aparelhos mais antigos deixa-os mais lentos, seja Apple seja Android, a Apple nao é rápida a vida toda, senao ninguem trocava de telemovel.
    A liberdade do Android é muito mais que as invenções que a Apple colocou e que o Android já tem.
    Gastem lá milhares de Euros na Apple para ver se ela fica mais milionária ainda, e se explora menos os funcionários. Uma Marca que se diz de prestigio só porque tem qualidade na construção e depois no resto prende as pessoas a gastar centenas € porque sao incompativeis com o resto do mundo.

    1. Avatar de Luigi
      Luigi

      Um dia, quando atingires alguma maturidade digital e mudares para a plataforma da Apple, vais ver o quão insensata era a tua forma de pensar a este respeito.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Verdade,Apple novidades e qualidade…
        Só depois de se possuir um é que se sabe.

        1. Avatar de claudio
          claudio

          Novidades e qualidade copiado dos outros do sistema android, hão de me dizer o que é que a Apple faz que o Android nao faz, eu nao entendo tanto fanatismo por uma marca que rouba as pessoas tudo e que diz inovadora onde agora a maioria das funcionalidades novas do Iphone já o Android tem há anos.
          Maturidade mental e digital precisam todos voces, que nem percebem nada do que falam.

      2. Avatar de claudio
        claudio

        quem te disse a ti que eu nao tive um iphone á uns anos atras! Eu quando falo é porque ja vivi a experiencia, nao venho comentar sem ter experimentado ao contrario de muita gente que defende a Apple e nunca teve android e fala do que nao sabe , muito nem inteligencia teem para perceber que Android é melhor.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não tem essa função no iPhone 8,talvez não tenha para modelos abaixo também.De resto todas as outras novidades são boas,o PiP,reconhecimento de som,alarme,car key,etc muito bom recomendo,estou a usar a versão iOS 14 beta.