Investigação confirma: TikTok violou políticas da Google para aceder a dados dos utilizadores

28 Comentários

A app TikTok tem estado na mira das autoridades e empresas norte-americanas. A app é valiosa, é chinesa e parece que tem consigo várias questões que colocam em causa a privacidade dos utilizadores. Estes três factos já levaram Donald Trump a assinar uma ordem executiva que determina que esta e outras apps chinesas irão deixar de ser permitidas no país já no próximo mês.

Agora, uma investigação do WSJ vem revelar que as preocupações do governo norte-americano poderão ter alguma razão de ser. Foi
descoberto que a app contornou as medidas de proteção da Google sobre o Android, de forma a aceder e rastrear o MAC address dos smartphones.

Investigação confirma que TikTok viola políticas da Google para aceder a dados dos utilizadores


TikTok não recolhe dados críticos, mas…

Com a Microsoft e o Twitter a olhar para o TikTok com bastante interesse e com uma pressão desmedida do governo norte-americano para que algo aconteça à app, o seu escrutínio tem sido constante.

Na verdade, o mundo está a assistir a um fenómeno novo que coloca aplicações móveis como arma de guerra entre duas superpotências mundiais.

Numa investigação à aplicação, para perceber até que ponto os dados dos utilizadores são colocados em causa, o Wall Street Journal avança que o TikTok, nas versões entre 2018 e 2020, não recolheu dados anormais dos utilizadores para uma app deste género.

[O TikTok] não estava a recolher uma quantidade anormal de informações para uma aplicação móvel.

Mas, há um “mas” nesta investigação.

Segundo avança o jornal, até ao final do ano passado, a aplicação estava a usar uma falha de segurança conhecida do Android. A Google impede que aplicações de terceiros acedam o MAC address associado aos smartphones. No entanto, o TikTok, através de uma camada adicional incomum de criptografia, estava a fazê-lo.

Aparentemente, esta prática não está ativa desde novembro do ano passado. A confirmar esta informação, há uma declaração da empresa detentora da app que revela que “a versão atual do TikTok não recolhe os endereços MAC”.


Leia ainda:

Bill Gates considera negócio entre Microsoft e TikTok um “cálice envenado”

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SuperSilva
    SuperSilva

    Todos recolhem dados, mas se for o chineses… Essa briga pelo 5G ou pela liderança no seguimento de redes sociais / telefonia / controle de dados está sendo a nova guerra fria da manipulação. O estopim foi a prisão da dona da Huawei e proibição do oriente médio usar 5G, e foi se seguindo até a situação do vírus atual.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Hoje em dia custa mais uma guerra dita convencional, do que uma guerra fria de controlo de dados/informação!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Podes ir viver para a China, e aí terás todos os dados recolhidos, tudo monitorizado e censurado. Aí verás o quão bom é o regime chinês. Ah, e se pias muito, vais para um campo de “reeducação”, com sorte metem-te a fazer luzes de Natal. Com azar, tiram-te um rim para venderem.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Portanto ter dados recolhidos pelos Americanos é bom, ter dados recolhidos pelos chineses é mau?

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          Matar médicos e ativistas que denunciaram o COVID és bom para ti?

          Defensor de genocida, comunista assassino.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Portanto achar que ter os dados recolhidos pelos Americanos é mau, é ser Defensor de genocida, comunista assassino?

          2. Avatar de Bruh
            Bruh

            Já inventar uma guerra com informações falsas de possessão de armas de destruição maciça, aí nada de mal… Quanta gente morreu outra vez na guerra com o Iraque?

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Porque razão os idiotas vêm tudo como sendo ou preto ou branco? O mundo para estes é uma dicotomia, apenas vêm extremos.

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          Sim, de um lado têns a liberdade de expressão (US) do outro têm o campo de concentração (China), não têm meio termo.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Explica porque razão Snowden não pode retornar aos EUA? Porque razão os EUA fizeram pressão para o aprisionamento de Julian Assange? Parece-me a mim que os EUA não são o melhor exemplo de liberdade de expressão. Os EUA nem sequer têm um presidente xenófobo. Portanto, parece que existe meio termo. É tu não percebeste o que eu disse, mas é normal numa pessoa com o teu qi. Lá porque alguém critica certas políticas dos EUA não significa que esta apoie as medidas da China. Apenas um idiota vive numa dicotomia.

        2. Avatar de Jorge Tomaz
          Jorge Tomaz

          Estas a referir a 2 casos específicos, que fizeram divulgação de informações secretas.!! Agora compara com a China, a poucos dias vários estudantes entre os 16 e os 22 anos foram presos em Hong Kong e podem apanhar prisão perpétua, apenas por criticarem o regime ditatorial Chinês! Já visto acontecer nos EUA? Com a nova lei de segurança, a polícia pode fazer buscas domiciliares sem precisar de mandato judicial pode ter acesso ao teu telemóvel, chamadas SMS, dados de APPs, apenas baseado em suspeitas. Qualquer pessoa que use a palavra Liberdade Democracia ou Independência para Hong Kong vai preso, seja cidadão de Hong Kong ou até estrangeiro!!! Isto é em Hong Kong, região que tinha mais Liberdade e autonomia. Agora imagina como é na China!! Conheces alguém que já foi preso por gozar, críticar o Antônio Costa ou o Trump ou o Vírus Johnson? Agora exprimenta ires Para China e levar um cartaz do Whinie the Pooh, ou fazer um post , com a imagem do Wihnie the Pooh, na NET, e vais ver , se não vais logo preso. Depois podes contar como foi a prisão. Mas não pode ser por WhatsApp, Instagram Twitter ou Facebook, etc.!! Pois todas Apps Ocidentais estão proibidas na China! Essa é a diferença entre uma Democracia e uma ditadura!

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Eu não estou a comparar com a china. Eu não concordo com o regime americano, mas isso não significa que concorde com o chinês. No que toca a liberdade, a Europa está bem mais à frente que os EUA. A Europa pode ter os seus defeitos, mas prefiro que esta continue como está, a que apareça um idiota como o Trump por cá. Já bastou o Hitler à umas boas décadas atrás.

            E é isto que eu estou a dizer, não concordar com as politicas americanas não faz de mim amante de chineses.

    3. Avatar de Joselito
      Joselito

      Defensor de genocida, queres comparar o massacre em Hong kong vivido diariamente pelo povo local com cerceamento de liberdade com outro país onde se pode fazer piada diariamente do presidente.

      Energúmeno comunista.

      1. Avatar de greego
        greego

        Trumpista ignorante…

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          Comunista assassino

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Aqui está um exemplo perfeito do que escrevi em cima. As pessoas que discordam com o teu ídolo, Trump, são comunistas. Como disse em cima, este tipo de pensamento é característico dos idiotas. Pena não teres sido idiota suficiente para injectares desinfectante, como ele sujeriu.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Olhe que não camarada.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Lamento desapontar-te, mas,… não sou camarada.

    4. Avatar de ernez
      ernez

      Acho que os americanos estão em pânico, primeiro o 5G da China, agora a vacina do covid pela Russia, é pá, algo vai mal no reino de Trump!

  2. Avatar de njag
    njag

    Já deu para reparar no nível de inteligência das pessoas que utilizam esta rede social por isso os dados recolhidos pelos chinocas não lhes vão valer de muito, a não ser que queiram estudar pessoas com distúrbios mentais.

    1. Avatar de njag 2.0
      njag 2.0

      Verdade … Para obter estas informações podem ir a uma casa de malucos, a única diferença é a idade …

  3. Avatar de greego
    greego

    A hipocrisia dos gringos não tem limites…

  4. Avatar de njag 3.0
    njag 3.0

    O que ganham a obter informações de pessoas com debilidades mentais? É difícil perceber … Só se for para aumentar aquele tão bendito mercado …

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Controlar os hábitos de consumo, de mobilidade, de gostos e pesquisas, ter a capacidade de ouvir e ver através de cada equipamento. Os chinocas não andam a dormir e querem o mesmo que os cowboys: domínio e total controlo sobre as populações.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Continuem a comprar made in China coloquem a democracia ocidental a médio e longo prazo em risco…

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Será que os caros comentadores têm noção de que a China impede os seus cidadãos de acederem livremente à internet?
    A China não joga com as mesmas regras do mundo ocidental. Não respeita direitos humanos, leis do trabalho, tem trabalho infantil… E ainda há quem os queira equiparar a nós. Que vão para lá viver, se é assim tão bom!