Internet Explorer 6 ainda é o mais usado…

41 Comentários

…em horário laboral nas empresas!
O Internet Explorer tornou-se ao longo dos anos, na porta para o mundo, ao qual muitos lhe chamaram “a Internet”. Para os mais exigentes o IE6 tornou-se no mais odiado dos browsers por ser fonte de propagação de malware (até funeral já lhe fizeram). Mas independentemente do sentimento, este tornou-se numa ferramenta de trabalho, no fiel transporte para o inimaginável mundo novo.

Isto porque na verdade, são ainda muitas as empresas que não deixam morrer este browser já descontinuado pela Microsoft.

Desde especialistas na área de segurança até à própria Microsoft, todos têm promovido juntos dos departamentos de informática a actualização/migração para as mais recentes versões do Internet Explorer.

A realidade é completamente diferente e foi colocada a nu a verdade que inconscientemente todos sabíamos.

Segundo a empresa online de publicidade Chitika, que conduziu um estudo detalhado sobre a utilização dos principais navegadores da Internet por hora (estudo representativo da quota de mercado de browsers actualizado hora a hora), o IE6 aparece em quarto lugar, com 13% de utilização diária dentro do horário laboral.

Os dados indicam que este navegador, é usado entre as 5 da manhã até ás 2 da tarde no horário tipicamente de trabalho, mantendo a referida percentagem. Depois destas horas, a utilização do browser desce de uma forma progressiva até atingir os 6% em todo o tráfego Web.

Um dado curioso é que no tempo extra laboral, os browsers da nova geração como o Chrome, Firefox e Safari (bem como o próprio IE8) crescem, atingindo uma percentagem bastante significativa do que conseguem comparativamente em horário de expediente.

Os sinais demonstrados relativamente à utilização empresarial/institucional do IE6, são comprovados com a distribuição de utilização dos browsers ao fim de semana. No final do dia de sexta-feira até domingo à noite, o IE6, perde quase metade da sua quota de mercado para o Firefox e para o IE8, o que não deixa de ser explicável no contexto referido, já que uma boa parte das organizações suspendem as suas actividades.

Alden DoRosario, CTO da Chitika, resume numa frase estes dados estatísticos, num tom algo sarcástico.

“É como se cada indivíduo, que é utilizador da internet, tivesse mais conhecimentos de informática em casa do que no seu trabalho.”

O CTO da Chitika deixa uma clara mensagem aos responsáveis pelas infra-estruturas informáticas das empresas.

“É inconcebível pensar que os responsáveis  pela segurança nas empresas permitam que os colaboradores dessa mesma empresa navegam na Web no  IE6 existente nas máquinas da empresa. Em contraste, estes colaboradores quando chegam às suas casas utilizam navegadores mais seguros”.

Há claramente aqui sinais de uma displicência, mas que parte não dos utilizadores, pois estes conhecem já várias alternativas seguras, para navegar na Internet.

Devido ao cenário apresentado nestes dados, apenas podemos concluir que muitos dos cyber ataques a ambientes empresarias, poderiam ser evitados se os gestores do parque informático tivessem uma maior preocupação com a segurança dos browsers instalados.

Este estudo revela dados preocupantes, certamente não muito abonatórios em relação aos técnicos de informática das organizações, que por má preparação, desleixo ou reféns de tecnologias legadas, não deixam cair por terra um browser incapaz de responder às exigências de uma navegação segura no panorama actual.

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral

    Incrivel como ainda usam o IE6. Para os webdesigners é que é uma grande dor de cabeça. Eu já nem desenvolvo para IE6.

    1. Avatar de Henrique Morais
      Henrique Morais

      Sorte a tua, eu ainda tenho que testar tudo o que faço no ie6. Simplesmente horrível.

      1. Avatar de Nuno Amaral

        Se todos deixarem de desenvolver para IE6 era melhor, Assim eram obrigados a deixar. A própria google já deixou o suporte para IE6.

        1. Avatar de Vítor M.

          E se te disser que há uns meses fui a uma reunião nas instalações do Sapo e os portáteis de quem estava nessa reunião com os admins do pplware usavam o IE6 na máquina?

          Mas há mais!

          Conheço instituições bancárias onde ainda usam o IE6 nos seus terminais. 😀

          1. Avatar de a Friend®

            “Conheço instituições bancárias onde ainda usam o IE6 nos seus terminais.”

            Isso é um mimo para os Hackers…. e não é só bancos.. sou testemunha de buracos desses em entidades de segurança… é inadmissível.

          2. Avatar de Luís Jorge

            Como é possível haver ainda tanta gente a usar IE6? Que ultrapassadas empresas informáticas fazem assistências a essas instituições? Actualizações ao Windows não existe nessas empresas? 🙂

          3. Avatar de nervaise
            nervaise

            Vítor, por acaso até há uma probabilidade de eu lá trabalhar [na sapo, ou na meo até, sei lá… 😉 ] e também suponho que num parque informático que eu suponho que deva ser tão grande, que os respectivos gestores não tenha tomado medidas para prevenir essa situação, pois no final, a ultima coisa que esses gestores necessitam é de tráfego inútil na rede interna e a atrasar todos os processos.

          4. Avatar de nervaise
            nervaise

            Gostava muito dessa direcção, mas… talvez até já lá esteja (se me entendes). E também pode não haver muitas alternativas na cidade onde me encontro (informáticas e desse género) e pelo menos, aquilo que faço, posso afirmar que é por prazer o que também conta muito.

            Quanto às medidas preventivas, quaaaaaase quaaaaaase de certeza que as deve haver lol

            Um abraço 😉

          5. Avatar de Vítor M.

            nervaise em relação ao tráfego inútil isso não deve ser problemas para infraestruturas como a do Sapo/PT.

            Se queres trabalhar lá manda, candidata-te.

            Olha o que não falta são grandes empresas para te candidatares. O Sapo, mais concretamente o Grupo PT, a Microsoft (que mais um ano ficou no primeiro lugar como a melhor empresa para se trabalhar)… entre outras. 😀

          6. Avatar de prevaricador
            prevaricador

            Fácil Vítor.
            Para quem usa máquinas mais antigas e tem o Win XP e nem quer usar o IE, usa outros melhores como FF ou Opera, nem quer pensar actualizar para o IE8.
            Para quê actualizar se nem vai usar? 😉

          7. Avatar de EacHTimE
            EacHTimE

            O portátil do cliente onde trabalho usa IE6!!!! Cliente suíço e tudo!

            RIDICLIO!!!

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Pois o problema é desenvolver PARA UM BROWSER!!!!! Que raio para que servem as regras????

  2. Avatar de Zznh
    Zznh

    Sempre que vemos reportagens na TV o browser utilizado é sempre o IE6…

    1. Avatar de Nuno Amaral

      Em pc’s do estado lol.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim sim, como referi em cima, eu sou testemunha disso 😉

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Lembrei-me disto: http://www.youtube.com/watch?v=QrXkmP_3kBs
      Que levou a isto: http://www.youtube.com/watch?v=SGqSPetUNHQ

      PS. Alguém sabe porque é que uns vídeos no youtube tem um player novo e outros não?

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    se calhar porque há muitas aplicações das intranets das empresas que usam recursos do ie6 (ou que só já ele dê suporte) e não se encontrem nos restantes. Digo eu, que nada sei de webdesign. Poderá ser a mesma questão porque é que muitas empresas ainda usam AS400 (além das razões mais óbvias)

    1. Avatar de Angelo
      Angelo

      De facto, no meu local de trabalho, para além dos computadores não serem grande espingarda (browser mais recentes consomem mais recursos), ainda se utiliza muito software licenciado antigo, que não funciona com os browsers acima do IE6.

  4. Avatar de john doe
    john doe

    No meu ponto de vista… IE6 ainda é usado devido à preguiça dos utilizadores / sys admin.
    Grande parte do pessoal ainda usa Windows XP que vem de origem com IE6 e vejo muita pouca gente preocupada em fazer o update para a nova versão.

    Isto sem falar de quem usa OS da Microsoft anteriores a XP, que realmente só podem mesmo ter IE6 ou outro browser da concorrência.

  5. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Se o IE6 e o preferido das empresas, o que a MS tem de fazer para acabar com o problema seria um IE Professional edition… Este aqui permitiria o uso do IE6 no IE8 (dual-motor).

    Quais as vantagens para as empresas?

    -A possibilidade de continuarem a usar programas que necessitem do IE6.
    -Usufruir das novas tecnologias (segurança, interface do IE8, etc…) com o motor do IE6.
    -Mudança rápida e simultânea entre motores.
    -Possibilidade das empresas fazerem o upgrade para o Windows 7 (matava-se dois problemas de uma vez só)

    Basicamente a ideia ate não e muito difícil de se executar para uma empresa do porte da MS.

    Acho que esta e a única maneira de resolver o problema. Haveria uma segunda hipótese: esse dito IE Pro ser a evolução do IE6, mas isso ja era barracada a mais…

  6. Avatar de a Friend®

    A minha teoria é muito simples. Ele ainda sobrevive muito porque também os designers não os obrigam muito a avançar no tempo, e quem os tem acomoda-se….

    Nada como deixar de suportar o IE6 (Que é uma verdadeira dor de cabeça) e os consumidores verem-se obrigados a fazer update. Seja individuais, sejam empresas.

    Presos ao passado não avançamos para a frente… ainda por mais falando de um browser que já caminha para a versão 9!

  7. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Ubuntu 10.04 LTS Final já está nos torrents oficiais. O maravilhoso OS está oficialmente lançado. I’m happy.

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Olá a todos!

    Já algum tempo que sigo este blog, e devo dizer que tem uma qualidade excelente.Parabéns!
    Se calhar não é o local adequado, mas gostaria de expor um problema que me aconteceu e que não consigo encontrar a solução….Sou um fanático de FM10, jogo em Mac, e após uma das últimas actualizações da Apple o jogo deixou de correr.Tentei re-instalar e nada…Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

    Obrigado!

    1. Avatar de Rui Oliveira

      consulta a secção Mac do Forum. Lá serão capazes de te ajudar na tua dúvida.

    2. Avatar de a Friend®

      Segundo tiver a ler, o jogo precisa de ser actualizado, e penso que o ultimo patch resolve esse problema.

      http://www.footballmanager.com/index.php?p=patches

  9. Avatar de Nuno Costa

    Só a dor de cabeça de ter que usar png-8 porque não suporta png-24 (transparências). Já nem me preocupo em manter a compatibilidade com o IE6.

    1. Avatar de Henrique Morais
      Henrique Morais

      Isso ainda é o menos, consegues resolver isso com javascript, o que me dá cabo do juízo é mesmo mexer em css

  10. Avatar de Vítor I

    Bem… como estou a instalar o Ubuntu 10.4 LTS (Final) vou depois experimentar o IE6 a ver no que dá.

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    Obrg! Vou tentar

  12. Avatar de B80
    B80

    Alguém que contrate um assassino profissional para “limpar o sarampo” ao IE6. Raio do bicho mesmo depois de já lhe terem feito o enterro ainda continua aí para as curvas. 😛

  13. Avatar de igama

    O problema é as grandes empresas têm sistemas legacy que só funcionam em IE6 por essa razão é que ainda se ve grandes empresas e bancos com o IE6 instalado, mas a maior parte dps tem um browser alternativo pa ser usado, só que muitos n lhe tocam…

  14. Avatar de aver
    aver

    Acho que a “Chikitita” até está a dar uma quota de mercado ao IE 6 bastante por baixo: 13% no pico e depois cai para 6%.
    A NetMarketshare dá-lhe 18% em média.

    http://bit.ly/Pwqw

  15. Avatar de Warolf
    Warolf

    Aqui em Portugal é só o mais utilizado pq em muitas escolas portuguesas é o que existe, não deixam o internet explorer actualizar.

  16. Avatar de Shogun
    Shogun

    De facto vejo muita gente a escrever aqui sobre uma questão que é simplesmente empresarial, sendo que a maioria das pessoas aqui ou nunca trabalhou, ou nunca teve que dar suporte a empresas que têm software licensiado já com alguns anos.

    Cenário:

    Aplicação que só funciona no IE6, e que tem uma enorme base de dados com muito histórico, sendo que a empresa que desenvolveu esse software já faliu, ou até não, sendo que é um software á medida, pois entrando na lógica de produto as coisas são diferentes.

    Solução:

    Contratar uma empresa para desenvolver um novo software de forma a eliminar a necessidade do IE6, o projecto irá consistir em desenvolver uma nova aplicação á medida, tal como migrar todos os dados, imaginando que o SGBD é o mesmo será uma migração relativamente simples, se não for entao é muito mais complicado.

    Perguntas:

    Quanto custa desenvolver um software destes?
    Terá a empresa recursos para fazer um projecto destes?
    Terá a empresa mais softwares na mesma situação?
    Compensa mais limitar o acesso aos users á internet?

    Gostaria sinceramente que me dessem respostas coerentes e inteligentes, porque chegar e dizer, epá substitui isso porque é inseguro, é muito fácil.

  17. Avatar de Koizo
    Koizo

    o explorer 6 sobrevive sempre em 1º lugar enquanto instituiçoes publicas como; câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas, empresas publicas, finanças e etc e etc usarem sofwares caríssimos pagos a peso de ouro que só são compatíveis em modo de rede com o explorer 6 e há certas funcionalidades e plugins que só funcionam com ele..é uma vergonha mas os criadores dos softwares so gostam do coçar pk levam milhares so na manutençao dakilo e essas instituiçoes tb nao teem dinheiro para comprar um novo mais acualizado.

    Talvez um dia se lembrem de usar software livre, ate la como no mes passado acho k so uns deputaduzitos é k mandaram essa ideia..mas com a ganancia das Microsofts e Cia isso nunca deve acontecer e logo ha esta miseravel estagnaçao do progresso 👿

  18. Avatar de joao
    joao

    Enquanto ainda houver assim tanto pessoal a usar o ie6 o mundo não está perdido!

  19. Avatar de jjoqa
    jjoqa

    Foi o que deu a inclusão do IE6 nos Windows! As pessoas pensam que o browser faz parte do sistema operativo e estão-se nas tintas para instalar o Firefox, o IE8 ou outro.

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Confirmo, são várias as empresas com quem já trabalhei que ainda usam esta aberração. Por uma razão simples. Durante anos desenvolveram aplicações para as suas redes internas que funcionavam apenas no IE6. Como se sabe, do IE6 para o 8 vai uma grande diferença. Para mudarem de um para o outro têm de reformular e testar todas as aplicações que têm nas suas redes internas. Um projecto colossal nalguns casos. Mais vale deixar como está. Isto porque ainda usam também o WinXP. Quando forem obrigados a utilizar computadores com uma versão mais recente, muda-se tb o browser.

  21. Avatar de Souza
    Souza

    É inacreditável como ainda existem pessoas a usar IE, independentemente da versão! O browser mais lento e inseguro da net! Eu uso Firefox, depois disso Opera, depois disso Chrome, Safari, Avant, Flock e Maxthon. Se ninguém usasse o IE, talvez e suponho que talvez, a Microsoft o troque por outro. Existem utilizadores informáticos que nunca vão sair do seu mundo de sempre “o fácil e conhecido para eles”. Noobs

  22. Avatar de nome
    nome

    Em todos os Pcs da TMN e PT é usado o IE6 pelos milhares de empregados que as empresas têm…

  23. Avatar de Hugo
    Hugo

    O último site que desenvolvi (ainda em fase beta) tem uma mensagem, que ao detectar a versão do IE, aconselha à actualização do browser, por uma questão de segurança e visualização.

    A velha questão das regras não se aplica, as regras foram feitas para cumprir mas também para quebrar, quando o propósito é o avanço.

    Pego no exemplo da última geração CSS, o CSS3. O que é que a MS fez? Eu respondo-vos: teve de lançar uma nova versão do IE, o tão falado IE9, que ainda está em fase de desenvolvimento. Os outros browsers lançaram apenas pequenas actualizações, sendo que alguns até já processam o CSS3 nativamente.

    Cumprimentos,
    Hugo