Intel refresca linha de portáteis Classmate

32 Comentários

Será a próxima geração do Magalhães?
As crianças, podem ter mais uma razão para sorrir. A Intel refrescou a sua linha de portáteis Classmate, especialmente concebida para um uso intensivo das crianças. Esta linha de pequenos computadores, foi conhecida por servir como base ao conhecido projecto português Magalhães. Será que esta nova aposta da Intel se irá perspectivar como a versão 3.0 do Magalhães?

A Intel lançou ontem, uma versão refrescada da sua linha Classmate. A nova linha apresenta-se no campo das suas características, a um nível semelhante aos mais recentes ultraportáteis. Melhor processador, maior capacidade de expansão de memória e um grande salto na autonomia, são marcas distintivas desta nova actualização.

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 [ 04 ] [ 05 ] [ 06 ] [ 07 ] [ 08 ] [ 09 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ]

Embora a informação sobre alguns componentes não tenha sido avançada com mais detalhe, apresentamos de seguida as principais características do novo Classmate:

  • Processador: Intel Atom 450 (1.66 GHz de frequência)
  • Disco rígido: 160GB com protecção anti-choque, com opção de disco com tecnologia flash até 32 GB
  • Bateria: 4 células com autonomia até 4.40h com opção de 6 células com autonomia até 8.30h
  • Memória base: 1 GB
  • Periféricos: Teclado e Touchpad à prova de água
  • Ecrã: Táctil de 10.1 polegadas (1024×600) com resolução até 1366×768 pixéis de resolução (à prova de água)
  • Conectividade: Wifi, com opção de 3G, GPS e WiMAX
  • Expansibilidade: Duas portas USB 2.0, leitor de cartões SD
  • Sistema Operativo: Windows XP/7 ou versão de Linux da Intel (provavelmente o MeeGo)
  • Outros: Webcam integrada e rotacional, com microfone de modo a promover um ensino de e-learning; Acelerómetro.
  • Revestimento a material anti-choque, com a tradicional pega que marcou as gerações anteriores deste equipamento

Uma das principais novidades é claramente o ecrã táctil desta nova geração de Classmates. A Intel percebeu que estamos inseridos num ambiente tecnológico, propício a dispositivos sensíveis a toque e parecendo que não, era uma funcionalidade que faltava às gerações anteriores como o Magalhães. Já que por vezes só com as suas próprias mãos as crianças podem dar asas à sua criatividade.

A distribuição destes pequenos computadores, será feita nos principais países europeus e está confirmado pela Intel que o Classmate estará disponível em Portugal. A questão será, se de facto este novo Classmate irá ser apresentado ao mercado Luso, como a próxima geração do Magalhães ou desta vez a Intel irá utilizar a sua máquina de marketing, dispensando o “branding” português.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sou graúdo e quero um destes 🙂

  2. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Muito bom!

  3. Avatar de Ocasional
    Ocasional

    No meu tempo não havia nada disto…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Este computador vai revolucionar o mercado dos magalhães 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Se chegar cá, pois não é a primeira versão que a Intel lança após o modelo que chegou ao nosso mercado.

      E outro aspecto importante é quem está com esse projecto nas mãos! Será que vai querer apostar numa máquina que à partida não lhes dará tanto lucro?

  5. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Tem muito boa pinta

  6. Avatar de Joel
    Joel

    Pois, são muito bonitos, mas trabalho numa loja de informática, e os magalhaes são dos pcs que mais aparecem por lá, quero ver agora quando usarem estes de ecran rotativo,nao duram 2 dias..

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Bem, mas eles são usados por miúdos e como miúdos que são por vezes não tratam bem dos equipamentos que têm à sua responsabilidade.
      Se dessem um Macbook Pro a um desses miúdos com certeza que todos os dias iria para arranjar…
      Acho que isto é um pouco como a segurança: o factor humano é, na maior parte dos casos, o elo mais fraco…

    2. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      É da maneira que tens sempre clientela lol

  7. Avatar de pedro
    pedro

    Se for para ser vendido mais barato, então que seja vendido como classmate, agora se for como magalhaes, pra chular as pessoas… esqueçam

    1. Avatar de Vítor M.

      Define mais barato?

      É que o projecto Magalhães era “praticamente de borla”. Nas lojas o Magalhães custava 260 euros.

      Sim cá fora estava caro, mas o grosso das vendas deste produto foi praticamente de borla.

      Este, se realmente tiver todas as funcionalidades que estão descritas pela Intel, não deverá ultrapassar os 250 euros (cá fora). Dentro de uma projecto como o Magalhães e se não for para engordar alguns parceiros do estado pode perfeitamente ser dentro do valores do primeiro.

      Mas, pelo que que vi nesta segunda versão lançada há pouco tempo, os players associados ao projectos não querem ganhar pouco de cada vez, querem ganhar logo todo de uma vez. Por isso não acredito que esta tecnologia seja aplicada na próxima versão do Magalhães.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        aos miudos das escolas o preço era muito bom, no maximo 50 euros, mas nas lojas podia estar mais barato..
        é que a qualidade daquilo era muito fraca, o disco so da problemas..
        e o ecra é muito pequeno

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Deu prejuízo a nos contribuintes e as coitadas das operadoras nacionais (repito coitadas) e ainda querias por mais barato. A unica maneira seria ser um computador Portugues como o engenheiro disse, coisa que infelizmente não o é.

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        “coitadas das operadoras nacionais” não sabes o que dizes, os empresários dessas operadoras a ganhar num mês mais do que alguma vez ganharás num ano e ainda são as coitadas das operadoras lol a TMN pertence à PT, vai ver os salários dos empresários da PT e vê lá se os coitados são eles ou tu.

  8. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Olha um Ipad para os putos

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmmm está a insinuar que o Magalhães (já teve saiu com Windows e com Linux) que deveria agora ser somente com um Light Snow Leopard? 😛

    2. Avatar de claudia

      kem e ke sao putos pa

      1. Avatar de Vítor M.

        Calma Cláudia 😀 foi apenas retórica!

  9. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Gente,

    Reparem lá no minuto 1:32 do primeiro video:

    “The Magellan PC for Education”

    A Intel esteve desde sempre envolvida no projecto Magalhães, pelo que o mais natural será que este novo classmate, em portugal, se continue a chamar Magalhães. A ver vamos…

  10. Avatar de MS-PT
    MS-PT

    isto no meio dos terroristas de 8 anos vai ser lindo…

    mae mae nenhum dos magalhaes liga!! Mae: mas tens 2? filho: nao, mas ao abrir isto fez 2 …

    hahahaha

  11. Avatar de bigkax
    bigkax

    O segundo vídeo faz me lembrar o Iron Man, tudo acontece e como que por magia o “recheio” fica intacto, parece que o “miolo” não está sujeito à gravidade pois as forças G não surtem qualquer efeito. Talvez fosse boa ideia usar esta tecnologia no mundo automóvel.

    Embora este pc pareça melhor fico à espera de ver os estudantes com um booklet pc no lugar de 20KG de papel e uma “torradeira” que por acaso também é um pc.

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    Tenho aqui um Magalhões mas não entra no Windows.
    Precisava com urgência duma solução para repor tudo de origem. Alguma sugestão?

    como ele tem um arranque duplo, é necessário algo de especial?

    Obg desde já pela ajuda! 😉

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      @dajosova

      Olha, fazes da seguinte maneira:

      vais a este site http://www.google.pt e pesquisas “Magalhães restauro” e depois vê o que dá, ok?

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        @dajosova

        Pá, obrigado, salvaste-me o dia!

        Fiz exactamente como disseste sem saltar nenhuma etapa e consegui resolver graças à tua ajuda. Já sei com quem posso contar da próxima vez 😀

  13. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Vitor M., “Intel _refresca_ linha de portáteis”?

    “Refreshes” neste contexto significa “actualiza” e não “refresca”

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho que refresca está bastante mais adequado, pelo facto do Classmate ter levado uma lufada de ar fresco na sua imagem que estava já cansada e pesada. Logo, refresca é a palavra correcta. 😀

      Acho que o actualizar é tem um peso mais pejorativo no trabalho desenvolvido. Não foi uma actualização, na verdade foi uma inovação um refrescar da própria imagem que as pessoas pré-concebiam quando se falava neste equipamento.

  14. Avatar de LuisFilipe
    LuisFilipe

    É chato que quando está para ser distribuído o Magalhães que se calhar nem será a 2º geração, já aí esta a 3ª geração…

    De qualquer maneira espero pacientemente a distribuição do dito…

    E quanto ás operadoras, elas não pagam nada e fazem um negócio enorme com a desculpa de estarem a dar contrapartidas das licenças 3G.

    Não são contrapartidas nenhumas e os Magalhães que não adiram à net (o que será a maior parte) são pagos com o dinheiro dos contribuintes. Isso nunca foi transparente (por isso é burla) e a escolha opaca foi (burla)…

    E porquê o windows será que temos dinheiro para essa palhaçada ?
    É que mais dia menos dia vão .nos dizer que não há subsidio de Natal ou de férias e aí talvez os detractores do linux possam pensar (se calhar aquilo funciona, basta querer)
    E funciona mesmo principalmente para trabalhar, basta querer nomeadamente o ‘patrão’. (Puf, puf, puf)

  15. Avatar de claudia

    eu tenho o maga 2 e quem tem o 3 e sortudo kem me dera o ter e
    mesmo fixe

  16. Avatar de Mariacuriósa
    Mariacuriósa

    Olá quando é que esse computador sai no mercado tenho curiosidade em saber?

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quanto custa?

  18. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    quanto custa esta maquina