Intel deixa de fabricar motherboards para desktops em 2016

59 Comentários

Empresa irá direccionar-se para tablets, notebooks, ultrabooks…

Os desktops são cada vez peças mais raras no mundo da tecnologia, mas foram aparelhos que marcaram as vivências e experiências da maioria dos utilizadores que andam há mais anos neste mundo de cabos e teclas.

Conhecidos também como os computadores de secretária, os desktops são cada vez mais substituídos pelos portáteis e tablets.

A Intel vem confirmar essa tendência ao anunciar que, até 2016, irá deixar de fabricar motherboards para este género de equipamentos tecnológicos.

d945gtp_lg

A era das motherboards para desktop está a chegar ao fim. A gigante Intel está decidida a mudar o seu foco de acção para outros equipamentos e, deverá encerrar a produção das motherboards dos populares computadores de secretária até ao ano de 2016.

A informação foi provida por Dan Snyder, representante da Intel, à revista PC World. Snyder afirma que a empresa continuará, no entanto, a providenciar suporte ao hardware lançado anteriormente.

Tudo indica que a Intel pretende dedicar os seus esforços para a área mobile, tablets, notebooks, ultrabokks, entre outros, e deixar de lado a produção de motherboards para desktops.

Desta forma, a produção será encerrada assim que as motherboards Haswell (imagem abaixo), desenhadas para ultrabook, começarem a sair da fábrica.

image

A empresa também se tem queixado de várias fontes de concorrência neste ramo, o que dificultam as vendas, e o que reforçou a decisão para que a Intel optasse em mudar o foco do seu trabalho para dispositivos móveis e portáteis. De momento a empresa faz o design interno de 7 smartphones e produz chips para tablets com arquitectura x86.

Apesar de anunciar o encerramento das motherboards para desktops, a Intel garante que irá continuar a incentivar os fabricantes do ramo, e a dar suporte aos modelos actuais. A empresa pretende ainda investir em ultrabooks e equipamentos all-in-one. [via]

Depois deste notícia, é pertinente colocar-se a questão: Os desktops têm lugar no futuro ou estão perto da extinção?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    Acho que ainda podiam tirar muito partido dos desktops… Só tem de inovar. Ou seja tornar os monitores moveis como se tratasse de tablets. A ideia é semelhante à Wii U a única diferença era que cada monitor em casa tivesse um ambiente de trabalho independente ou até o mesmo dependendo dos utilizadores.

  2. Avatar de Carlo
    Carlo

    Faz sentido dizer que os desktop vão desaparecer? o desktop é aquilo que define na realidade um computador.

    Os desktop para mim estão sempre na cabeça do mundo dos PCs, desde quando se tem a mesma modularidade num portátil?

    Portáteis são bons para os casos em que precisamos de andar com o PC atrás, de resto um desktop custando o mesmo fica a milhas em performance e em longevidade relativa porque consigo esticar a sua longevidade trocando apenas um componente chave ou o que possa estar a comprometer mais naquele momento.

    Eu por exemplo troco 2 ou 3x de gráfica com o mesmo CPU e a mesma quantidade de RAM, os discos em RAID 0 troco só após 2 mudanças de CPU e várias de gráfica.
    Neste exercício diluiu os custos com o tempo e mantenho a maquina fresca, num portátil para fazer o mesmo já não ganhava para outra coisa porque teria de trocar tudo e comprar componentes redundantes.

    Agora isto depende muito do tipo de uso, quando me veem consultar e vejo que querem algo capaz e que possa ser atualizado com o tempo porque jogam, um desktop é logo a ferramenta certa. Só quando querem mesmo um PC para ser usado em vários sítios muitas vezes é que não vejo alternativa a um portátil e nunca nada demasiado caro porque os preços sobem mais rápido que as performances a partir de uma certa gama de valores, o mesmo acontece nos componentes.

    1. Avatar de João Sá
      João Sá

      É muito mais lucrativo para a industria seres obrigado a comprar um computador sempre que um dos componentes avariar do teres a possibilidade de substituir o componente avariado…

  3. Avatar de João Paulo Ferreira Brito
    João Paulo Ferreira Brito

    Viva.

    Corrijam-me se estiver enganado, mas na frase “(…) deverá encerrar a produção das motherboards dos populares computadores de secretária até ao ano de 2012.” não deveria ser 2016 e não 2012?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      corrigido!
      ainda é do hábito! Eheh! tkz

      1. Avatar de João Paulo Ferreira Brito
        João Paulo Ferreira Brito

        De nada. Não tem problema.

  4. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Isto é mau… Não me vejo a trabalhar num tablet. :/

    1. Avatar de Traul
      Traul

      Não vejo o mau.
      Provavelmente a board do computador que estás a usar agora nem é Intel.

      1. Avatar de Pedro Domingues
        Pedro Domingues

        É Asus, mas se todas fazem o mesmo….

  5. Avatar de Cover
    Cover

    Mas… Quem compra boards Intel?
    Se fosse uma gigabyte, asus, MSI, etc…. ficava preocupado.

    1. Avatar de dimms
      dimms

      Se reparares no centro das boards dessas marcas que falaste principalmente da asus tem uma coisa que se chama Chipset que é construido por uma marca chamada INTEL!
      Até podes nao comprar boards da intel mas o chipset é feito por eles, ou seja, reza para eles nao acabarem tambem com isso pois os VIA ou SIS sao uma valente porcaria

      1. Avatar de Cover
        Cover

        E achas que a Intel é a unica a fazer Chips?
        Aliás… mostra aí por favor que chips são esses intel que vem nestas boards. E por favor, não me digas boards de portateis 😉

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Só faz os melhores chips, agora vais ter de te contentar com Nvidias e outros que não tem 1 décimo da experiência da Intel, e já estou a dizer por cima.

          Más noticias para nós sem dúvida alguma. A intel vai continuar a lançar CPU´s mas vai deixar os chipsets para terceiros? Isto é de loucos, duvido que isto vá acontecer realmente.

          1. Avatar de Cover
            Cover

            Ainda gostava de saber que super bons chips são esses. por favor elucida-me.

            Além do mais eles vão parar de fazer boards porque não vendem boards. Ninguém as compra. Não vão deixar de produzir chips.

            Cumprimentos

    2. Avatar de Tiago Macedo
      Tiago Macedo

      Pensei o Mesmo

      1. Avatar de Zé...
  6. Avatar de João
    João

    Pois, de facto quem compra boards Intel? Sempre optei por Asus. Muito dificilmente os desktop desaparecerão, até porque um desktop dá possibilidades de actualizações e de melhoramentos que um tablet ou um portátil não dão. Fazer de um portátil um servidor? Servidores nas nuvens? Hum..não sei. O mercado dita as suas regras,e o que a Intel chegou á conclusão é que este segmento não dá lucro, apenas isso.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Estás a comprar Intel e não sabes, o design e chipset são intel, a marca que reune o resto dos componente de uma board é a ASUS mas o design é Intel.

      90% não vai ficar afectado com isto, vão achar que é tudo o mesmo pois achavam que compravam algo feito pela ASUS, mas não. A Asus tal como outras dão os toques finais às boards mas o que interessa é feito pela Intel, o “coração” das melhores máquinas são Intel.

      Estamos tramados 🙁 Vamos ter de levar com Nvidias a crasharem o sistema a torto e a direito, com bugs do camandro.

      Duvido mesmo que isto vá para a frente, é demasiado mau para ser anunciado desta forma.

      1. Avatar de João
        João

        Claro que sim, mas isso eu também sei. Vejamos, um Mercedes é composto por peças e acessórios de várias marcas (uma dessas marcas Bosch), mas o conceito é Mercedes. E é do conceito de produto da Asus a que eu priveligio e não o conceito de Board Intel. Quase me atrevo a dizer que o conceito de board Intel com componentes ‘Made in China’ não vingou enquanto os mesmos ‘Made in china’ da Asus continuam a ser uma das preferências dos compradores. Porque é que será?

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Seriously, as boards da Intel nunca foram nada de especial, não vai fazer diferença nenhuma no mercado lol.

      1. Avatar de Zé...

        pois… mas e os chipsets? Só a Nvidia lhe faz concerrência em termos de chipsets…

        1. Avatar de Paulo p.
          Paulo p.

          Duvido que acabem com o fabrico de chipsets, ao contrário das motherboards que pouco vendem a intel vende muitos chipsets aos seus próprios concorrentes..

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Certeza? E a AMD?

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Estou a comprar minha primeira full tower… lol…

    Desktop rulez

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Isto é apenas uma estratégia de investimento. As boards Intel, principalmente as de gama mais baixa, em comparação com outras marcas não são grande coisa. Depois se formos analisar, como já foi referido aqui, a maioria dos utilizadores não usa boards da Intel. Resumindo, a Intel tinha uma equipa dedicada a um tipo de equipamento que quase de certeza não dava muito lucro.

    Ao deixarem de produzir boards, não quer dizer que este segmento esta acabar, eles simplesmente vão se dedicar a fazer aquilo que melhor sabem, chips, processadores, boards para portáteis e peças para equipamentos moveis (smartphone/tablets).

    A Intel, vai continuar a produzir os chipset para as boards, coisa que certamente dá mais dinheiro do que a produção de boards.

    Os desktops até podem vir a “desaparecer”, mas atá lá ainda tem de andar muitos anos, pois inevitavelmente os desktops são as melhores soluções para determinados tipos de trabalho e de características. Acredito mais que a forma de utilização dos desktops se venha a alterar, do que venham a desaparecer.

  10. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Esta notícia (@ pplware) está um pouco distorcida do que é na realidade o “abandono” da Intel no mercado das motherboards…

      1. Avatar de Cover
        Cover

        No sentido que não faz sentido nenhum.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    O que a noticia mostra é a tendência. Os sinais sobre a hipotética morte dos desktops.
    Ha países onde os desktops de marca são reis e senhores. O que se tem visto é uma quebra acentuada nas vendas nessas marcas.

    Visito muitas empresas e é cada vez mais vulgar a troca do pc pelo portátil e em muitas a existência das Dock station

    1. Avatar de João
      João

      Sergio, dizes bem…as empresas. Mas que empresas? Multinacionais, PME’s, dentro das últimas, elas são gráficas ou agências de publicidade, ou do segmento de distribuição? Que empresas? É muito subjectivo. Já me perguntaram porque em vez de comprar desktop eu não compro um portátil ou um tablet. Eu respondi porque não tenho mobilidade geográfica que o justifique e porque quero fazer o meu pc com os componentes que eu quero, e ter possibilidade de num futuro próximo melhorá-lo na necessidade e no tempo. Quem dita se um produto vive ou morre é o mercado.

  12. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    É só a Intel que termina a produção de motherboards. Outras marcas (que eu até considero mais proeminentes no mercado) continuam a fabrica-las como sempre.

  13. Avatar de nota
    nota

    Nem tao pouco os desktop vao deixar de existir como mencionam no texto um pouco distorcido da realidade.

    Desktops e/ou servidores,vão continuar a existir e alimentar esta infrastrutura que dá vida aos dispositivos moveis like smartphones, laptops, tablets…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não vês em lado do artigo nenhum essa afirmação…
      O que vês é a hipótese, e a questão dessa mesma hipótese.

  14. Avatar de arkan
    arkan

    para mim nao fara diferença, mothers intel sempre davam e apresentavm defeito, e 89% das empresas que diziam produzir a placa mae aqui no Brasil, usavam a tecnologia da intel e ai substituiam alguma coisa simples para entrar na lei de PPB.

    nem preço competitivo elas tinham, uma placa intel custava aqui R$160,00 e uma asus R$168,00.

    então..se intel vai, que vá.

  15. Avatar de arrebenta
    arrebenta

    menos liberdade para o utilizador = mais lucros para eles

    resumidamente é isto que se passa.
    e enquanto voces forem comprando tablets e ifones, só vão continuar a piorar o panorama.

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Sendo uma empresa privada, o que obviamente lhes interessa é o lucro. Nao percebo qual a confusao de muitas pessoas. Nao estao ai para fazer caridade, mas sim para fazer dinheiro. A satizfação do cliente so é importante enquanto fazer sentido comercialmente. Se a maioria dos utilizadores passa a comprar portateis e tablets, em vez de desktops, a Intel vai para onde esta o mercado no Sec XXI… O negocio nao esta no utilizador harcore, mas no utilizador comum/as massas.

  16. Avatar de Hugo Cura

    Calma lá… Chipsets e CPUs vão continuar em força. Iam lá deixar os trunfos de parte?! Ambos são do melhor que há.
    Fica é a “assemblagem” de lado, a Intel gosta é de nano tecnologia.

  17. Avatar de Monarquico
    Monarquico

    NÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!!!

    Eu prefiro um PC do que um tablet, ou portatil, o pc pode ser adaptavel á necessidade da pessoa um tablet não.

    1. Avatar de Cover
      Cover

      Acredita que ainda vão desaparecer primeiro os tablets que os desktops. 🙂

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        +1
        Gosto muito do meu iPad mas concordo

      2. Avatar de Darth
        Darth

        Eu ca acho que o conveito de tablet e conceito de desktop vao evoluir com o tempo. O des,top tradicional pode muito bem acabar com o cloud, ou com a fusão entre consola e desktop… Acredito que no futuro o desktop vai ser diferente. A ver

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Cada vez menos pessoas partilham a tua opiniao. Conheço hoje em dia poucas pessoas que preferem comprar um tablet ou portatil do que im desktop, quando ainda ha 5 anos era o contrario.

      Em minha opiniao, o desktop ira cada vez mais ser so o reduto do power/hardcore user, um nicho. O mundo nao gora à volta de voces/nos/mim…

      1. Avatar de darth
        darth

        no post em cima, o que queria dizer era:
        “Conheço hoje em dia MAIS pessoas que preferem comprar um tablet ou portatil do que um desktop, quando ainda ha 5 anos era o contrario.”

  18. Avatar de CC

    enquanto existir evolução gráfica nos jogos existirá desktops

    1. Avatar de darth
      darth

      para os jogos, sim. alem disso, com cloud, isso passa a ser redundante. alem disso, quanto tempo mais é que a corrida da evolução grafica vai aguentar?! chega a um ponto, e a unica diferença é conseguir destinguir melhor textura A de B… acho que é mais importante para os jogos que se invista mais em Inteligencia Artificial e gameplays diferentes do que na corrida ridicula ao fotorealismo (Minecraft é o exemplo. vende-se 10x mais, e é 10x mais divertido e gratificante que qualquer game ultra-bonito)

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Jogar na cloud ja provou que tem falhas enormes em performance e qualidade.

        Nada se compara a um desktop equipado para jogos, nada no mundo tem o poder de graficos que um desktop tem, consolas bem tentam e são ultrapassadas em menos de 1 ano, o resto nem aos pes das consolas chegam.

        Portateis duram 1 no ano, os desktops com as opções de hardware, duram 10 anos no minimo.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Um tablet é neste momento algo que não serve para grande coisa. E para servir tem de ser kitado com periféricos. No meu ponto de vista existirá um tablet-smartphone prático que permita dobragem para fácil uso para chamadas e video-chamadas, e com a possibilidade de desdobrar para ver um filme ou algo semelhante… Para trabalhar só no ano 2070…

    1. Avatar de darth
      darth

      acho que isso é uma posição egocêntrica, que realemnte so aparece em sites de nicho uma minoria muito barulhenta analiza o mundo da sua propria persepctiva. Da maioria das pessoas que conheço (users comuns; as massas), ja ninguem te desktop. Para essas pessoas, o portatil/tablet é suficiente

      e depois, o que significa “desktop”, numa altura em que o cloud promete revolucionar a industria?

      o desktop, em minha opinião, vai ser cada vez mais so o reduto do trabalhador/power user… o que é uma minoria do mercado. logo, a Intel tambem nao ira dedicar-lhes a atenção de antigamente, imo

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Muitos dos que tem um tablet continua a usar desktop, é como um smartphone só por o teres não vais deixar de usar desktop. Não percebi essa tua frase “e depois, o que significa “desktop”, numa altura em que o cloud promete revolucionar a industria?”

  20. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Mas a intel ainda produzia boards?

    lol!!!!

    Mas agora a serio o desktop não vai deixar de existir por uma simples razão.

    Para se fazer os vossos brinquedos de bolso são precisas máquinas com alta capacidade de processamento e os tablets, smartphones e afins não chegam la.

    Para terem o vosso angry birds, order and chaos and alot of other games a correrem nos vossos brinquedos de bolso e preciso grande máquinas com grande capacidade de processamento que os smartphones e tablets não têm.

    Em suma sem os gigantes os pequeninos também não podem existir.

    Vivam com isso.

  21. Avatar de J0n
    J0n

    Deve ser bonito deve, fazer rendering nisso, anda tudo a comprar tablets, telemóveis, e eu atrasado como sempre, ai ai, assim vai o Mundo, sem rumo e sem destino. -:(

  22. Avatar de Nuno Pereira

    Uma excelente noticia para o Windows da Microsoft!

  23. Avatar de Fred
    Fred

    Os desktops têm lugar no futuro ou estão perto da extinção?

    Acho que ainda é muito cedo dizer que os desktops vão desaparecer, quem sabe talvez daqui há 100 anos. Os desktops tem vantagens em relação aos tablets ou portateis, única desvantagem é que é são enormes e difíceis de transportar.

  24. Avatar de lmx
    lmx

    A mim preocupa-me um bocado sendo que a intel é das marcas que mais suporte trás ao Mundo linux…

    a ver vamos…a AMD por falta de dinheiro teve que mudar de estratégia para segmentos mais lucrativos(o desenvolvimento do Bulldozer custa muito dinheiro, a architectura é brutal ,mas eles não a conseguem desenvolver mais do que 15-20% ao ano por falta de dinheiro)…mobile…mas continua a manter os bons productos desktop, e as boards são fantasticas…

    A intel viu e …vai atrás…mas sem boards desktop…

    Ou seja a AMD vai ficar a ganhar no desktop, mas a perder no mobile, pois já tem mais um concorrente…

    A ver vamos, mas não estou a gostar da brincadeira…

    cmps

  25. Avatar de Nelas
    Nelas

    Boa tarde a todos os leitores e responsáveis do pplware.

    Pff, corrijam-me se eu estiver enganado.

    Ora bem pelo que esta notícia indica a INTEL irá deixar de produzir MotherBoard estas coisas aqui: http://www.intel.com/content/www/us/en/motherboards/desktop-motherboards/motherboards.html, ora bem em toda a minha vida e já lá vão 27 anos dela, só mexi uma vez com MB Intel, de resto já mexi com mais MB ASROCK (que não são grande coisa) do que Intel, MB ASUS então é uma constante e é sem sombra de duvida é das melhores marcas de MB existentes no mercado.

    Chego então à conclusão que a Intel irá acabar com os produtos que esse link acima mostra (MB INTEL), mas no MUNDO da Internet e da Google, não se lê nada no fim de produção disto: http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/core-i7-processor.html e nada sobre o fim disto: http://www.intel.com/content/www/us/en/chipsets/performance-chipsets/laptop-desktop-performance-chipsets.html, que da Intel são das únicas coisas que interessa, ou seja, a malta fã de desktops para já podem “dormir” descansadas, uma vez que não se avizinha o fim destes 2 produtos, avizinha-se só o fim das pouco “Famosas” MotherBoards INTEL que muito pouca gente usa, agora isto: http://www.asus.com/Motherboard/Intel_Platform_Products/ vai continuar a existir para a malta do gaming, uma vez que para uso residencial ainda é um meio muito lucrativo, claro que para quem gosta de um bom PC para gaming começa a existir isto: http://www.dell.com/uk/p/alienware-laptops ou isto: http://www.asus.com/Notebooks_Ultrabooks/G75VX, mas isto é muito caro comparativamente à troca de uma Gráfica ou à colocação de mais memória, estamos a falar de Portáteis que custam perto de 2000€ ou até mais de 2000€ (mas isto levaria a outro tipo de discussão). Eu não troco o meu Desktop por portáteis para Gaming e neste mundo fora devem de existir muitos como eu.

    Cumprimentos a todos =D

  26. Avatar de Antonio Barros
    Antonio Barros

    Boa tarde, sou revendedor Intel e acabei de perguntar ao nosso responsavel na Intel sobre esta noticia.

    Dissera mque é uma noticia totalmente desconhecida na propria Intel e que a produção continua normalmente.

    Pergunto ? onde está a fonte desta Noticia ?

    convém confirmar a veracidade destas noticias, pois mexem com muito mercado e alertam as pessoas desnecessáriamente.

    cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Carissimo, será necessário meter a “fonte” em H1? 😉

      Leiam o post todo e vejam o que está referenciado, está tudo devidamente linkado para não haver dúvidas.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        ….e mais…se a Intel apostar em Motherboards para Desktops em 2016…então algo está errado 🙂