Intel – corta 50% nos preços de processadores

19 Comentários

A Intel, a maior fabricante mundial de “chips” informáticos, anunciou que está a planear a redução de 50% nos preços de alguns dos seus processadores, com o objectivo de reconquistar parte da quota de mercado que perdeu para a rival AMD.

A empresa norte-americana revelou aos seus clientes que vai reduzir os preços dos seus processadores mais potentes, os “Core 2 Quad”, em 50% a partir de 22 de Julho, de acordo com uma nota emitida pela Intel, citada pela Bloomberg.


Estes “chips”, introduzidos no mercado em Novembro do ano passado, são utilizados em servidores e nos computadores topo de gama, tendo como preço de venda recomendado, nos EUA, de 530 dólares, cada.

Com esta redução, a Intel pretende colocar maior pressão sobre a sua rival, a Advanced Micro Devices (AMD), para que esta acompanhe o corte de preços, isto numa altura em que a AMD se prepara para lançar os seus processadores “quad-core”, denominados de “Barcelona” e “Phenom”.

Este ano, a Intel já conseguiu recuperar parte da quota de mercado perdida durante 2006 para a AMD. A empresa beneficiou da estratégia de antecipação na introdução de novos processadores no mercado.

O corte anunciado irá aproximar o preço dos processadores “quad-core” aos “dual core”, os mais utilizados nos computadores pessoais e portáteis. No entanto, a Intel revelou que a partir de Setembro também os “dual core” sofrerão reduções de preço na ordem dos 30%.

Obrigado pela informação Paulo Carvalho.

Fonte: Jornal de Negócios

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Eles que se matem.
    E viva aconcorrencia
    🙂

  2. Avatar de Nafonso
    Nafonso

    Grrrr!!! Podiam ter dado ontem esta noticia… comprei ontem um 6600 🙁

  3. Avatar de l3gionPT
    l3gionPT

    Excelente noticia. Vem mesmo a calhar.

    @Diego Castro

    Apoiado. VIVA A CONCORRÊNCIA!

  4. Avatar de B80

    Já estou a fazer tempo à uma série de meses para comprar uma máquina nova, pode ser que seja desta.
    Espero é que a AMD continue a dar luta para termos preços decentes, porque se a AMD desaparecer voltamos ao monopólio da Intel e aos preços exorbitantes e pouca inovação de antigamente.

  5. Avatar de Michael Ferranti

    Nossa “viva a concorrência mesmo!!!!”

    Meu sonho de ter um “Core 2 Quad” esta próximo de acontecer kkkkkkkk

  6. Avatar de aver
    aver

    A notícia fala da “quota de mercado perdida pela Intel em 2006”. Na verdade, a guerra dos processadores é ao trimestre.

    Aqui ficam as quotas de mercado dos últimos dois trimestres, segundo a Reuters

    4.º Trim. de 2006: Intel 74,4%, AMD 25,3% (tinha tido 23,3% no 3.º Trim. de 2006 e 21,4% no 4.º Trim. 2005. Tinha a ideia que a AMD tinha sido esmagada em 2006, mas não)
    1.º Trim. 2007: Intel mais de 80% (cresceu mais de 6%), AMD menos de 20%, (pela primeira vez abaixo dos 20% desde 2005).

    Concorrência quanto mais melhor.

  7. Avatar de dc
    dc

    hmmmm, isso quer dizer que os portáteis são capazes de baixar de preço!

    Mas mesmo assim vou ficar á espera dos “Barcelona” da AMD, os CPU da Intel podem ter mais Cache, mas os da AMD tem melhores valores em virgula flutuante, e eu preciso de processamento para converter áudio-visuais e comprimir/descomprimir arquivos com rapidez e qualidade.

    A ver vamos… mas viva á concorrência.

    CUMPS

  8. Avatar de K-23
    K-23

    Assim é que é!!!! Como já disseram, viva a concorrencia!!!! É que o meu processador já é velhote…. 😉

  9. Avatar de Flecha
    Flecha

    Também espero que isto nos traga processadores ainda melhores, da AMD.

  10. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Mesmo a tempo.. ainda vou a tempo.. 😀

  11. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    @Nafonso
    Pois é, meu amigo. Eu ontem já tinha dado conhecimento desta notícia. Se fores ao ultimo post das “Actualizações” ( http://www.pplware.com/?p=5488 ), mais própriamente ao sexto comentário está lá.
    Cumps.

  12. Avatar de Vítor M.

    Peço desculpa mas soube dessa informação pelo link do Paulo Carvalho, já está reposta a legalidade no Post.

    É bom termos visitantes deste calibre…. 🙂

  13. Avatar de duriense

    Ficamos a aguardar pela resposta da AMD face a esta redução anunciada pela Intel!
    E quem fica a ganhar são os utilizadores.

    Abraço a todos.

  14. Avatar de aver
    aver

    @ Paulo Carvalho

    Ainda não reparaste que cada comentário tem a sua URL ? E que os links ficam melhores quando se fazem de acordo com o How To ?

  15. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    @aver
    Estive a ler o post do “How To” que, por acaso, não tinha lido na altura que foi editado e, por isso, desconhecia completamente que existiam estas funções. Por um lado peço desculpa e por outro lado prometo ter mais primor com os links.

    @Vítor M.
    Eu disse o que disse foi a responder ao comentário do Nafonso, não tem nada a ver por não estar nenhuma referência a quem deu a notícia primeiro!!! 🙂 Não é o protagonismo que me move nas visitas que faço ao pplware! 😉
    Cumps.

  16. Avatar de aver
    aver

    @ Paulo Carvalho

    O que eu disse não é nenhum reparo. Já tinha notado que havia muita gente que não sabia – e era uma forma de charamar a atenção. De vez em quando passo pelo fim do post How To e experimento tags e smiles antes de usar nos posts actuais. Acho que toda a gente pode/deve fazer isso.

  17. Avatar de GhostMaster/Gs
    GhostMaster/Gs

    Boas, realmente a intel tem esmagado a AMD nos ultimos meses, desde a saida dos core 2 duo que a AMD nao tem tido qualquer hipotese, agora com a baixa dos quad cores vai ser pra acabar, resta esperar que a AMD/ATI lance um bom processador pra retirar mercado á intel, nas gráficas a ATi apesar de ter lançado tarde a x2900xt ela tem dado cartas e ta quase ao nivel da 8800gtx da nvidia, com um preço muito mais em conta, agora vamos esperar por novidades da AMD, acredito que a AMD esteja a preparar um CPu muito bom capaz de bater estes core 2 duo, se assim for talvez mude este intel e6420 por um da AMD, mas como disse vamos esperar por novidades.

  18. Avatar de vandread
    vandread

    resumindo: esperem mais alguns meses que os preços vão continuar a cair! uhu!

  19. Avatar de huahuahua

    em vez de terem avisado esses dias comprei a 1 semana uma 9200