Instituições do Ensino Superior do interior ligadas a 10 Gbps

21 Comentários

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da sua unidade FCCN, expandiu a rede de fibra ótica entre o Entroncamento e a Guarda. Esta nova ligação permite agora que o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda passem a dispor de velocidades de ligação à RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade em média 20 vezes superiores às que tinham anteriormente.

fiber_02


A cerimónia de inauguração oficial foi terça feira, dia 6 de Dezembro de 2016, no Instituto Politécnico da Guarda, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Dr. Manuel Heitor.

Sobre esta ligação foram instalados equipamentos de transmissão avançados, estando operacionalizadas desde o início de Setembro ligações para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda.

ipg

Trata-se de um importante passo para a redução do “fosso digital” entre o interior e o litoral. Estas instituições de ensino superior passam a poder utilizar serviços de alto débito para as suas atividades de investigação e ensino, usufruindo agora dos mesmos recursos disponíveis nas instituições do litoral.

Estes recursos abrem a porta a uma participação mais ativa dos investigadores, docentes e alunos em projetos internacionais que requeiram recursos de transmissão elevados.

A título de exemplo, o Instituto Politécnico da Guarda passou de uma ligação de 200 Mbps para 10 Gbps. Esta expansão abre por isso novas portas para a comunidade de ciência e ensino superior da região.

Via FCCN

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lcb
    Lcb

    O titulo sugere o interior. Que eu saiba o interior não se resume a Guarda e Castelo Branco.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas lcb. Nínguem disse que o interior se resume da Guarda a Castelo Branco. O titulo diz “Instituições do Ensino Superior do interior ligadas a 10 Gbps”…no texto são indicadas quais.

      1. Avatar de Luna Pacheco
        Luna Pacheco

        “Três instituições” ficaria mais claro

  2. Avatar de Miguel Pynto
    Miguel Pynto

    Aqui na FCT da U Nova de Lisboa nem WiFi temos!

  3. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Já não era sem tempo!

  4. Avatar de Vila Real é interior para umas coisas e para outras não!
    Vila Real é interior para umas coisas e para outras não!

    o país a duas velocidades? qual é o motivo de orgulho quando temos duas realidades bem distintas a nível nacional?

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      É orgulho o passo ser dado e não se ficar parado na ideologia “Interior não vale a pena”. Desta vez foi o ensino superior da Beira Interior… a seguir serão outras zonas.

  5. Avatar de Julio
    Julio

    vai ser só pessoal a “sacar” forte!

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Via FCCN existe uma série de protocolos são bloqueados, incluindo P2P.

      1. Avatar de luis
        luis

        Achas que não se dá a volta a isso? Esta gente é mesmo ingénua xD

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        A verdade é que não é a FCCN a bloquear – são as instituições. Há universides/politécnicos em que tudo está aberto e noutras não. Por isso não é a FCCN que faz isso.

      3. Avatar de Fernando Reis
        Fernando Reis

        No IPCB apenas fechamos o P2P por causa dos downloads ilegais, não porque nos apetece, mas porque não podemos pactuar com isso.

  6. Avatar de Manuel Sousa
    Manuel Sousa

    O proximo passa por ver quem e full IPv6. Aqui o Tecnico ja e 😉

    1. Avatar de int3
      int3

      Bem, o IPP tem esta rede roteada: 2001:690::/32
      Agora se fazem uso dela não sei.
      Aqui em casa tenho um router cisco com um tunel GRE em IPv6. E desse tunel é roteado estaticamente um /64. É muito bom para eu fazer labs.

    2. Avatar de luis
      luis

      Aqui em cima no cantinho do lado direito também é. Já há uns bons anos. Não sei porque te consideras o maior.

    3. Avatar de Fernando Reis
      Fernando Reis

      No IPCB fizemos um grande esforço para ser tudo em dual stack (ipv6 + ipv4). Eventualmente existem laboratórios que não são, mas devem ser poucos…

  7. Avatar de A Menino
    A Menino

    Ainda bem que chegou à minha terra. Mas eu tenho casa a 500 m do Tagus Park e durante muitos anos só tinha ADSL.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Isso é considerado aldeia. São Marcos.. lol

  8. Avatar de victor
    victor

    ridículo e saber que as escolas secundárias têm Fibra mas essa Fibra não ser partilhada com os moradores em redor, tipo aqui onde vivo a escola tem fibra mas nao está disponível para os moradores o que é irritante e deveria ser ilegal pois a Internet e um bem público

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Se assumires parte da despesa que o estado teve para ter essa fibra para a escola de certeza que eles não se importam de partilhar contigo, estamos a falar de abertura de estadas, criação de vias, e se não tiver sido patrocinado por nenhum operador estamos a falar ainda da fibra, mão de obra da sua passagem e equipamentos que a suportem, ou seja, pode chegar ás várias dezenas de milhar, tal como qualquer empresa que precisa de fibra e ainda não tem cobertura pela operadora tem de ver. Esta gente é só direitos.. Internet um bem público.. lol