Inquérito: metade dos proprietários de elétricos possui um modelo térmico de backup

77 Comentários

Alguns governos e fabricantes pretendem rechear as estradas de carros elétricos, deixando os combustíveis fósseis para trás. Apesar de terem um carro movido a bateria, os proprietários deste inquérito têm um com motor de combustão interna de backup.

Carro elétrico

De acordo com um inquérito recente realizado com 2800 proprietários de veículos elétricos em regime de leasing, no Reino Unido, cerca de metade (51%) possui outro carro com motor de combustão interna. Além disso, apenas 18% dos inquiridos realizam viagens de mais de 97 km com os seus veículos elétricos, o que mostra que muitos condutores ainda não confiam na tecnologia para todas as suas viagens.

Dos inquiridos que dizem ter outro carro movido a combustíveis fósseis, 73% não planeiam desfazer-se do modelo térmico. Aliás, alegam preferi-lo para viagens mais longas. De entre as razões que explicam isto destaca-se (expectavelmente) a ansiedade relativamente à autonomia, bem como a baixa fiabilidade da infraestrutura pública de carregamento.

Sabemos que os veículos elétricos são o futuro da mobilidade, por isso esperamos que mais trabalho seja feito para proporcionar certeza, começando com o governo a confirmar o seu compromisso de emissões líquidas zero com medidas que ajudem os condutores a fazer a transição, e investimentos adicionais na nossa infraestrutura de carregamento, para ter a oportunidade de acompanhar as necessidades dos consumidores.

Disse Tim Buchan, CEO da Zenith, a empresa de leasing que realizou o inquérito, explicando que o fracasso das autoridades em atingir os objetivos de implantação de pontos de carregamento ultrarrápidos e a desinformação geral dos cidadãos potencializam uma maior desconfiança relativamente à tecnologia.

O inquérito mostra, também, que as famílias optam cada vez mais por modelos elétricos mais adequados para viajar. Contudo, ainda faltam alternativas económicas que ajudem a impulsionar a procura.

As fabricantes de automóveis europeias estão a travar a adoção de veículos elétricos pelo mercado em massa por não disponibilizarem modelos acessíveis aos consumidores de forma mais rápida e em massa.

O foco desproporcional das fabricantes em grandes SUVs e modelos premium significa que temos poucos carros para o mercado das massas e preços muito altos.

Partilhou Anna Krajinska, gerente de emissões de veículos da Transport & Environment, recentemente.

 

Elétricos chineses poderão motivar europeias a formar uma “Airbus dos automóveis”?

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    Pois claro. Assim tb eu. Esqueçam o elétrico, a tecnologia precisa de evoluir muito para ser uma alternativa viável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Esqueçam ? então qual o seu interesse nisso ?

  2. Avatar de Tiago+Sousa
    Tiago+Sousa

    O futuro. lol.
    O futuro, passa pelo novo combustivgel que a FIA revelerá em 2030. EV’s não é certamente.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A €100/L…

    2. Avatar de JL
      JL

      Para quê ? a gasolina comum está barata demais ?

  3. Avatar de Odius
    Odius

    Tenho térmico mas só me dá dores de cabeça devido a já ter 17 anos de idade. Na proximal avaria é para abater.

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Dê-se por muito feliz. Um Eléctrico não chegará nunca perto dessa duração.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ainda ontem passei no Porto por um Peugeot I-on de 2012…

      2. Avatar de Zé

        Chega sim. Eu tenho um carro diesel. Revisão cerca de 250 euros. Elétrico é metade (ainda ontem foi um aqui da empresa). Travões e afins fica mais caro nos térmicos. FAP, kit de distribuição e para já não falar nos combustíveis. Eu que até ando pouco (se fosse hoje não comprava diesel, mas a vida também muda) gasto 500 a 700 euros por ano de combustível, mais IUC (os elétricos também irão pagar um dia mas para já). Feitas as contas, se calhar não fica assim tão caro um elétrico. Mas no geral, ainda estão caros.
        Mas para o meu momento atual, planeio manter o diesel talvez mais 8 anos pelo menos, dependendo das chatices que der. Tem 12 anos e até agora nada, mas vou é estar calado para não azarar.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Também tenho um térmico que é o carro que a esposa anda já tem uns anos, eu já troquei a 3 anos e estou a adorar o eléctrico praticamente a carteira é quem mais adora.
    Eu não queria vender o térmico mas cada vez tenho menos argumentos pois a Maria também quer um eléctrico.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Se não tiveres familiares longe e se és daqueles que gosta de para a meio das viagens até pode ser plausível ter 2 VE.
      Eu pessoalmente quando comprar rum VE vou continuar com o carro a combustão.
      Também compreendo aqueles que dizem que o VE é curto e dão como exemplo se chegarem ao destino da viagem e alguém se sentir mal e o hospital mais próximo esta a 100km, e o carro estiver com pouca bateria, é legitimo, temos de ver qual a utilização do carro e ver se é adequado ou não as nossas necessidades, para mim 90% o VE chega e sobra, mas há sempre aquelas vezes de emergências em que necessitamos chegar o mais rápido possível e só por isso vou ficar com os dois.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Para as situações urgentes existe o 112…

      2. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Eu nunca levaria ninguém de urgência a 100km, para isso há o 112 que lhe dá uma muito melhor assistência

      3. Avatar de JL
        JL

        E se tiver pouco combustível, também é legítimo ?

        1. Avatar de GM
          GM

          Facilmente encontra uma bomba de combustível que, em 2min, repõe a quantidade necessária para 100km (6 ou 7L). De qq maneira, tem sempre a reserva, que lhe permite mais alguns km’s. Apesar de ter um térmico diesel, que ficará por mais uns anos, já que tem 13 anos/130000km, está pago, tem dado poucas ou nenhumas chatices, poucos custos anuais (faço presentemente cerca de 7 ou 8000km anuais, não mais de 10000), tenho curiosidade pelos eléctricos e/ou híbridos. Mas, aos preços a que estão, de todo não compensa para a minha utilização. Certamente que o que poluo é manifestamente inferior que comprar um eléctrico novo.

          1. Avatar de JL
            JL

            2 se tiver fila ?

            E se já tiver usado muito a reserva.

            Os eléctricos também têm reserva.

            A fazer poucos kms e o carro está bom e se boa saúde, mantenha-o mais uns anos.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Meu amigo, tenho casa na Aldeia daquelas em que tens que sair fora da AE e tens que andar várias horas pelas entradas nacionais e digo-te que não existe tal coisa como bombas de gasolina perto…

          3. Avatar de GM
            GM

            Realista, a sério? Bom, nesse caso, no teu caso, impõe-se que tenhas todo o cuidado em verificar, sempre que vais para a tua casa isolada do mundo, se tens o depósito cheio. Para não seres apanhado com as calças na mão. E, como reserva, um “jerrycan”, pois nunca se sabe…

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “tens que andar várias horas pelas entradas nacionais e digo-te que não existe tal coisa como bombas de gasolina perto…”
            Mas carregadores é aos pontapés. Looolooolool

          5. Avatar de GM
            GM

            Com esta resposta, o Realista já parece a Mariana na estória da avó….

          6. Avatar de JL
            JL

            Carregadores há literalmente em todo o lado, qualquer tomada é um carregador.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @Realista tem que nos explicar qual é a aldeia portuguesa que só tem bombas de combustível a uma distância de várias horas de carro por estradas nacionais. Agora fiquei curioso.

          8. Avatar de Realista
            Realista

            Se soubesses ler, eu disse que conheço aldeias que ficam a várias horas de carro fora da AE e não que as bombas ficavam a várias horas…

            De qualquer das maneiras deixo-te um mapa onde podes ver que existem N aldeias no interior que precisam de se deslocar vários km para encontrarem uma bomba de abastecimento:

            https://www.maisgasolina.com/mapa-de-postos/

          9. Avatar de Realista
            Realista

            @GM

            Por precaução, já que os combustíveis também possuem validade de 1 ano, é melhor comprar uma ambulância para aquela viagem que se tem mesmo que fazer em vez de um carro normal…

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ora bem @Realista, esqueces-te que estás a falar com alguém que já correu todo o Portugal profundo fora de estrada com um veículo que não fazia mais que 100 kms. E portanto sendo verdade que no meio do mato não há bombas (e muito menos electricidade), tb é vdd que em cada vila ou Aldeia onde o trilho desembocasse, nc me faltou forma de abastecer para mais 100 kms. Portanto, continuamos mal. Diz lá qual é essa aldeia especial de corrida que não tem uma bomba de combustível próxima. É que pode ter-me escapado alguma cena que tenha que ir fazer.

          11. Avatar de Realista
            Realista

            Espera…

            Já percorreste Portugal inteiro num veículo que não faz mais do que 100km… mas queixas-te que um EV têm pouco alcance?

            (E sim, existem locais nas aldeias em que não há bombas de gasolina mas existe eletricidade).

            Já te dei um mapa, é só fazeres zoom no interior de Portugal como Viseu ou Beja para encontrares aldeias que não possuem bombas de gasolina… LOL

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estás a comparar o tempo gasto de meter 9.8 lts de gasolina, com carregar um elektro? Ainda hoje lá andava Loolloolool

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A tua WebApp é uma treta. Escolhi um nome bué foleiro, Penhascoso, e não aparece nada.
            Confio mais na minha app e diz que tem gasolina a 3 kms. Dá para ir a pé. Mais ou menos à distância da 1ª aqui aqui da grande urbe, a GALP
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPhuZ4FTU0QxpNyZ0w?e=solqrq
            É a tua vez! 😛

          14. Avatar de JL
            JL

            Qual é o veiculo que consome 9.8 litros aos 100 kms ?

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cabra de mato!

          16. Avatar de Realista
            Realista

            LOL

            O tempo que perdes a abastecer a cada 85 ou 90km é muito maior que o tempo que demoras a carregar…

          17. Avatar de JL
            JL

            A cabra do mato só consome isso ? Hummm, a fazer médias de quê? 30 ? Lol

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vai lá com o quad do Musk, sempre quero ver looolooolool

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            30 aos 100 gastam os Polaris RZR 900 vulgo aranhiços que andam sempre às cambalhotas eheh. Era um depósito (27 lts) aos 100 e ainda levava uns bidons nas laterais, não fosse o diabo tecê-las. Volta e meia colava-se-nos um desses por isso sei. Até me passei qd vi os consumos daquilo. Num dia de 400 kms a conta da gasolina arrepiava um bocado loooloool
            A cabra para fazer os 9l já tem que estar vitaminada. Tem por aí alguma a comer 30?

          20. Avatar de JL
            JL

            Sabem lá quanto consomem, enchem os depósitos e vão gastam, depois pensam que andam muito e fizeram meia duzia de KMS. Loool

            Sim, um dos meus irmãos costuma fazer o mesmo.

          21. Avatar de Realista
            Realista

            Hipocrisia é dizer que os carros elétricos são caros, mas depois ter um para-reformas para andar no mato que custa tanto como um carro em condições elétrico…

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Papa – reformas? LOL
            De certeza que este a que chamas papa reformas faz médias de velocidade mais altas no mato que o teu elektro na estrada 😛

          23. Avatar de Realista
            Realista

            Trás esse para-reformas do mato na AE para vermos… lol

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é a praia dele, mas ainda papava a maioria dos elektros na AE.
            Pouco vão além dos 160, loooloooloool

        2. Avatar de GM
          GM

          JL, qual é o veículo que consome 9,8L/100km?
          Um exemplo, e baseando-me no que o Yamahia escreveu:
          https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/UMM/M1793/Alter
          10L/100km, neste exemplo. Outros haverão.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, é mais pequeno. É de 2 rodas, segundo ele os carros consumem bem para cima de 20 litros.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde disse que um carro normal consome 20l/100? Vc tem uns sonhos esquisitos. tem, tem!

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E n é 2 rodas, é 4 (quad)

          4. Avatar de JL
            JL

            Não é invenção minha, é sua, ou já se esqueceu ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso esqueci, tirando aí Bugatti do CR7 não estou a ver assim muitos mais que façam 20l/100.
            Lembre-me lá, lol

          6. Avatar de JL
            JL

            Teslas a consumir 60kwh /100, então quanto consome um um a combustão ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E eu disse que ele gastou 60 aos 100?
            Apenas fiz enviei print de um post de um user da ME. Estou a vender pelo preço que comprei. Se calhar tem a bateria rota ou então tem muitas perdas sabes lá em quê.
            O que está patente é que levou com uma “invoice” de 400 biscas num mês e o resto é “cumbersa”
            Só de tempo agarrado ao carregador foi-se a quarta parte desse valor lool.
            A tesla tb cobra bem pelo tempo extra acima dos 90%,tem que interromper o almoço se não quer ficar sem o dinheiro que era para pagar o almoço e o jantar, lool
            Deixe lá que o rapaz não está só.

          8. Avatar de JL
            JL

            É o veículo do yamalhia, ele próprio o confirmou.

          9. Avatar de JL
            JL

            Então não veio com uma prova irrefutável que um tesla tinha gasto 400 euros para fazer 1200 kms ?

            Estão lá 744 kwh gastos, então eu pergunto que tesla gasta 744 / 1200 = 62 kwh /100 kms.

            Curioso porque vendem o que compram, mas não vendem as correções nem veem aquilo que compram, deve ser por isso que ainda anda na MC. LOOOL

          10. Avatar de JL
            JL

            Já agora, a tesla não cobra nada acima de 90%.

            Ui, que inferno….

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Tenho dois carros em casa: Um elétrico e um a combustão.

    Obviamente que não se pode trocar os dois ao mesmo tempo, mas o elétrico já está a fazer poupanças suficientes para o carro secundário a combustão, ser despachado no médio prazo.

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Até la ainda trocas o electrico primeiro

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Quanto for preciso trocar o elétrico, já poupei o suficiente para comprar outro… 😉

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Depois diz quanto poupaste

          1. Avatar de Realista
            Realista

            No primeiro ano que completei agora, recuperei cerca de €2200.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ainda no inicio desta semana tive uma consulta médica no Hospital Santa Maria, e na sala de espera estava a ouvir a conversa de duas pessoas, uma delas estava a falar que tem um Leaf de 1º geração e que o carro tem 8 anos e comprou em 2ª mão com 2 anos na altura, e que agora a bateria estava nos 65%, faz 100 km e que uma bateria na Nissan ficava por 11 mil € e fora da Nissan ficava por 9 mil €, mas para andar dentro de Lisboa dá perfeitamente, mas que continuava com um carro a combustão, o VE era só mesmo para as deslocações dentro de cidade.
    Depois disse que tinha feito uma viagem ao Porto e que lá andou de Uber num Tesla com 3 anos e que o Tesla tinha 490 K Km, ele mesmo pode confirmar e que a degradação da bateria estava com menos 5% e que a motorista disse-lhe que a única coisa que não fazia era carregar nos posto de carregamento rápido.
    Estou a vender ao preço que comprei.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      no santa maria é só pobres

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Como em qualquer hospital público

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Nos privados também já é assim

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Então também não é exemplo para ninguém

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    oops.. :blush:

  8. Avatar de JL
    JL

    “De acordo com um inquérito recente realizado com 2800 proprietários de veículos elétricos em regime de leasing”

    Só prova o quanto bons são estes, fizeram um leasing para um eléctrico mesmo tendo um ICE em casa.

  9. Avatar de PST
    PST

    Silogismo:

    Eu tenho um microondas e um matavelhos.
    O JL só tem um microondas.
    O JL não vai ser morto pelo carro, mesmo sendo velho.

    1. Avatar de JL
      JL

      Só tenho um sim, e fica na cozinha sempre pronto a usar.

      Esperamos que não, que mora de causas naturais.

      Obrigado pela preocupação.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A percentagem de Noruegueses a fazerem isso ainda é superior à dos ingleses. Todos guardaram o bom velho amigo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Todos os que têm leasing ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Todos sem excepção.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah sim, então prove lá isso, é que o artigo nem fala na Noruega e não são todos, são metade dos leasing.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estava a galar deste artigo. O artigo fala em Inglesws e eu apenas acrescentei o status dos Noruegueses.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá um artigo que diga que os noruegueses compram todos carros a leasing ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Até os podem ter comprado a pronto. O que é certo é que todos guardaram o velho a combustão e aproveitaram os elektros quase oferecidos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Todos ? então mostre lá os que guardam.

            Conhece algum ? `

            Quase oferecidos não, bem caros por sinal, não temos é culpa que o efeito nefasto dos a combustão lá seja bem tributado.

  11. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Essa é a vantagem dos carros a combustão são tão versátil que cada casa só possuí 1 .
    Não se conhece ninguém ou nenhuma casa que possua mais que um veículo a combustão.

    1. Avatar de Odius
      Odius

      Conheço mais do que um casa que têm 3.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Escusas de ser irónico. Se tem 2 ou mais é pq um quer ir para norte e outro para sul e ainda um para Este e outro para Nordeste, etc.
      Uma família é constituída por vários membros com diferentes vontades.

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    Eu tenho 3 a combustao, um deles hibirdo convencional e so troco por outro a combustao quando der o berro

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também tinha…