Informação sobre Exame de Português circulava no WhatsApp

54 Comentários

Há um caso que está manchar os exames do 12º ano! Segundo revelações, que estão já a ser investigadas pelo Ministério Público, dias antes da realização do exame de Português do 12º circulou nas redes sociais, uma gravação que informava dos conteúdos que iam sair na prova de avaliação.

Não se sabe ainda a identificação da aluna mas esta acaba por identificar a fonte da sua informação.


De acordo com as informações, foi no WhatsApp que começou por circular uma gravação que desvendava os conteúdos do Exame de Português do 12º ano. A gravação acabou também por aparecer, posteriormente, em algumas redes sociais.

Na gravação, que segundo consta parece ter sido realizada por uma aluna que ainda não se conhece a identificação, pode ouvir-se a estudante a dizer: “Ó malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive”, revela o Expresso.

A verdade é que tudo o que revelado na gravação foi o que precisamente saiu no exame nacional.

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) emitiu já um comunicado onde refere que vai remeter para a Inspecção Geral da Educação e Ciência e para o Ministério Público todas as informações de que dispõe sobre o caso para efeitos de averiguação disciplinar e criminal.

A situação foi denunciada ao Ministério da Educação por Miguel Bagorro que teve conhecimento da gravação no sábado, através de um aluno a quem dava explicações de Português.

Ouça a gravação…

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antónio fontes
    antónio fontes

    Acho bem que o façam! Todos os alunos devem saber sempre o que sai para se prepararem. No outro ano foi assim que toda a turma se preparou para matemática e português, já sabíamos o que saia.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas todos os alunos sabem o que sai… é a matéria leccionada…

      Podemos é tentar perceber melhor porque razão os alunos têm limitações intelectuais que os impede de conseguir captar a matéria leccionada…

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Sabem o que sai não… não é assim 🙂 PODE sair qualquer matéria de um conjunto vasto delas.

        Em que te baseias para afirmar que os alunos têm limitações intelectuais? Que eu saiba, a capacidade de ‘captar’ é do domínio da atenção, e não de capacidades intelectuais.

        1. Avatar de Ana
          Ana

          Limitações intelectuais tem a aluna que fez isto. Haveria um grupo privilegiado de alunos com altas notas e ninguém sabia de nada….agora sabe-se, mas sabemos que vivemos num país onde não se vai provar nada ….se demorarem tanto tempo a averiguar como com o Sócrates , o pessoal já tem a licenciatura e não se sabe nada ainda…

        2. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          E captas onde? No estômago? Também é do domínio das capacidades intelectuais – este termo é extremamente abrangente e inclui a capacidade de “captar”.

          Agora claro que não concordo que se diga, sem mais nem menos, que os jovens têm limitações intelectuais.

      2. Avatar de antónio fontes
        antónio fontes

        O que quero dizer é que dão por exemplo 2 escolhas: Camões e D. João II.
        Nós sabíamos a certeza que saia Camões e apenas estudamos essa matéria.

        Em matemática sabíamos o que saia nos grupos e 4 exercícios com resolução.

    2. Avatar de Santa Comba Dão
      Santa Comba Dão

      brutal, António Fontes !! então vou-me já candidatar para o MIT ou para Harvard, e é bom que me dêm o enunciado e respetivas soluções para os exames de aptidão!! que imbecilidade

  2. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Repetição da prova e despedidos os responsáveis sff.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      José Rodrigues a repetição da prova é injusta para aqueles alunos (como eu) que não sabiam desta informação e que o exame correu bem, sendo que se acontecer a repetição poderá ou não correr bem o exame.

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Faz parte, por um pagam todos. É tão injusto para ti como é injusto para quem foi beneficiado indevidamente, a menos que houvesse forma de ter a certeza quem foram esses alunos e apenas esses repetirem a prova..
        Nos meus tempos de escolinha quando alguém roubava os testes aos profs e eles descobriam toda a gente repetia o teste, sendo justo ou não para todos não importa, importa que quem não foi correcto seja penalizado.
        Além disso, isto soube-se agora, quer dizer que isto já tem vindo a ocorrer em anos anteriores sem ter vindo a público e essas pessoas têm de ser penalizadas.

        P.S.: Fácil como o ensino é nos dias que correm é de rir o medo de repetir um exame.

        1. Avatar de gloriex
          gloriex

          Milhares num concerto. Alguém, que não se consegue identificar, mata outro. Pela sua lógica, são todos presos e condenados. Por um pagam todos.

          1. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Comparação absurda, mas respondendo à letra, tendo em conta as circunstâncias ninguém abandona o recinto até ser toda a gente identificada para se poder identificar o culpado.

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Fácil? Este senhor sabe muito…

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            *ensino fácil dos dias de hoje

    2. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Repete-a tu!

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Sem demora, concordo

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Se o José tivesse de repetir a prova não diria isso. Agora é tarde e o importante é prevenir voltar a acontecer.

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Claro que dizia. É o mais correcto, não podes deixar que maus comportamentos sejam recompensados, senão estás a passar a ideia às crianças que elas podem tudo que nunca serão penalizadas, há que dar o exemplo.

    4. Avatar de Ana
      Ana

      Concordo plenamente

  3. Avatar de RUI
    RUI

    O audio só saiu depois da prova realizada… só pra rir acreditar nesta mensagem.

    1. Avatar de poiou
      poiou

      Logicamente que esta informação apenas podia ser validada depois de se conhecer a prova.
      E como se veio a descobrir que foi verdade podem ter acontecido várias situações
      1 – Alguém da equipa que faz os exames se “descoseu”
      2 – Houve problemas na segurança dos exames, da parte da PSP/GNR
      3 – A dita Explicadora tentou advinhar e por acaso acertou
      4 – A aluna inventou tudo À procura de “likes do facebook”
      Seja qual for a situação que aconteceu devem ser apuradas as devidas responsabilidades e retiradas as devidas conclusões
      Se vier a ser provado que alguém sabia antes de tempo, acho que a solução menos má seria anular apenas as provas das escolas frequentadas pelos alunos que pertençam ao tal grupo do watsapp

      1. Avatar de Ana
        Ana

        a dita explicadora é muitoooooooooooo boaaaaaaaaaaaaaa! Adivinha todos os anos ou tem uma fonte de informação privilegiada??
        Muita ética profissional há por aí!

        1. Avatar de Ana
          Ana

          Para não variar

  4. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    É sempre o mesmo todos os anos. E quantos não houve a prever que iam sair outras coisas que acabaram por não sair? Alguém tinha de acertar…

  5. Avatar de Antunes
    Antunes

    lol existem mais de 1000 a prever o que vai sair, logo alguem acerta, todos os anos esta treta.

    Nem sei como ainda existe meios de comunicação social a dar tempo a isto, querem é sangue!

  6. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    A polémica real é ser “segredo” o que vai sair num exame.

    É como convidarem para dar uma palestra mas não dizerem o assunto. “Olhe, é sobre tudo.”

    1. Avatar de José Gouveia
      José Gouveia

      É certo que não terás derivadas ou integrais….

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A sério que não entendes?
      A solução para isso seria então realizar exames de 8 horas…em que saia mesmo tudo para não haverem polémicas de “ah e tal não saiu isto ou aquilo”

    3. Avatar de Santa Comba Dão
      Santa Comba Dão

      opá! já agora então porque não autorizar levar cábulas e afins? minha nossa senhora

  7. Avatar de Maria
    Maria

    Eu como aluna acho que anulação era o pior caminho, eu para o curso da faculdade que pretendo seguir não necessito de português, a nota só serve para manter a média, e era injusto para mim e para muitos mais a prova ser anulada e ter voltar de estudar tudo (sendo que detesto estudar português)
    Vou de férias daqui pouco tempo e já está tudo pago sem reembolso, se tiver de ir fazer o exame quem me fornece o dinheiro? Pois, o estado é que não é
    Para além que a explicadora só disse que saia Alberto caeiro não disse que poema é que era…
    Para além que Alberto Caeiro era muito previsível eu própria estava a apostar no Alberto ou no Memorial do Convento…
    Por isso para mim não há anulação, se saíram beneficiados boa para eles, não é mais 1 ou 2 valores que lhes vai mudar muito a média.

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Se por acaso forem candidatos à mesma universidade que tu, e por questão de décimas entrarem e tu não, certamente não dirás a mesma coisa.

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Tanta gente que entra em universidades que não merece…
        Era só mais um pequeno fator

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Pois, Maria, segundo ouço dizer por onde ando, a prova vai mesmo ser repetida em data ainda a definir durante a primeira semana de Julho.
      Tem de ser dado o exemplo e demonstrar que vocês crianças são penalizadas pelas vossas acções, trata-te de um elemento educativo e pedagógico que o ensino também tem de providenciar, além das disciplinas.

      1. Avatar de Maria
        Maria

        As crianças… doce tempo em que se ouvia essas palavras
        Eles já nascem adolescentes, querendo crescer rápido, eu não culpo a educação dentro de casa, mas também é um bom fator…
        Que culpa teve a miúda? Soube de informação e contou aos amigos!! Nada de outro mundo se eu soubesse também ia contar, ela não invadiu nada não roubou, simplesmente disseram lhe e ela espalhou
        Devíamos ser todos punidos por isso? Não
        A única punida nesta situação devia ser a explicadora!

  8. Avatar de Rui Lopes
    Rui Lopes

    Que seja feita justiça!! E que todos os envolvidos neste caso tenham as consequências…
    Não obstante dizer que vai sair Alberto Caeiro não tem nada de mais… pode-se saber tudo de caeiro se não souber interpretar o poema não faz nada
    Agora eliminar a prova a todos é deveras injusto!! Como o meu caso há vários casos em que não soubemos de nada e onde o exame nos correu bem e vemo nos injustiçados pelos outros

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Se correu bem uma vez vai correr bem na próxima.
      Injusto é isto acontecer todos os anos e haver beneficiados.

  9. Avatar de John
    John

    1. Existem varios professores que teem acesso aos conteudos dos exames nacionais.
    2. So por acaso, esses professores tambem dao explicacoes privadas.
    3. Tambem por acaso, esses professores concentram os estudos dos alunos para os conteudos que vao sair nos exames.
    4. Esses alunos teem bons resultados, e a palavra espalha-se que aquele explicador e muitooooo bom.
    5. Explicacoes sao pagas a peso de ouro.

    E ninguem investiga isso?

  10. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    Vamos então repetir o exame e esperar alguns dias pois só sabemos se vai ser valido ou não se não houver novamente fuga de informação… ou seja o exame tem de ser repetido n vezes até termos a certeza que não houve qualquer fuga de informação

    Excelente sistema de ensino

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Nelson, o processo vai ser feito de forma diferente, a prova vai ser marcada para inicio de Julho, sendo que o exame só vai ser feito poucos dias antes por um grupo mais restrito de professores sem qualquer conflito de interesses (explicações, filhos a fazer exames, etc) e vai ser guardado em cofre até ao dia do exame. É tudo o que sei até ao momento e parece-me que será mais eficaz do que permitir que isto fique impune “premiando” os malfeitores.

      1. Avatar de Nelson Fernandes
        Nelson Fernandes

        José agradeço a informação e tenho que dizer o seguinte:
        O IAVE pediu uma investigação aos acontecimentos ninguém sabia nada até ao momento e agora aparece o Sr. José Rodrigues com esta informação
        Continua tudo na mesma neste momento o sr. José parece ter informação que ninguém dos “mortais comuns” deveria ter

      2. Avatar de jose silva
        jose silva

        mas quem és tu para saber o que vai ou não acontecer e se o exame vai ou não ser repetido. tem juizo

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Sou alguém que trabalha próximo do assunto e que sabe que ano após ano tem acontecido o mesmo sem possibilidade de provar o quer que seja, como tal já tive informação que este ano vai ser dado o exemplo para que não voltei a surgir situações destas no futuro.

          1. Avatar de Ana
  11. Avatar de Joao
    Joao

    Bom, por um lado é justo por se fazer justiça por os atos que se praticaram. Por outro, um aluno como eu que não tinha acesso a essa informação, e que o exame correu bem e que daria pelas minhas contas acesso à universidade que queria entrar (que apenas mete 65 pessoas por ano), e que com a repetição esteja sujeito a não entrar na que quer por uma criancice de uma pessoa…

  12. Avatar de Santa Comba Dão
    Santa Comba Dão

    tanta santa ignorância e tanta gente que acha mal não saberem o que vai sair…. omfg….

  13. Avatar de Maria
    Maria

    Eu não estou cá no início de Julho, tenho as ferias marcadas desde de Janeiro sem reembolso, nunca iria adivinhar fuga de informação, eu não necessito de português, a repetição de prova vai me correr mal porque vou estar irritada tanto por perder dinheiro, como por pensar que podia estar fora deste país de …
    Claro que vai ser justo

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Tens que pensar que muitos alunos em vez de não irem de férias como tu, vão ter de faltar ao trabalho porque sempre trabalharam nas férias para ajudar as famílias, e não vejo a arranjar desculpas dessa natureza. Por estes e outros motivos é que vocês são umas crianças até demasiado tarde, a componente pedagógica não entra nessas cabeças, nem na escola devido aos professores que temos, nem em casa devido aos pais que dão tudo e mais alguma coisa aos filhos menos as ferramentas para lidar com o mundo.
      Eu, desde os 14 anos que os meus pais me faziam trabalhar em todas as férias, Natal, Páscoa e Verão, e não era por necessidade, hoje agradeço-lhes terem feito isso em vez de me mandarem de férias ou premiarem por aquilo que era o meu dever. Ao ponto de o curso superior ter sido pago na íntegra por mim, sem qualquer ajuda. Quantos de vocês que têm um iPad aos dois anos para não fazerem barulho nos restaurantes vão poder dizer o mesmo?

  14. Avatar de jose silva
    jose silva

    não acham estranho o áudio fazer referência a uma dirigente do sindicato e ainda por cima comuna, logo numa semana em que havia greve dos professores? E o tom com que a menina fala, é normal? se fosse eu que tivesse sabido o teste não falava naquele tom ao contar a um amigo meu, era quase como se estivesse a contar um segredo. Para mim isto é uma situação forjada mas como bons portugueses que somos fazemos logo o julgamento em praça publica.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não é forjado, e na sua maioria são os professores comunas que têm acesso a este tipo de informação e a partilham com os seus mais próximas, desta vez soube-se..

  15. Avatar de Aluno
    Aluno

    Sindicatos a lixar alunos e professores como sempre.

  16. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    – A ser tão evidente a fuga de informação qual o motivo pelo qual O IAVE ainda não anulou o exame ?
    – Estão a brincar com os alunos ?
    – Afinal a gravação passou no Sábado ou depois do exame ?
    – Uma comuna do sindicato não tinha acesso aos examos pelo que se existiu fuga de informação esta teve origiem dentro do IAVE ?

  17. Avatar de Nelson Fernandes
    Nelson Fernandes

    Meus caros eu já fiz exame a 27 anos atrás, hoje felizmente sou pai de um aluno que fez exame.
    Na minha atividade profissional sei que é facil chegar a “senhora” que fez a gravação e colocou no WhatsApp assim como identificar quem fazia parte deste grupo.
    Portanto antes de anularem o exame juizo e não prejudiquem ninguém

  18. Avatar de Maria Pereira
    Maria Pereira

    1º Quem fala na gravação diz: Caeiro e “uma composição sobre o tema da memória”! QUE; DE FACTO; SAIU! Será que só eu é que ouvi?

    2º Algum dos egoístas adolescentes que acima se revolta pensou em nós, professores, que já temos o exame corrigido (imaginam, sequer, o NÚMERO DE HORAS QUE IMPLICA corrigir mais de 50 provas?) e que teremos de fazer o trabalho TODO DE NOVO? GRATUITAMENTE?

    3º Apesar do que afirmo em 2, sim, TEM DE SE FAZER NOVO EXAME? Onde está a equidade (os equinos, sabemos onde andam: têm férias no estrangeiro e não podem perder o dinheiro, porque parecem ter pouquinho…) no meio disto tudo? Há fraude comprovada (sim, foi publicada a gravação no sábado, antes do exame!) e fica TUDO NA MESMA?

    4º Crianças que o são até aos 50 (porque os papás preferem) : cresçam e apareçam! Bem-vindos ao mundo real!

    1. Avatar de aluno
      aluno

      2° Professores da disciplina mais inútil do secundário!
      Bem-vindos ao mundo real!