Surgem novos indícios que o iPhone X poderá ser descontinuado pela Apple

66 Comentários

Todas as discussões sobre os números de vendas do iPhone X não têm chegado a qualquer conclusão definitiva. A Apple não revela dados e isso deixa a dúvida se estão realmente abaixo das expectativas.

A opinião geral aponta para que défice de vendas seja a razão para o provável fim das vendas deste smartphone e agora um novo indício surgiu, fundamentando esta teoria.

iPhone X TSMC chip Apple


A maioria dos analistas aponta como certo o fim da produção do iPhone X. Cada vez mais existem indícios desta realidade e a culpa é sempre apontada às vendas deste iPhone. Claro que as certezas são nulas, mas tudo parece apontar nesse sentido.

Será este o fim do iPhone X?

Uma nova análise, vinda de Neil Campling, analista na empresa Mirabaud Securities, revela que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing), uma das principais fornecedoras de processadores para o iPhone X, apresentou um nível baixo de receita e que a culpa será da Apple. Esta informação vem de um memorando interno da TSMC.

Segundo este analista, esta baixa de receita advém da redução das encomendas de processadores, o que levou a TSMC a ficar com muitos destes componentes em stock e sem um destino para eles. Este problema poderá ser alargado a outros fornecedores, como a AMS, que fornece módulos usados nos sensores 3D do iPhone X.

iPhone X TSMC chip Apple

As razões para este cenário do iPhone X

Segundo Neil Campling, a razão para este fim do iPhone X está apenas no fator preço. Com um valor acima dos mil euros, os consumidores acabam por optar por modelos mais acessíveis. Esta razão é a mesma que tem sido apontada ao longo dos últimos meses para as supostas vendas baixas do iPhone X.

O analista fez questão de referir que esta situação não vai levar ao fim das vendas do iPhone X. Estas devem continuar até que os stock sejam consumidos. O que não haverá é a criação de novos modelos e a sua colocação no mercado.

A Apple poderá assim descontinuar este seu iPhone, focando-se nos modelos mais tradicionais, provavelmente trazendo para estes muita da tecnologia que desenvolveu para o iPhone X. Prevê-se que surjam modelos com preços mais baixos, e que assim seriam mais acessíveis aos consumidores.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Isso é bom. Passa a ser raro e mais tarde valerá mais €.

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      +1. Mas por acaso li o artigo original e somente dizem que quando um ou mais novos modelos forem lançado não serão mais produzidos os X a exemplo do que aconteceu com o 5. Por outras palavras não fabricam mais. como por exemplo o 7 ainda produzem e vendem no presente.

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Acho que o mercado não está virado para ai. o Iphone X embora extraordinário não trás nada de espetacular amanhã, o topo de gama que ele tem amanhã já é obsoleto. Nesse mesmo amanhã sairá um Iphone mais bonito e melhor que fará com que o publico se esqueça rapidamente do Iphone Monocelha, O único telemóvel que não segue essa tendência sãos os nokia 8800 gold e carbon titanium, e mesmo esses…

    3. Avatar de Vítor M.
      Vítor M.

      Embora seja apenas um conjugar de indícios, não é de certeza ainda uma decisão que foi oficializada. Além disso, o iPhone X, que saiu para comemorar os 10 anos do iPhone, se saísse de linha iria valorizar de forma estrondosa. Mas não parece ser essa a ideia. Pelo menos pelo que o mercado dos componentes vem demostrando.

      A Apple até poderá tirar de linha o iPhone X, pois saiu fora da designação, mas um novo nome virá para dar continuidade ao que a Apple tradicionalmente criou. Poderá ser um iPhone 11 com novas características, mas dando continuidade a tecnologias, como o ecrã OLED, Face ID, SoC A11 Bionic, etc…

      A Apple facilmente alavancava as vendas se quisesse, para isso bastava baixar uns dólares ao preço e as operadoras absorviam milhões de unidades. Mas não parece ser essa a estratégia. Vamos ver o que poderá estar na manga, mas ainda falta uns meses valentes até se saber mesmo o que por aí virá.

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Vitor compreendo o que escreves, mas para um telemóvel descontinuado ter valor, teria que ter algo que mais nenhum tivesse, ser o único com aquela especificação (util). Como o caso das primeiras PS3 que foram as únicas com compatibilidade com jogos físicos da ps2. Ou o caso dos 8800 que eram construídos em ouro, carbono ou titanium. Eram modelos especiais. À uns anos atras comprei o Note Edge porque era uma enorme novidade ecrã curvo. UAU… Serie Limitada e tudo. Hoje estão à venda por 300€ porque depois dele saíram muitos outros modelos com a mesma tecnologia… Mas como dizes e bem no segundo paragrafo, se o X for descontinuado à de aparecer outro para dar continuidade à tecnologia, o que fará o X perder imenso valor. A tal cena do “Para dar 1000 por um X em segunda mão mais vale comprar o XI novo…”

        1. Avatar de Vítor M.

          O iPhone X é um modelo espacial, veio marcar o décimo aniversário, tem valor de hardware pois foi o primeiro a introduzir o Face ID e continua a ser um dos melhores do mercado. Criou uma tendência, cortou com outras e ainda irá por vários anos receber atualizações. Deu início a uma série nova, dos ecrãs OLED, na Apple. Agora imagina em termos de colecionadores e utilizadores comuns que irão valorizar este equipamento.

  2. Avatar de Djoje
    Djoje

    A questão é …. o notch é para morrer ou não? e depois as marcas que adoptaram essa treta também o vão descontinuar em próximos modelos?

    1. Avatar de censo
      censo

      E o problema é o notch???

      1. Avatar de Adalberto
        Adalberto

        Por acaso o meu problema foi mesmo esse, optei pelo note porque não sou de fanatismos e não me agradou o notch.

      2. Avatar de Alexandre Machado
        Alexandre Machado

        Para mim o notch até é giro, mas limita a funcionalidade do telemóvel na horizontal. Ver ali um vídeo do YouTube é como ver num iPhone 8, se se ampliar fica cortado…

    2. Avatar de Tiago Reis
      Tiago Reis

      O cerne da questão não se prende no notch ou não – prende-se no preço!

      1. Avatar de JonnyKid
        JonnyKid

        Quem dá 900 ou 1000 paus por um iphone 8+ não é por +200 que não leva o X… Repare que grande parte dos consumidores são os próprios americanos e eles lá basicamente recebem os smartphone através de planos com as operadoras (carrier subsidies smartphone) e poucos são aqueles que compram fora deste sistema.
        Dito isto, não é fator preço que julgo ser o único motivo das fracas vendas.

    3. Avatar de Artur Matias
      Artur Matias

      A outra questao que se tem é se a discussao acerca deste assunto deve morrer ou não.

    4. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Eu nunca comprendi este trauma com o notch. Se eles quisessem tinham feito uma barra preta de uma ponta á outra no topo do smartphone assim com tem o S8 e o S9. Faz-me mais confusão aquela traseira horrível do smartphone com aquele degrau na câmera que até mete medo.

    5. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      Notch R us foi a falência! oops não foi a Toys R us? Get over it! Existem gostos para tudo.

    6. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      A Apple não tem nada a ver com as fabricantes que utilizaram o notch, ninguém as obrigou a ir correr fazer um smartphone com notch também.

    1. Avatar de André
      André

      Vi a mesma notícia e pensei no mesmo.. Afinal no que ficamos ? Tem vendas ou não tem vendas ?

      1. Avatar de Vítor M.
        Vítor M.

        André, não deverá ser o problema das vendas, deverá ser a entrada do novo iPhone dessa gama e, provavelmente, isolar o X como um equipamento que veio ao mercado introduzir uma gama nova mas sendo um equipamento de comemoração. Agora, ainda muita água passará por baixo desta ponte… a Apple ainda não falou. Vamos ver. Era interessante sim saber o que virá com o iOS 12, com o iPhone 11, com o Apple Watch 4…. etc.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É bem provável, mas por outro lado:
      “Apple does not break out iPhone sales by device, so it is difficult to confirm Counterpoint Research’s specific numbers”

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Se tivesses notado, nas notas dessa comunicação, está a razão: Reduziram os preços cobrados ás operadoras americanas e inglesas pelos contratos de venda associada, que levou a um aumento de vendas, beneficiando o lucro da empresa. E a Apple não diz mais, pois os X não estão incluídos nessa redução. Portanto, pela nota que é feita, as vendas subiram mas, foi pela venda dos outros 3 modelos.

    4. Avatar de Vitor Miguel Correia
      Vitor Miguel Correia

      Fake news

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Isso é um facto. Eu comprei um na altura da febre mas utilizo mais um moto g5s plus. Resumindo e concluindo prefiro Android.

  4. Avatar de antonio
    antonio

    ???
    iPhone X generated 5X more profit than the combined profit of 600+ Android OEMs during Q4 2017
    https://www.counterpointresearch.com/iphone-x-alone-generated-35-total-handset-industry-profits-q4-2017/

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Se tivesses verificado os dados, notavas que o Iphone X dá 426 dólares de lucros, imediatos, à Apple. É sobre este valor que é feita a contagem (não oficial, pois a Apple não dá os valores de vendas do X e as 2 versões do 8 em separado). Se a Apple ganha 400 dólares por cada telemóvel vendido (repito: valor imediato sem contar com os pagamentos posteriores, onde o número ultrapassa os 10000 dólares por cada telemóvel vendido durante 2 anos) é normal que ganhe muito mais do que 606 outros aparelhos onde as empresas ganham 2-10 dólares em cada.

      1. Avatar de antonio
        antonio

        Se tivesses lido os dados notavas que não é o que a Apple ganha com cada iPhone a comparar com o que é ganho em 600 Android.
        É: A Apple tem de lucro só com o iPhone X mais do que o lucro do conjunto dos 600 maiores fabricantes de Android.

        1. Avatar de met
          met

          Uma coisa tem a ver com a outra. Não percebo como podem haver utilizadores que fiquem felizes com os lucros de uma empresa, especialmente quando estes são feitos com margens altas e não com escala. No fundo ficam satisfeitos porque os acionistas da Apple passam melhor que os da huawei.

  5. Avatar de V.T.
    V.T.

    Na minha opinião, não é só o factor preço, mas os vários erros que a Apple cometeu no iPhone X. Desde a implementação da fatídica monocelha, até ao polémico método de desbloqueio do aparelho.

    1. Avatar de JonnyKid
      JonnyKid

      e não só. O timing de anuncio do lançamento que foi ao mesmo tempo que o do iPhone 8, que causou confusão ao habitual consumidor, para além da demora para começarem a ser entregues.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vocês estão muito fatalistas. Não há confusão nenhuma. Quem vai comprar ou já sabe ao que vai ou gostou na hora, tem dinheiro e compra.

      Quando liga, o dispostitivo informa como proceder para funcionar e está feito.

  6. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Então depois de ser o supra-sumo dos sumos vai ser descontinuado. Então, afinal fica claro que não se trata da máquina que tantos pretendiam que era. A começar pela Apple. Depois pelos fanáticos. E pelo Hélder…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Estás noutra. O modelo vai ser “descontinuado” para sair um novo. Tal como tem acontecido sempre antes.

      O título da notícia sensacionalista não ajuda, mas também não custa puxar pela cabeça.

  7. Avatar de Pedro Meira
    Pedro Meira

    no nosso país o preço não é propriamente uma questão, coisa que tenho reparado é que tenho visto alguns IPhone’s X nas mãos… quase que arrisco a dizer que é um sucesso de vendas em Portugal.

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Peço desculpa, se discordo.
      O preço para mim é importante e penso que para muitos portugueses também é importante. Refiro-me às pessoas mais racionais e que também têm outras despesas. ou que simplesmente se recusam a investir tanto num equipamento.
      Pelo que me toca, acho o Iphone 8 Red lindo, mas mesmo assim parece-me caro; por isso só poderia achar o X caríssimo!
      Na verdade, não estou afim de gastar mais de € 500,00 num novo equipamento. No entanto, posso eventualmente reconsiderar quando o OP6 chegar…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A tua situação não representa 100% dos consumidores.

        Como disse o Pedro, pela quantidade que se vê, é um claro sucesso.

  8. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    algo cheira mal

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      É do Fernando…?

  9. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Simplesmente patético. Mais valia baixar o preço

  10. Avatar de pedro
    pedro

    Já era previsível, é um desastre em termos de design e preço bem como o face unlock!!! não há tecnologia que justifique estes preços, até os fanboys da apple estão a acordar para a realidade …. mas como a Apple é expert em tornar derrotas de vendas em vitorias, nunca se sabe ….

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Leram o artigo ?
      Fico sempre com a sensação que não lêm ….

      Abc

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Esse pedro não leu de certeza. Ficou tão contente pelo título enganoso que nem puxou pela cabeça para perceber o contexto.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          li e muito bem o artigo!!!! a Apple pensava que a procura pelo iphone X era infinitamente elástica qualquer que fosse o seu preço!!!! mais uma vez enganou-se … o iPhone X é um grande embuste!!!! existe concorrência com melhores maquinas face à qualidade/preço …acordem para a realidade!!! felizmente só os que têm um neurónio é que alinham no jogo da apple …. são “roubados” até ao tutano … se um dia me explicarem o que é que um bom telemóvel de 500 euros (ex. One Plus) fica a perder para um iPhone X de 1200 euros, então talvez mude de opinião!!!

  11. Avatar de pedro
    pedro

    isso me cheira falta de inovação, ou a Apple acorda pra vida e assume q a concorrência já te passou, ou já era Apple, quem viver verá.

    1. Avatar de Wildwind
      Wildwind

      Samsung Note 8 rules ! 🙂

  12. Avatar de ExaHamza Francis

    Foi um fracassa total. Não só no preço que não compensa. E aquele rótulo de inovador não se viu nele.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Foi. Excepto que está a ser um sucesso.

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa tarde ,

    Como já aqui foi referido o factor preço não terá sido o problema principal em virtude do principal mercado do Iphone ser o Americano e como já foi dito muito subsidiado pelos operadores norte americanos , na minha modesta opinião serão um conjunto de factores que terão feito com que este smartphone não tenha atingido o nível de vendas esperado, a saber :

    1/Notch
    2/Iphone sem botão
    3/Sistema operativo por gestos
    4/Desbloqueio 3D
    5/Sem sensor de impressões digitais

    Penso que este último ponto terá sido o que teve maior peso aliado a todos os outros , a nova forma de interagir com o IOS não terá sido do agrado dos mais conservadores consumidores Americanos e que há muitos há e depois sem dúvida a barreira psicológica do preço aliado a todos estes factores terão ditado as vendas abaixo do esperado, embora como se diz na noticia a Apple não divulgue números , o que é certo é que em Portugal foram vendidos até Março 16 mil, números que não andaram muito diferentes do resto da Europa salvaguardando as dimensões dos diversos mercados e também aonde a Aplle tem maior penetração .

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Principal problema do quê? Este modelo está a ser um sucesso.

      Eu tenho as minhas reservas em relação ao modelo mas a realidade é que está de boa saúde.

  14. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    A Apple tentou deitar o isco para ver se valia a pena avançar para telemóveis de 2000 dólares, que os fãs iriam continuar a comprar, dando lucros muito maiores à empresa. A coisa não correu bem, pois há registos que as vendas nem aos 20% das previsões chegaram. Tem muitos em stock, é natural que deixem de os produzir, para lançarem uma nova versão lá para Outubro, reduzindo o preço do X em 300-400 dólares.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles não têm muito stock. Estás a falar da empresa que , dentro da área, menos stocks acumula.

      E não tem a ver com “iscos”. As coisas custam o que custam.

  15. Avatar de Rui Carriço

    A sério? Que pena, um equipamento tão bom e tão em conta.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não digas isso que eles ainda sobem é o preço 😀

  16. Avatar de Zé antonio
    Zé antonio

    O Pt é muito invejoso,

  17. Avatar de Alexandre Machado
    Alexandre Machado

    O único problema é o preço… 1200 euros é um atentado. Se baixassem o preço se calhar teria mais vendas

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Queres mais barato, tens outros modelos.

  18. Avatar de irlm
    irlm

    iphone > a maior receita da apple, se cai não sei, se sobrevive.

  19. Avatar de claudio
    claudio

    Um telemovel que se faz pagar pela Marca e que custa 1000 e tal euros estavam á espera de vender muito, eu já previa que ninguem ou quase ninguem o comprasse, A Huawei e a Samsung já vendem caro quanto mais 1000 euros. Invistam noutras coisas, em Smartphones já nao conseguem ganhar a corrida.

  20. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Matéria um tanto quanto equivocada.

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    É caso para dizer: A montanha parui um rato…..

  22. Avatar de Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigues

    Esta notícia não está completamente correta. O que vai acontecer é que o IPhone X vai deixar de ser produzido devido aos novos telemóveis que a Apple vai introduzir no mercado no outono. Fala-se numa versão mais barata com ecra LCD e duas versões flagship com ecra OLED de tamanhos diferentes. Se o IPhone X continuasse no mercado iria confundir os consumidores e provavelmente não iria vender devido à tal opção mais barata.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Exatamente como todos os anos. A malta nem para para pensar dois minutos.

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        ó Helder mudaste de Nome para sugeito, deves pensar que o pessoal é parvo não…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          “Ó” bom senso, vai chatear outro.

  23. Avatar de Marcio
    Marcio

    Só tretas

  24. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Tenho um IPhone X, tendo vindo de um Samsung Galaxy S6, e posso dizer que o IPhone X está um “pouco” caro para o equipamento que é. Mas também neste momento todos os equipamentos de topo estão demasiado caros.
    Quanto ao notch, não gosto muito, mas na verdade este não interfere na utilização a não ser nos jogos. Ao ver vídeos como são com dimensões menores que o ecran não existe problema. O Face ID funciona melhor do que esperava, mesmo usando óculos, claro que ainda pode melhorar mais. A bateria é excelente para o que estava habituado. Quanto ao alto da câmara a mim não me afeta pois uso a capa de pele que assenta que nem uma luva e protege que as lentes toquem na superfície quando coloco em cima de algo.

    O grande defeito é mesmo não ter o jack 3.5mm e o DAC que vem é muito fraquinho em termos de purpurina e mesmo em qualidade de som. O que leva a quem gosta de música com qualidade a ter que investir num DAC ou então nuns auscultadores wireless que com qualidade decente não são nada baratos.