Incêndio em Alijó: SIRESP continua a não funcionar em condições

27 Comentários

Um mês depois da tragédia que se abateu em Pedrógão Grande, onde um devastador incêndio causou a morte de 64 pessoas e fez mais de 200 feridos, parece que ainda há muito a fazer para prevenir estas situações.

Hoje é notícia o enorme incêndio em Alijó e, à semelhança do que se passou em Pedrógão Grande, o SIRESP parece continuar a não funcionar corretamente.




Faz hoje 1 mês que Pedrógão Grande foi notícia pelas piores razões: um dos mais graves incêndios de que há memória, matou 64 pessoas, fez 204 feridos e destruiu praticamente tudo à sua volta.

Devido a essa tragédia, foi detetado que o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), tinha falhado, comprometendo a comunicação tão essencial nestas situações.

Deste então, têm ocorrido diversos incêndios, mas hoje é notícia um em Vila Chã, Alijó, que tem dado muito trabalho aos bombeiros e, mais uma vez, o SIRESP não está a funcionar como esperado.

No caso de Pedrógão Grande, apesar de o relatório não ter indicado a existência de falhas, a verdade é que o sistema de comunicação falhou durante, pelo menos, 14 horas e meia.

Atuamente encontra-se a lavrar um grave incêndio no concelho de Alijó e o presidente da Câmara, Carlos Magalhães, indica que o SIRESP continua a apresentar falhas, não funcionando corretamente.

Após o alerta do autarca, a Proteção Civil já confirmou estas falhas, que consideram pontuais, no sistema de comunicação de emergência, o que tem condicionado e dificultado a comunicação entre as equipas que operam no local.

Como solução, a Proteção Civil já mobilizou, para o local, uma estação móvel, de forma a garantir o reforço das comunicações.

O forte incêndio que está a devastar a aldeia de Vilã Chã, em Alijó, já obrigou à retirada de várias pessoas do local, onde se encontram 8 meios aéreos, 64 veículos e mais de 280 operacionais no combate às chamas.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Incêndio em Alijó 16. Julho 2017,
    espetáculo devastador!
    Video gravado por mim entre as 19:00 e 19:40

    https://youtu.be/U3UkCt1zWoI

    1. Avatar de Marisa Pinto
  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu mantenho a dúvida se alguma vez funcionou.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Onde o Ricardo Salgado e o BES andarem metidos só funciona para um lado…

      1. Avatar de Hélio
        Hélio

        SLN=BPN Sócios maiores no Siresp

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pelo que sei (fonte de chefia de corpo de bombeiros), nunca funcionou bem. Foi-me mesmo dito isto: “se dependessem do SIRESP para sair do quartel, nunca saíam”; não tinham sinal.
      Enfim…

  3. Avatar de Deep Web Surface
    Deep Web Surface

    Imagino quantas Pessoas? . Passaram Mal nesse dia .

  4. Avatar de pedro
    pedro

    Pq será que os políticos fazem o povo de parvos?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      porque o povo deixa…

  5. Avatar de 007
    007

    este SIRESP a mim nunca me enganou, não passa de nada mais do que a rede móvel do pais…. não sei quantos milhões para o bolso dos ladroes, e o povo nunca mais os vai ver.

  6. Avatar de António M P
    António M P

    Afinal o problema do SIRESP não era das “milhares de comunicações num minuto” e outros blablás como disseram as respectivas direcções!
    O que é que falta para que António Costa, lesto em mudar de operadora pessoal, mude de operadora nacional?

  7. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Mas isso não existe já há uns anos? Porque é que só começou com problemas este ano?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sempre teve problemas. Infelizmente foi preciso uma tragédia para falarem sobre o assunto.

    2. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      SIRESP já anda a falhar à muito tempo, vide por exemplo reportagem extensa na TVI: https://youtu.be/VMfo4dE83nA (publicado online em 28 de Janeiro de 2014). E se pesquisar no Youtube encontrará mais notícias.
      Por tanto existe aos anos a funcionar mal! E chegamos a 2017 (mais de 3 anos depois da reportagem da TVI) e continua a falhar… nas emergências! Para o dia a dia já existem os outros operadores comerciais que fazem exactamente a mesma coisa e funciona melhor na maior parte dos locais em especial alguém que tenha acesso a todas as redes… por isso o SIRESP é apenas um operador concorrente mas que funciona mal como se tem visto repetidamente sempre que existem emergências… principal razão da sua suposta existência, caso contrário para que queriam que todas as forças policiais e de protecção civil e bombeiros tivessem a usar esta rede?
      Existe por aí muitos que poderiam ter feito muitíssimo melhor por muito poucos milhões e a funcionar como deve ser 24/7/365.
      O actual SIRESP deveria ser usado somente como uma rede de coordenação entre comandos e nada mais, e mesmo assim deveriam ter uma rede alternativa que funcione realmente quando o SIRESP inevitavelmente falha.

  8. Avatar de nop90
    nop90

    O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

  9. Avatar de MV
    MV

    Só falta atirarem a culpa ao São Pedro!

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Quem deveria demitir-se, deveriam ser os incompetentes que continuam a dizer que o sistema funciona.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      No últimos 40 anos estamos sempre a ouvir que o país funciona… “conversa para boi ouvir”! É muito confortável para o estado, desde há várias décadas, ter uma atitude de “treinador de bancada” e transferir a responsabilidade e a culpa para terceiros. Meus amigos, quem come a “carninha” (impostos, etc, etc) então tem de roer os ossos também (leia-se ter a responsabilidade). Dito isto, serviços essenciais devem estar na esfera do estado, mas, com modelo de gestão privado; há pois é, o estado tem de aprender a gerir-se para ter a voz activa para gerir os outros! Aos privados é exigido que tenham produtividade e lucro! O estado devia de exigir de si próprio a mesma produtividade e ter saldo positivo no final do ano!!! A vaca (sector privado) é só uma, as tetas são poucas, menos leite e ela está a começar a ficar farta e cansada…

  11. Avatar de ze grande
    ze grande

    O governo que continue a injectar mihões nessa porcaria

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      É e vão ter de penar um bocado para resolver mais este nó… Ouvi dizer, mas não acredito que, Os “bons, liberais e criativos rapazes” do BPêN e afiliados parece que garantiram um bom lugar na gamela. E o tuga a pagar!!! É um cansaço!!! De que serviu??? Foi para um grupo se orientar??? OK! Mas se pensarem bem, algum dia vão “quinar” e a “pegada” que deixam é com poia atrás de poia… E o orgulho e o patriotismo? Vá, pelo menos, só um bocadinho…

  12. Avatar de Victor Silva Hugo:2015?
    Victor Silva Hugo:2015?

    Lamento pelas ,vítimas que se foram dessa.
    Tragédia?.

  13. Avatar de int3
    int3

    DMR amador: Feito por amadores do próprio bolso com alguns milhares e fora de horas de trabalho: sempre em cima, quando há algum problema há roaming para outro repetidor/torre a uns kms sem problemas.
    SIRESP: Negócio milionário, baseado no TETRA (melhor que o DMR), milhões em torres e fibras, engenheiros bem pagos: Falha quando é necessário.

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Olá int3. No TETRA sempre que falha uma torre o rádio, de forma automática, também comuta para outra torre ou repetidor. Na realidade todas as funcionalidades do DMR estão presentes no TETRA. Desta forma, nas mesmas condições o DMR vai falhar tal como o TETRA.
      A meu ver, em relação às comunicações, é urgente identificar as causas das falhas do Siresp. Sejam estas falhas da tecnologia, implementação ou operação.

      1. Avatar de int3
        int3

        repara que eu disse “baseado no TETRA (melhor que o DMR)”.

  14. Avatar de Alvega
    Alvega

    Muitos comentários, certos, mas nao falam, da PT \ MEO porque ? esquecimento ou nao podem beliscar o patrao ?
    Pois segundo julgo saber muitas das falhas sao culpa da MEO, dai o Sr Costa andar “passado”, é o que dá privatizar sem garantias de funcionamento mínimas, o dinheiro sobrepõe-se a todos os outros interesses, até ás vidas humanas.
    Rentabilizar, SIM, mas com a devida moderação, neste caso estao vidas e bens em jogo, que representam muitas vidas de trabalho.

    1. Avatar de André Correia
      André Correia

      A ser verdade o que hoje disse o PM que os dados da MEO e do SIRESP passam em algumas partes da rede sob a mesma fibra propriedade da Meo é especialmente grave porque fica a rede exposta e com as mesmas lacunas de uma rede normal não tendo lógica nenhuma ser uma rede que assenta na mesma infraestrutura onde passam dados 4g TV net e voz a rede tem que ser totalmente independente e devidamente acautelada contra incêndios ou sabotagem humana com via a inutilizar a infrastructura.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Esperem lá!!! Se a rede deve e tem de ser independente existe uma rede que cumpre estas caraterísticas: a rede das forças armadas. Este pessoal até ficou um bocado porte terem roubado uma secção de cabos subterrâneos para venderem o cobre. Não se podiam ter uns oficiais do exercito na protecção civil e nos “teatros de operações” a fazer este interface? E a outra coisa é o seguinte: não seria exequível ter um drone de comunicações que sobrevoasse estas zonas e colmatasse estas falhas?